21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de expor oralmente suas ideias.
Informações ao professor
Professor, é importante que atividades lúdicas façam parte do espaço escolar, por meio delas os alunos desenvolvem “dimensões que também são importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares” (ROSA, Ester Calland de Sousa; BRAINER, Margareth; CAVALCANTE,Tícia Cassiany Ferro. A criança que brinca, aprende? In: Vamos brincar de Reinventar histórias. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 6-15). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar a brincadeira: “Língua do Pê”. É uma brincadeira divertida, a letra P pode ser substituída por outra letra qualquer, portanto, faça como achar melhor. Você pode até pensar que a Língua do Pê é coisa de criança, mas na verdade é uma “Língua Secreta” usada para manter algo em sigilo ou por diversão. Se você quiser entrar na conversa, tem que prestar atenção.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a atividade verificando se os alunos sabem dividir as palavras em sílabas. Então comece separando as sílabas de algumas palavras para treinar. Veja nossa sugestão:
Utilizando a informática
Professor, providencie diferentes jogos de separação silábica e jogue com os alunos. Isto te dará pistas para saber se eles dominam este conteúdo. Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam realizar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Nos sítios abaixo você encontrará jogos para trabalhar separação de sílabas:
Sítio “Escola games” – Separação de sílabas. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/>.
Sítio “SmartKids” – Separação de sílabas Quiz. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/separacao-de-silabas-quiz.html>.
Sítio “Sol Eti” – Jogo de separação silábica. Disponível em: <http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas1.html>. Acessados em: 04 de jul. 2014.
Ao terminarem de realizar os jogos indague os alunos sobre o que acharam da atividade. É importante que justifiquem suas repostas.
Observação: Professor, observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos, questione-os sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo a Língua do Pê
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >.Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, agora que você já verificou que se os alunos sabem separar as palavras em sílabas, descubra se eles conhecem a brincadeira da Língua do Pê. Pergunte:
Alguém conhece a brincadeira da Língua do Pê?
Como se brinca?
Qual sua opinião sobre esta brincadeira?
Depois de ouvi-los apresente-a para a turma. Para isto você poderá registrar a atividade a seguir na lousa e pedir para os alunos copiarem no caderno de Língua Portuguesa.
Atividades
1- Separe as sílabas das palavras:
menina-
pirata-
não-
filhote-
dedo-
colega-
amizade-
2- Agora, reescrevas as palavras da atividade anterior, divida-as novamente em sílabas e coloque a sílaba pe antes de cada sílaba. Veja o modelo:
menina- peme- peni- pena
pirata-
não-
filhote-
dedo-
colega-
amizade-
3- Pense em algumas palavras. Escreva-as na Língua do Pê e convide um colega para brincar. Veja se ele consegue decifrar o que você quis escrever. (Professor, você poderá limitar o número de palavras conforme o nível de sua turma. Nesta atividade nossa finalidade é verificar se os alunos entenderam a maneira de brincar, para posteriormente, ampliarmos os desafios. Auxilie os alunos durante a realização da atividade, questione-os para que possam rever suas respostas. Para finalizar, dê um espaço para que eles deem, por escrito, no caderno de Língua Portuguesa, suas opiniões sobre a tarefa realizada.).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ampliando os desafios da Língua do Pê
Agora que os alunos já tiveram oportunidade de conhecer a Língua do Pê convide-os para descobrirem o que está escrito na mensagem a seguir. (Professor, escolha uma temática que você achar conveniente para sua turma, dê preferência a uma que você já tenha trabalhado. Escreva o texto na Língua do Pê e convide-os a decifrá-lo. Você poderá propor a atividade individualmente ou em duplas.).
Sugestões:
Primeira – Utilização de uma frase: Em nossa sala de aula temos crianças inteligentes. Elas já conhecem a Língua do Pê.
Segunda: Utilização de um poema:
Fonte: Sítio “Cantinho da professora Márcia” Disponível em: <http://marcycrist.blogspot.com.br/2013/05/leilao-de-jardim-cecilia-meireles.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Depois da realização da atividade, aproveite para indagar:
Observação: Utilizando a informática
A atividade poderá ser digitalizada, para isto agende um horário no Laboratório de Informática. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Os alunos poderão produzir imagens que representem a frase e/ou o texto que você utilizar. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que o utilizem, a partir programa KolourPaint: (Metasy > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Depois é só você providenciar as impressões.
Outras possibilidades:
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produção de texto
Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como cada uma delas foi desenvolvida, passo a passo.
Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Ao finalizar o texto, providencie a impressão do texto para os alunos.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferirem palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para cada um reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
Socializando: workshop da língua do “Pê”
Professor, que tal sugerir que os alunos façam um workshop na hora do recreio para socializarem o que aprenderam. O workshop é diferente de palestra, pois no workshop a plateia é convocada a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem com o que está acontecendo.
Algumas providências devem anteceder ao evento, tais como:
Proponha também, que:
Sugestão de link para o aluno:
. Sítio: “Escola Kids”- Como as sílabas se separam?. Disponível em: < http://www.escolakids.com/como-as-silabas-se-separam.htm >. Acesso em: 04 de jul. 2014.
. Sítio: “Atividades Educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12222>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_do_P >. Acesso em: 04 de jul. 2014.
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; aprimorar os conhecimentos sobre separação de sílabas; produzir texto com autonomia; seguir regras estabelecidas. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
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