Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desperdício de alimentos: consumo e fome no mundo

 

18/07/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Atividades produtivas e relações sociais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as causas e as consequências do desperdício de alimentos.

  • Relacionar o consumo, o desperdício de alimentos e a fome no mundo.

  • Apontar medidas que podem ser tomadas para reduzir o desperdício de alimentos e a fome no mundo.

  • Identificar em sua comunidade qual é o tipo de desperdício de alimentos mais comum e suas causas.

  • Propor soluções para minimizar o desperdício de alimentos e a fome na sua casa e comunidade.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo de textos; pesquisa de campo; produção de vídeos e publicação em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; câmeras fotográficas.

 

fome infantil

 

Imagem - INSTITUTO AKATU. Fome infantil. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/12_12_13_SatisfeitoAlana.JPG. Acesso em 07/07/2014

 

Módulo 1- Introdução

Atividade 1- Vídeo

Para introdução do estudo deste tema, sugerimos o vídeo TELEXFREE. A Questão do Desperdício de Alimentos. Duração 2min02seg. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=f98smP59KDo. Acesso em 07/07/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Após projetar o vídeo, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Quais são as principais informações do vídeo?

  • Que mensagem este vídeo nos passa?

  • Por que é urgente reduzir o desperdício de alimentos?

  • Reduzir o desperdício de alimentos é possível? Como?

prato - 20%

Imagem disponível em: http://www.vitalin.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/10/Selo-Aplicado.jpg. Acesso em 08/07/2014.

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O professor deverá encerrar a discussão com novas indagações, tais como:

  • quais são as causas e as consequências do desperdício de alimentos?

  • Qual é a relação entre o consumo, o desperdício de alimentos e a fome no mundo?

  • Que medidas podem ser tomadas para reduzir o desperdício de alimentos e a fome no mundo?

O professor deverá ouvir as opiniões dos alunos tecendo comentários que suscitem ainda mais a curiosidade e o estímulo para o estudo do tema. No final deste diálogo, o professor deverá anotar as hipóteses dos alunos para, no final do módulo 2, confrontar com os estudos realizados.

Módulo 2- Entendendo o problema

Atividade 1- Documentário

A fim de possibilitar uma visão geral do assunto com ênfase em particularidades pertinentes à realidade brasileira, sugerimos que o professor utilize o documentário indicado a seguir. O documentário vai além da abordagem dos números da fome, mostrando o desperdício ao longo da cadeia produtiva e apresentando projetos - como o "Mesa Brasil" do SESC - que visam minimizar o desperdício de alimentos e o combate à fome.

Globo Repórter Desperdício de alimentos (Completo) HD. Duração 43min25seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WBFbLkD9F3s. Acesso em 07/07/2014.

Devido à longa duração do documentário, indicamos que o professor salve o vídeo em seu computador e o projete em um telão utilizando o aparelho data show. Assim, todos assistirão ao mesmo tempo, durante uma aula de 50 minutos.

Antes de visualizarem o documentário, o professor deverá entregar aos alunos as questões para discussão, para que fiquem atentos a elas no decorrer do vídeo e façam seus registros em seguida. Estes registros deverão ser guardados por cada aluno a fim de contribuir na discussão na atividade 3.

Questões para discussão

  • Quanto se desperdiça de alimentos no mundo?

  • No Brasil, como os alimentos são desperdiçados?

  • Quais são as consequências do desperdício?

  • Quais iniciativas existem para minimizar o desperdício e a fome?

  • O que pode ser feito para diminuir o desperdício em casa?

Atividade 2- Leituras e registros

Dando continuidade ao aprofundamento teórico, que permita expandir o alcance para questões mundiais sobre o tema, sugerimos a leitura e discussão de alguns textos sobre o tema publicados pelo "Instituto Akatu" e pela "Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)". O professor deverá distribuir os alunos em nove grupos, de modo que cada grupo leia um texto diferente.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.

Os alunos deverão ler os textos e registrar as informações que considerarem mais relevantes tendo como referência o questionamento sobre: i) as relações entre o consumo, o desperdício de alimentos e a fome; ii) as causas do desperdício de alimentos; iii) o que pode ser feito para minimizar o desperdício de alimentos e a fome no mundo; iv) o que pode ser feito para minimizar o desperdício de alimentos em sua casa.

Textos e endereços para acesso

Texto 1- RÁDIO ONU/INSTITUTO AKATU. Combate à fome passa por monitorar desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Combate-a-fome-passa-por-monitorar-desperdicio-de-alimentos. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 2- RÁDIO ONU/INSTITUTO AKATU. Confusão nas embalagens faz 90% dos norte-americanos desperdiçar alimentos. Disponível em:  http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Confusao-nas-embalagens-faz-90-dos-norte-americanos-desperdicar-alimentos. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 3- FAO/INSTITUTO AKATU. Estudo destaca consequências do desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Estudo-destaca-consequencias-do-desperdicio-de-alimentos-. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 4- FAO. Desperdício de alimentos tem consequências no clima, na água, na terra e na biodiversidade. Disponível em:  https://www.fao.org.br/daccatb.asp. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 5RÁDIO ONU/INSTITUTO AKATU. Cartão vermelho para o desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Cartao-vermelho-para-o-desperdicio-de-alimentos. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 6 - RÁDIO ONU/INSTITUTO AKATU. Países desenvolvidos são responsáveis por 56% das perdas de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Paises-desenvolvidos-sao-responsaveis-por-56-das-perdas-de-alimentos. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 7 - EQUIPE AKATU. Desperdício em restaurantes é usado em combate à fome infantil. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Desperdicio-em-restaurantes-e-usado-em-combate-a-fome-infantil. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 8 - FAO. Acabar com fome em 2025: a África sobe na lista. Disponível em: https://www.fao.org.br/af2025Asl.asp. Acesso em 08/07/2014.

 

Texto 9 - RÁDIO ONU/INSTITUTO AKATU. Dez coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Dez-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fome-em-2013. Acesso em 08/07/2014.

Atividade 3- Discussão do documentário e textos

Terminada a leitura dos textos e os registros, os alunos deverão se reunir em seus respectivos grupos para discussão do documentário e do assunto estudado na atividade anterior. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

Este consolidado deverá ser apresentado aos colegas e ao professor. Caberá ao grupo escolher um relator que falará em nome do grupo. Neste momento o professor deverá organizar a sala de modo que todos possam se ver e ouvir o que o colega está socializando. Ao término de cada apresentação, os colegas poderão formular perguntas e o grupo deverá esclarecê-las. Terminada a socialização, o consolidado de cada grupo deverá ser enviado por e-mail ao professor para avaliação.

Atividade 4- Fechamento da discussão

O professor deverá fechar essa discussão com uma síntese do desperdício de alimentos em quatro momentos diferentes: produção; atacado; varejo e consumo. Para explicar estas etapas deverá utilizar a imagem 1. Deverá destacar que o índice de desperdício em casa é muito alto e que está ao alcance de todos a redução deste desperdício, com a revisão do consumo, que começa em casa e deve contar com a participação de cada um. Cada pessoa fazendo sua parte fará grande diferença. Esta síntese está representada na imagem 2. O professor deverá salvar previamente as imagens 1 e 2 em seu computador e projetá-las utilizando o aparelho data show, explicando cada uma das etapas e dicas nelas contidas.

 

desperd. alimentos etapas

Imagem 1- Etapas do desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.tribunademinas.com.br/polopoly_fs/1.619900.1313439952!/image/4189461257.jpg_gen/derivatives/landscape_400/4189461257.jpg. Acesso em 08/07/2014.

 

desperdício alimentos

Imagem 2- Revisão do padrão de consumo e desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.tribunademinas.com.br/polopoly_fs/1.619998.1313440198!/image/3189137881.jpg_gen/derivatives/landscape_400/3189137881.jpg. Acesso em 08/07/2014.

 

Terminada esta explanação pelo professor, o mesmo deverá retomar as hipóteses dos alunos levantadas no final da atividade 2 do módulo 1. O professor deverá digitá-las e projetá-las utilizando o aparelho data show. Os alunos deverão revê-las e formular novas respostas, à luz dos conhecimentos adquiridos neste estudo, redigindo-as em seus cadernos e socializando para toda a turma. 

Desta forma, o professor poderá avaliar juntamente com os alunos se as hipóteses levantadas por eles no final do módulo 1 foram mantidas ou alteradas frente aos estudos e discussões realizadas nesse módulo.

Posteriormente, os alunos deverão incluir estas informações nos vídeos que montarão no módulo 3.

 

Módulo 3- Produção e socialização de conhecimentos

Atividade 1- Pesquisa de campo

O mesmo grupo de alunos do módulo anterior deverá fazer uma pesquisa de campo sobre o desperdício de alimentos. Cabe ao professor distribuir entre os grupos, os diferentes locais de acordo com as possibilidades em sua cidade, como, por exemplo: Centrais de Abastecimento (Ceasa, Ceasaminas, Ceagesp, Mercados Municipais, Centros Integrados, dentre outros); supermercados, sacolões, restaurantes, lanchonetes etc. Um dos grupos deverá fazer essa pesquisa em suas casas. Esta pesquisa terá como objetivo identificar, junto aos estabelecimentos e pessoas que neles trabalham:

  1. qual é o tipo de desperdício de alimentos mais comum neste local?
  2. Por que ocorre o desperdício de alimentos?
  3. O que pode ser feito para solucionar ou minimizar este problema?

Os alunos deverão fazer uma entrevista com os trabalhadores destes locais, filmando e documentando os aspectos observados em campo por meio de fotos e relatórios. As pessoas entrevistadas e os proprietários deverão autorizar, por escrito, o uso das imagens. Cabe ao professor e à direção da escola elaborar um documento de autorização para que os alunos o apresentem no momento da captação de imagens. Um exemplo de autorização neste sentido, que poderá servir como modelo para a elaboração do documento pela escola, está disponível no endereço: http://eeluciaakemi.blogspot.jp/2012/09/autorizacao-do-uso-de-imagem-e.html. Acesso em 14/07/2014.

O professor deverá entregar aos alunos, digitado e impresso, um roteiro para a entrevista, como o indicado a seguir.

1- Identificação: idade, sexo, profissão.

2- Trabalho: local, atividade e tempo de serviço nesta atividade.

3- Questões da entrevista

a)      Qual é o tipo mais comum de desperdício de alimentos neste local?

b)      Por que ocorre este desperdício de alimentos?

c)      O que pode ser feito para minimizar ou excluir este desperdício de alimentos?

d)      O que é feito para minimizar ou excluir este desperdício de alimentos?

Atividade 2- Montagem de vídeos

De posse de todas as informações e imagens coletadas na atividade anterior, os alunos deverão produzir um vídeo sobre o tema. O vídeo deverá conter imagens, música e texto, que representem a realidade pesquisada, além de uma síntese do conteúdo estudado ao longo desta proposta. Este material deverá mostrar o olhar dos alunos sobre esta questão após este estudo.

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para a turma e o professor e, posteriormente, publicados em blog ou site da escola.

Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escola de quais instruções seguir.

 

QUEIROZ, Luciano de. Como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 07/07/2014.

SAFEPCTUGA. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível em: http://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 07/07/2014.

FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 07/07/2014.

Atividade 3-  Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo o consolidado da discussão dos textos e os vídeos, deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 07/07/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

FOME

Imagem disponível em: http://thumbor.guiame.com.br/unsafe/smart/media.guiame.com.br/archives/2014/04/23/2805787695-.jpg. Acesso em 08/07/2014.

Recursos Complementares

TV CULTURA. JC Debate sobre Desperdício de Alimentos – 15/05/2014. Duração 24min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m7rbslEYoPI. Acesso em 07/07/2014.

 

ONU; RIO + 20. Fatos sobre a alimentação [PDF]. Disponível em: http://www.onu.org.br/rio20/alimentacao.pdf. Acesso em 07/07/2014.

 

VILELA, Nirlene J; et al. O peso da perda de alimentos para a sociedade: o caso das hortaliças. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-05362003000200002&script=sci_arttext.   Acesso em 07/07/2014.

 

BELIK, Walter; SILVA, José Graziano da; TAKAGI, Maya. Políticas de combate à fome no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392001000400013&script=sci_arttext. Acesso em 07/07/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os vídeos produzidos pelos alunos; iii) o consolidado resultante da discussão do documentário e dos textos; iv) as apresentações das produções dos alunos em diferentes momentos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.