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Botânica: conhecendo as angiospermas

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.


Figura 1

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Fonte: Disponível: http://valminillo.blogspot.pt/2010/09/dia-da-arvore.html (Acesso em 08 de julho de 2014).


Figura 2

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Fonte: Disponível: http://angiospermasevolucao.blogspot.pt/2013/01/como-ocorre-reproducao-sexuada-nessa.html (Acesso em 08 de julho de 2014).


Figura 3

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Fonte: Disponível: http://conhecendoasangiospermas.blogspot.pt/2013/07/curiosidades.html (Acesso em 08 de julho de 2014).


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

3 – As figuras representam alguma região específica?

4 – As figuras fazem parte do seu cotidiano?


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.


Comentário:


Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre as angiospermas e seu método de reprodução (Figura 4). O vídeo tem duração de 9 minutos e 34 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=6iP-DaDV3cQ  (Acesso em 08 de agosto de 2014).


Comentário:


Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD para exibição, em um televisor conectado a um DVD player, em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.



Observação:


Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.



Figura 4: Vídeo: Angiospermas

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Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6iP-DaDV3cQ (Acesso em 08 de julho de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.



Questionário de Contextualização
 

 

1 – Quais são os nomes dos órgãos reprodutores masculino e feminino das angiospermas?

2 – Onde é localizada a oosfera?

3 – Qual a importância das flores para as angiospermas?

4 – Por que os insetos e animais são importantes para a reprodução das angiospermas?

5 – Como ocorre a dupla fecundação das angiospermas?

6 – Em que se transformarão o óvulo e o ovário na fecundação das angiospermas?



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir ou complementar as respostas, sempre que necessário ou que considerar conveniente.


Terceiro momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.


Grupo 1: Angiospermas, site Só Biologia
Fonte: Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php  (Acesso em 08 de julho de 2014).


Grupo 2: Angiospermas, site Brasil Escola
Fonte: Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm   (Acesso em 08 de julho de 2014).


Grupo 3: Angiospermas, site Mundo Vestibular
Fonte: Disponível: http://www.mundovestibular.com.br/articles/9212/1/Angiospermas/Paacutegina1.html    (Acesso em 08 de julho de 2014).


Grupo 4: Angiospermas, site Toda Biologia
Fonte: Disponível: http://www.todabiologia.com/botanica/angiospermas.htm   (Acesso em 08 de julho de 2014).


Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


Quarto momento: viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/clas.html (Figura 5), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre as angiospermas.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 5: As angiospermas

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Fonte: Disponível: http://www.planetabio.com/clas.html (Acesso em 08 de julho de 2014)

 

Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
 

1 - A ramificação de caule origina-se de gemas axilares, cuja natureza histológica é:


a) xilema 
b) meristema                                                                  
c) colênquima
d) parênquima   
e) esclerênquima


2 - Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:


a) Do ovário;
b) Do zigoto;
c) Do óvulo fecundado;
d) Da parede do epicarpo;
e) Da oosfera fecundada; 


3 - O endosperma da semente de angiospermas contém:


a) Material genético de cada genitor em quantidades iguais.
b) Maior quantidade de material genético materno.
c) Maior quantidade de material genético paterno.
d) Somente material genético materno.
e) Somente material genético paterno.

 

4 - Na evolução das angiospermas desenvolveu-se uma estrutura única entre os vegetais, que está certamente relacionada com a ampla distribuição geográfica do grupo. Trata-se


a) dos grãos de pólen alados.
b) do tubo polínico.
c) das sementes.
d) dos nectários.
e) dos frutos.


5 - A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois grupos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas.

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Fonte: Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:European_honey_bee_extracts_nectar.jpg Acesso em 08 de julho de 2014).


Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:


a) Os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas.
b) As angiospermas formam, após a dupla fecundação, um embrião 3n e um endosperma 2n.
c) As angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico.
d) Os insetos apresentam sexos separados e são animais vivíparos.
e) Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça e abdome.


Gabarito

 

1 – B

2 – A

3 – B

4 – E

5 – A

Fonte: Disponível em:  http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/01/angiospermas-questoes-vestibular.html (Acesso em 08 de julho de 2014).

 

Sexto momento: aprendendo na interdisciplinaridade


Preparação do Ambiente:


Nesse momento da aula cabe o professor de Biologia fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos uma atividade lúdica (Figura 6) em Inglês.


Tal atividade se encontra disponível em um site autoexplicativo, de forma que basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 6: Double fertilization

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Fonte: Disponível em: http://bcs.whfreeman.com/thelifewire/content/chp39/3902001.html  (Acesso em 08 de julho de 2014).


O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.


Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Biologia, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.   

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: Evolução vegetal: Flor, a folha que subiu na vida”, site Revista Superinteressante
Fonte: Disponível: http://super.abril.com.br/ecologia/evolucao-vegetal-flor-folha-subiu-vida-440759.shtml (Acesso em 08 de julho de 2014).
 

Sugestões de links para os alunos:


Vídeo:  “Angiospermas”, site Youtube
Fonte: Disponível:  http://www.youtube.com/watch?v=QS_uWnaqEks  (Acesso em 30 de maio de 2014).


Artigo: “Angiospermas”, site Cola da Web
Fonte: Disponível: http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/angiospermas   (Acesso em 08 de julho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) e, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização.

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