Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eleições no Brasil: o exercício do direito do voto!

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Para o desenvolvimento desta competência objetiva-se propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

- Entender o conceito de eleição;

- Saber sobre o direito e o dever de votar;

- Conhecer a história das eleições no Brasil.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os estudantes saibam comparar diferentes pontos de vista presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a entender a importância das eleições para o exercício da cidadania e da democracia.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Eleições... um direito democrático!

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as próximas eleições que acontecerão no Brasil, e problematize:

  • Quando ocorrerão as próximas eleições em nosso país?
  • Quais são os cargos que serão disputados?
  • O que você sabe sobre o direito e o dever de votar?

  Figura 01: Modelo de urna eletrônica

Acompanhado por um especialista em transmissão de dados e de um delegado de polícia, um jovem hacker de 19 anos, identificado apenas como Rangel por questões de segurança, mostrou como — através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da empresa Oi – interceptou os dados alimentadores do sistema de totalização e, após o retardo do envio desses dados aos computadores da Justiça Eleitoral, modificou resultados beneficiando candidatos em detrimento de outros – sem nada ser detectado.

    Fonte: Disponível em <http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/hacker-fraude-urna-eletronica-brasil-eleicao-2012.html/urna-eletronica-tse-fraude>. Acesso em 07/06/2014.

 

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Eleição" será estudado nas próximas aulas, com vistas entender que a eleição tem um papel fundamental no sistema político denominado "democracia". 

 

 

 

Atividade 02

 

Eleições: como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

 

 

hhh  

 

 

- Agora, ressalte aos estudantes como se organizam as instâncias de poder em nosso país, cujas atribuições são indicadas pela Constituição de 1988, e se dividem entre: Executivo, Legislativo e Judiciário. Informe, ainda, que devido ao fato do Brasil ser uma República Federativa, existem três instâncias político-administrativas, sendo: Federal (União), Estadual e Municipal. Devido ao fato de os municípios serem a menor esfera político-administrativa da República e de suas unidades federativas, possuem apenas dois poderes: executivo (Prefeitura) e legislativo (Câmara Municipal). Apresente um quadro resumido, como o exemplo a seguir:

 

Figura 02: Organização dos poderes e esferas político-administrativas no Brasil.

 

Participação dos diferentes poderes em relação às leis

 

Fonte: Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/paco-municipal-historia-cidadania-atribuicoes-prefeituras-brasileiras-678618.shtml>. Acesso em 07/06/2014.

 

 

- Oriente os alunos para se dividirem em grupos e realizarem uma pesquisa sobre o tema "Eleição". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

  • O que é eleição?
  • Como acontece uma eleição?
  • Quando foi promulgada a primeira lei eleitoral no Brasil?
  • Quem tem o direito e o dever de votar?
  • Como evoluiu o direito ao voto no Brasil?
  • Como ocorrem as eleições em nosso país?

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Eleição", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/482820/eleicao>, (acesso em 08/06/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente na forma de seminário, e se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

 

Comentário: Destaque que a "Cidadania" refere-se a tudo que faz de uma pessoa um cidadão, ou seja, se torne integrante pleno de um país. Os cidadãos têm direitos e deveres garantidos por leis próprias de cada país. O direito de votar e ser votado para cargos públicos é geralmente praticado em quase todos os países do mundo, mas o dever de votar nem sempre é instituído como uma obrigatoriedade em alguns países. O voto democrático busca garantir que os representantes políticos (governos) trabalhem para o bem de todos os cidadãos.

 

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

  • A eleição é um processo de escolha no qual um grupo de pessoas exerce o direito de tomar decisões importantes, de maneira imparcial, quando nem todas estão de acordo. Portanto, a eleição tem um papel essencial em nosso sistema político, denominado democracia;
  • Num regime democrático as pessoas valem-se da eleição para escolher seus representantes governamentais. Além disso, podem votar a favor ou contra determinadas leis ou projetos para a sua comunidade. O direito de votar é denominado sufrágio;
  • Denomina-se eleição quando um grupo de pessoas exerce o direito do voto. As pessoas que desejam ser eleitas para ocupar qualquer cargo (direção de escola, presidência de clubes ou sindicatos, cargos políticos) são chamadas de candidatos e, geralmente, fazem campanha aberta antes da eleição para conquistar o voto dos eleitores;
  • No dia e horário da eleição, as pessoas vão até um determinado posto de votação, denominada zona eleitoral em nosso país, localizadas em locais públicos (escola, centros comunitários, dentre outros), para votar na(o) candidata(o) escolhido. Em alguns lugares usam-se um documento denominado cédula ou, no caso brasileiro, máquinas para fazer sua escolha, que é secreta. Posteriormente, contabilizam-se os votos e o candidato mais votado vence a eleição;
  • Cada país define suas próprias regras para estabelecer quem tem o direito de votar, mas atualmente a maioria autoriza quase todos os cidadãos adultos a exercerem o direito de votar. Normalmente são impedidas de votar as pessoas que cometeram crimes graves e/ou que têm algum tipo de incapacidade mental.
  • Em alguns países, no passado, somente os homens brancos eram autorizados a votar. Nos Estados Unidos da América (E.U.A), os negros somente obtiveram o direito de votar após o fim da escravidão, em 1870. O primeiro país a permitir o voto feminino foi a Nova Zelândia, em 1893, enquanto que na Alemanha e na Inglaterra esse direito foi conquistado somente em 1918, na Suécia em 1919, nos E.U.A. em 1920. Nas décadas de 1930 e 1940 a maioria dos países concedeu o direito do voto às mulheres, mas na Suíça o direito ao voto feminino somente foi conquistado em 1971 e no Iraque, em 1980. Na África do Sul os negros somente tiveram o direito de votar pela primeira vez nas eleições nacionais de 1994;

 Figura 03: Mulheres em fila para votar pela primeira vez nas eleições gerais no Reino Unido, em dezembro de 1918.

  Fonte: Disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/169969/Mulheres-em-fila-para-votar-pela-primeira-vez-nas-eleicoes>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • No Brasil, após a independência (1822) foi promulgada a primeira lei eleitoral e, quando a República foi proclamada (1889), somente os homens alfabetizados e com certo nível de renda tinham o direito de votar. Não era permitido o direito do voto para menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, mendigos e indígenas, dentre outros. Apenas em 1891 foi reconhecido o direito do voto para cargos de presidente e vice-presidente da República. No governo de Getúlio Vargas, em 1932, foi promulgada uma nova lei em que as mulheres conquistaram o direito de votar e o voto passou a ser obrigatório;
  • Durante o período militar (1964-1985), foi limitado o direito de votar aos cidadãos brasileiros, e o voto direto para os cargos de presidente da República, governadores de estado e prefeitos foi revogado por muitos anos, sendo reabilitado somente em 1985, quando a mesma emenda concedeu o direito do voto aos maiores de 16 anos e aos analfabetos. Em 1988, com a nova Constituição Federal, estabeleceu eleições diretas em dois turnos para presidente da República, governadores estaduais e prefeitos. Também manteve o voto facultativo para os analfabetos, jovens entre 16 a 18 anos e idosos com mais de 70 anos;
  • Na década de 1990 foram implantadas urnas eletrônicas em todo o nosso país, e até os dias atuais o Brasil mantêm a obrigatoriedade do voto, ao contrário da maioria dos outros países democráticos. O voto em nosso país é secreto.

Figura 04: Índios caiapós votam numa urna eletrônica durante a eleição presidencial de 2006, no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

  Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/69/160669-050-A840A143.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. Sugerimos que o texto contemple, resumidamente, questões relevantes, como:

  • O conceito de eleição;
  • O direito e o dever de votar;
  • A história das eleições no Brasil.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores a elaboração de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem analisar os discursos apresentados pelos candidatos durante a propaganda política e identificar a qual público ele se dirige, a partir do vocabulário utilizado; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre os direitos eleitorais em diferentes países; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas decorrentes de saúde decorrentes de condições de trabalho inadequadas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos e discutir a relação entre política e artes no passado e na atualidade, visitando monumentos erguidos em homenagem às autoridade de séculos anteriores, em Matemática, estudar como funcionam as pesquisas de intenção de voto e calcular quantos pontos percentuais cada candidato precisa crescer para ser eleito, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/07/2014.

Democracia (2): definições, direito de voto e eleições. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/democracia-2-definicoes-direito-de-voto-e-eleicoes.htm>. Acesso em 08/07/2014.

Eleições e voto consciente. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/eleicoes_voto.htm>. Acesso em 08/07/2014.

História, cidadania e as atribuições das prefeituras brasileiras. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/paco-municipal-historia-cidadania-atribuicoes-prefeituras-brasileiras-678618.shtml>. Acesso em 08/07/2014.

Uma visão crítica da Proclamação da República. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/bastidores-republica-497164.shtml>. Acesso em 08/07/2014.

Voto e eleição. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senadores/senador/FernandoCollor/artigo.asp?codigo=1158>. Acesso em 08/07/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.