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Brincadeira da Língua do Pê

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes formações silábicas;
  • Ampliar o conhecimento linguístico;
  • Sistematizar a separação de palavras em sílabas;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de brincadeira seguindo regras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Despertar a criticidade, a partir da brincadeira;
  • Produzir texto da atividade vivenciada;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de expor oralmente suas ideias.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, é importante que atividades lúdicas façam parte do espaço escolar, por meio delas os alunos desenvolvem “dimensões que também são importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares” (ROSA, Ester Calland de Sousa; BRAINER, Margareth; CAVALCANTE,Tícia Cassiany Ferro. A criança que brinca, aprende?  In: Vamos brincar de Reinventar histórias.  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto nacional pela alfabetização na idade certa.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 6-15). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar a brincadeira: “Língua do Pê”. É uma brincadeira divertida, a letra P pode ser substituída por outra letra qualquer, portanto, faça como achar melhor. Você pode até pensar que a Língua do Pê é coisa de criança, mas na verdade é uma “Língua Secreta” usada para manter algo em sigilo ou por diversão. Se você quiser entrar na conversa, tem que prestar atenção.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, inicie a atividade verificando se os alunos sabem dividir as palavras em sílabas. Então comece separando as sílabas de algumas palavras para treinar. Veja nossa sugestão:

Marchinhascarnaval  Utilizando a informática

Professor, providencie diferentes jogos de separação silábica e jogue com os alunos. Isto te dará pistas para saber se eles dominam este conteúdo.  Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam realizar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Nos sítios abaixo você encontrará jogos para trabalhar separação de sílabas:

Sítio “Escola games” – Separação de sílabas. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/>.

Sítio “SmartKids” – Separação de sílabas Quiz. Disponível em:  <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/separacao-de-silabas-quiz.html>.

Sítio “Sol Eti” – Jogo de separação silábica. Disponível em:  <http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas1.html>. Acessados em: 04 de jul. 2014.

Ao terminarem de realizar os jogos indague os alunos sobre o que acharam da atividade. É importante que justifiquem suas repostas.

Observação: Professor, observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos, questione-os sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano Conhecendo a Língua do Pê

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >.Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

Professor, agora que você já verificou que se os alunos sabem separar as palavras em sílabas, descubra se eles conhecem a brincadeira da Língua do Pê. Pergunte:

Alguém conhece a brincadeira da Língua do Pê?

Como se brinca?

Qual sua opinião sobre esta brincadeira?

 

Depois de ouvi-los apresente-a para a turma. Para isto você poderá registrar a atividade a seguir na lousa e pedir para os alunos copiarem no caderno de Língua Portuguesa.

Atividades

1- Separe as sílabas das palavras:

menina-

pirata-

não-

filhote-

dedo-

colega-

amizade-

 

2- Agora, reescrevas as palavras da atividade anterior, divida-as novamente em  sílabas e coloque a sílaba pe antes de cada sílaba. Veja o modelo:

menina- peme- peni- pena

pirata-

não-

filhote-

dedo-

colega-

amizade-

 

3- Pense em algumas palavras. Escreva-as na Língua do Pê e convide um colega para brincar. Veja se ele consegue decifrar o que você quis escrever. (Professor, você poderá limitar o número de palavras conforme o nível de sua turma. Nesta atividade nossa finalidade é verificar se os alunos entenderam a maneira de brincar, para posteriormente, ampliarmos os desafios. Auxilie os alunos durante a realização da atividade, questione-os para que possam rever suas respostas. Para finalizar, dê um espaço para que eles deem, por escrito, no caderno de Língua Portuguesa, suas opiniões sobre a tarefa realizada.).

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano Ampliando os desafios da Língua do Pê

Agora que os alunos já tiveram oportunidade de conhecer a Língua do Pê convide-os para descobrirem o que está escrito na mensagem a seguir. (Professor, escolha uma temática que você achar conveniente para sua turma, dê preferência a uma que você já tenha trabalhado. Escreva o texto na Língua do Pê e convide-os a decifrá-lo. Você poderá propor a atividade individualmente ou em duplas.).

Sugestões:

Primeira – Utilização de uma frase: Em nossa sala de aula temos crianças inteligentes. Elas já conhecem a Língua do Pê.

Lingua do pe

 Segunda: Utilização de um poema:

Lingua do pe

Fonte: Sítio “Cantinho da professora Márcia” Disponível em: <http://marcycrist.blogspot.com.br/2013/05/leilao-de-jardim-cecilia-meireles.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

Lingua do pe

Depois da realização da atividade, aproveite para indagar:

  • O que vocês acharam da aula de hoje? Justifiquem a resposta.
  • Tem alguma parte que vocês acharam interessante? Qual? Por quê?
  • Tem alguma parte que vocês não gostaram? Por quê? (É importante que todos falem, assim você estará contribuindo para que eles manifestem suas opiniões sobre os trabalhos realizados.).

 

Observação: Utilizando a informática

A atividade poderá ser digitalizada, para isto agende um horário no Laboratório de Informática. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Os alunos poderão produzir imagens que representem a frase e/ou o texto que você utilizar. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir programa KolourPaint: (Metasy > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Depois é só você providenciar as impressões.

Outras possibilidades:

  • Proponha que a turma elabore algumas frases na Língua do Pê em casa e de depois traga para sala de aula. Organize os alunos em duplas e solicite que um aluno desafie o outro a descobrir o que foi pensado pelo colega.
  • Proponha que os alunos escrevam frases na Língua do Pê, em sala de aula, leve como tarefa de casa para que seus  familiares  descubram o que foi escrito.
  • Pratique! Pegue alguns livros de literatura infantil e peça que os alunos os leiam em voz alta na Língua do Pê.
  • Trabalhar a música: “A língua do P” – Patati e Patata- Disponível em <http://letras.mus.br/patati-patata/757236/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Produção de texto

Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como cada uma delas foi desenvolvida, passo a passo.

Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).

Ao finalizar o texto, providencie a impressão do texto para os alunos.

Leitura dos textos produzidos

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferirem palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • Usou parágrafos;
  • Separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • Usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • Conseguiu resolver a situação problema apresentada.

Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para cada um reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

Socializando: workshop da língua do “Pê”

Professor, que tal sugerir que os alunos façam um workshop na hora do recreio para socializarem o que aprenderam.  O workshop é diferente de palestra, pois no workshop a plateia é convocada a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem com o que está acontecendo.

Algumas providências devem anteceder ao evento, tais como:

  • Planejamento: objetivo do evento, dia horário, local e material que vão utilizar;
  • Solicitação para direção da escola, para realizarem a atividade no horário do recreio;
  • Divulgação por meio de cartazes ou folhetos;
  • Organização das equipes de trabalho.

Proponha também, que:

  • No primeiro momento os alunos  expliquem como funciona a língua do pê. Podem levar cartazes com exemplos que trabalharam;
  • Depois devem se organizar em grupos para praticar com os alunos que quiserem aprender.
  • Registre este momento, pois é importante como recurso para  avaliarem posteriormente.
Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

. Sítio: “Escola Kids”- Como as sílabas se separam?. Disponível em: < http://www.escolakids.com/como-as-silabas-se-separam.htm >. Acesso em: 04 de jul. 2014.

. Sítio: “Atividades Educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12222>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

Sugestões de links para professores:

. Sítio “Wikipédia”. Disponível em:  <http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_do_P >. Acesso em: 04 de jul. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; aprimorar os conhecimentos sobre separação de sílabas; produzir texto com autonomia; seguir regras estabelecidas. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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