Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um hotel bom para cachorro: curiosidades sobre os animais

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer diferentes tipos de raças de cachorros;

·      Descobrir características dos cachorros;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Cachorros!

 

Professor, o trabalho com filmes e com a temática animais pode auxiliar no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, principalmente por se tratar de um assunto de interesse dos alunos. Com a aula proposta a turma terá oportunidade de vivenciar situações que envolvam a leitura e a escrita de uma forma mais espontânea,  prática e prazerosa. Pule nesta aventura!

Você sabia? O trabalho com filme pode consistir em importante atividade lúdica fundamental para o trabalho com a leitura e a escrita, desde que sejam exploradas as possibilidades de atividades que podem ser criadas para a reflexão do aluno sobre o sistema alfabético de escrita, a partir de situações experienciadas cotidianamente.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Aula3.1_Jul

Fonte da imagem: Sítio: "YouTube". Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=mn1ZgALaCko>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

Professor, organize a turma para uma sessão de cinema na escola.  Para isso, o local deverá ser aconchegante, com iluminação adequada e também uma acústica que favoreça a atenção dos alunos. Pergunte aos alunos se já conhecem o filme “Um hotel bom pra cachorro” e explique que a partir do filme irão experienciar muitas atividades legais.

 

Aula5.13_Jul

Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-125727/>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Sinopse

Na casa dos irmãos Andi (Emma Roberts) e Bruce (Jake T. Austin), há uma rígida regra: é proibido ter animais de estimação. Isto faz com que eles sempre tenham que arrumar meios para esconder Sexta-feira, seu cachorro faminto. Um dia eles encontram, por acaso, um hotel abandonado onde já vivem dois cães de rua. Os irmãos chamam seus amigos e, juntos, decidem transformar o local em um hotel para vira-latas.

 

Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-125727/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após assistirem ao filme, solicite que cada aluno faça um desenho representando a personagem que mais se identificou no filme. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para cada um. Depois, faça um momento de socialização das produções, de forma que cada aluno apresente o desenho e explique os motivos da escolha da personagem. Os desenhos poderão ser afixados no mural da sala de aula.

 

Agora, peça que desenhem o que mais gostaram no hotel para cachorro. Para isso, os alunos poderão trocar ideias para escolher o que mais gostaram. Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das produções.

 

Em seguida, converse com a turma sobre o que acrescentariam no hotel para cachorro. É importante favorecer a participação de todos. Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que façam um desenho de um hotel para cachorros. Explique para a turma que os alunos poderão criar um nome para o hotel e organizá-lo de acordo com o que acham importante para os cachorros.

 

Quando todos terminarem, solicite que afixem as produções no mural da sala de aula e apresente seu hotel para a turma.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, após assistirem ao filme peça para cada aluno escrever no caderno de Ciências, o que os cães precisam para ter uma vida saudável. Os alunos podem escrever:

 

  • Alimentação saudável;
  • Água;
  • Passear;
  • Receber carinho;
  • E outras.

Quando todos terminarem, faça um momento de leitura das produções.

 

Agora, organize os alunos em duplas e peça que acessem o sítio abaixo e se divirtam com o jogo.

 

Aula3.3_Jul

Fonte: Sítio: “Click Jogos”. Disponível em: <http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Ghoul-School/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após jogarem, faça um momento de diálogo com a turma sobre o que acharam da alimentação da personagem do jogo. Depois, organize os alunos em duplas e peça para cada um desenhar um novo jogo, só que agora com uma alimentação mais saudável para o cachorro. Para isso, auxilie os alunos a utilizarem o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve os alunos ao laboratório de informática.

Depois que terminarem o registro, faça um momento de socialização das produções, de forma que os alunos possam prestigiar os trabalhos dos colegas e identificar uma alimentação saudável para os cachorros.

 

Cartilha: vamos cuidar dos cachorros

 

Professor, crie com a turma um livrinho para ser distribuído pela escola, contendo os cuidados essenciais que devemos ter com os cachorros. Como auxílio para criação da cartilha, a turma poderá fazer a leitura do texto online sugerido abaixo e assistir ao vídeo do próximo sítio que destacamos a seguir:

 

Aula3.4_Jul

Fonte: Sítio: “ProAnima”. Disponível em: <http://www.proanima.org.br/arquivos/cartilha-como-cuidar-de-caes>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula3.5_Jul

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-cao-fujao.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Agora, cada dupla deverá escolher um dos cuidados que achar mais importante e escrever em uma folha de papel em branco. Também solicite que faça um desenho representando o cuidado escolhido. Ao final, junte as folhas e forme a cartilha de cuidados com os cachorros. Depois, faça cópias da cartilha para serem entregues na escola para as outras turmas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Os latidos dos cães

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem os sítios abaixo e descobrirem mais sobre o significado do latido dos cães.

 

Aula3.6_Jul

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/au-au-au/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula3.7_Jul

Fonte: Sítio: “Veja Abril”. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/por-que-os-caes-latem>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Depois de lerem os textos online e observarem as imagens, organize os alunos em duplas e peça que façam um relatório contendo o que descobriram sobre o latido dos cachorros.

 

Quando terminarem, peça que leiam para a turma o relatório e ouçam a opinião dos colegas sobre o trabalho.

 

Professor, com os alunos ainda em duplas, entregue uma folha da atividade abaixo para cada aluno. Por meio de uma pesquisa na internet ou mesmo dos conhecimentos que os alunos já tenham, solicite que descubram o nome de cinco raças de cachorros. Em seguida, a dupla deverá realizar uma nova pesquisa na internet para descobrir as características de tais raças. Para consulta, segue o sítio após a atividade:

 

Nome da raça

Desenho

Características

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula5.14_Jul

Fonte: Sítio: “Tudo sobre cachorros”. Disponível em: <http://tudosobrecachorros.com.br/guia-de-racas-caes-completo>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após completarem a tabela acima, faça uma roda de conversa sobre os tipos de raças investigadas pela turma. Aproveite o momento para dialogar com a turma sobre as raças que já conheciam e quais eles ainda não conheciam.

Depois, afixe as produções no mural da sala de aula.

 

Agora, explore com a turma o sítio abaixo para que os alunos descubram a quantidade de cachorros utilizada no filme trabalhado na presente aula e também as raças de tais animais. 

 

Aula5.15_Jul

Fonte: Sítio: “Tudo sobre cachorros”. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/filmes/noticia/2011/12/voce-sabia-filme-um-hotel-bom-pra-cachorro-usou-mais-de-70-caes.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após a leitura do texto online, assista mais uma vez algumas cenas do filme "Um hotel bom pra cachorro" para que os alunos possam identificar as raças abaixo. 

 

  • Border Collie;
  • Poodle;
  • Bulldog Inglês.

 

Em seguida, peça  que escrevam no caderno de Língua Portuguesa o nome da raça do cachorro e como era o personagem no filme. Depois, peça que cada aluno, faça um desenho representando cada raça. 

Quando todos terminarem, solicite que apresentem as suas produções para a turma.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que construam uma maquete de um hotel para cachorro, tendo como referência o hotel do filme trabalhado na aula.

 

Para isso, disponibilize materiais como:

 

  • Revistas para recorte;
  • Caixas vazias de papelão de tamanhos diversificados;
  • Massas de modelar coloridas;
  • Cola e tesoura;
  • Tintas e pincéis;
  • Dentre outros.

 

É importante que cada grupo represente detalhes do hotel, tais como:

 

  • Os animais que ali se hospedam;
  • As atividades que realizam;
  • Alimentação servida;
  • Opções de diversão;
  • Dentre outros.

 

Quando tudo estiver pronto, convide outras turmas da escola para prestigiarem o trabalho dos grupos. Os alunos poderão apresentar um resumo do filme assistido na presente aula e expor para os colegas de outras turmas para que possam conhecer e assistirem ao filme.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/esperto-pra-cachorro/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Tudo sobre cachorros”. Disponível em: <http://tudosobrecachorros.com.br/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram aprender novas palavras; bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, compreenderam que existem diferentes raças de cães e suas características, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.