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Botânica: conhecendo as gimnospermas

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.


Figura 1

6              

Fonte: Disponível: http://www.fotosbonitas.com.br/fotos-de-araucarias/ (Acesso em 08 de julho de 2014).

 

Figura 2

7            

Fonte: Disponível: http://www.mundoeducacao.com/biologia/gimnospermas.htm (Acesso em 08 de julho de 2014).

 

Figura 3

8

Fonte: Disponível: http://professorasilviacristina21.blogspot.pt/2011/01/gimnospermas.html (Acesso em 08 de julho de 2014).


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

3 – As figuras representam alguma região específica?

4 – Como é feita a reprodução desse tipo de árvore?

5 – Algumas das árvores representadas nas figuras acima são utilizadas na alimentação humana? 


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.


Comentário:


Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre as gimnospermas e seu método de reprodução (Figura 4). O vídeo tem duração de 9 minutos e 34 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=GwMApqsQ6ag (Acesso em 08 de agosto de 2014).


Comentário:

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.


Figura 4: Vídeo: Gimnospermas 

9                    

Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GwMApqsQ6ag  (Acesso em 08 de julho de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Contextualização
 

1 – Quais são as principais características das gimnospermas?

2 – O que são os micrósporos?

3 – O que são as oosferas?  

4 – Qual a função dos grãos de pólen das gimnospermas serem alados?

5 – O que levou as gimnospermas a desenvolverem uma fecundação independente de água? Explique.

6 – Qual a função das sementes nas gimnospermas?

7 – O que é a dormência das sementes?



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir ou complementar as respostas, sempre que necessário ou que considerar conveniente.


Terceiro momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.


Grupo 1: "Gimnospermas, plantas com sementes, mas sem frutos", site Portal Brasil
Fonte: Disponível: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_plantas_gimnospermas.htm  (Acesso em 08 de julho de 2014).


Grupo 2: Gimnospermas, site Só Biologia
Fonte: Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php   (Acesso em 08 de julho de 2014).


Grupo 3: Gimnospermas, site Mundo Educação
Fonte: Disponível: http://www.mundoeducacao.com/biologia/gimnospermas.htm   (Acesso em 08 de julho de 2014).


Grupo 4: Gimnospermas, site Brasil Escola 
Fonte: Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/gimnospermas.htm  (Acesso em 08 de julho de 2014).


Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


Quarto momento: viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15853/open/file/Ciclo%20biologico%20das%20gimnospermas.swf?sequence=1&eventSource=2 (Figura 5) (Acesso em 08 de julho de 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema circulatório.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 5: Ciclo da Gimnospermas

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Fonte: Disponível: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15853/open/file/Ciclo%20biologico%20das%20gimnospermas.swf?sequence=1&eventSource=2 (Acesso em 08 de julho de 2014)

 

 

 

 

 

 

Quinto momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - O pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Araucaria angustifólia, corresponde a que parte da planta?

a) Fruto simples sem pericarpo.
b) Semente envolta por tegumento.
c) Cone (estróbilo) masculino repleto de pólen.
d) Cone (estróbilo) feminino antes da fecundação.
e) Folha especializada no acúmulo de substâncias de reserva.
 

2 - O texto abaixo cita algumas características das gimnospermas.

 

“As gimnospermas são vegetais vasculares dotados de flores, chamadas pinhas, e sementes nuas, chamadas pinhões e apreciados por diversos animais. Essas sementes são chamadas dessa maneira por não apresentarem frutos protegendo-as.”


De acordo com o que foi dito acima, assinale a alternativa que contém gimnospermas.


a) Pinheiro, cica, sequoia.
b) Limão, avenca, morango
c) Avenca, musgo, antóceros.
d) Araucária, feijoeiro, samambaia.
e) Laranjeira, goiabeira, tamarindeiro.


3 - As gimnospermas são plantas que apresentam as características abaixo, exceto uma. Assinale-a.


a) Frutos para conter as sementes.
b) Vasos para a condução da seiva.
c) Flores para reprodução sexuada.
d) Raízes, caules e folhas verdadeiras.
e) Sementes para favorecer a disseminação.

 

4 - Pinheiros, ciprestes, cedros e sequóias são gimnospermas que produzem todas as estruturas a seguir, EXCETO:


a) raiz.
b) caule.
c) flores.
d) frutos.
e) semente.

 

5 - O pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Araucaria angustifólia, corresponde a que parte da planta?


a) Fruto simples sem pericarpo.
b) Semente envolta por tegumento.
c) Cone (estróbilo) masculino repleto de pólen.
d) Cone (estróbilo) feminino antes da fecundação.
e) Folha especializada no acúmulo de substâncias de reserva.

 

 

Gabarito
 

 

1 – B

2 – A

3 – A

4 – D

5 – B

 

Fonte: Disponível em:  http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/01/gimnospermas-questoes-vestibular.html (Acesso em 08 de julho de 2014).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo biológico das gimnospermas Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Vídeo: “Gimnospermas: Características gerais”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=gwnrJRAY3so    (Acesso em 08 de julho de 2014).


Vídeo: “Gimnospermas: Ciclo Vital” , site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=zOKfBnYwMz0  (Acesso em 08 de julho de 2014).


Sugestões de links para os alunos:


Artigo: “Gimnospermas”, site Cola da Web
Fonte: Disponível: http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/gimnospermas   (Acesso em 08 de julho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) e, mais especificamente, no Questionário de Contextualização. 

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