Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema sanguíneo ABO – Parte 2

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema circulatório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento


Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Sistema sanguíneo ABO – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.



Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.museudavida.fiocruz.br/sangue/sangue_index.html (Figura 1) (Acesso em 07 de julho de 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema sanguíneo.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Quiz do Sangue

3

Fonte: Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/sangue/sangue_index.html (Acesso em 07 de julho de 2014).

 

Segundo momento: Criando um blog


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, anteriormente, na aula Sistema sanguíneo ABO – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 2 e Figura 3), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.


Figura 2: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

11

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 07 de julho de 2014).



Figura 3: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

12

Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 07 de julho de 2014).


Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos definidos anteriormente na aula Sistema sanguíneo ABO – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 07 de julho de 2014) (Figura 4), para que os mesmos criem os seus blogs.


 Figura 4: Blogger

14

Fonte: Disponível em: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 07 de julho de 2014).


Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Sistema sanguíneo ABO – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares. 



Terceiro momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - Um homem do grupo sanguíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes:


a) do grupo O;
b) do grupo AB;
c) dos grupos A e B;
d) dos grupos AB e O;
e) dos grupos A, B e AB.


2 - Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:


a) 2, 3, 5 e 8 litros;
b) 2, 3, 8 e 16 litros;
c) 18, 8, 13 e 5 litros;
d) 2, 5, 10 e 18 litros;
e) 7, 5, 10 e 11 litros.


3 - O pai de uma criança do grupo sanguíneo A e Rh+, cuja mãe é B e Rh-, poderia ser:


a) B e Rh+
b) A e Rh-
c) O e Rh+
d) AB e Rh+
e) AB e Rh-

 

4 - Um indivíduo de tipo sanguíneo O, Rh-, filho de pais tipo sanguíneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sanguíneo A, Rh-, filha de pai de tipo sanguíneo O, Rh- e mãe AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fenótipo do pai será:


a) 1/4
b) 1/2
c) 1/3
d) 1/8
e) 1/16


5 - De acordo com seus conhecimentos sobre transfusão sanguínea, complete as frases abaixo.


a)  Uma pessoa do grupo sanguíneo A pode receber sangue de __ e __, e doar sangue para __ e __.
b) Uma pessoa do grupo sanguíneo __ pode receber sangue de B e __, e doar sangue para __ e AB.
c) Uma pessoa do grupo sanguíneo __ pode receber sangue de __ e doar sangue para todos os outros tipos sanguíneos.
d)  Uma pessoa do grupo sanguíneo __ pode doar sangue para todos os outros grupos sanguíneos, mas pode receber somente de __.
e) O doador universal é o tipo sanguíneo __.


Resultado:

 

1 – C

2 – D

3 – D

4 – B

5 –
a) Uma pessoa do grupo sanguíneo A pode receber sangue de A e O, e doar sangue para A e AB.
b) Uma pessoa do grupo sanguíneo B pode receber sangue de B e O, e doar sangue para B e AB.
c) Uma pessoa do grupo sanguíneo O pode receber sangue de O.
d) Uma pessoa do grupo sanguíneo O pode doar sangue para todos os outros grupos sanguíneos, mas pode receber somente de O.
e) O doador universal é o tipo sanguíneo O.

Fonte: Disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-sistema-abo-grupos-sanguineos.htm#resposta-3176 (Acesso em 07 de julho de 2014).


Fonte: Disponível em: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/02/sistema-abo-grupos-sanguineos.html (Acesso em 07 de julho de 2014).


Fonte: Disponível em: http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-biologia/grupos-sanguineos (Acesso em 07 de julho de 2014).

 

Quarto momento: socializando e aprendendo


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula envolve a realização de uma campanha para sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre a importância da doação de sangue, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conteúdo trabalhado nos momentos anteriores da aula.


Figura 5:
 

4

Fonte: Disponível em: http://idealmt.com.br/campanha-de-doacao-de-sangue-ocorre-nos-dias-10-e-11-em-diamantino/ (Acesso em 07 de julho de 2014).


Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a realização de palestras de conscientização, por exemplo. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.


Informações para Campanha Educativa:


Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HRPoREa6r6s (Acesso em 07 de julho de 2014).

Fonte: Disponível em: http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.aspx (Acesso em 07 de julho de 2014).

Fonte: Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=119 (Acesso em 07 de julho de 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “Por Que Doar Sangue”, site: Fundação Hemopa
Fonte: Disponível em: http://www.hemopa.pa.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=62  (Acesso em 07 de julho de 2014).


Artigo: “A importância do blog na educação”, site: Universidade Gama Filho
Fonte: Disponível em: http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1999-a-importancia-do-blog-na-educacao (Acesso em 07 de julho de 2014).

 

Sugestões de links para alunos:
 

Artigo: Por que é importante doar sangue?”, site: Revista Vida Saúde
Fonte: Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/por-que-e-importante-doar-sangue-142138-1.asp/ (Acesso em 07 de julho de 2014).


Site: “Criar 1 blog – passo a passo”.
Fonte: Disponível em: http://criar1blog.blogspot.pt/  (Acesso em 07 de julho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) e, mais especificamente, o desempenho na criação dos blogs.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.