Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TALKING ON THE PHONE - PART 1

 

18/07/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer e receber ligações telefônicas;
  • Identificar e usar linguagem específica para falar ao telefone;
  • Representar situações envolvendo chamadas telefônicas.
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula é a primeira de duas, envolvendo conversas telefônicas. A segunda aula encontra-se no Portal do Professor, sob o título: TALKING ON THE PHONE - PART 2. A presente aula tem como objetivo apresentar aos alunos a linguagem apropriada para conversas telefônicas (figura 1).  

 

Figura 1 - Telephone conversation

telephone

Fonte: http://whatsyourtech.ca/wp-content/uploads/2013/08/People-talking-phone.jpg. Acesso em 12 de julho de 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Conversar ao telefone é mais difícil que conversar pessoalmente, é claro, pois não podemos contar com a ajuda da linguagem corporal. Por isso, é necessário que o diálogo seja muito mais claro e direto e que o grau de formalidade seja adequado. Para começarmos a apresentar essa linguagem aos alunos, proponho que a primeira atividade trabalhe os phrasal verbs relacionados a conversas telefônicas. Distribua cópias do exercício abaixo e peça aos alunos que numerem os verbos com os seus significados. O uso de dicionários em sala de aula é importante nesta atividade.

 

Match the phrasal verbs to their meanings.                             

 
1. Get through to                   (      ) Put the phone down
2. Hang on                              (      ) Put the phone down
3. Hang up                              (      ) Make a phone call
4. Hold on                               (      ) Speak louder
5. Pass you on to                 (      ) Make contact on the phone
6. Put you through               (      ) Give the telephone to someone near
7. Ring/call back                  (      )  Wait on the line
8. Ring off                              (      )  Wait on the line
9. Ring up                              (      ) Connect you to another telephone
10. Speak up                        (      ) Return a phone call.
 

Comentário: Padrão de resposta esperado: 3, 8, 9, 10, 1, 5, 2, 4, 6, 7.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade objetiva ajudar os alunos a memorizarem as expressões verbais que acabaram de aprender.  Faça cópias da tabela abaixo em número suficiente para que se obtenha, pelo menos, uma expressão verbal para cada aluno. Divida a classe em duplas, colocando uma pessoa em frente à outra, como mostrado na figura 2 e distribua uma expressão para cada participante. Cada aluno, a seu turno, deverá fazer mímicas para que o seu colega tente adivinhar qual ação ele está representando. O professor poderá recolher as cartas, embaralhá-las e re-distribui-las, começando uma nova rodada. Este procedimento poderá ser repetido até que os alunos tenham memorizado as expressões. 

 

GET THROUGH TO

HANG ON

HANG UP

      HOLD ON      

PASS YOU ON TO

PUT YOU THROUGH

    CALL BACK    

     RING OFF     

RING UP

SPEAK UP

 

Figura 2 - Layout da atividade

 

Layout

Fonte: https://istlanguages.files.wordpress.com/2011/08/french-18-aug-016.jpg. Acesso em 12 de julho de 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

Nesta atividade, os alunos irão aplicar os verbos da atividade 1 em diálogos ao telefone. Entregue os exercícios abaixo para os alunos e dê alguns minutos para que eles possam efetuar a tarefa. Ao final, corrija oralmente.

 
Complete the conversations with the appropriate phrasal verb from activity 1.
 
Conversation1
 
Kate: Hello. This is Kate.
George: Hi. This is George. May I speak to John, please?
Kate: Sorry. I can’t hear you. Please, _________________.
 
Conversation 2
 
Attendant: WZY Incorporated. How may I help you?
Mr. Harrison: Can I speak to the Sales Department?
Attendant: Sure, I’ll ___________________________.
 
Conversation 3
 
Janet: Hello.
Carol: Hi, Carol. This is Janet.
Janet: Hi, Janet. What's up?
Carol: What are you going to do tonight?
Janet: There’s someone at the door. Please, _______________.
 
Conversation 4
 
Attendant: KIW Company. Can I help you?
Mr. Windsor: Could I speak to  Mr. Jason, please?
Attendant: I'm sorry.  Mr. Jason  isn't in. Can I take a message?
Mr. Windsor: Yes, please. Ask him to _________________.
 
Conversation 5
 
Bill: Hello.
Bob: Hi, Bill. It's me, Bob.
Bill: What are you doing?
Bob: I'm planning to skip school tomorrow. Do you wanna come along?
Bill: My mom’s coming. I have to ___________________.
 
Conversation 6
 
Joanne: Johnson's house. Joanne speaking.
Brad: Hi, Joanne, this is Brad. Is Fred in?
Joanne: No, I'm sorry. He's out.
Brad: May I leave a message, please?
Joanne: ____________, let me fetch a pen.
 
Conversation 7
 
Brian: Hello.
Grandmother: Is that Brian?
Brian: Speaking.
Grandmother: Hi, dear, this is your grandma. How are you?
Brian: Oh, hi grandma. I'm fine and you?
Grandmother: We're fine. Grandpa wants to talk to you. I'll _______________ him.
Grandson: OK.
 
Conversation 8
 
Alice: Hello, this is Alice.
Amanda: Hi, Alice. It's me, Amanda. I need to talk to Simon, but I can't ___________________ him. Do you know where he might be?
Alice: Yes. He's out of town.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: speak up; put you through; hold on/hang on; call/ring me back; hang up/ring off; hang on/hold on; pass you on to; get through to.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Nesta atividade, os alunos irão praticar as conversas telefônicas da atividade 3 do Módulo 1. Coloque duas filas de carteiras, uma de costas para a outra. Cada aluno deverá segurar um aparelho telefônico ao ouvido e deverão colocar-se de costas, de modo que não vejam seu companheiro. Desta forma a conversa irá simular um telefonema. Comece com a conversação número 1, entre Kate e George. Os alunos escolhem seus personagens e praticam os diálogos, primeiramente lendo as frases no caderno e, em seguida, sem olhar as anotações. Repita o procedimento para o mesmo diálogo, trocando os papéis. Depois de praticar a conversação, o professor escolhe uma dupla para se apresentar para a sala. O procedimento deverá ser repetido para as outras conversações. Ao término da atividade, os alunos farão uma votação para escolherem a melhor dupla ao telefone.

 

Comentário: Conversas ao telefone não são fáceis. É necessário treinamento, seguindo os modelos padrões de conversação, para que a comunicação seja feita na linguagem apropriada, com o grau de formalidade adequado, com clareza, com fluência e sem rodeios. A prática é essencial, por isso, valorize a repetição. 

Recursos Complementares

O endereço eletrônico abaixo traz exercícios interativos envolvendo chamadas ao telefone.

Disponível em http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/business/talkingbusiness/unit1telephone/challenge.shtml. Acesso em 12 de julho de 2014;

O endereço abaixo trabalha vocabulário relacionado ao uso do telefone.

Disponível em http://www.englishclub.com/speaking/telephone_quiz.htm. Acesso em 12 de julho de 2014.

Avaliação

Avalie os alunos em seu desempenho ao realizar as diversas atividades propostas. A atividade 1 do Módulo 2 é excelente para uma avaliação oral (speaking assessment).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.