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Sistema sanguíneo ABO – Parte 1

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, conforme habilidade H17 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema sanguíneo (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre a anatomia e o funcionamento do sistema sanguíneo humano e algumas doenças que o acometem (Figura 1). O vídeo tem duração de 11 minutos e 52 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=OiJryUft-J0 (Acesso em 07 de julho de 2014).


Comentário:
 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:
 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.  



Figura 1: Vídeo: Sistema ABO e RH (11:52)

1

Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OiJryUft-J0 (Acesso em 07 de julho de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem ao Questionário de Contextualização.


Observações:
 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Contextualização
 

1 - Se o sangue de duas pessoas for misturado em uma lâmina, em que casos poderá ocorrer a reação de aglutinação? O que caracteriza tal reação?

2 - Qual a importância da reação de aglutinação para a classificação dos tipos sanguíneos?

3 - Explique quais são os diferentes tipos sanguíneos, seus antígenos e seus anticorpos.

4 - Por que o tipo sanguíneo O é denominado doador universal?

5 - Por que o tipo sanguíneo AB é denominado receptor universal?

6 - Explique cada um dos tipos sanguíneos e seus respectivos genótipos.

7 - Como é formado o fator Rh de cada pessoa?

8 – Em uma transfusão de sangue, qual fator Rh poderá ser utilizado? Explique.

9 - O que é eritroblastose fetal?



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário, intervir ou complementar as respostas.


Segundo momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.


Grupo 1: Sistema ABO de grupos sanguíneos, site Só Biologia
Fonte: Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel11.php  (Acesso em 07 de julho de 2014).
 

Grupo 2: Genética: sistema ABO, sistema RH, heranças ligadas ao sexo, site UOL Vestibular
Fonte: Disponível em:  http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/genetica-sistema-abo-sistema-rh-herancas-ligadas-ao-sexo.htm   (Acesso em 07 de julho de 2014).
 

Grupo 3: Grupos sanguíneos compatíveis, site Tua Saúde
Fonte: Disponível em: http://www.tuasaude.com/grupos-sanguineos-compativeis/ (Acesso em 07 de julho de 2014).
 

Grupo 4: Sistema ABO e fator Rh, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/genetica-problema.htm  (Acesso em 07 de julho de 2014).
 

Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos dos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.



Terceiro momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


Para a utilização dos computadores, o professor deverá organizar a turma em seis grupos. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos. 


Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável por coletar dados sobre doenças que acometem o sistema sanguíneo, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados relativos:


  – aos sintomas da doença designada para o grupo.

 ao diagnóstico da doença designada para o grupo.

 – à prevenção da doença designada para o grupo.

 – ao tratamento da doença designada para o grupo.


Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Hemofilia
Fonte: Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hemofilia.   (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em:   http://www.stsnet.com.br/sts-em-foco.php?id=436  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em:  http://drauziovarella.com.br/letras/h/hemofilia/  (Acesso em 07 de julho de 2014).


Grupo 2: Doença de Von Willebrand
Fonte: Disponível em: http://www.stsnet.com.br/sts-em-foco.php?id=436  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-von-willebrand  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em:  http://www.tuasaude.com/doenca-de-von-willebrand/   (Acesso em 07 de julho de 2014).


Grupo 3: Coagulopatias raras
Fonte: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/142855962/Manual-de-tratamento-de-coagulopatia-hereditarias  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.stsnet.com.br/sts-em-foco.php?id=436  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7m8AD/hematologia-coagulopatias-hereditarias  (Acesso em 07 de julho de 2014).


Grupo 4: Imunodeficiência primária
Fonte: Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/ans/diretrizes/imunodeficiencias_primarias-tratamento.pdf    (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.stsnet.com.br/sts-em-foco.php?id=436  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.latinoamerica.baxter.com/brasil/pacientes/doencas/imunodeficiencia-primaria.html (Acesso em 07 de julho de 2014).


Grupo 5: Anemia
Fonte: Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/hematologia/anemia (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em:  http://www.tuasaude.com/tipos-de-anemia/  (Acesso em 07 de julho de 2014).


Grupo 6: Leucemia
Fonte: Disponível em: http://www.apcl.pt/leucemia/o-que-e-a-leucemia (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/leucemia-tudo-sobre-doenca.aspx  (Acesso em 07 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/leucemia/  (Acesso em 07 de julho de 2014).



Quarto momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:

 
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula, ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 07 de julho de 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quinto momento: aprendendo na interdisciplinaridade


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula cabe o professor de Biologia fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos uma atividade lúdica (Figura 2) em Inglês.

Tal atividade se encontra disponível em um site autoexplicativo, de forma que basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 2: Blood Typing

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Fonte: Disponível em:  http://www.nobelprize.org/educational/medicine/landsteiner/landsteiner.html  (Acesso em 07 de julho de 2014).


O professor de Inglês pode, também, solicitar aos alunos que façam uma atividade investigativa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão, em dicionários, a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.


Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Biologia, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “Sistema Sanguíneo Humano – Sistema circulatório”, site Escola Mania
Fonte: Disponível: http://www.escolamania.com.br/sistema-sanguineo-humano/ (Acesso em 07 de julho de 2014).


Vídeo: “Sistemas de determinação sanguínea”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=LDOzLRHeUt4  (Acesso em 07 de julho de 2014).


Sugestões de links para os alunos:

Vídeo: “Biologia - Fisiologia - O sangue”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=vs9oT55_ptw&feature=related (Acesso em 07 de julho de 2014).


Artigo: “O Sistema Sanguíneo ABO e o Fator Rh”, site Cola da Web
Fonte: Disponível: http://www.coladaweb.com/biologia/genetica/o-sistema-sanguineo-abo-e-o-fator-rh  (Acesso em 07 de julho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.


Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema sanguíneo ABO – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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