Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você tem fome de quê?

 

18/07/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicitar as estatísticas sobre a fome no mundo.

  • Enumerar as causas da fome no mundo.

  • Explicar porque a fome é um dos maiores riscos para a saúde e causa de mortes.

  • Enumerar fatos sobre a fome no mundo e iniciativas para minimizá-la.

  • Identificar, em sua realidade, o que pode ser feito para ajudar no combate à fome.

  • Apontar os diversos fatores que contribuem para a fome mundial: ambientais, climáticos, econômicos, sociais e políticos.

  • Desenvolver campanhas de combate à fome em sua comunidade e cidade.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos; montagem e apresentação de trabalhos; seminários; campanha contra a fome; publicação de produções no blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.

 

fome mundo 1

Imagem disponível em: http://img.estadao.com.br/fotos/AB/95/78/AB9578909F3D474287BDA494A640B54D.jpg. Acesso em 09/07/2014.

Módulo 1- Fome de comida

Atividade 1- Música e letra

Sugerimos que a introdução ao estudo deste tema seja feita por meio de uma música, que os alunos deverão acessar, ouvir e cantar juntos com a banda, prestando atenção na letra. A página indicada a seguir contém a letra e o vídeo da música executada pela banda Titãs.

TITÃS. Comida. Disponível em: http://musica.com.br/artistas/titas/m/comida/letra.html. Acesso em 08/07/2014.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a página diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show e digitar a letra e entregar impressa aos alunos.

O professor deverá estimular os alunos a cantarem juntos com a banda, abrindo um espaço na aula para que isso aconteça.

Após cantarem com a banda, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram com a música além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • O que nós queremos ou precisamos, além de comida?

  • Há pessoas que querem ou sonham somente com um pouco de comida. Você conhece essa realidade? Fale sobre ela.

  • Para quem passa fome seria necessário algo mais, além da comida?

 

Atividade 2- Discussão da letra da música

A discussão da letra da música deverá acontecer por meio de um diálogo entre professor e alunos onde os alunos poderão se expressar livremente, tendo como referência as questões propostas pelo professor.

Atividade 3- A gente quer comida: muitos passam fome

Para acrescentar novos elementos complementares à discussão anterior, o professor deverá propor que os alunos leiam as matérias propostas a seguir e vejam o vídeo que compõe o texto 1.

 

Texto e vídeo 1- SPITZCOVSKY, Débora. Dia da Alimentação: projeto ‘7 Bilhões de Outros’ reúne depoimentos de pessoas que passam fome. Duração do vídeo: 5min18seg. Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/dia-alimentacao-7-bilhoes-outros-depoimentos-pessoas-fome/. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 2- FRANCE PRESSE. Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome, diz relatório. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/10/uma-em-cada-oito-pessoas-no-mundo-passa-fome-1.html. Acesso em 07/07/2014.

Comentário - Número de famintos caiu de 868 para 842 milhões em cerca de um ano. Região do mundo com mais fome continua sendo a África subsaariana.

 

Texto 3- ONU BRASIL. O que você precisa saber sobre a fome em 2012. Disponível em: http://www.onu.org.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fome-em-2012/. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 4- ONU BRASIL. ONU: um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, enquanto 840 milhões passam fome. Disponível em: http://www.onu.org.br/onu-um-terco-dos-alimentos-produzidos-no-mundo-sao-desperdicados-enquanto-840-milhoes-passam-fome/. Acesso em 07/07/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos e vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show e imprimir os textos entregando uma cópia impressa aos alunos.

Os alunos deverão registrar as suas impressões, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Quais são as estatísticas da fome no mundo?

  • Quais são os motivos para as pessoas estarem sendo privadas de alimentos?

  • Em quais regiões do mundo há maiores índices da fome?

  • Quais são as perspectivas para o alcance das metas mundiais para redução dos índices da fome?

  • Por que a fome é o número um na lista dos 10 maiores riscos para a saúde?

  • Por que a mãe durante a gravidez e o filho nos primeiros anos de vida precisam primordialmente de alimentação adequada?

  • Quais são os exemplos de ajuda que a experiência do Programa Mundial de Alimentos (PMA) tem demonstrado serem eficazes no combate à fome?

  • Qual é a relação entre a quantidade de alimentos produzidos no mundo e o número de pessoas que não têm o mínimo de alimento necessário? 

Atividade 3- Discussão do vídeo e dos textos

A discussão do vídeo e dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Fechamento da discussão pelo professor

Cabe ao professor ressaltar, ao final desta discussão, que a fome é uma expressão biológica de males de origem sociológica. Não podemos avaliar a fome nos atendo à desnutrição, doenças e mortes, desconsiderando as questões sociais e políticas que estão por trás destas situações, como as distorções econômicas, o subdesenvolvimento, as desigualdades globais. A fome é provocada muito mais pela impossibilidade de acesso a alimentos existentes do que pela escassez absoluta na oferta. Há uma grande produção e desperdício de alimentos, enquanto milhões de pessoas passam fome. E o que impossibilita que esses milhões de famintos tenham acesso aos alimentos não é apenas falta de dinheiro para comprar comida, mas, em muitos casos, a falta de democracia para que políticas públicas permitam que cheguem os alimentos aos que não podem produzi-los ou adquiri-los no mercado.

Após a discussão e posicionamento do professor, os alunos deverão se reunir em grupos de três componentes novamente e redigir um compilado do que foi discutido até agora e enviar ao professor, por e-mail, para avaliação.

 

fome mundo

Imagem disponível em: http://econexos.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Fome-no-Mundo.jpg. Acesso em 09/07/2014.

Módulo 2- A fome no mundo e iniciativas para minimizá-la

Atividade 1- Leitura de textos

 

A fim de possibilitar um aprofundamento teórico sobre o tema com ênfase na realidade dos fatos e na busca de soluções por meio de iniciativas, que permita expandir o alcance para questões mundiais sobre o tema, sugerimos a leitura e discussão de alguns textos disponibilizados on line, como os sugeridos abaixo.

O professor deverá distribuir os alunos em sete grupos. Cada grupo deverá ler e discutir um texto do grupo de textos I e outro do grupo de textos II. Os textos do grupo I se referem à discussão do tema "fome no mundo" e os do grupo II  se referem às iniciativas adotadas pelo mundo afora para combater a fome.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.

Os alunos deverão ler os textos e registrar as informações que considerarem mais relevantes tendo como referência: 

  1. os fatos sobre a fome no mundo;
  2. o que falta, além de comida;
  3. as iniciativas de combate à fome.

Grupo I - Textos sobre a fome no mundo

Texto 1- SUNDARAM, Jomo Kwame. O fantasma da fome está de volta. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/artigo-jomo-kwame-sundaram-fantasma-fome-esta-volta-686683.shtml. Acesso em 08/07/2014.

 

Texto 2- RÁDIO ONU/INSTITUTO AKATU. Dez coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Dez-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fome-em-2013. Acesso em 08/07/2014.

 

Texto 3- ONU; RIO + 20. Fatos sobre a alimentação [PDF]. Disponível em: http://www.onu.org.br/rio20/alimentacao.pdf. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 4- STRINGUETO, Kátia. Como e por que evitar o desperdício. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-evitar-desperdicio-seguranca-alimentar-bons-fluidos-752309.shtml?func=2. Acesso em 08/07/2014.

 

Texto 5- LAGE, Amarílis; et al. Erradicar a fome. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/erradicar-fome-alternativas-evitar-desperdicio-alimentos-758609.shtml. Acesso em 08/07/2014.

 

Texto 6- MENDONÇA, José Eduardo. ONU quer fim do desperdício para alimentar o mundo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/onu-quer-fim-do-desperdicio-para-alimentar-o-mundo/. Acesso em 08/07/2014.

 

Texto 7- SPITZCOVSKY, Débora. Brasil cumpre meta da ONU de combate à fome. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/brasil-cumpre-meta-onu-combate-fome-odm-744002.shtml. Acesso em 08/07/2014.

 

Grupo II - Textos abordando iniciativas de combate à fome pelo mundo afora

Texto 1- BERNAL, Patrícia. Fome de justiça. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/luciana-chinaglia-quintao-ong-banco-alimentos-desperdicio-comida-combater-fome-694075.shtml?func=2. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 2- FRANCO, Marina. #FoodShareFilter: Filtro para Instagram ajuda no combate à fome. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/foodsharefilter-filtro-para-instagram-ajuda-no-combate-a-fome/. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 3- SPITZCOVSKY, Débora. App indica restaurantes que combatem fome infantil.  Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/satisfeito-aplicativo-lista-restaurantes-combate-fome-infantil-737337.shtml. Acesso em 09/07/2014.
 

Texto 4- SPITZCOVSKY, Débora. Fome é o pior palavrão com F: Bono Vox contra fome na África. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/fome-e-o-pior-palavrao-com-f-campanha-de-bono-vox-contra-fome-na-africa/. Acesso em 07/07/2014.

 

Texto 5- D’ERCOLE, Isabella. Cozinha sem lixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/cozinha-sem-lixo-chef-lisa-casali-781005.shtml. Acesso em 09/07/2014.

 

Texto 6- MACIEL, Marina. Saudita instala geladeira na rua para incentivar doação de alimentos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/saudita-instala-geladeira-na-rua-para-incentivar-doacao-de-alimento-fome/. Acesso em 09/07/2014.

 

Texto 7- SPITZCOVSKY, Débora. Ação contra fome atrasa entrega de pizzas para conscientizar cidadãos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/campanha-contra-fome-atrasa-entrega-de-pizza-para-conscientizar-cidadaos/. Acesso em 09/07/2014.

Atividade 2- Discussão dos textos em grupo e elaboração de propostas

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo. O grupo deverá ainda elaborar propostas de ações que poderão ser desenvolvidas para minimizar a fome em sua comunidade, cidade e/ou região.

 

fome crianças

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-6-4lqjFcCec/UYVhJMRUSrI/AAAAAAAAB6o/9FG-UyVGje8/s1600/fome.jpg. Acesso em 09/07/2014.

Módulo 3- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão, a reformulação de registros e a elaboração de propostas, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio o  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 2 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 3- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto com o tema: fome no mundo: fome de quê?

O texto produzido pelo grupo deverá ser digitado e enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 4-  Campanha local contra a fome

As ações propostas pelos grupos na atividade anterior deverão ser avaliadas pelo professor quanto à sua viabilidade e aquelas que forem consideradas viáveis deverão ser implementadas, desde que tenham a participação efetiva dos alunos. Essas ações deverão ser registradas por meio de fotografias e/ou vídeos que deverão ser, posteriormente, socializados no site da escola.

Exemplos:

  1. cada aluno pode adotar por um dia uma criança carente de uma creche pública, doando sua alimentação que poderá ser levada em uma visita;
  2. distribuir sopa aos moradores de rua;
  3. montar cestas básicas e doar em áreas periféricas da cidade;
  4. enviar cartas aos representantes do povo no executivo e legislativo da cidade com sugestões de combate à fome;
  5. reduzir o desperdício de alimentos na própria cantina da escola e no lanche trazido de casa.

Atividade 5- Socialização na rede

Após o término das atividades propostas anteriormente, os consolidados, as apresentações e os textos produzidos pelos alunos assim como os registros da campanha local deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 09/07/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

 

fome zero

Imagem disponível em: http://www.blogdosereno.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/Bolsa_Familia10012010113811.jpg. Acesso em 09/07/2014.

Recursos Complementares

GLOBO REPÓRTER. Desperdício de alimentos (Completo) HD. Duração 43:25min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WBFbLkD9F3s. Acesso em 07/07/2014.

 

ABRAMOVAY, Ricardo. Alimentos versus população: está ressurgindo o fantasma malthusiano? Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252010000400013&script=sci_arttext. Acesso em 09/07/2014.

 

PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira; CARVALHO, Maria de Fátima Cruz Correia de. Transformando o problema da fome em questão alimentar e nutricional: uma crônica desigualdade social [PDF]. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13483. Acesso em 09/07/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser os registros, o consolidado; a montagem de trabalhos e as apresentações no Power Point, os textos produzidos em grupo de três alunos. Também deverão ser avaliadas quantitativamente as propostas para a campanha contra a fome.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.