Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Healthy lifestyle

 

21/07/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender e utilizar vocabulário e expressões relacionados ao tema da aula, qual seja, estilo de vida saudável.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento das estruturas básicas da língua inglesa, como verbos, pronomes, adjetivos e advérbios.

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens da internet;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • vídeos;
  • atividades de compreensão auditiva;
  • atividades de compreensão escrita.

 

                                               HEALTHY LIFESTYLE

 

                                                                                                      at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=healthy+lifestyle&oq=healthy+lifestyl&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.1383.6347.0.8179.22.17.0.4.4.2.480.2448.2-3j1j3.7.0....0...1ac.1.48.img..13.9.1703.39R6zxf3560&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=m1VXmpSRr872kM%253A%3BmHrRKcK9n-8VAM%3Bhttp%253A%252F%252Fhealthypessimism.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F05%252Fhealthy-life1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fhealthypessimism.com%252Fcombining-anti-hair-loss-products-with-healthy-lifestyle%252F%3B728%3B455 (Acesso em: 08.07.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Inicie a aula, propondo uma discussão por meio das seguintes perguntas:

 

1. Do you think you have a healthy life style?

2. Why do many people try to have a healthy life style?

3. What is healthy food?

4. Do you pay much attention to what you eat?

5. Do you think it is more important for you to eat

healthy or tasty food?

6. Do you try to eat your breakfast, lunch and dinner at

a certain time every day?

7. What is better for health?

8. Do you agree with the saying: "Eat your breakfast,

share your lunch with a friend and give your dinner

to your enemy"? Why do people say so?

9. What is healthy about not eating after 6 p.m?

10. Do you try to follow this rule?

11. Why are there so many obese people in the US?

12. What are the most efficient ways to loose weight?

13. Do you think diets are useful or not?

14. Have you ever tried to go on a diet?

15. What kind of diet was it?

16. Did it work?

17. What do you prefer, to eat everything you like, drink

a lot, smoke, have no physical exercise and die at the

age of 60 or lead a healthy life and live until 100?

Disponível em: http://file:///C:/Users/Casa/Pictures/healthy-lifestyle.pdf (Acesso em: 08.07.2014)

 

Dependendo do grau de proficiência da turma, as perguntas poderão ser respondidas em inglês. Caso a turma apresente dificuldades, possibite que a discussão seja na língua portuguesa, porém introduza termos e vocabulário pertinentes ao tema da aula e escreva-os no quadro.

 

Outra dinâmica a ser utilizada é a de separar os alunos em duplas ou trios e distribuir de duas a três perguntas para cada um. Disponibilize tempo para que respondam as perguntas e, ao final, cada dupla ou trio deverá abrir a discussão das suas perguntas para todo o grupo. 

 

Atividade 2

 

Reproduza o vídeo RUNNING INCREASES LIFE EXPECTANCY, disponível em: http://www.manythings.org/b/e/225/(Acesso em: 08.07.2014). O vídeo apresenta uma pesquisa que prova que exercícios regulares são a chave para uma saúde melhor quando envelhecermos.

 

Reproduza o vídeo mais de uma vez. Pause e faça perguntas aos alunos sobre o conteúdo do vídeo. Em seguida, mostre o script do vídeo para os alunos que deverão acompanhar com a leitura. Tire dúvidas quanto ao vocabulário novo.

 

at   

Imagem ilustrativa do vídeo

 

Atividade 3

 

                                                                                  at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+read&oq=let%C2%B4s+read&gs_l=img.3...1103.2811.0.4418.10.8.0.0.0.0.359.1521.

0j1j0j4.5.0....0...1ac.1.48.img..7.3.843.n1apF7nwTuU&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=iSegW7Wfw2teiM%253A%3BlryEgYpCVjzPQM%3Bhttp%253A%252F%

252Fcalexicolibrary.org%252Fsites%252Fcalexicolibrary.org%252Ffiles%252Fattachments%252FxClub%252CP20logo_3.JPG.pagespeed.ic.zLXfsTqUz8.jpg%3Bhttp

%253A%252F%252Fcalexicolibrary.org%252Fevents%252Flets-read-book-club-2%3B1104%3B1200 (Acesso em: 08.07.2014)

 

Distribua o seguinte texto xerocopiado para cada aluno. Disponibilize um tempo de aproximadamente 10 minutos para a leitura. Incentive os alunos a lerem o texto sem se preocuparem, nesse primeiro momento, com as palavras desconhecidas. Distribua as perguntas a seguir e peça para que os alunos as respondam. Proponha a leitura do texto em voz alta, revezando a participação dos alunos e, em seguida, corrija as respostas. Solucione, se necessário, problemas com vocabulário e pronúncia das palavras. 

 

An apple a day keeps the doctor away
 

New research says eating an apple every day can protect your body from a heart attack. The research is from Oxford University in England. The researchers said if people in England over 50 years old ate a daily apple, 8,500 fewer people would die each year from heart attacks and strokes. They added that if all adults ate more fruit and vegetables every day, there would be 11,000 fewer deaths in England. Lead researcher Dr Adam Briggs explained how healthier eating can have big effects on our health. He said: "It just shows how effective small changes in diet can be, and that both drugs and healthier living can make a real difference in preventing heart disease and stroke."

 

The phrase "an apple a day keeps the doctor away" entered the English language over 100 years ago. People in the 19th century knew about the benefits of apples. Scientists in the 21st century are still telling us. Apples contain chemicals that lower cholesterol in our bodies. Too much cholesterol increases the risk of having a heart attack. Wikipedia.com says there are more than 7,500 different kinds of apples. In 2010, we ate 69 million tons of the fruit. China grows nearly half of the world's apples. The USA is the second-leading producer, with around six per cent of world production. People do many things with apples, from eating them raw, baking them, stewing them, and making sauces and cakes with them.

 

QUESTIONS:

 

1. Where is the research from?

2. How many lives of over 50-year-olds could be saved?

3. How many lives of adults could be saved if they ate apples every day?

4. Who is Dr Adam Briggs?

5. What two things can make a real difference in preventing heart disease?

6. When did people start using the phrase "an apple a day…"?

7. What did people in the 19th century know?

8. What do apples reduce in our bodies?

9. How many different kinds of apples are there?

10. Which country grows 6% of the world's apples?


Fonte adaptada: http://www.breakingnewsenglish.com/1312/131228-apples.html (Acesso em: 08.07.2014)

 

Atividade 4

 

Projete no data show as três atividades a seguir. Na Atividade A, os alunos deverão marcar os alimentos que consideram saudáveis para a saúde. Na Atividade B, eles deverão opinar sobre sal e açúcar, manteiga ou óleo, pão e carne. Na terceira atividade, os alunos deverão marcar verdadeiro ou falso para as sentenças apresentadas sobre suas dietas. Em todas as atividades, promova um clima de discussão no grupo, incentivando a participação de todos. As atividades poderão ser realizadas em duplas.  

 

 

We are what we eat

 

A) Healthy or unhealthy? Tick the healthy food.

 

sandwich 

cheese

vegetable and fruit salads

pizza

fish and fried potatoes

stewed vegetable

a Big Mac

coffee

sweets and cakes

red wine

beer

porridge

pasta

chicken 

milk and yogurt 

 

 

B) What do you think about salt and sugar? Butter and oil? Bread? Meat?

 

 

 I thinksalt is healthy/unhealthy/useful/useless.

  I suppose,salt is good for you/not good for you

  In my opinion, salt is useful because it makes food tasty

  I suppose, sugar is …

  I thinkwe need butter because …

  In my opinion, oil is useful/healthy/useless/unhealthy…

  I suppose, oil is good for you

  I  don’t think, oil is good for you because …

 

 

                                                                                  C) Your personal DIET.  Decide whether the sentence is True or False for you.

 

 

·         I cook food at home.

·         I eat a lot of fruit and vegetables.

·         I eat fast food.

·         I like salty food.

·         I prefer boiled and baked meat, not fried.

·         I cannot live without sweets. I eat a lot of sweets!

·         I prefer olive oil.

·         I don’t eat a lot of butter.

·         I drink a lot of fresh water.

·         I don’t drink alcohol.

·         I drink a glass of red wine at dinner

 

                                                                                             Is your diet healthy? If yes – great! If not – think about it!

 

Fonte adaptada: http://busyteacher.org/10651-diet-and-healthy-eating.html (Acesso em: 08.07.2014)

 

MÓDULO 2

 

 

Atividade 5

 

No laboratório de informática, os alunos deverão acessar o linkhttp://www.esl-lab.com/health/healrd1.htm (Acesso em: 08.07.2014) e fazer as atividades propostas. Circule pela sala, ajudando-os, se necessário. Faça a correção dos exercícios com os alunos, tirando possíveis dúvidas. 

 

Verifique se os equipamentos multimídia (computadores e fones de ouvido) estão em perfeito estado de uso, para não comprometer a atividade. 

 

at

Imagem ilustrativa 

 

Atividade 6

 

                                                                               at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+read&oq=let%C2%B4s+read&gs_l=img.3...1103.2811.0.4418.10.8.0.0.0.0.359.

1521.0j1j0j4.5.0....0...1ac.1.48.img..7.3.843.n1apF7nwTuU&gws_rd=ssl#hl=pt-PT&q=quiz&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=EDyVbTaf9TtH9M%253A%3BhmCjgyuO9Iz74M%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-1X5R0WKxc4Y%252FTp4UrJJJ9DI%252FAAAAAAAAAHo%252FI2ffisxgHeo%252Fs1600%252FQuizTitle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252F7anocp2uen2.blogspot.

com%252F2011%252F10%252Fhttpdl.html%3B800%3B450 (Acesso em: 08.07.2014)

 

 Os alunos deverão acessar o sitehttp://learnenglish.britishcouncil.org/en/eftg/are-you-fit-olympian (Acesso em: 08.07.2014) e fazer o teste Are you as fit as an Olympian? para saber se estão em boa forma, como um atleta. Discuta a pontuação de cada aluno, promovendo um clima de descontração.

 

 

Atividade 7

 

Organize os alunos em duplas e distribua a seguinte atividade xerocopiada, em que deverão completar as lacunas com as palavras contidas na lista a seguir. Observe se os alunos se revezam com outros colegas para formar suas duplas. É importante que trabalhem com diferentes colegas, facilitando um maior entrosamento do grupo.

 

Na correção, os alunos deverão se responsabilizar pela leitura do texto. Disponibilize dicionários, para facilitar a compreensão do texto e minimizar os problemas relativos a vocabulário. Alerte-os de que não é necessário procurar todas as palavras desconhecidas no dicionário, apenas aquelas que realmente são importantes para a compreensão da ideia central do texto e para a realização da atividade.  

 

Choose a word from the list to fill each gap:
   cure      evidence      exercise      fast foods      healthiest      heart attacks      illnesses      increase      obesity      overeating      sedentary      weight  
In the last forty years, more and more people in Western countries like the U.S.A., Great Britain and Australia have become very overweight, a condition that doctors call  . In the last twenty years obesity rates have also increased in developing countries, especially among young people who have been targeted by advertisements for Western   like hamburgers, pizzas, deep-fried chicken and donuts.

Obesity is a very serious health problem because obese people have a much higher chance of developing many serious  than people of normal weight. These illnesses include heart disease, which can lead to fatal  , Type 2 diabetes, which can cause blindness, kidney disease and the loss of arms and legs, and many types of cancer, which can be very difficult to  . But the chances of developing these terrible illnesses is greatly reduced if we can keep our bodies at a healthy  .

Research has found that there are three main causes of obesity. The first is  , which means eating more food than our bodies need. The second is what scientists call a   lifestyle, which means spending too much time sitting in front of a television or computer, and not enough time doing physical work or exercise. The third cause is eating unhealthy foods, especially foods that   the amount of fat in our bodies and make us put on weight.
 

A lot of  shows that the unhealthiest foods are those with high levels of animal fat like processed and fatty meats, egg yolks and high-fat dairy products, and those with high levels of refined carbohydrates like white bread, sugar, sweets, cakes, snack foods and soft drinks. The evidence also shows that the  foods are fresh fruits and vegetables, whole grains, beans, nuts, fish and other seafood. If we mostly eat these healthy foods, and also get plenty of , we should enjoy long and healthy lives.

Disponível em: http://www.englishclub.com/esl-games/vocabulary/cloze-health-3.htm (Acesso em: 08.07.2014)

Recursos Complementares

Para outros vídeos acesse:

http://www.manythings.org/b/e/4379/ (Acesso em: 08.07.2014);

http://pt.englishcentral.com/search?search=healthy+lifestyle (Acesso em: 08.07.2014);

http://www.youtube.com/watch?v=bGfK9btkN4k (Acesso em: 08.07.2014);

http://www.youtube.com/watch?v=0aNNYEUARAk (Acesso em: 08.07.2014)

 

Para atividades de leitura e compreensão auditiva:

http://www.manythings.org/voa/health/4073.html (Acesso em: 08.07.2014)

 

Para atividades online, acesse:

http://busyteacher.org/11077-healthyunhealthy-life.html (Acesso em: 08.07.2014);

http://efltheatreclub.co.uk/web_documents/food_-_healthy_or_unhealthy.pdf (Acesso em: 08.07.2014)

Avaliação

Todas as atividades propostas para a aula deverão ser avaliadas pelo professor, levando-se em conta a participação e o envolvimento dos alunos com a aula. 

 

Para uma avaliação formal, os alunos deverão fazer cartazes ou criar uma plataforma virtual com imagens ou figuras que representem cinco passos importantes para se manter uma vida saudável. Poderão buscar informações na internet para reforçar suas ideias.

 

Tanto a produção escrita quanto a oral deverão ser apresentadas aos demais colegas da turma. Os cartazes deverão ser afixados em locais que possibilitem a visualização pelos demais membros da escola, como outras turmas, outros professores e direção da escola.

 

Na produção escrita, avalie o capricho com as ilustrações e com o conteúdo apresentado na aula. Na produção oral, observe e avalie a pronúncia das palavras, assim como a utilização do vocabulário e expressões introduzidos na aula. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.