Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMPARATIVES OF EQUALITY - THE SAME RIGHTS

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Construir os comparativos de igualdade nas formas afirmativa e negativa;

·        Identificar e usar os comparativos na fala, leitura, audição e escrita;

·        Discutir e comparar os direitos e habilidades dos homens e das mulheres.

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os adjetivos primitivos simples.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula é a última de uma série de três, que trata de comparativos e superlativos. Esta aula tem como foco gramatical os comparativos de igualdade. As aulas anteriores a esta são intituladas: COMPARATIVES - ADVERTISEMENTS e SUPERLATIVES - THE LARGEST AND THE OLDEST, ambas disponíveis no Portal do Professor.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

A primeira atividade proposta consiste de uma tirinha, na qual o comparativo de igualdade está presente. Mostre a figura 1 para os alunos e faça algumas perguntas de relacionadas ao texto, como exemplificado abaixo.

 

1. What is said about that woman? (O que dizem sobre essa mulher?)

2. Why is the man surprised? (Por que o homem está surpreso?)

3. Does she hate men? (Ela odeia os homens?)

4. How does she compare herself to men? (Como ela se compara aos homens?)

 

Figura 1 - Comics

As good as

Fonte: http://37.media.tumblr.com/c7255333e50230638033f152fc931079/tumblr_mpfltfhTma1qzizmho1_1280.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.

 

Chame a atenção dos alunos para a expressão as good as they are. Explique que essa expressão é uma forma comparativa de igualdade, que usamos para dizer que pessoas, animais, coisas, etc. são iguais em uma determinada característica. Com a ajuda da tabela abaixo, apresente as regras de formação dos comparativos de igualdade, na forma afirmativa e na forma negativa.

 

Comparative of equality

Affirmative form

Negative form

as + adjective + as

not as + adjective + as

as good as

not as good as

 

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade consiste em criar frases, usando comparativos de igualdade. Distribua cópias do exercício abaixo para os alunos, explique os exemplos dados e conceda alguns minutos para que eles façam as frases. Ao final da tarefa, corrija oralmente, pedindo a cada aluno que leia uma frase. Observe que algumas respostas podem variar, dependendo do gosto ou preferência do aluno.

 

Make sentences using the comparative of equality. Follow the examples.

1. The lion /  the tiger / dangerous - The lion is as dangerous as the tiger.

2. The turtle / the rabbit / fast - The turtle isn't as fast as the rabbit.

3. The apple / the orange / health

4. Justin Bieber / Brad Pitt / handsome

5. The Oxford dictionary / the Cambridge dictionary / thick

6. A Ferrari / a Mercedes / expensive

7. A two-star hotel / a five-star hotel / comfortable

8. The goldfish / the whale / large

9. A balloon / a kite / light

10. A baguette / a croissant / delicious

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade envolve os chamados SIMILES, que são expressões metafóricas que usam as ou like. Por exemplo: As white as snow. (Branco como a neve.) Peça aos alunos para trabalharem em duplas. Distribua cópias do exercício abaixo (figura 2) para cada aluno. Espere alguns minutos para que eles resolvam as questões e corrija em seguida. 

 

 Figura 2 - Similies

 

Similes

Fonte: Arquivo da autora.

 
Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. warm; 2. blind; 3. deaf; 4. good; 5. clean; 6. white; 7. fresh; 8. stubborn; 9. proud; 10. pretty.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta é uma atividade guiada por figuras. Os alunos deverão criar sentenças, usando comparativos de igualdade (afirmativos e negativos), para cada par retratado na figura 3. Divida a sala em dois times, A e B. Para a letra a da figura 3, o time A deverá formar uma frase usando o comparativo afirmativo e o time B, uma frase com o comparativo negativo. Para a letra b, o time A fará uma frase negativa, enquanto o time B fará uma frase afirmativa. Vá alternando, desta forma, até o final. Cada frase deverá ser dita por um participante do time, para assegurar que todos tenham a oportunidade de falar. Se a classe for grande, pode-se formar quatro sentenças para cada letra da figura (duas afirmativas e duas negativas).

 

Figura 3 - Pairs

 

 a) apples b)  -cars

c) big dogs d) bodies

e) chairs f) wines

Fontes das figuras: Disponíveis em:

a) http://cdn.cpcstrategy.com/blog/wp-content/uploads/2013/05/shopping-channels.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.

b) http://www.insure.com/imagesvr_ce/7393/two-cars.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.

c) http://blog.e2benterprise.com/wp-content/uploads/2013/10/keeping-up-with-big-dogs.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.

d) http://static.ddmcdn.com/gif/bmi-comparison.gif. Acesso em 09 de julho de 2014.

e) http://www.affordableseating.net/images/restaurant-chairs-comparison.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.

f) http://www.menshealth.co.uk/cm/menshealthuk/images/d5/wineLARGE200112.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

Este exercício pretende discutir sobre as igualdades e diferenças entre homens e mulheres, no que diz respeito a profissões, habilidades e comportamentos sociais. Divida a sala em dois grupos: meninos e meninas, faça uma cópia da tabela da figura 4, corte-a em tiras e as coloque sobre uma mesa, viradas para baixo. Um aluno do grupo, à sua vez, pega uma tira, lê a pergunta, troca ideias com os demais participantes do seu grupo e responde sim ou não à pergunta selecionada, fornecendo uma explicação para sustentar sua resposta. A tabela da figura 5 traz alguns adjetivos que poderão ser usados pelos alunos na defesa de suas ideias.

Exemplo: Can a woman be a plumber? Yes, because a woman is as skillful as a man; ou No, because a woman isn't as strong as a man.

 

Figura 4 - Slips for discussion

 

Can a man wear skirts?

Can a woman wear a tie?

Can a man do his nails?

Can a woman change a light bulb?

Can a man work as a midwife?

Can a woman be a firefighter?

Can a man be a housekeeper?

Can a woman be a barber?  

Can a man do his eyebrows?

Can a woman be a truck driver?

Can a man be a nanny?

Can a woman work in a coal mine?

 

Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 5 - Adjectives

 

careful

strong

vain

smart

gorgeous

responsible

reliable

patient

punctual

sensible

skillful

brave

 

Fonte: Arquivo da autora.

Recursos Complementares

Para mais atividades relacionadas ao comparativo de igualdade, acesse os endereços abaixo.

1. http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/adjectives_adverbs/adjectives_comparison_as_as.htm. Acesso em 09 de julho de 2014.

2. http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/adjectives-adverbs/adjectives/exercises?02. Acesso em 09 de julho de 2014.

3) http://www.englishspanishlink.com/en/english-grammar-exercises/comparatives_4.htm. Acesso em 09 de julho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser qualitativa, em todo o decorrer da aula. Observe o desempenho e o envolvimento de cada alunos nas atividades individuais e em grupo. As atividades 2 e 3 do Módulo 1 poderão ser avaliadas quantitativamente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.