Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como os animais dormem? Descobertas incríveis!

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer como os animais dormem;

·      Descobrir curiosidades sobre a forma como os animais dormem;

·      Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

O sono dos animais!

 

Professor, o trabalho com a temática animais pode ser de interesse para os alunos e favorecer o envolvimento com as atividades de leitura e de escrita. Sendo assim, torna-se instigante desenvolver uma aula enriquecida com as curiosidades sobre o sono dos animais. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno por meio de atividades instigantes que utilizem  situações de  leitura e de escrita  como desafio para que eles avancem em suas hipóteses e agreguem novos conhecimentos. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

 

Aula2.2_set_2013

Fonte da imagem: Sítio: “FreePik”. Disponível em: <http://br.freepik.com/fotos-gratis/caixa-magica_22505.htm>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma caixa surpresa contendo algumas imagens de animais (leão, cachorro, gato, morcego, coruja, girafa e outros) em quantidade suficiente para cada dupla de alunos. Solicite que cada dupla retire da caixa uma imagem e a observe. Instigue os alunos a falarem sobre o que sabem.

 

Em seguida faça a seguinte pergunta:

 

Como o animal da imagem dorme?

 

Peça que as duplas dialoguem sobre o que sabem sobre a forma como o animal dorme.

Depois, entregue uma folha de papel em branco para cada dupla e peça que representem o que conversaram, ou seja, ilustrem a forma como o animal dorme.

Quando todos terminarem faça uma roda de conversa e peça para  cada dupla explicar para a turma o seu próprio desenho.

Em seguida, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

 

Como dormimos?

 

Agora, instigue os alunos a refletirem sobre como gostam de dormir. Cada aluno poderá explicar para a turma a posição que gosta de dormir, o horário e até mesmo o que gosta de fazer para que o sono chegue. 

 

Professor, acesse com a turma o sítio abaixo e descubra algumas curiosidades sobre o sono:

 

Aula5.12_Jul

Fonte: Sítio: “Terra”. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/curiosidades-sobre-o-sono/>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Após a exploração do sítio acima faça um momento de diálogo com a turma sobre o que descobriram.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Mas afinal o que é sono?

 

Professor, converse com a turma sobre o que é o sono e para que ele serve. Depois, acesse com a turma os sítios abaixo e auxilie os alunos na leitura dos textos online para que possam ampliar os conhecimentos sobre o sono.

 

Aula5.1_Jul

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-misterio-do-sono/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula5.2_Jul

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quanto-tempo-uma-pessoa-pode-ficar-sem-dormir>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após a leitura do texto online peça  que os alunos registrem no caderno de Ciências uma resposta para as perguntas abaixo. Para isso, a turma poderá estar organizada em duplas para que possam trocar ideias.

 

  • O que é sono?
  • Por que o sono é importante?
  • O que pode acontecer se não dormirmos bem?

 

Quando todos terminarem as atividades, faça um momento de socialização das respostas para cada dupla ler sua produção para a turma.

Agora, ouça com a turma a gravação disponível no sítio abaixo para que descubram a relação entre o sono e a aprendizagem:

 

Aula3.6_Jul

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/bons-motivos-para-dormir/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Ao terminarem de ouvir a gravação, elabore com a turma uma lista de dicas para ter uma boa noite de sono.

Depois que a lista estiver pronta, os alunos poderão copiá-la no caderno de Ciências. Faça algumas cópias da lista e distribua pela escola para que a comunidade escolar possa aprender mais sobre o sono.

 

Atividade de casa

 

Professor, peça para  cada aluno dialogar com seus familiares e descubra o tempo de sono de cada um, inclusive o seu próprio período de sono. Para isso, disponibilize a atividade abaixo.

 

Nome do entrevistado

Horário que dorme

Horário que acorda

Tempo total de sono

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome a atividade de casa com a turma e descubra o tempo que cada um dorme. Disponibilize a tabela abaixo para cada aluno e preencha a mesma com a turma, a partir das informações do sono de cada um:

 

Nome do aluno

Tempo de sono

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de preenchida, a tabela poderá ser colada no caderno de Matemática.

 

Agora, pegue novamente as imagens dos animais na caixa surpresa e distribua-as para as duplas que as retiraram na roda de conversa.

 

Explique para a turma que terão como desafio realizar uma pesquisa sobre como tais animais dormem. Para isso, sugerimos os sítios abaixo:

 

Como as girafas dormem?

 

Aula5.3_Jul

Fonte: Sítio: “Notícias UOL”. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/2011/05/25/biologa-explica-por-que-as-girafas-dormem-em-pe.jhtm>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Como os leões dormem?

 

Aula5.4_Jul

Fonte: Sítio: “Planeta Sustentável”. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/animais-jeitos-diferentes-dormir-610999.shtml>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Como os gatos dormem?

Aula5.5_Jul

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-gatos-dormem-tanto>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Como os cachorros dormem?

 

Aula5.6_Jul

Fonte: Sítio: “Animale”. Disponível em: <http://www.animale.me/quantas-horas-um-cachorro-deve-dormir-por-dia/>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Como os morcegos dormem?

 

Aula5.7_Jul

Fonte: Sítio: “Curto e Curioso”. Disponível em: <http://www.curtoecurioso.com/2014/06/por-que-os-morcegos-dormem-de-cabeca.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Como as corujas dormem?

 

Aula5.8_Jul

Fonte: Sítio: “Bicho do Brasil”. Disponível em: <http://www.bichosbrasil.com.br/coruja-um-animal-com-os-olhos-bem-atentos/>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Depois da pesquisa, peça para  cada dupla fazer um novo desenho representando como o animal escolhido dorme e solicite que comparem com o primeiro desenho feito e afixado no mural da sala de aula, para que observem o que pode ter mudado a partir dos novos conhecimentos.

 

Quanto tempo dormem?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo ou leve-os ao laboratório de informática.

 

Aula5.9_Jul    

Fonte: Sítio: “Fio Cruz”. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=724&sid=2>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Aula5.10_Jul

Fonte: Sítio: “Projeto Amora”. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/projetoamora/areas-de-conhecimento-1/ciencias/mamiferos>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

A partir dos sítios acima a turma poderá realizar a leitura dos textos online e descobrir mais sobre o sono dos animais. Em seguida, proponha que cada dupla escolha cinco animais citados no texto online para preencher a tabela abaixo:

 

Nome do animal escolhido

Tempo de sono

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando todos terminarem de preencher a tabela acima, solicite que respondam no caderno de Ciências:

 

  • Qual dos animais escolhidos dorme mais?
  • Qual dorme menos?

 

Professor, se possível faça um momento de observação com a turma do sono de alguns animais. Para isso, a turma poderá visitar algum parque zoológico ou mesmo fazer a observação no ambiente escolar de animais como: passarinhos, gatos e outros. É importante que o alunos fiquem atentos ao modo como os animais dormem, tendo em vista a posição e o tempo do sono.

 

Como forma de registro, propomos que cada aluno faça um desenho e um resumo do que observou.

 

Brincadeira do sono!

 

Professor, organize a turma em dois grandes grupos. Distribua uma das tabelas abaixo para cada grupo.

 

Animal

Tempo de sono

Gato

15 hora

Boi

4 horas

Rato

13 horas

Elefante

3 horas

Foca

6 horas

 

Animal

Tempo de sono

Baleia

1 hora

Girafa

2 horas

Golfinho

10 horas

Leão

18 horas

Porco

8 horas

 

Peça que cada grupo organize os nomes dos animais na ordem do que dorme menos para o que dorme mais.

Depois, comece a brincadeira. Explique que cada grupo deverá falar o nome de um dos animais da tabela e o tempo que ele dorme. O outro grupo deverá consultar a sua própria tabela e dizer o nome de outro animal que dorme o mesmo tanto ou a mais que o animal do outro grupo. A brincadeira termina quando todos os nomes dos animais forem falados.

Agora, crie com a turma uma tabela única com todos os nomes dos animais, colocando em ordem do que dorme menos para o que dorme mais, ou seja em ordem crescente. A tabela poderá ser feita em uma cartolina e afixado no mural da sala de aula.

Em seguida, peça que os alunos coloquem os nomes dos animais em ordem alfabética. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que descubram mais sobre o sono dos animais.

 

Aula5.11_Jul

Fonte: Sítio: “UOL”. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/papo-esperto-sobre-bichos-0402346CC49953E6?types=A>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Depois de assistirem ao vídeo, dialogue com a turma sobre o que descobriram.

 

Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para cada grupo escolher quatro animais para representá-los dormindo. Para isso, disponibilize massas de modelar coloridas e peça que representem os animais escolhidos. 

 

Depois que todos terminarem, faça um momento de apresentação dos trabalhos. Convide outras turmas para prestigiar o trabalho da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “O Brasileirinho”. Disponível em: <http://www.obrasileirinho.com.br/curiosidade-sobre-o-jeito-dos-bichos-dormirem/#.U7aoz_ldXzM>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/todos-bichos-dormem-736935.shtml#ad-image-0>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jul.  2014.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.