21/07/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Os alunos deverão ter conhecimento das estruturas básicas da língua inglesa, como verbos, pronomes, adjetivos e advérbios.
Atividade 1
Inicie a aula, propondo uma discussão por meio das seguintes perguntas:
Disponível em: http://file:///C:/Users/Casa/Pictures/healthy-lifestyle.pdf (Acesso em: 08.07.2014)
Dependendo do grau de proficiência da turma, as perguntas poderão ser respondidas em inglês. Caso a turma apresente dificuldades, possibite que a discussão seja na língua portuguesa, porém introduza termos e vocabulário pertinentes ao tema da aula e escreva-os no quadro.
Outra dinâmica a ser utilizada é a de separar os alunos em duplas ou trios e distribuir de duas a três perguntas para cada um. Disponibilize tempo para que respondam as perguntas e, ao final, cada dupla ou trio deverá abrir a discussão das suas perguntas para todo o grupo.
Atividade 2
Reproduza o vídeo RUNNING INCREASES LIFE EXPECTANCY, disponível em: http://www.manythings.org/b/e/225/(Acesso em: 08.07.2014). O vídeo apresenta uma pesquisa que prova que exercícios regulares são a chave para uma saúde melhor quando envelhecermos.
Reproduza o vídeo mais de uma vez. Pause e faça perguntas aos alunos sobre o conteúdo do vídeo. Em seguida, mostre o script do vídeo para os alunos que deverão acompanhar com a leitura. Tire dúvidas quanto ao vocabulário novo.
Imagem ilustrativa do vídeo
Atividade 3
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+read&oq=let%C2%B4s+read&gs_l=img.3...1103.2811.0.4418.10.8.0.0.0.0.359.1521.
%253A%252F%252Fcalexicolibrary.org%252Fevents%252Flets-read-book-club-2%3B1104%3B1200 (Acesso em: 08.07.2014)
Distribua o seguinte texto xerocopiado para cada aluno. Disponibilize um tempo de aproximadamente 10 minutos para a leitura. Incentive os alunos a lerem o texto sem se preocuparem, nesse primeiro momento, com as palavras desconhecidas. Distribua as perguntas a seguir e peça para que os alunos as respondam. Proponha a leitura do texto em voz alta, revezando a participação dos alunos e, em seguida, corrija as respostas. Solucione, se necessário, problemas com vocabulário e pronúncia das palavras.
An apple a day keeps the doctor away
New research says eating an apple every day can protect your body from a heart attack. The research is from Oxford University in England. The researchers said if people in England over 50 years old ate a daily apple, 8,500 fewer people would die each year from heart attacks and strokes. They added that if all adults ate more fruit and vegetables every day, there would be 11,000 fewer deaths in England. Lead researcher Dr Adam Briggs explained how healthier eating can have big effects on our health. He said: "It just shows how effective small changes in diet can be, and that both drugs and healthier living can make a real difference in preventing heart disease and stroke."
The phrase "an apple a day keeps the doctor away" entered the English language over 100 years ago. People in the 19th century knew about the benefits of apples. Scientists in the 21st century are still telling us. Apples contain chemicals that lower cholesterol in our bodies. Too much cholesterol increases the risk of having a heart attack. Wikipedia.com says there are more than 7,500 different kinds of apples. In 2010, we ate 69 million tons of the fruit. China grows nearly half of the world's apples. The USA is the second-leading producer, with around six per cent of world production. People do many things with apples, from eating them raw, baking them, stewing them, and making sauces and cakes with them.
QUESTIONS:
1. Where is the research from?
2. How many lives of over 50-year-olds could be saved?
3. How many lives of adults could be saved if they ate apples every day?
4. Who is Dr Adam Briggs?
5. What two things can make a real difference in preventing heart disease?
6. When did people start using the phrase "an apple a day…"?
7. What did people in the 19th century know?
8. What do apples reduce in our bodies?
9. How many different kinds of apples are there?
10. Which country grows 6% of the world's apples?
Fonte adaptada: http://www.breakingnewsenglish.com/1312/131228-apples.html (Acesso em: 08.07.2014)
Atividade 4
Projete no data show as três atividades a seguir. Na Atividade A, os alunos deverão marcar os alimentos que consideram saudáveis para a saúde. Na Atividade B, eles deverão opinar sobre sal e açúcar, manteiga ou óleo, pão e carne. Na terceira atividade, os alunos deverão marcar verdadeiro ou falso para as sentenças apresentadas sobre suas dietas. Em todas as atividades, promova um clima de discussão no grupo, incentivando a participação de todos. As atividades poderão ser realizadas em duplas.
We are what we eat
A) Healthy or unhealthy? Tick the healthy food.
sandwich
cheese
vegetable and fruit salads
pizza
fish and fried potatoes
stewed vegetable
a Big Mac
coffee
sweets and cakes
red wine
beer
porridge
pasta
chicken
milk and yogurt
B) What do you think about salt and sugar? Butter and oil? Bread? Meat?
I thinksalt is healthy/unhealthy/useful/useless.
I suppose,salt is good for you/not good for you
In my opinion, salt is useful because it makes food tasty
I suppose, sugar is …
I thinkwe need butter because …
In my opinion, oil is useful/healthy/useless/unhealthy…
I suppose, oil is good for you
I don’t think, oil is good for you because …
C) Your personal DIET. Decide whether the sentence is True or False for you.
· I cook food at home.
· I eat a lot of fruit and vegetables.
· I eat fast food.
· I like salty food.
· I prefer boiled and baked meat, not fried.
· I cannot live without sweets. I eat a lot of sweets!
· I prefer olive oil.
· I don’t eat a lot of butter.
· I drink a lot of fresh water.
· I don’t drink alcohol.
· I drink a glass of red wine at dinner
Is your diet healthy? If yes – great! If not – think about it!
Fonte adaptada: http://busyteacher.org/10651-diet-and-healthy-eating.html (Acesso em: 08.07.2014)
Atividade 5
No laboratório de informática, os alunos deverão acessar o link: http://www.esl-lab.com/health/healrd1.htm (Acesso em: 08.07.2014) e fazer as atividades propostas. Circule pela sala, ajudando-os, se necessário. Faça a correção dos exercícios com os alunos, tirando possíveis dúvidas.
Verifique se os equipamentos multimídia (computadores e fones de ouvido) estão em perfeito estado de uso, para não comprometer a atividade.
Imagem ilustrativa
Atividade 6
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+read&oq=let%C2%B4s+read&gs_l=img.3...1103.2811.0.4418.10.8.0.0.0.0.359.
com%252F2011%252F10%252Fhttpdl.html%3B800%3B450 (Acesso em: 08.07.2014)
Os alunos deverão acessar o site: http://learnenglish.britishcouncil.org/en/eftg/are-you-fit-olympian (Acesso em: 08.07.2014) e fazer o teste Are you as fit as an Olympian? para saber se estão em boa forma, como um atleta. Discuta a pontuação de cada aluno, promovendo um clima de descontração.
Atividade 7
Organize os alunos em duplas e distribua a seguinte atividade xerocopiada, em que deverão completar as lacunas com as palavras contidas na lista a seguir. Observe se os alunos se revezam com outros colegas para formar suas duplas. É importante que trabalhem com diferentes colegas, facilitando um maior entrosamento do grupo.
Na correção, os alunos deverão se responsabilizar pela leitura do texto. Disponibilize dicionários, para facilitar a compreensão do texto e minimizar os problemas relativos a vocabulário. Alerte-os de que não é necessário procurar todas as palavras desconhecidas no dicionário, apenas aquelas que realmente são importantes para a compreensão da ideia central do texto e para a realização da atividade.
A lot of shows that the unhealthiest foods are those with high levels of animal fat like processed and fatty meats, egg yolks and high-fat dairy products, and those with high levels of refined carbohydrates like white bread, sugar, sweets, cakes, snack foods and soft drinks. The evidence also shows that the foods are fresh fruits and vegetables, whole grains, beans, nuts, fish and other seafood. If we mostly eat these healthy foods, and also get plenty of , we should enjoy long and healthy lives.
Disponível em: http://www.englishclub.com/esl-games/vocabulary/cloze-health-3.htm (Acesso em: 08.07.2014)
Para outros vídeos acesse:
http://www.manythings.org/b/e/4379/ (Acesso em: 08.07.2014);
http://pt.englishcentral.com/search?search=healthy+lifestyle (Acesso em: 08.07.2014);
http://www.youtube.com/watch?v=bGfK9btkN4k (Acesso em: 08.07.2014);
http://www.youtube.com/watch?v=0aNNYEUARAk (Acesso em: 08.07.2014)
Para atividades de leitura e compreensão auditiva:
http://www.manythings.org/voa/health/4073.html (Acesso em: 08.07.2014)
Para atividades online, acesse:
http://busyteacher.org/11077-healthyunhealthy-life.html (Acesso em: 08.07.2014);
http://efltheatreclub.co.uk/web_documents/food_-_healthy_or_unhealthy.pdf (Acesso em: 08.07.2014)
Todas as atividades propostas para a aula deverão ser avaliadas pelo professor, levando-se em conta a participação e o envolvimento dos alunos com a aula.
Para uma avaliação formal, os alunos deverão fazer cartazes ou criar uma plataforma virtual com imagens ou figuras que representem cinco passos importantes para se manter uma vida saudável. Poderão buscar informações na internet para reforçar suas ideias.
Tanto a produção escrita quanto a oral deverão ser apresentadas aos demais colegas da turma. Os cartazes deverão ser afixados em locais que possibilitem a visualização pelos demais membros da escola, como outras turmas, outros professores e direção da escola.
Na produção escrita, avalie o capricho com as ilustrações e com o conteúdo apresentado na aula. Na produção oral, observe e avalie a pronúncia das palavras, assim como a utilização do vocabulário e expressões introduzidos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!