Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Floresta Amazônica: pulmão do mundo?

 

19/07/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e verificar a importância atribuída a Floresta Amazônica como pulmão do mundo.
  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.
  • Construir argumentação que comprove uma opinião em relação à importância da Floresta Amazônica.
  • Divulgar novos conhecimentos por meio do uso de redes sociais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas dos processos de fotossíntese e respiração celular.
Estratégias e recursos da aula
  • Estudos em grupos.
  • Leitura de textos.
  • Socialização de ideias.
  • Divulgação do conhecimento por meio de postagens em rede social.

 

AULA 1, 2 e 3: Fundamentação teórica

As atividades tem como objetivos:

  • analisar e verificar a importância atribuída a Floresta Amazônica como pulmão do mundo;
  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas; e
  • contribuir para a construção de argumentos.  

 

Atividade 1: Enquete

Amazônia

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-yfzSDX3M0hI/TrmGLEg-NcI/AAAAAAAAAFQ/mah56-DSa_4/s1600/pulmao.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

Professor:

1) Organize os alunos em grupos de até 4 alunos.

2) Proponha aos grupos que façam uma enquete, durante o intervalo, na escola. A enquete deverá abordar o seguinte questionamento como forma de buscar os conhecimentos que os alunos apresentam e/ou que estão presentes no senso comum dos mesmos:

  • A Floresta Amazônica pode ser considerada o pulmão do mundo?

3) Proponha que os grupos registrem as opiniões dos alunos em um caderno e/ou com um auxílio do celular. 

4) Após a enquete, peça aos grupos que apresentem as ideias dos entrevistados. Para isso, organize a sala em círculo e estimule todos a apresentarem e ouvirem as hipóteses dos alunos.

 

Atividade 2: Pesquisa

Professor:

1) Com os alunos organizados em grupos, conforme atividade 1, oriente os alunos que façam a leitura dos textos indicados a seguir, disponibilizados on line. Cada grupo deverá acessar os textos no computador individual ou compartilhado. Caso não seja possível a utilização de computadores, disponibilize uma cópia impressa para os alunos.

EMBRAPA. Florestas e oceanos: quem é o pulmão do mundo? Disponível em: http://www.aquecimento.cnpm.embrapa.br/conteudo/prevencao_pulmao.htm. Acesso em 29 de junho de 2014.

GLOBO AMAZÔNIA. Amazônia: pulmão do mundo? Disponível em: http://g1.globo.com/platb/natureza-greenpeace/2008/09/27/amazonia-pulmao-do-mundo/. Acesso em 29 de junho de 2014.

LOPES. Reinaldo José. A Amazônia não é o pulmão do mundo. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/amazonia-nao-pulmao-mundo-681466.shtml. Acesso em 29 de junho de 2014.

PORTAL AMAZÔNIA. A Amazônia não é o pulmão do mundo. Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=839. Acesso em 29 de junho de 2014.

 

2) Informe aos alunos que eles deverão ler os textos e realizar os seguintes registros no caderno:

  • A Floresta Amazônica pode ser considerada o pulmão do mundo?
  • Quais os equívocos ao afirmar que a Floresta Amazônica é o pulmão do mundo? 
  • Qual a importância da Floresta Amazônica para o mundo?

3) Oriente e estimule a participação de todos nos grupos. 

4) Informe aos grupos que eles deverão escolher um relator para socializar as ideias para toda a turma. Para isso, organize as cadeias em círculo e estimule a socialização de ideias de forma que todos possam falar e ouvir as ideias dos outros colegas.

5) Faça intervenções sempre que necessário, principalmente quando houver dúvidas.

- Neste momento, espera-se que os alunos verifiquem que a Floresta Amazônica, assim como as outras florestas do mundo, não desempenham a função de reguladores dos níveis de oxigênio, ou seja, não são pulmões do mundo. Sua importância, para nós, está associada a prestação de outros serviços, que influenciam diretamente no clima do planeta e em nossas vidas. Um exemplo disso é a regulação das chuvas.

Floresta Amazônica

Imagem disponível em: http://www.aloterra.com.br/wp-content/uploads/2012/11/PULMO_1.jpg. Acesso em 29 de junho de 2014.

 

AULAS 4 e 5: Socialização do conhecimento

Facebook

Imagem disponível em: http://www.bbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2014/07/facebook.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Professor:

1) Com o objetivo de socializar as discussões sobre a temática "Floresta Amazônica: pulmão do mundo", proponha aos alunos que utilizem postagens em uma rede social .

2) A postagem acontecerá em uma rede social, o Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/, em um grupo exclusivo da escola. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns endereços. Para saber mais, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202. Acesso em 18 de julho de 2014. 

3) Para criar um grupo fechado, ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do Facebook: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527 Acesso em 18 de julho de 2014.

4) Informe aos alunos que as postagens poderão ser por meio de vídeos, imagens, textos, poemas, dentre outros modos de significação da língua. Para isso, informe que eles deverão utilizar os registros, realizados a partir da leitura dos textos sugeridos na atividade 2 das AULAS 1, 2 e 3, para organizarem as postagens.

5) Divulgue a página do grupo na escola. Utilize cartazes, rádio, e mail, sites, dentre outras formas disponíveis na escola.

6) Estimule os alunos a acessarem as postagens e deixar comentários.

Recursos Complementares

- Sugestão de vídeo para exibir aos alunos:

ALVES, Ricardo Vieira. Planeta Vivo - A Floresta Amazônica. Duração: 48min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tl9j0N7vDuo. Acesso em 29 de junho de 2014.

Avaliação

 A avaliação deverá ser processual e contínua. A participação, o comportamento e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas serão avaliados qualitativamente. 

Em relação aos aspectos quantitativos, avalie se os alunos foram capazes de selecionar informações relevantes sobre o tema para utilizarem nas postagens na rede social. Avalie as produções coletivas em relação à organização das ideias e criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.