21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é importante que os alunos sejam capazes de reconhecer a sequência numérica, por exemplo, de 0 a 1000, que saibam o que é número par e ímpar. Além disto, que saiba se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
Professor, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, “o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de auto avaliação pelo aluno. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação, uma série de atitudes como: aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras, entre outras” (SOBCZAK, Anne Heloíse C. Stelmastchuk; ROLKOUSKI, Emerson; MACCARINI, Justina C. Motter. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. –Brasília: MEC, SEB, caderno 8, p. 5, 2014). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%208_pg001-080.pdf >. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar jogos matemáticos, que levam o aluno a refletirem sobre como os números se enquadram em categorias.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando a informática
Professor, providencie diferentes jogos matemáticos que tenham sequência de números e jogue com os alunos. Isto te dará pistas para saber como está o conhecimento deles. Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam montar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acesse os sítios citados ao longo da aula. Sugerimos:
Fonte: Sítio: “Imagem Eti – Jogo com números". Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_sequencia_de_numeros.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Escola Games – Jogo completando os números”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/completandoNumeros/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola – Jogo do castelo”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo-2.swf >. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Observação: Professor, caso seus alunos não possam utilizar computadores, você poderá confeccionar os jogos sugeridos acima e depois realizá-los com sua turma.
Durante a realização dos jogos observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador nos diferentes momentos, questione-os sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que este é o número adequado para completar esta sequência?... Ao terminar esta etapa faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >.Acesso em: 05 de jul. 2014.
Professor, no espaço escolar o jogo é utilizado como um instrumento pedagógico, um meio de ensino. Por meio de jogos de regras, por exemplo, os alunos aprendem que a participação exige atendimento às regras. É possível obtermos importantes benefícios em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de nossos alunos utilizando jogos. Além de que, constitui um momento de interação social bastante significativo.
Propomos a realização do Jogo Detetive. O objetivo dele é descobrir o número secreto dos outros participantes. Ao fazer as perguntas o aluno tem que refletir sobre seus conhecimentos, ou seja, o que aprendeu acerca dos números e formas de números, por exemplo: pares e ímpares, maiores que e menores que, de dois em dois, dentre outros. Enfim, o jogo incentiva o raciocínio. Para realizá-lo faça assim:
1 - Solicite que os alunos se organizem em grupos de no máximo quatro elementos.
2- Explique aos alunos que participarão de um jogo chamado Jogo Detetive. E que terão como meta descobrir o número pensado pelo colega, fazendo perguntas que possam ser respondidas com sim ou não. Por exemplo: “É número par?”; “É maior do que 12”?; “É o dobro de 13?” é maior que dez?”, e assim, por diante. (Professor, dê exemplos conforme conteúdos que você tenha trabalhado com sua turma.).
3- Esclareça que perguntar diretamente, se o número pensado pelo colega é este ou aquele só pode depois que todos da equipe tiverem feito uma pergunta.
4- Se a adivinhação do jogador anterior estiver errada, o seguinte terá o direito de fazer mais uma pergunta antes de tentar adivinhar o número.
5- Elucide que o vencedor será aquele que demorar menos tempo para descobrir o número do/s adversário/s.
6- Para saber quem será o primeiro a pensar em um número, você poderá pedir que a própria equipe defina o critério, por exemplo, par ou ímpar, quem tem a maior ou menor idade.
Observação:
Estabeleça um tempo para a realização da atividade e relate-o aos alunos.
Enquanto os participantes estiverem realizando a atividade observe a reação deles: angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstração/ões de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente a desafios.
Se você quiser poderá realizar o jogo em duplas. Neste caso, perguntar diretamente se o número pensado pelo colega é este ou aquele só pode depois da terceira rodada, desta maneira os jogadores já terão mais pistas parta descobrir o número.
Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas no jogo. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.
Importante: Ao realizar o Jogo Detetive, faça a adaptação de acordo com o nível de seus alunos. Ele poderá ser realizado em diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento, desde que se estabeleçam regras que não ultrapassem a capacidade da turma. |
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Realizando Jogo Detetive com a professora
Professor, agora que os alunos já conhecem o Jogo Detetive, proponha a eles que descubram o número pensado por você. Eles serão os detetives.
1- Explique que as regras são as mesmas utilizadas no momento em que eles jogaram com os colegas. E que eles irão te fazer perguntas e você também irá responder com sim ou não. Se quiser, dê uma dica: irei pensar em um número que está entre 1 a 100.
2- Não vale chutar o número dizendo: “É 5?”; “ É 34?”. Tem que fazer perguntas. Não vale palpites. (Professor, os chutes vão te dar dicas das dificuldades dos alunos de coordenar tantas questões.).
3- Dependendo do nível de sua turma, você poderá entregar para cada aluno, uma tabela com os números, no caso, de 1 a 100, para que eles possam ir excluindo os números que você disser que não é o que foi pensado. Por exemplo, você pensou no número 48. Então, ocorreu o seguinte diálogo:
Aluno: “É maior que 90?”
Professor: Não. (Neste caso, os alunos já deveriam excluir todos os números que vêm logo após 90.).
Aluno: “Termina com zero?”.
Professor: Não. (Neste caso, os alunos já deveriam excluir as dezenas exatas, ou seja, todos os números que possuem zero.)...
Veja a tabela com os números excluídos após suas respostas.
Fonte: Acervo da autora.
Observação: Quando um aluno descobrir o número que você pensou, você poderá pensar em outro e reiniciar o jogo ou deixar que este aluno te substitua. Ou seja, ele pensará no número e você passará a ser detetive, como os demais alunos.
Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam deste momento. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Registrando
Sugerimos que a atividade realizada nas aulas anteriores seja registrada no caderno de Matemática e que alguns exercícios possam contemplá-la.
Vocês poderão fazer um texto coletivo, os alunos vão expondo suas ideias. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Matemática. Solicite que ilustrem o texto.
Aproveite a atividade realizada e trabalhe com texto instrucional. Pensem em um nome para a atividade, poderá ser, por exemplo: “Brincando de Detetive”. Escreva os objetivos, como foi realizada, as regras do jogo e algumas questões elaboradas para a descoberta do número pensado.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Providencie a impressão do texto para os alunos.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
Socializando: Oficina do Jogo Detetive
Professor, proponha uma oficina para que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam. Eles poderão convidar os pais ou outros familiares que tenham disponibilidade, para isso, organize com eles:
Sugestão de link para o aluno:
. Sítio: “Atividades Educativas”- Pontinhos do bicho da seda. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=286 >. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio “Revista Nova Escola”. Tudo sobre , Matemática do 1o ao 5o ano. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/ >. Acesso em: 23 de maio 2014.
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: aprimorar rapidez de reação; aperfeiçoar conhecimentos; seguir regras estabelecidas; compreender conteúdos matemáticos. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
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