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Jogo Detetive: vamos brincar e explorar habilidades matemáticas?

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a rapidez de reação;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de jogos seguindo regras;
  • Validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade);
  • Compreender conteúdos matemáticos;
  • Desenvolver raciocínio lógico matemático e atenção;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Despertar a criticidade, a partir do jogo;
  • Desenvolver atitudes de interação e de colaboração em grupos;
  • Produzir texto da atividade vivenciada;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é importante que os alunos sejam capazes de reconhecer a sequência numérica, por exemplo, de 0 a 1000, que saibam o que é número par e ímpar. Além disto, que saiba se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, “o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de auto avaliação pelo aluno. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação, uma série de atitudes como: aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras, entre outras” (SOBCZAK, Anne Heloíse C. Stelmastchuk; ROLKOUSKI, Emerson; MACCARINI, Justina C. Motter. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. –Brasília: MEC, SEB,  caderno 8, p. 5, 2014). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%208_pg001-080.pdf >. Acesso em: 05 de jul. 2014.

  Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar jogos matemáticos, que levam o aluno a refletirem sobre como os números se enquadram em categorias.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval  Utilizando a informática

 

Professor, providencie diferentes jogos matemáticos que tenham sequência de números e jogue com os alunos. Isto te dará pistas para saber como está o conhecimento deles.  Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam montar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse os sítios citados ao longo da aula. Sugerimos:

 

Jogo Detetive

Fonte: Sítio: “Imagem Eti – Jogo com números". Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_sequencia_de_numeros.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

Jogo Detetive   

Fonte: Sítio: “Escola Games – Jogo completando os números”. Disponível em:  <http://www.escolagames.com.br/jogos/completandoNumeros/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

Jogo Detetive

Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola – Jogo do castelo”. Disponível em:   <http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo-2.swf >. Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

Observação: Professor, caso seus alunos não possam utilizar computadores, você poderá confeccionar os jogos sugeridos acima e depois realizá-los com sua turma.

Durante a realização dos jogos observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador nos diferentes momentos, questione-os sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que este é o número adequado para completar esta sequência?... Ao terminar esta etapa faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >.Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Professor, no espaço escolar o jogo é utilizado como um instrumento pedagógico, um meio de ensino. Por meio de jogos de regras, por exemplo, os alunos aprendem que a participação exige atendimento às regras. É possível obtermos importantes benefícios em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de nossos alunos utilizando jogos. Além de que, constitui um momento de interação social bastante significativo.

Propomos a realização do Jogo Detetive. O objetivo dele é descobrir o número secreto dos outros participantes. Ao fazer as perguntas o aluno tem que refletir sobre seus conhecimentos, ou seja, o que aprendeu acerca dos números e formas de números, por exemplo: pares e ímpares, maiores que e menores que, de dois em dois, dentre outros. Enfim, o jogo incentiva o raciocínio. Para realizá-lo faça assim:

1 - Solicite que os alunos se organizem em grupos de no máximo quatro elementos.

2- Explique aos alunos que participarão de um jogo chamado Jogo Detetive. E que terão como meta descobrir o número pensado pelo colega, fazendo perguntas que possam ser respondidas com sim ou não. Por exemplo: “É número par?”; “É maior do que 12”?; “É o dobro de 13?” é maior que dez?”,  e assim, por diante. (Professor, dê exemplos conforme conteúdos que você tenha trabalhado com sua turma.).

3- Esclareça que perguntar diretamente, se o número pensado pelo colega é este ou aquele só pode depois que todos da equipe tiverem feito uma pergunta.

4- Se a adivinhação do jogador anterior estiver errada, o seguinte terá o direito de fazer mais uma pergunta antes de tentar adivinhar o número.

5- Elucide que o vencedor será aquele que demorar menos tempo para descobrir o número do/s adversário/s.

6- Para saber quem será o primeiro a pensar em um número, você poderá pedir que a própria equipe defina o critério, por exemplo, par ou ímpar, quem tem a maior ou menor idade.

Observação:

Estabeleça um tempo para a realização da atividade e relate-o aos alunos.

Enquanto os participantes estiverem realizando a atividade observe a reação deles:  angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstração/ões de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente a desafios.

Se você quiser poderá realizar o jogo em duplas. Neste caso, perguntar diretamente se o número pensado pelo colega é este ou aquele só pode depois da terceira rodada, desta maneira os jogadores já terão mais pistas parta descobrir o número.

Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas no jogo. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

 

Importante: Ao realizar o Jogo Detetive, faça a adaptação de acordo com o nível de seus alunos. Ele poderá ser realizado em diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento, desde que se estabeleçam regras que não ultrapassem a capacidade da turma.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Realizando Jogo Detetive com a professora

 

Professor, agora que os alunos já conhecem o Jogo Detetive, proponha a eles que descubram o número pensado por você. Eles serão os detetives.

1- Explique que as regras são as mesmas utilizadas no momento em que eles jogaram com os colegas. E que eles irão te fazer perguntas e você também irá responder com sim ou não. Se quiser, dê uma dica: irei pensar em um número que está entre 1 a 100.

2- Não vale chutar o número dizendo: “É 5?”; “ É 34?”. Tem que fazer perguntas. Não vale palpites. (Professor, os chutes vão te dar dicas das dificuldades dos alunos de coordenar tantas questões.).

3- Dependendo do nível de sua turma, você poderá entregar para cada aluno, uma tabela com os números, no caso, de 1 a 100, para que eles possam ir excluindo os números que você disser que não é o que foi pensado. Por exemplo, você pensou no número 48. Então, ocorreu o seguinte diálogo:

Aluno: “É maior que 90?”

Professor: Não. (Neste caso, os alunos já deveriam excluir todos os números que vêm logo após 90.).

Aluno: “Termina com zero?”.

Professor: Não. (Neste caso, os alunos já deveriam excluir as dezenas exatas, ou seja, todos os números que possuem zero.)...

Veja a tabela com os números excluídos após suas respostas.

 

Jogo Detetive

Fonte: Acervo da autora.

Observação: Quando um aluno descobrir o número que você pensou, você poderá pensar em outro e reiniciar o jogo ou deixar que este aluno te substitua. Ou seja, ele pensará no número e você passará a ser detetive, como os demais alunos.

Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam deste momento. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano     Registrando

 

Sugerimos que a atividade realizada nas aulas anteriores seja registrada no caderno de Matemática e que alguns exercícios possam contemplá-la.

Vocês poderão fazer um texto coletivo, os alunos vão expondo suas ideias. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Matemática. Solicite que ilustrem o texto.

Aproveite a atividade realizada e trabalhe com texto instrucional. Pensem em um nome para a atividade, poderá ser, por exemplo: “Brincando de Detetive”. Escreva os objetivos, como foi realizada, as regras do jogo e algumas questões elaboradas para a descoberta do número pensado.

 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Providencie a impressão do texto para os alunos.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

Socializando: Oficina do Jogo Detetive

Professor, proponha uma oficina para que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam. Eles poderão convidar os pais ou outros familiares que tenham disponibilidade, para isso, organize com eles:

  • O objetivo da oficina;
  • O dia, local e horário do evento;
  • Como será a oficina;
  • Como farão os convites;
  • Lembre-se de registrar o trabalho para que possam assistir e avaliar o resultado.
Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

. Sítio: “Atividades Educativas”- Pontinhos do bicho da seda. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=286 >.  Acesso em: 05 de jul. 2014.

Sugestões de links para professores:

. Sítio “Revista Nova Escola”. Tudo sobre , Matemática do 1o ao 5o ano. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/ >. Acesso em: 23 de maio 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: aprimorar rapidez de reação; aperfeiçoar conhecimentos; seguir regras estabelecidas; compreender conteúdos matemáticos. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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