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Criando um Painel Numérico e descobrindo os números em nosso cotidiano

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância dos números na vida das pessoas;

Ler e interpretar números;

Identificar a linguagem numérica nas atividades diárias;

Entender a função social dos números;

Refletir sobre o sistema de escrita numérico;

Avançar no processo de leitura e de escrita;

Desenvolver a capacidade de revisar a escrita;

Desenvolver a linguagem oral;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita e conheçam os números.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 28) o aluno deve: “identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandezas (2 quilos, 3 dias etc.); indicador de posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro etc.)”  bem como “utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos” e ainda,  “associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica”.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano: 1 unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

É necessário refletir com os alunos como os números estão presentes em suas ações diárias e mostrar como a Matemática surgiu para solucionar problemas da humanidade. Porém, muitas vezes os conteúdos escolares são transmitidos de maneira desvinculada da vida prática e do cotidiano dos alunos.

A Matemática estudada na escola deve estar revestida de aplicabilidade na vida do aluno e pensada de acordo com a necessidade dos educandos e de seus conhecimentos anteriores e fora da escola. O aluno precisa ver a Matemática como algo útil na sua vida e importante para a resolução de seus problemas. Dessa forma, ele valorizará e terá maior interesse em aprender Matemática.

É nesse sentido que essa aula foi desenvolvida, para que o aluno perceba que os conteúdos dessa disciplina estão inseridos nas suas práticas diárias.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Entendendo algumas funções dos números

 

Esta atividade visa a propiciar ao aluno reflexões sobre a importância dos números nos mais variados contextos da vida cotidiana, bem como, compreender a sua função social.

Os números estão presentes na vida das pessoas. Mostre isso a seus alunos.

Inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar a importância dada aos números pelos alunos no seu dia a dia. Estabeleça um diálogo a respeito da necessidade de conhecer e utilizar os números. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca do uso dos números pelas pessoas nas atividades e práticas diárias.

Você pode começar perguntando:

- Para que existem os números?

- Como surgiram os números?

- Você acha importante usar os números no dia a dia?

 

Peça que exemplifiquem situações em que os números são utilizados por eles fora da escola. Exemplifique você também e conte um pouco como os números são importantes no seu dia a dia, inclusive na sua profissão.

Reflita com eles a presença dos números nas ações diárias.

Explique que a Matemática surgiu para satisfazer as necessidades dos homens e conte um pouco sobre a história da descoberta da Matemática pelo homem.

Organize, anteriormente, uma ficha de informações pessoais dos alunos com dados numéricos como data de nascimento, número de irmãos, idade, altura, peso, número de calçados e roupas, entre outros.

Abaixo segue sugestão, se preferir, complemente com outras questões que contemplem os números em variados contextos vividos pelos seus alunos, ou retire o que você não achar necessário.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

É necessário que o aluno tenha dados para responder as perguntas. Algumas respostas eles sabem, mas outras, talvez precisem perguntar aos pais. Portanto, você deve começar a responder em sala de aula e permitir que terminem em casa para consultar os pais ou solicite anteriormente documentos ou questionários que possuam essas informações.

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Ler, interpretar e escrever em Matemática

 

Essa atividade objetiva fazer a leitura correta dos números em situações cotidianas, bem como compreender os números dentro de sua função social. A leitura dos números se difere dependendo do contexto em que se encontra e os alunos precisam entender isso.

 

Apresente algumas frases em que aparecem números e peça que façam a leitura.

Analise com os alunos essas frases e o que os números representam, como se lê e para quê serve.

Chame a atenção para os diferentes valores quantitativos.

Essas frases devem conter diferentes funções e exemplos como número de telefone, quantidade, preço, tamanho de roupa e de sapato, idade, tempo, datas, hora, placa de carro, distância, endereço, entre outros.

Complemente os exemplos com contextos vivenciados por seus alunos.

 

Exemplos de algumas frases em que aparecem números em diferentes situações:

 

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Permita que os alunos descubram e digam o que representa os números dentro do contexto da frase (tamanho, idade, endereço, distância, preço, dentre outros.).

Divida a turma em duplas. A organização da turma em duplas ou grupos possibilita maior interação entre os alunos e isso é muito importante para promover a curiosidade pelo trabalho e ideia do outro, bem como para estimular as discussões a respeito do trabalho. Os alunos vão pensando junto e discutindo, o que favorece o avanço na aprendizagem.

Solicite que os alunos construam frases para as representações numéricas abaixo.

 

3

 

Enquanto os alunos vão escrevendo você deverá acompanhá-los e esclarecer suas dúvidas. Sugira a reescrita de palavras quando necessário.

Observe se estruturaram as frases de forma satisfatória e escreveram corretamente a representação dos números.

Dê oportunidade para que troquem entre os colegas as frases elaboradas. Permita que leiam e interpretem as frases. Observe se conseguem interpretar corretamente a representação numérica.

Oriente-os que devem ser coautores do texto do colega, ou seja, contribuírem com a melhoria da qualidade do texto e para isso, devem ler com atenção e mostrar ao colega onde ele pode melhorar ou se enganou.

Este trabalho deve ser precedido por um amplo debate sobre as regras de como fazer esta revisão. O respeito deve ser primordial, ou seja, não zombar do colega quando ele troca alguma letra ou comete algum engano, mas ajudá-lo.

Depois deste trabalho cooperativo, escolha algumas frases e faça a reescrita na lousa, com a autorização prévia do autor do texto. Corrija e peça que façam a reescrita.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Montando um painel de números

 

Nessa atividade os alunos deverão montar um painel de números.

Divida a turma em duplas.

Distribua jornais, revistas, embalagens, calendários, propagandas de supermercado, panfletos, entre outros. Você pode solicitar, anteriormente,  que tragam esse material de casa.

Solicite que as duplas localizem nos materiais impressos, informações numéricas e recorte as frases em que elas aparecem.

Distribua folhas de papel em branco e peça que colem os números ou as frases e indiquem (escrevam) o que esses números representam, levando em consideração o contexto em que ele aparece.

Ajude-os a classificarem os números encontrados a partir de critérios sugeridos por eles.

Construam  juntos, categorias para essa classificação. Observe os exemplos abaixo:

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Depois de realizadas as colagens e devida classificação dos números, permita que troquem seus trabalhos entre as duplas para socialização.

Solicite que avaliem a atividade dos colegas e se concordam ou não com a classificação realizada.

 

Alguns exemplos de trabalhos realizados por alunos do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU no ano de 2013, professora Vaneide.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

7

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socializando

 

Professor, depois que os  trabalhos forem avaliados pelos colegas, e realizadas as alterações necessárias, faça uma exposição na sala de aula. Organize os trabalhos em um grande painel e exponha no corredor da escola para que possa ser apreciado por alunos de outras turmas.

Nos horários de intervalos entre as aulas ou quando terminarem a atividade que estiverem realizando, os alunos poderão apreciar os trabalhos de outros colegas que não tiveram a oportunidade de ver durante a aula.

A divulgação da produção dos alunos, além de valorizar o trabalho realizado por eles, possibilita que percebam que escrevem e produzem para alguém ler ou ver, por isso tem uma função comunicativa, de socializar o conhecimento adquirido. 

Recursos Complementares

O vídeo “A Matemática em nosso dia a dia”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M>, acesso em: 06 de jul. 2014, apresenta uma conversa entre três personagens que aborda a função e importância da Matemática na vida das pessoas em uma linguagem divertida para ser apresentada aos alunos.

 

O vídeo “Apresentação Pacto Lari  e Fabi - Brincando, aprendendo e descobrindo a  função social dos números” disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Yv1JRCSmG-E>,  acesso em: 06 de jul. 2014. Apresenta uma atividade intitulada “ Cantando e Recontando: mais chances vou ganhando” que tem como objetivo apresentar a Matemática relacionando números e quantidades.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se os alunos compreenderam as diferentes formas de representação dos números e a sua importância para a vida das pessoas, bem como ler e interpretar números. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

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