18/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário para essa aula.
Esta aula é a primeira de duas, envolvendo conversas telefônicas. A segunda aula encontra-se no Portal do Professor, sob o título: TALKING ON THE PHONE - PART 2. A presente aula tem como objetivo apresentar aos alunos a linguagem apropriada para conversas telefônicas (figura 1).
Figura 1 - Telephone conversation
Fonte: http://whatsyourtech.ca/wp-content/uploads/2013/08/People-talking-phone.jpg. Acesso em 12 de julho de 2014.
Conversar ao telefone é mais difícil que conversar pessoalmente, é claro, pois não podemos contar com a ajuda da linguagem corporal. Por isso, é necessário que o diálogo seja muito mais claro e direto e que o grau de formalidade seja adequado. Para começarmos a apresentar essa linguagem aos alunos, proponho que a primeira atividade trabalhe os phrasal verbs relacionados a conversas telefônicas. Distribua cópias do exercício abaixo e peça aos alunos que numerem os verbos com os seus significados. O uso de dicionários em sala de aula é importante nesta atividade.
Match the phrasal verbs to their meanings.
Comentário: Padrão de resposta esperado: 3, 8, 9, 10, 1, 5, 2, 4, 6, 7.
Esta atividade objetiva ajudar os alunos a memorizarem as expressões verbais que acabaram de aprender. Faça cópias da tabela abaixo em número suficiente para que se obtenha, pelo menos, uma expressão verbal para cada aluno. Divida a classe em duplas, colocando uma pessoa em frente à outra, como mostrado na figura 2 e distribua uma expressão para cada participante. Cada aluno, a seu turno, deverá fazer mímicas para que o seu colega tente adivinhar qual ação ele está representando. O professor poderá recolher as cartas, embaralhá-las e re-distribui-las, começando uma nova rodada. Este procedimento poderá ser repetido até que os alunos tenham memorizado as expressões.
GET THROUGH TO |
HANG ON |
HANG UP |
HOLD ON |
PASS YOU ON TO |
PUT YOU THROUGH |
CALL BACK |
RING OFF |
RING UP |
SPEAK UP |
Figura 2 - Layout da atividade
Fonte: https://istlanguages.files.wordpress.com/2011/08/french-18-aug-016.jpg. Acesso em 12 de julho de 2014.
Nesta atividade, os alunos irão aplicar os verbos da atividade 1 em diálogos ao telefone. Entregue os exercícios abaixo para os alunos e dê alguns minutos para que eles possam efetuar a tarefa. Ao final, corrija oralmente.
Comentário: Padrão de resposta esperado: speak up; put you through; hold on/hang on; call/ring me back; hang up/ring off; hang on/hold on; pass you on to; get through to.
Nesta atividade, os alunos irão praticar as conversas telefônicas da atividade 3 do Módulo 1. Coloque duas filas de carteiras, uma de costas para a outra. Cada aluno deverá segurar um aparelho telefônico ao ouvido e deverão colocar-se de costas, de modo que não vejam seu companheiro. Desta forma a conversa irá simular um telefonema. Comece com a conversação número 1, entre Kate e George. Os alunos escolhem seus personagens e praticam os diálogos, primeiramente lendo as frases no caderno e, em seguida, sem olhar as anotações. Repita o procedimento para o mesmo diálogo, trocando os papéis. Depois de praticar a conversação, o professor escolhe uma dupla para se apresentar para a sala. O procedimento deverá ser repetido para as outras conversações. Ao término da atividade, os alunos farão uma votação para escolherem a melhor dupla ao telefone.
Comentário: Conversas ao telefone não são fáceis. É necessário treinamento, seguindo os modelos padrões de conversação, para que a comunicação seja feita na linguagem apropriada, com o grau de formalidade adequado, com clareza, com fluência e sem rodeios. A prática é essencial, por isso, valorize a repetição.
O endereço eletrônico abaixo traz exercícios interativos envolvendo chamadas ao telefone.
Disponível em http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/business/talkingbusiness/unit1telephone/challenge.shtml. Acesso em 12 de julho de 2014;
O endereço abaixo trabalha vocabulário relacionado ao uso do telefone.
Disponível em http://www.englishclub.com/speaking/telephone_quiz.htm. Acesso em 12 de julho de 2014.
Avalie os alunos em seu desempenho ao realizar as diversas atividades propostas. A atividade 1 do Módulo 2 é excelente para uma avaliação oral (speaking assessment).
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2014
Quatro estrelasmuito criativa e interesante Parabéns!