Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação para o trabalho: Curriculum Vitae

 

03/10/2008

Autor e Coautor(es)
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Escrever um curriculum vitae; • Valorizar seus aspectos positivos na linguagem escrita de forma clara e sucinta para seu interlocutor; • Desenvolver seu potencial de argumentação na comunicação oral.
Duração das atividades
08 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Saber que a linguagem escrita necessita de prática e, portanto, exercitar é necessário constantemente; • Saber que a riqueza de vocabulário acontece por meio das leituras, pois a memória registra e armazena as novas inserções de vocábulos; • Saber que a revisão de um texto, principalmente quando se trata de um curriculum vitae e fundamental, pois a qualidade do texto quanto a forma e conteúdo representa a imagem do seu autor.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão atividades individuais e em pequenos grupos com a utilização do laboratório de informática e Internet onde farão pesquisa e assistirão um vídeo e aula expositiva com discussão e apresentação de relatório em sala de aula;


ATIVIDADE 1

O professor apresentará aos estudantes o texto: Orientações para o Curriculum Vitae, disponível em:

http://www.reitoria.ufsc.br/estagio/central_carreiras/orientacoescurriculum.doc

A leitura do texto deve ser realizada em pequenos grupos, sendo que cada um deve apresentar uma síntese do texto, relatando os itens principais na composição de um currículo com justificativa.

 

ATIVIDADE 2

O laboratório de informática será utilizado para os alunos consultarem o significado da palavra currículo, informações complementares sobre sua elaboração e importância na carreira profissional. São sugestões de sites para esta tarefa:

http://www.sualingua.com.br/01/01_curriculum.htm

http://www.ig.com.br/paginas/secretarias/superdicas/profissional/curriculum.html

http://www.fecap.br/PortalInstitucional/cot/arquivos/Preparacao_Envio_Curriculo.pdf
 

 

 

ATIVIDADE 3


Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo, para os alunos acessarem. Trata-se de um vídeo que aborda os itens fundamentais que compõem um bom currículo.

http://technorati.com/videos/youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DZsN0F0aZric (Vídeo: Você sabe elaborar um currículo?).

Os alunos devem elaborar um currículo, candidatando-se a uma vaga de bolsista de um programa de incentivo a estudantes. Em sala de aula, o professor propõe aos alunos que de posse de seus currículos, façam uma revisão do texto quanto a questões de forma e conteúdo. Posteriormente, os alunos devem tecer considerações sobre os currículos de colegas devendo, para isso, partilhar o seu currículo com dois colegas para obter sugestões e/ou críticas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/566/imagens/curriculo.jpg

Vídeo: Você sabe elaborar um currículo?
 

ATIVIDADE 4


Com a ajuda de profissionais da escola, os alunos participarão de um treino para uma entrevista de seleção. Os alunos, de posse de seus currículos serão entrevistados, concorrendo à vaga fictícia de bolsa de estudos, sendo seus avaliadores, profissionais que atuam na escola. Esta é uma oportunidade para o treino da linguagem oral e do potencial de argumentação de cada estudante.
Uma sugestão é que os alunos tenham acesso ao vídeo:

 

 
 

 O vídeo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadRecurso.html?idRecurso=1538 trata da flexão verbal, item fundamental para uma comunicação oral fluente e agradável ao interlocutor. É uma forma de lembrar aos alunos que além de um currículo escrito adequadamente, o seu autor deve saber apresentá-lo de maneira eficaz em uma entrevista de trabalho e um bom começo é fazer uso correto da língua portuguesa!

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Turma e pessoal Vídeo
Recursos Complementares
Os sites abaixo apresentam informações interessantes sobre currículo e carreira profissional: http://www2.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=3076≺int=1 ; http://vocesa.abril.com.br/aberto/vocebeminformado/pgart_02_23052003_5050.shl ; http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/empregos/ult1671u340538.shtml ;
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. AUTO-AVALIAÇÃO: Agora é o momento de refletir sobre sua produção e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE: Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual, discussão no grupo ou contribuição na elaboração tarefas nos grupos. REGULAR: Cumpriu as atividades propostas, porém com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de contribuição nas tarefas no grupo. SATISFATÓRIA: Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos, sugestões. MAIS QUE SATISFATÓRIA: Além dos itens apresentados na categoria satisfatória, neste caso a postura do estudante é a de fazer “algo mais”. Exemplo: no período disponível no laboratório de informática, buscou informações sobre a importância do currículo, indo além das exigências para cumprimento da atividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 6/9 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33.33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sebastião lima, Universidade Castelo Branco(UCB) , Rio de Janeiro - disse:
    tiaolima37@yahoo.com.br

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    Ótima,resumida e sem descaminhos,muito bom!


  • katia, Centro de Educaçao Governador Otavio Lage , Goiás - disse:
    katinhaalfa@hotmail.com

    05/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente material de pesquisa.


  • ANTONIA NEGRAO, E E F M EDUARDO ANGELIM , Pará - disse:
    zelinanegrao@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Cara Rita, gostei da sua proposta de atividade, acho que o desenvolvimento de processos que se relacionem ao cotidiano de nossos alunos, agregam muito mais saberes ao contexto no qual eles estão inseridos. Acredito que uma discussão prévia sobre as profissões e o mercado de trabalho, com a ajuda de várias mídias, seria bastante pertinente para que os alunos compreendessem a real e fundamental importância das linguagens escrita e oral. Abraços Antonia Negrao - Barcarena/Pará


  • sara cristina gomes pereira, ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE , Mato Grosso - disse:
    cristina.sara.27@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei desta sugestão de aula com o auxilio das tecnologias, o material bibliográfico via internet chama atenção, pois facilita a pesquisa...parabéns.


  • Débora, EEM Mosenhor Catão Porfírio Sampaio , Ceará - disse:
    debicruzgomes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, pelo tema e o modo que você trabalhou com os estudantes.


  • Mmaria das Graças campos, EEPG Dr. Mário de Castro , Mato Grosso - disse:
    biacpos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O tema é excelente e é isso que nossos jovens precisam . muito bom mesmo.


  • valdenir linhares cruz, COLEGIO ESTADUAL JOAQUIM MAGALHAES , Ceará - disse:
    valdenirlcruz@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • Josiany de Cássia Nunes Sodré, E E E F M DR MAROJA NETO , Pará - disse:
    josysod@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante esta aula, especialmente nos dias de hoje em que nossos alunos, por questões econômicas, já no Ensino Médio apresentam necessidade de trabalhar. Aqui conteúdo e funcionalidade fizeram um casamento perfeito, sem falar na dinâmica. Muito obrigada pela contribuição


  • Irene Marli Knoner Ceballos, EE TEOTONIO VILELA , Mato Grosso do Sul - disse:
    imkceballos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora Rita. Maravilhosa sua aula, e se me permite, vou formular a minha aula, baseando-me nas suas indicações. Que bom que ainda existem pessoas assim comprometidas com a qualidade e com o sucesso de seus alunos. Um abraço. Obrigada. Profª Irene


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.