03/10/2008
EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
As estratégias utilizadas serão atividades individuais e em pequenos grupos com a utilização do laboratório de informática e Internet onde farão pesquisa e assistirão um vídeo e aula expositiva com discussão e apresentação de relatório em sala de aula;
ATIVIDADE 1
O professor apresentará aos estudantes o texto: Orientações para o Curriculum Vitae, disponível em:
http://www.reitoria.ufsc.br/estagio/central_carreiras/orientacoescurriculum.doc
A leitura do texto deve ser realizada em pequenos grupos, sendo que cada um deve apresentar uma síntese do texto, relatando os itens principais na composição de um currículo com justificativa.
ATIVIDADE 2
O laboratório de informática será utilizado para os alunos consultarem o significado da palavra currículo, informações complementares sobre sua elaboração e importância na carreira profissional. São sugestões de sites para esta tarefa:
http://www.sualingua.com.br/01/01_curriculum.htm
http://www.ig.com.br/paginas/secretarias/superdicas/profissional/curriculum.html
http://www.fecap.br/PortalInstitucional/cot/arquivos/Preparacao_Envio_Curriculo.pdf
ATIVIDADE 3
Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo, para os alunos acessarem. Trata-se de um vídeo que aborda os itens fundamentais que compõem um bom currículo.
http://technorati.com/videos/youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DZsN0F0aZric (Vídeo: Você sabe elaborar um currículo?).
Os alunos devem elaborar um currículo, candidatando-se a uma vaga de bolsista de um programa de incentivo a estudantes. Em sala de aula, o professor propõe aos alunos que de posse de seus currículos, façam uma revisão do texto quanto a questões de forma e conteúdo. Posteriormente, os alunos devem tecer considerações sobre os currículos de colegas devendo, para isso, partilhar o seu currículo com dois colegas para obter sugestões e/ou críticas.
Vídeo: Você sabe elaborar um currículo?
Com a ajuda de profissionais da escola, os alunos participarão de um treino para uma entrevista de seleção. Os alunos, de posse de seus currículos serão entrevistados, concorrendo à vaga fictícia de bolsa de estudos, sendo seus avaliadores, profissionais que atuam na escola. Esta é uma oportunidade para o treino da linguagem oral e do potencial de argumentação de cada estudante.
Uma sugestão é que os alunos tenham acesso ao vídeo:
O vídeo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadRecurso.html?idRecurso=1538 trata da flexão verbal, item fundamental para uma comunicação oral fluente e agradável ao interlocutor. É uma forma de lembrar aos alunos que além de um currículo escrito adequadamente, o seu autor deve saber apresentá-lo de maneira eficaz em uma entrevista de trabalho e um bom começo é fazer uso correto da língua portuguesa!
Nome | Tipo |
---|---|
Turma e pessoal | Vídeo |
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2010
Cinco estrelasÓtima,resumida e sem descaminhos,muito bom!
05/08/2010
Cinco estrelasExcelente material de pesquisa.
24/03/2010
Quatro estrelasCara Rita, gostei da sua proposta de atividade, acho que o desenvolvimento de processos que se relacionem ao cotidiano de nossos alunos, agregam muito mais saberes ao contexto no qual eles estão inseridos. Acredito que uma discussão prévia sobre as profissões e o mercado de trabalho, com a ajuda de várias mídias, seria bastante pertinente para que os alunos compreendessem a real e fundamental importância das linguagens escrita e oral. Abraços Antonia Negrao - Barcarena/Pará
24/03/2010
Quatro estrelasGostei desta sugestão de aula com o auxilio das tecnologias, o material bibliográfico via internet chama atenção, pois facilita a pesquisa...parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, pelo tema e o modo que você trabalhou com os estudantes.
24/03/2010
Cinco estrelasO tema é excelente e é isso que nossos jovens precisam . muito bom mesmo.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante esta aula, especialmente nos dias de hoje em que nossos alunos, por questões econômicas, já no Ensino Médio apresentam necessidade de trabalhar. Aqui conteúdo e funcionalidade fizeram um casamento perfeito, sem falar na dinâmica. Muito obrigada pela contribuição
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora Rita. Maravilhosa sua aula, e se me permite, vou formular a minha aula, baseando-me nas suas indicações. Que bom que ainda existem pessoas assim comprometidas com a qualidade e com o sucesso de seus alunos. Um abraço. Obrigada. Profª Irene