18/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Passado simples e passado perfeito dos verbos.
Esta aula tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de expressar desejos, no presente, no futuro e no passado, usando o verbo WISH (veja a figura 1). Desejos futuros são o que chamamos de sonhos; desejos presentes são as nossas vontades e desejos passados são os nossos arrependimentos ou reclamações sobre algo que gostaríamos que tivesse acontecido de maneira diferente.
Figura 1 - Wall of wishes
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_PtFLPqLMWRc/TO5k_1NMMKI/AAAAAAAAARs/UsLETVxN-6g/s1600/wishes_01.jpg. Acesso em 10 de julho de 2014.
Para iniciar a aula, apresente a figura 2, que traz uma tirinha (cartoon) do cartunista Fitz, e verifique a compreensão do texto, perguntando aos alunos:
1. Is the man hungry? (O homem está com fome?)
2. What is he carrying? Why? (O que ele está carregando? Por que?)
3. Is the lady surprised with what he said? (A senhora está surpresa com o que ele disse?)
4. What does she wish? (O que ela deseja?)
5. What does she think about the fact that the man hasn't eaten for four days? (O que ela pensa sobre o fato do homem não comer há quatro dias?)
Figura 2 - Cartoon
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-LG7kSXakHcM/UX6kjm2tzzI/AAAAAAAAAXI/Y2OkFG30cI0/s400/images.jpg. Acesso em 10 de julho de 2014.
Comentário: Tradução do diálogo: "Eu não como nada há quatro dias." "Oh, meu Deus! Eu queria ter a sua força de vontade."
Continue a discussão sobre a tirinha, analisando, neste momento a frase da senhora: I wish I had your willpower. Peça aos alunos para observarem que o desejo da mulher refere-se a um fato presente - ela não tem a força de vontade dele e gostaria de tê-la hoje. No entanto, o verbo ter (have) aparece na frase no passado (had). Seguindo este raciocínio, explique as regras de formação das sentenças com wish, mostrando a tabela da figura 3. Dois exemplos são dados para cada situação. Ao terminar a explicação, passe para a atividade seguinte, para que os alunos possam praticar os tempos verbais.
Figura 3 - Wish
Present situation |
wish + (past tense) |
Ex. 1 - I don't speak German.Ex. 2 - I am not swimming now. |
I wish I spoke German.I wish I were swimming now. |
Future situation |
wish + (would) |
Ex. 1 - I won't go to the party.Ex. 2 - You won't stop talking. |
I wish I would go to the party.I wish you would stop talking. |
Past situation |
wish + (past participle) |
Ex. 1 - I didn't buy that shirt.Ex. 2 - I missed that bus. |
I wish I had bought that shirt.I wish I hadn't missed that bus. |
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Observe que no exemplo 2 para a situação presente, usou-se were, ao invés de was, para a primeira pessoa do singular. Isso também é possível para as terceiras pessoas do singular (he, she, it).
Faça cópias do exercício abaixo e distribua para os alunos. Conceda alguns minutos para a resolução e, em seguida, corrija oralmente, dando oportunidade para todos falarem.
Complete the sentences. Follow the examples given.
1. My father is not rich. I wish he were rich.
2. I couldn't spend much time with my family. I wish I could have spent more time with my family.
3. He had to go to school last Saturday.
4. He didn't listen to her advice.
5. My son won't go to university next year.
6. She didn't study hard last year.
7. I can't speak English fluently.
8. I couldn't go to the party last Saturday.
9. My parents treat me like a child.
10. She speaks very loudly.
Comentário: Padrão de resposta esperado: I wish he hadn't had to go to school last Saturday. I wish he had listened to her advice. I wish my son would go to university next year. I wish she had studied hard last year. I wish I could speak English fluently. I wish I had gone to the party last Saturday. I wish my parents didn't treat me like a child. I wish she didn't speak so loudly.
Esta atividade consiste em ligar as sentenças. Distribua cópias do exercício para os alunos e aguarde alguns minutos para que eles o façam. Corrija oralmente.
Match the sentences on the left to the sentences on the right.
1. My brother is always wearing my shoes. |
( ) I wish I had locked it. |
2. I crashed my car when I was driving and talking on the mobile. |
( ) I wish I were older. |
3. I was turned down for the job. |
( ) I wish he didn't do that. |
4. My car was stolen. |
( ) I wish we had arrived earlier. |
5. I have to go to work on Monday. |
( ) I wish they had accepted me. |
6. You shouldn't have treated her like that. |
( ) I wish I hadn't drunk so much. |
7. I'm seventeen years old. |
( ) I wish it were a holiday. |
8. We couldn't watch the show because there weren't any tickets left. |
( ) I wish I hadn't used the mobile. |
9. I have a hangover. |
( ) I wish I had more money. |
10. I can't buy that car. |
( ) I wish you had been nicer. |
Comentário: Padrão de resposta esperado: 4, 7, 1, 8, 3, 9, 5, 2, 10, 6.
Esta atividade consiste na realização de um jogo, que tem o objetivo de praticar oralmente as sentenças com wish, tornando as falas mais fluentes. Para jogar este jogo, o professor deverá fazer uma cópia da figura 4 e cortar os retângulos com as frases. Divida a classe em dois times, com igual número de participantes. Caso o número de alunos seja ímpar, escolha uma pessoa para marcar os pontos. Cada time deverá formar uma fila indiana, de forma que a primeira pessoa da fila fique face a face com a primeira pessoa da outra fila, conforme figura 5. Coloque as frases viradas para baixo, sobre uma mesa ou carteira, posicionada entre as duas primeiras pessoas das filas. O primeiro jogador retira e lê uma frase. O oponente deverá fazer uma frase curta usando wish. Se a frase estiver certa, o time do aluno que fez a frase marca um ponto. Se a frase estiver errada ou se o aluno não souber fazê-la, o outro time marca ponto. O aluno que começou vai para o final da fila, o aluno que respondeu, agora, retira uma carta e lê a frase e o procedimento é repetido até que as sentenças acabem. Antes de começar o jogo, dê alguns exemplos, como segue:
Student 1: I'm tired.
Student 2: I wish I weren't.
Student 2: I don't have a bike.
Student 3: I wish I had.
Student 3: I can't play the piano.
Student 4: I wish I could.
Figura 4 - Sentences for the game.
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 5 - Game layout
Figura montada pela autora.
Para finalizar a aula, convide os alunos a assistirem ao clipe da canção do Pink Floyd, I wish you were here. Antes, porém, proponha duas atividades. Primeiramente, peça aos alunos para fazerem o exercício abaixo. Nele são dados pares de rimas. A tarefa é tentar completar a letra da música, antes de ouvi-la, observando a colocação das rimas. Ajude os alunos com a pronúncia das palavras. É importante que eles utilizem dicionários para ajudar nas tarefas. A letra da música encontra-se no endereço: http://www.vagalume.com.br/pink-floyd/wish-you-were-here-david-gilmour.html; acesso em 10 de julho de 2014.
Complete the lyrics with the words given.
bowl |
souls |
breeze |
trees |
change |
exchange |
fears |
here |
found |
ground |
Hell |
tell |
rail |
veil |
I wish you were here - Pink Floyd
So, so you think you can ________
Heaven from ________
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel _______?
A smile from a ______?
Do you think you can tell?
Did they get you to trade
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for _______?
Hot air for a cool ________?
Cold comfort for _________?
Did you _________
A walk-on part in the war
For a lead role in a cage?
How I wish
How I wish you were here
We're just two lost ________
Swimming in a fish ________
Year after year
Running over the same old __________
What have we ________?
The same old ________
Wish you were _________
A segunda atividade é completar a tabela com os antônimos, que se encontram na letra da música.
Complete the table with the antonyms from the lyrics.
cool |
|
found |
|
Heaven |
|
lead |
|
Terminadas as tarefas, exiba o vídeo, que se encontra no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=217JOBWTolg, acesso em 10 de julho de 2014. Só então corrija as respostas.
Para exercícios complementares, envolvendo WISH, acesse os seguintes endereços eletrônicos:
1. http://www.esl-lounge.com/student/grammar/4g7-wishes-and-regrets.php. Acesso em 10 de julho de 2014.
2. http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-78824.php. Acesso em 10 de julho de 2014.
3. http://www.englishgrammarsecrets.com/wish/exercise2.html. Acesso em 10 de julho de 2014.
A avaliação qualitativa deverá ser feita ao longo de toda a aula, pela observação do envolvimento e participação dos alunos nas atividades escritas e orais. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita, na correção das atividades 2 e 3 do Módulo 1 e nas atividades 2 e 3 do Módulo 2.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!