Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a pesquisar, conhecer e cuidar dos animais ameaçados de extinção

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar animais que correm risco de extinção;
  • Conhecer fatores que causam a extinção dos animais;
  • Conhecer atitudes para evitar a extinção de animais em risco;
  • Respeitar e valorizar animais de nossa flora;
  • Conscientizar sobre os cuidados com os animais e com o meio ambiente;
  • Realizar pesquisa;
  • Sistematizar informações coletadas na pesquisa em cartazes;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 38) o aluno deve “conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente”

Várias espécies de seres vivos estão correndo o risco de deixar de existir, visto que, tem havido uma diminuição na população dessas espécies. As causas são várias, tais como: mudanças no clima, caça indiscriminada, falta de alimento, dificuldades de reprodução e a ação destruidora dos homens. Nesse sentido essa aula também se faz importante pela necessidade de discussão desse tema em sala de aula para que, coletivamente, as crianças possam descobrir, estudar, trocar informações, encontrar soluções e formas de proteção dos animais, do meio ambiente e do planeta.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os diferentes textos em sala de alfabetização. Ano: 1  unidade 5  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação"  acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo o problema dos animais com risco de extinção

 

Professor, essa atividade objetiva uma introdução do tema a partir de um diálogo sobre os direitos dos animais. Inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Os direitos dos animais”. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da garantia dos direitos dos animais.

Você pode começar perguntando:

- Você acha que os animais possuem direitos?

- Quais seriam esses direitos?

- Por que vocês acham que os animais precisam desses direitos?

- Como vocês acham que esses direitos podem ser garantidos?

 

Depois dessa conversa, apresente o livro “Declaração dos Direitos dos Animais”, de Luiz Coronel. Comece contando uma história que os animais estavam cansados de serem maltratados e resolveram se reunir para criarem um documento que garantia os seus direitos.

Professor, esse livro cita animais de todos os nichos, além de florestas, rios e cidades. Os animais se reuniram no Jardim Botânico para a redação da Declaração dos Direitos dos Animais”. Em uma grande assembleia votaram pela plena liberdade, respeito à vida e preservação do meio ambiente, uma menção à verdadeira “Declaração Universal dos Animais”. É editado em forma de poesia e tem 25 páginas.

 

30

Fonte da imagem disponível em: <http://daiaeducambiental.blogspot.com.br/2011/10/livro-declaracao-universal-dos-direitos.html>,  acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

Após a leitura do livro explique que a Declaração Universal dos Animais existe, mas não foi criada por animais, pois isso é só uma história. E que a verdadeira “Declaração Universal dos Animais” foi proclamada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura em 1978 por alguns defensores dos animais.

Apresente essa declaração. Você poderá encontra-la em no sítio do Conselho Federal de Medicina Veterinária, disponível em:

<http://www.cfmv.org.br/portal/direitos_animais.php >, acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

Confira na imagem abaixo parte dessa declaração.

31

Fonte da imagem: http://suelymachado.blogspot.com.br/acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

Distribua uma cópia da “Declaração dos Direitos dos Animais” para os alunos.

Faça a leitura de cada item dos direitos e comente, explique, faça relações, dê exemplos.

Pergunte se acham que a preocupação com os direitos dos animais pode estar relacionada ao risco de extinção de espécies. Provavelmente alguns alunos conhecem esse termo, mas talvez alguns demonstrem estranheza com o termo, então, explique o que significa essa palavra.

 

32

 

Comente que muitos animais correm risco de extinção e mostre fotos de alguns desses animais. Você pode mostrar cartazes ou projetar as imagens na sala de aula com projetor, data show ou TV.

Abaixo seguem alguns exemplos.

 

 7317

2  4 5

6  8 9

11 12 19

13 14 15

16 18 22

Fonte: Imagens disponíveis nos sítios:

<http://meumundosustentavel.com/noticias/os-10-principais-animais-ameacados-de-extincao/> , <http://www.culturamix.com/animais/animais-em-extincao>  e 

<http://defensoresdanatureza.com.br/animais-em-extincao-brasileiros.html>,  acesso em: 08 de jul. 2014

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem vídeos de animais em extinção por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola não possua os laptops, leve-os para o laboratório de informática e deixe que vejam os vídeos nos computadores ou projete a imagem na sala de aula com projetor, data show ou TV, para que possam assistir aos vídeos.

 

Algumas sugestões. Na internet existem muitos vídeos sobre o tema, faça um levantamento e escolha o que melhor se adapta à sua turma.

 

Vídeo: “Animais ameaçados de Extinção” disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=qAKO-1VPsJY>, acesso em: 06 de jul. 2014

 

Vídeo:  “Animais ameaçados de Extinção  do Brasil”  disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=-kDdPDDvfRs>, acesso em: 06 de jul. 2014

 

Para alunos que já saibam ler:

 

Vídeo: “10 animais que estão em maior risco de extinção no Brasil e no Mundo”  disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=TkoTgEkMB-Y>, acesso em: 06 de jul. 2014

 

As imagens certamente deixarão os alunos bem interessadas. Após assistirem aos vídeos aguce ainda mais a curiosidade dos mesmos.

Comente que existem espécies de animais no Brasil que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Mas, que, alguns animais brasileiros vêm sofrendo ameaças há anos com a devastação das florestas que gera o aquecimento global e modifica o clima, a vegetação, a quantidade de água, o abrigo e alimentação para os animais, o que torna cada vez mais difícil a sua sobrevivência.

Conte que os animais vão perdendo seu espaço cada vez mais com as queimadas, caças, contrabando de animais silvestres e a invasão do homem que, cada vez mais constrói casas, prédios e cidades onde antes só havia matas e florestas. Muitos animais morrem e por isso, sua reprodução vai diminuindo cada vez mais.

Conscientize os alunos de que todas as espécies de seres vivos são importantes para o ambiente e a falta de qualquer espécie, tanto de animais quanto de vegetais acarreta prejuízos e que cada pessoa deve ter responsabilidade para preservar e cuidar dos animais e do meio ambiente, além de respeito e consciência  de que é preciso fazer algo para impedir que espécies sejam extintas.

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Pesquisando sobre os animais em risco de extinção

 

Essa atividade tem como finalidade uma pesquisa sobre os animais em risco de extinção no Brasil e no mundo.

Convide os alunos para pesquisarem informações sobre animais em extinção e  compartilhar as descobertas com colegas da classe, amigos fora da escola, familiares e comunidade escolar.

Explique que as pesquisas culminarão em cartazes que serão produzidos na próxima atividade.

Explique aos alunos que alguns animais estão em risco de extinção no Brasil e outros, no mundo. Algumas espécies, como já mencionamos anteriormente, são espécies que vivem apenas no Brasil. Outras espécies não existem no Brasil, a não ser em cativeiro, como em zoológicos, como é o caso do elefante.

Apresente aos alunos uma lista das 10 espécies de animais mais ameaçadas, tanto no Brasil como no mundo.

 

3334

Fonte: Sítios disponíveis em: <http://conexaoscarpa.net/ibama-anuncia-nova-lista-dos-animais-em-extincao-no-brasil>, acesso em: 06 de jul. 2014 e

<http://meumundosustentavel.com/noticias/os-10-principais-animais-ameacados-de-extincao/ >, acesso em: 06 de jul. 2014.

 

Explique também que as espécies que mais se encontram em extinção são as aves, além de peixes, insetos e mamíferos.

Antes do início da atividade prepare uma sacola com papéis escritos vários nomes de animais em risco de extinção, tanto no Brasil quanto no mundo, cada um em um papel, de acordo com o número de grupos formados. Se quiser, você pode fazer uma seleção com os próprios alunos, na qual os mesmos deverão votar sobre quais animais desejam pesquisar.

Divida os alunos da classe em duplas.

Escolhidos os animais, cada grupo deverá pesquisar sobre o animal sorteado. Solicite que encontrem informações sobre local onde vivem (bioma), características e hábitos alimentares, além de gravuras dos animais em seu habitat.

Agende aulas na biblioteca e no laboratório de informática. Converse anteriormente com os profissionais dessas áreas para que possam fazer uma pré-seleção de material para ajudar os alunos na pesquisa.

Organize os materiais para facilitar a consulta.

Acompanhe e ajude-os na pesquisa na biblioteca.

Consulte a internet em sites e blogs que abordam o assunto. Provavelmente você descobrirá muitas coisas junto com eles.

Peça que façam anotações nos cadernos.

 

Atividade para casa

 

Solicite a ajuda dos pais. Peça aos alunos que providenciem artigos em casa, em materiais como: enciclopédias e revistas. Escreva um bilhete para os pais explicando o objetivo da atividade e sua culminância.

Fale com os alunos que devem providenciar ilustrações para o trabalho que será realizado na próxima atividade.

Alerte para a necessidade de conseguirem boas ilustrações para que o trabalho fique com um visual bonito e interessante.

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Montando cartazes sobre os animais em extinção

 

Professor, nesta atividade vamos trabalhar com um gênero textual muito utilizado na escola “os cartazes” sobre os animais em risco de extinção no Brasil e no mundo.

Permita que os alunos socializem seus materiais com os colegas e se familiarizem com os materiais dos mesmos.

Estabeleça os passos para a elaboração dos cartazes destinados à montagem de um mural no corredor da escola, sobre as espécies ameaçadas de extinção, para apresentação aos pais e alunos de outras turmas.

Alerte para a necessidade do  uso de tamanho adequado de letras para favorecer a leitura e visualização.

Oriente para que, primeiro façam o planejamento do que vão colar e o que vão escrever, para depois escreverem e colarem. Instrua para  fazerem  margens e usarem cores diferentes para a escrita de títulos e subtítulos.

Solicite que escrevam as características dos animais, local onde vivem e seus hábitos alimentares.

Registre os diferentes momentos de integração dos alunos.

 

 

Socializando

 

Professor, como esta atividade envolveu os pais no processo de pesquisa, é interessante que participem também da socialização. Você poderá fazer um evento para expor os cartazes dos alunos.  Discuta com eles qual será a melhor forma de apresentar os trabalhos aos pais. Faça o planejamento junto com eles.  

Este evento poderá ter diversos desdobramentos, possibilitando o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:

·         Elaboração de um convite aos pais;

·         Solicitação de autorização para a direção da Escola;

·         Lista de tarefas;

·         Relatório da atividade;

·         Dentre outros.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

 

35 36

37 38

Fonte: Imagens da própria autora. Atividade desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba - 2014 - Professora Vaneide.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Como podemos salvar os animais em risco de extinção?

 

Essa atividade tem como escopo apresentar aos alunos algumas medidas para preservação das espécies. Em roda de conversa pergunte aos alunos o que acham que pode ser feito para salvar as espécies de animais em risco de extinção.

Explique que mudanças climáticas, degradação ambiental, expansão das cidades são algumas causas da extinção dos animais, porém, algumas medidas podem ajudar no combate à extinção.

Escute, concorde, discorde, avalie o que é possível diante da fala deles.

Discuta sobre o tráfico de animais da Amazônia e explique por que isso acontece.

Apresente algumas possibilidades não levantadas por eles.

Segue pequena lista de possíveis atitudes a serem discutidas.

 

- Preservar os habitats de todos os seres vivos;

- Criação de parques e reservas;

- Evitar a intensa exploração dos recursos materiais;

- Combater a caça e o tráfico ilegal;

- Evitar incêndios e abate intensivo de árvores;

- Não comprar objetos, roupas ou bijuterias com estampas ou pelos de animais;

- Denunciar o tráfico de animais para o IBAMA por meio do telefone: 0800618080.

Recursos Complementares

O sítio EUOW Brasil, disponível em: <http://www.ehow.com.br/podemos-salvar-animais-risco-extincao-info_6284/>, acesso em: 06 de jul. 2014, oferece dicas e explicações de como se pode ajudar a preservar os animais em risco de extinção.

 

Um ótimo recurso para que os alunos entendam sobre o tráfico de animais é propiciando que assistam e discutam os filmes brasileiros “Rio”, principalmente o “Rio II” e “Tainá” que você pode encontrar em locadoras ou baixar pela internet em sites especializados.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno conseguiu: identificar animais que correm risco de extinção, bem como conhecer fatores que causam a extinção dos animais e como evitá-las, respeitar e valorizar os animais da fauna brasileira e mundial, além de realizar pesquisas em livros, revistas e internet. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.