17/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
· Construir os comparativos de igualdade nas formas afirmativa e negativa;
· Identificar e usar os comparativos na fala, leitura, audição e escrita;
· Discutir e comparar os direitos e habilidades dos homens e das mulheres.
Conhecer os adjetivos primitivos simples.
Esta aula é a última de uma série de três, que trata de comparativos e superlativos. Esta aula tem como foco gramatical os comparativos de igualdade. As aulas anteriores a esta são intituladas: COMPARATIVES - ADVERTISEMENTS e SUPERLATIVES - THE LARGEST AND THE OLDEST, ambas disponíveis no Portal do Professor.
A primeira atividade proposta consiste de uma tirinha, na qual o comparativo de igualdade está presente. Mostre a figura 1 para os alunos e faça algumas perguntas de relacionadas ao texto, como exemplificado abaixo.
1. What is said about that woman? (O que dizem sobre essa mulher?)
2. Why is the man surprised? (Por que o homem está surpreso?)
3. Does she hate men? (Ela odeia os homens?)
4. How does she compare herself to men? (Como ela se compara aos homens?)
Figura 1 - Comics
Fonte: http://37.media.tumblr.com/c7255333e50230638033f152fc931079/tumblr_mpfltfhTma1qzizmho1_1280.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.
Chame a atenção dos alunos para a expressão as good as they are. Explique que essa expressão é uma forma comparativa de igualdade, que usamos para dizer que pessoas, animais, coisas, etc. são iguais em uma determinada característica. Com a ajuda da tabela abaixo, apresente as regras de formação dos comparativos de igualdade, na forma afirmativa e na forma negativa.
Comparative of equality |
|
Affirmative form |
Negative form |
as + adjective + as |
not as + adjective + as |
as good as |
not as good as |
Esta atividade consiste em criar frases, usando comparativos de igualdade. Distribua cópias do exercício abaixo para os alunos, explique os exemplos dados e conceda alguns minutos para que eles façam as frases. Ao final da tarefa, corrija oralmente, pedindo a cada aluno que leia uma frase. Observe que algumas respostas podem variar, dependendo do gosto ou preferência do aluno.
Esta atividade envolve os chamados SIMILES, que são expressões metafóricas que usam as ou like. Por exemplo: As white as snow. (Branco como a neve.) Peça aos alunos para trabalharem em duplas. Distribua cópias do exercício abaixo (figura 2) para cada aluno. Espere alguns minutos para que eles resolvam as questões e corrija em seguida.
Figura 2 - Similies
Fonte: Arquivo da autora.
Esta é uma atividade guiada por figuras. Os alunos deverão criar sentenças, usando comparativos de igualdade (afirmativos e negativos), para cada par retratado na figura 3. Divida a sala em dois times, A e B. Para a letra a da figura 3, o time A deverá formar uma frase usando o comparativo afirmativo e o time B, uma frase com o comparativo negativo. Para a letra b, o time A fará uma frase negativa, enquanto o time B fará uma frase afirmativa. Vá alternando, desta forma, até o final. Cada frase deverá ser dita por um participante do time, para assegurar que todos tenham a oportunidade de falar. Se a classe for grande, pode-se formar quatro sentenças para cada letra da figura (duas afirmativas e duas negativas).
Figura 3 - Pairs
a) b) -
c) d)
e) f)
Fontes das figuras: Disponíveis em:
a) http://cdn.cpcstrategy.com/blog/wp-content/uploads/2013/05/shopping-channels.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.
b) http://www.insure.com/imagesvr_ce/7393/two-cars.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.
c) http://blog.e2benterprise.com/wp-content/uploads/2013/10/keeping-up-with-big-dogs.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.
d) http://static.ddmcdn.com/gif/bmi-comparison.gif. Acesso em 09 de julho de 2014.
e) http://www.affordableseating.net/images/restaurant-chairs-comparison.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.
f) http://www.menshealth.co.uk/cm/menshealthuk/images/d5/wineLARGE200112.jpg. Acesso em 09 de julho de 2014.
Este exercício pretende discutir sobre as igualdades e diferenças entre homens e mulheres, no que diz respeito a profissões, habilidades e comportamentos sociais. Divida a sala em dois grupos: meninos e meninas, faça uma cópia da tabela da figura 4, corte-a em tiras e as coloque sobre uma mesa, viradas para baixo. Um aluno do grupo, à sua vez, pega uma tira, lê a pergunta, troca ideias com os demais participantes do seu grupo e responde sim ou não à pergunta selecionada, fornecendo uma explicação para sustentar sua resposta. A tabela da figura 5 traz alguns adjetivos que poderão ser usados pelos alunos na defesa de suas ideias.
Exemplo: Can a woman be a plumber? Yes, because a woman is as skillful as a man; ou No, because a woman isn't as strong as a man.
Figura 4 - Slips for discussion
Can a man wear skirts? |
Can a woman wear a tie? |
Can a man do his nails? |
Can a woman change a light bulb? |
Can a man work as a midwife? |
Can a woman be a firefighter? |
Can a man be a housekeeper? |
Can a woman be a barber? |
Can a man do his eyebrows? |
Can a woman be a truck driver? |
Can a man be a nanny? |
Can a woman work in a coal mine? |
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 5 - Adjectives
careful |
strong |
vain |
smart |
gorgeous |
responsible |
reliable |
patient |
punctual |
sensible |
skillful |
brave |
Fonte: Arquivo da autora.
Para mais atividades relacionadas ao comparativo de igualdade, acesse os endereços abaixo.
1. http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/adjectives_adverbs/adjectives_comparison_as_as.htm. Acesso em 09 de julho de 2014.
2. http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/adjectives-adverbs/adjectives/exercises?02. Acesso em 09 de julho de 2014.
3) http://www.englishspanishlink.com/en/english-grammar-exercises/comparatives_4.htm. Acesso em 09 de julho de 2014.
A avaliação deverá ser qualitativa, em todo o decorrer da aula. Observe o desempenho e o envolvimento de cada alunos nas atividades individuais e em grupo. As atividades 2 e 3 do Módulo 1 poderão ser avaliadas quantitativamente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!