Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cadeia Alimentar: dependência entre os seres vivos

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é uma cadeia alimentar;
  • Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
  • Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
  • Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
  • Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências entre eles, segundo Brasil (2012, p. 38) o aluno deve “conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente” e “reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de jul. 2014. 

Mostrar aos alunos a interdependência entre os seres vivos é um grande passo para que os alunos entendam o desequilíbrio ambiental causado pela extinção de algumas espécies. É muito importante que os professores, já nos anos iniciais ampliem a visão dos alunos sobre a relação entre as espécies e mostre a ligação dos animais com meio ambiente.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

 

Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Você pode começar perguntando:

- O que os seres vivos precisam para viver?

Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:

- O que os seres vivos comem?

- Do que as plantas se alimentam?

- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?

Você deve direcionar as perguntas para que os alunos vão compreendendo o processo de uma cadeia alimentar antes mesmo de você usar essa expressão. Questione se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte  quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.

 

Motivando o interesse pelo tema

 

Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos.

Distribua para cada grupo alguns cartões com figuras de animais, plantas, fungos, seres humanos, entre outros. Veja a sugestão a seguir:

 

1

Fonte: Sítio disponível em: <http://tanya-biologia.blogspot.com.br/2012/08/reinos-dos-seres-vivos-3-serieem.html> e <http://defensoresdosanimais.wordpress.com/>.  Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:

1-      Produzem o próprio alimento.

2-      Se alimentam de outros seres vivos.

3-      Fazem decomposição dos alimentos.

Em seguida nomeie os agrupamentos em:

1)      Produtores.

2)      Consumidores.

3)      Decompositores.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema

 

Explique a relação entre esses seres vivos e aproveite para explicar o que é uma cadeia alimentar e a importância do seu equilíbrio para o meio ambiente.

 

2

Fonte: Sítio disponível em:

<http://www.neteducacao.com.br/locales/global/upload/conteudo/plano-aula/cadeiaalimentar/index.swf>.  Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Explique aos alunos o que significa a expressão: cadeia alimentar.

3

 

Explique que as plantas são as únicas que conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras.

Esclareça que existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este grupo recebe o nome de consumidores primários. Como exemplo de consumidores primários você pode mencionar o rato e o coelho.

Conte que aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, são chamados de  consumidores secundários e os exemplifique citando os pássaros e cobras. Outros animais de grande porte se alimentam dos consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor terciário, o leão é um representante desse grupo.

Não se esqueça de comentar que todos esses seres vivos um dia morrem e acabam entrando em decomposição. É aí que entra em ação outro grupo de seres vivos, que são os decompositores, que fecham o ciclo de uma cadeia alimentar. Os decompositores são os fungos e as bactérias.

Professor, enquanto você explica esse processo é bem interessante ir desenhado na lousa os animais mencionados. Se você achar que não é capaz de fazer os desenhos de forma satisfatória, mostre imagens desses desenhos. A seguir  sugerimos alguns desenhos que você poderá reproduzir em folha de papel ou projetá-los.

 

4

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.atividadesedesenhos.com/2012_06_01_archive.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Construa diferentes cadeias e mostre aos alunos. Vá perguntando a eles quem se alimenta de quem e solicite que proponham novas cadeias alimentares. Vá desenhando na lousa ou escrevendo apenas os nomes dos seres vivos.

 

5

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/cadeia-alimentar/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Explique que toda vez que se desenha uma cadeia alimentar é necessário que se coloque as setas indicando que um animal se alimenta do outro.

 

Concluindo: carta enigmática

 

Para finalizar essa atividade ofereça aos alunos uma carta enigmática sobre o tema. As cartas e textos enigmáticos representam um jogo de linguagem que reúne palavras (ou parte delas) e figuras que ajudam as crianças na elaboração da escrita. Quando revelado, o enigma transforma a leitura de um texto em uma brincadeira interativa entre símbolo e escrita, oferecendo ao leitor uma oportunidade de aprendizagem de forma divertida.

 

6

 Fonte: Sítio disponível em: <http://lidimariano79.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html>.  Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Representando cadeias alimentares

 

Divida a turma em grupos de 5 alunos.

Solicite que pensem em um exemplo de cadeia alimentar. Discuta com os grupos as possibilidades e oriente os alunos a escolherem animais de um mesmo habitat, por exemplo: terrestre ou aquático.

Instrua a representarem essa cadeia por meio de desenhos.

Cuide para que haja participação de todos os alunos. Por exemplo, cada aluno deve escolher um animal e discutir com o grupo se é pertinente para aquela cadeia alimentar.

Solicite que registrem os desenhos e não se esqueçam de colocar as setas, indicando que um ser é consumido pelo outro.

Peça que fiquem atentos para que o exemplo contenha um ser produtor e pelo menos 3 consumidores e, se possível, um decompositor.

 

7

Imagem da própria autora – Atividade realizada por grupo de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU, 2014 – professora Vaneide.

 

8

Imagem da própria autora – Atividade realizada por grupo de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU, 2014 – professora Vaneide.

 

Concluindo: Simulando uma cadeia alimentar –  jogo ao vivo

 

Para finalizar essa atividade vocês deverão preparar máscaras dos animais escolhidos pelos alunos em seus respectivos grupos.

Ofereça aos alunos materiais necessários para a confecção das máscaras.

Cada aluno deverá representar um animal dentro da cadeia escolhida pelo grupo.

Depois de confeccionadas as máscaras, cada aluno deve saber a relação alimentar estabelecida pelo grupo e o papel desempenhado pelo animal que está representando. Ou seja, se é um produtor, consumidor 1, consumidor 2, consumidor 3 (etc.) ou decompositor.

Cada grupo deverá ir à frente da turma e representar a sua cadeia alimentar.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Garantindo o equilíbrio do ecossistema

 

Reúna os alunos no mesmo grupo da atividade anterior.

Peça aos alunos que retirem um dos seres que formam a cadeia alimentar e conversem sobre as consequências diretas e indiretas dessa ação.

Permita que cada grupo se posicione quanto às implicações da falta de um dos seres dentro da cadeia alimentar criada por eles.  Leve em consideração que a falta de alguns consumidores podem não alterar a cadeia por que outros consumidores podem substituir sua função.

Explique que quando ocorre a diminuição ou a extinção de determinada população, temos a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela.

Proponha que os alunos fiquem atentos  para o fato de que, em uma cadeia alimentar, todos os organismos se relacionam, o que significa que, ao afetar a população de um dos níveis da cadeia, as demais serão afetadas.

Dê exemplos de possibilidades de desequilíbrios no ecossistema.

 

9

 

Professor, conscientize seu aluno das consequências do desaparecimento de uma espécie para uma cadeia alimentar. Explique que a diminuição ou extinção  de uma população pode comprometer o ecossistema. Há a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela. Dê exemplos:

 

10

 

Pesquisando

 

Oriente os alunos a fazerem uma pesquisa sobre os animais que estão em extinção no Brasil. Solicite que escolham um  desses animais e explique como a diminuição da sua espécie ou seu desaparecimento pode prejudicar o meio ambiente.

Ao final, oriente que os alunos compartilhem as descobertas, e, sugira que as registrem em pequenos textos que deverão ficar expostos na sala de aula.  Leia todos os textos dos alunos e proponha a reescrita quando necessário.

Recursos Complementares

O vídeo Cadeia Alimentar, disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=3beb0voH3Ss>, acesso em: 05 de jun. 2014, define o que é uma cadeia alimentar, de onde vem a energia para os seres produtores e como essa energia vai sendo diminuída e consumida pelos seres consumidores.

 

O jogo “Quem come Quem” disponível em: <http://www.gameseducativos.com/quem-come-o-que/ciencias>, acesso em: 05 de jun. 2014, mostra várias cadeias alimentares e o jogador deve arrastar os elementos para uma ordem correta. O jogo é composto por cinco etapas com níveis cada vez mais difíceis, aumentando o número de consumidores.

 

O jogo Cadeia Alimentar disponível em: <www.smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html>, acesso em: 05 de jun. 2014, apresenta várias perguntas sobre o tema na qual o jogador deve ir marcando suas possíveis respostas dentro de 3 alternativas.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu o que é uma cadeia alimentar e as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens; conseguiu conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar; entendeu a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema e refletiu sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.