Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Talking about movies

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e saber utilizar vocabulário e expressões relacionados ao tema da aula.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa conhecer as estruturas básicas da língua inglesa, como verbos, pronomes, adjetivos e advérbios.

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens da internet;
  • vídeos;
  • diálogos;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • atividades de compreensão auditiva;
  • produção escrita;
  • produção oral.

 

 

                                                                               

 

 

 

 

                                  TALKING ABOUT MOVIES

 

 

                                    at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TALKING+ABOUT+MOVIES&oq=TALKING+ABOUT+MOVIES&gs_l=img.3..0i24l4.745.3785.0.4668.

20.13.0.1.1.0.595.2113.2-3j2j0j1.6.0....0...1ac.1.48.img..13.7.2118.EWPyTf4LvS4&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=9SpQmY9cuX2SkM%253A%3B1uGEqzRw7XyKRM%3Bhttp%253A

%252F%252Fwww.raisingourkids.com%252Fcoloring-pages%252Fpatriotic%252Famerican-history%252Ffree%252F095-talking-movies.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.raisingourkids.com%252Fcoloring-pages%252Fpatriotic%252Famerican-history%252F095-talking-movies.html%3B670%3B820 (Acesso em: 11.07.2014)

 

 

MÓDULO 1

 

 

Atividade 1

 

Divida a turma em duplas e inicie a aula, propondo a discussão das perguntas apresentadas, a seguir. Circule pela sala, ajudando os alunos com vocabulário necessário. Não é necessária a utilização de todas as perguntas. Essas são apenas algumas sugestões de perguntas que podem auxiliar na introdução do tema da aula. 

 

Outra dinâmica consiste em distribuir de três a quatro perguntas para cada dupla. Disponibilize um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a discussão. Proponha que os alunos abram a discussão de sua dupla com os demais alunos, que poderão colaborar com a discussão. Para uma melhor visualização, todas as perguntas poderão ser projetadas com a ajuda de um data show. 

 

1. What is your favourite movie?

2. What kind of movies do you like best?

3. Are there any kinds of movies that you particularly dislike? If so, what are they? Why do you dislike them?

4. What movie genres do you know?

5. Do you often watch movies at home?

6. How often do you go to the cinema?

7. Do you often rent videos/DVDs?

8. Do you watch movies on your computer?

9. Do you find downloading movies from the Internet a theft ?

10. Do you prefer fiction or non-fiction movies?

11. If a movie is based on a book, do you prefer to read the book or see the movie first?

12. What are the most important factors in evaluating movies?

13. How important is the director of the movie?

14. How important is the cast in the movie?

15. How important are the special effects in the movie?

16. How important is the soundtrack of the movie?

17. How important is the plot of the movie?

18. Do you like scary movies?

19. Do you like funny movies?

20. Do you like romantic movies?

21. Do you like animated movies ?

22. Has any movie ever made you cry?

23. Who is your favourite movie actor?

24. Who is your favourite movie actress?

25. Who is your favourite movie director?

26. What is your favourite movie soundtrack?

27. Would you like to be a film star?

28. What kind of character would you like to play?

29. What was the last movie you saw? Did you like it?

30. Have you ever been in a film festival ?

31. Are there any film festivals in your country?

32. Has any film artist from your country got an Oscar? If so, who and for which category?

33. What kinds of movies have an educational value?

34. What kinds of movies have a negative impact on children?

35. Is it acceptable to show nudity in movies in your country?

36. Is it acceptable to show violence in movies in your country?

37. Do you think there is too much violence in movies?

38. Do you think there is too much nudity in movies?

39. Have movie trends changed over time? In what ways?

 

Adaptado do site: http://speaking24.com/conv/movies.html (Acesso em: 15.07.2014)

 

Atividade 2

 

Projete no data show a lista seguinte  que contém o vocabulário necessário para se discutir sobre cinema. A lista deverá ser lida pelos alunos e o professor deverá exemplificar, utilizando, por exemplo, nomes de filmes que possam ser conhecidos pelos alunos e sobre os quais possam opinar.

 

Informe aos alunos que não precisam se preocupar em copiar o vocabulário projetado, uma vez que a lista será xerocopiado e entregue para cada um, a fim de compor seu arquivo pessoal.  

 

Depois da leitura da lista, peça para que os alunos se organizem em duplas e descrevam um filme, utilizando o vocabulário introduzido.    

 

What’s your favorite genre?

 

Romantic comedy (also called rom-com)     Comedy   Science Fiction (also called sci-fi)   Horror   Foreign language  Chick Flick (movies of interest to women)  Animated movies   Documentaries   Action Western  Political  Independent (also called indie)

 

Why do you like this genre?

If it is because these movies are exciting you can say:

They keep me at the edge of my seat.

They are fast-paced and I am never bored.

If it is because you like the music you can say:

I generally like the soundtrack to these movies.

If it is because you like to see the technology used to make them you can say:

I think the special effects used to make these movies are very impressive.

If you like the issues they raise you can say:

I can relate to the subject-matter of these movies.

Or

I think the issues they raise are realistic.

Or

I like them because they are frequently controversial.

If you like the movies that you can watch with your whole family, you can say:

I like them because they are family-orientated.

 

How did your favorite movie do at the box office?

 

Very well. It was a/an:

-       Major Blockbuster

-       An academy-award (Oscar) winner

It was:

-       Critically-praised

Not so well. It was a:

-       Flop

-       Straight to-DVD movie

It was:

-       Critically-panned

Who is your favorite actor?

Vocabulary to describe your favorite actors and actresses includes the following:

 Handsome (or pretty is you are talking about a woman)          Cute        Attractive  Good-looking           Beautiful       Glamorous        Funny        Humorous      Quirky  Versatile   

Vocabulary to describe your least favorite actors and actresses includes the following:

Plain     Unattractive        Silly        Too extrovert       Overrated       Dull       A one trick pony (the opposite of versatile)

If you want to talk about the important actors in the film you can use the terms:

-       Protagonist

-       Lead actor/actress

-       Villain

-       Bad-guy

 

If you want to talk about the actors/actresses with smaller roles in the film you can use the terms:

                                        Supporting actor/actress

 

And, if the part is particularly small:

                                      Extras

       

Some useful vocabulary to describe character traits of protagonists and supporting actors/actresses is:

Ambitious        Amoral       Arrogant     Childish       Cruel        Difficult     Dizzy    Domineering        Feminine     Foolish     Hostile     Indifferent      Irresponsible      Intense     Loyal     Manipulative  Mean-spirited      Needy      Open-minded      Over-bearing     Pathetic       Shy       Social     Sympathetic    Trusting    Unconventional     Vulnerable

 

Adaptado do site: http://www.skypeenglishclasses.com/skype-english-blog/ready-set-action-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 11.07.2014)

 

Atividade 3

 

Peça aos alunos que acessem o link: http://www.skypeenglishclasses.com/skype-english-blog/ready-set-action-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 11.07.2014) e assistam a um clip do filme Eternal Sunshine of The Spotless Mind com os atores Kate Winslet and Jim Carrey e façam a atividade, a seguir, utilizando o vocabulário introduzido na atividade anterior. Corrija a atividade, solicitando a resposta escrita no quadro pelos próprios alunos.  

 

1. Describe the female protagonist

2. Describe the chief male character

What do you think is the genre of this movie?

What do you like/dislike about this movie?

How do you think it performed at the box office?

Disponível em:  http://www.skypeenglishclasses.com/skype-english-blog/ready-set-action-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 11.07.2014)

 

 

Atividade 4

 

Reproduza para os alunos o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xs2NvtV697U (Acesso em: 15.07.2014). Pause o vídeo a cada informação que considerar importante, observando a compreensão dos alunos quanto ao seu conteúdo. Se necessário, reproduza o vídeo mais de uma vez.

 

Os alunos deverão ficar atentos aos seguintes tópicos apresentados no vídeo:

 

a) The types of the movies: verifique se conseguem caracterizar cada tipo de filme apresentado no vídeo. Escreva as palavras que julgar importante para o aprendizado do vocabulário pertinente à aula,  por exemplo: action/ thriller movies: hero, chases, violence, suspense, excitement  etc.

 

b) How was the movie? How we describe the movie? Foque nas expressões idiomáticas utilizadas para descrever um filme e, ainda, nos adjetivos usados na descrição.

 

c) Vocabulary related to movies. 

 

Em seguida, valendo-se do vocabulário introduzido, os alunos deverão elaborar um parágrafo de, aproximadamente, 8 linhas em que deverão responder a duas perguntas:

What was the latest movie you watched?

How did you like it?

 

Professor, circule pela sala, auxiliando os alunos com possíveis dúvidas. Escolha de 3 a 4 alunos e peça para que socializem sua produção escrita com os outros colegas. 

 

Essa atividade poderá valer como avaliação quantitativa. Observe a adequação do vocabulário introduzido na aula. 

 

Atividade 5

 

A atividade deverá ser xerocopiada e entregue para cada aluno. Em um primeiro momento, deverão ler o texto, a seguir, atentando-se para as palavras que aparecem em negrito. 

 

I went to see that new horror film that director Spike Lewis made. It was banned in some countries because it's so shocking. I've been waiting ages to see it so I'm glad it wasn't banned here. I did read that they had to cut some of the most gruesome scenes, though. I wasn't disappointed, it was terrific! The movie is set on a university campus and the plot centres on a small group of students who go there. The movie stars Hank Bushback as the hero of the film; although, he doesn't have much dialogue. In fact, there's not really that much talking in the whole film. I guess, whoever wrote the scriptwasn’t that interested in writing conversations! The film relies more on amazing special effectsthat look so real, and a scary atmosphere is created by the music that they use. The music was so good that I'm going to buy the soundtrack. My Spanish friend went to see it in Barcelona, but she didn't think it was that good. She said they ruined it when they dubbed it into Spanish from English. She said she would rather have seen it in English with Spanish sub-titles. I highly recommend it.

Após a leitura, deverão preencher as lacunas de acordo com a definição correta das 13 palavras em negrito. Os alunos poderão trabalhar em duplas. 

The place or time where a movie's story happens:

Words shown at the bottom of a screen showing what is being said:

The talking in a movie:

The music that is used in a movie:

What happenes in a movie:

To act in a movie:

The written words of a movie that the movie is made from:

The person who makes a movie:

Something that the government has stopped people seeing:

To change the words of a movie into another language:

A piece of action in a film that was created by special equipment:

To remove a part of a movie or a book:

A part of a film in which the action stays for a length of time before moving to another:

 

Adaptado  do site: http://www.ecenglish.com/learnenglish/lessons/how-talk-about-movies (Acesso em: 18.07.2014)

 

 

MÓDULO 2

 

Atividade 6

 

                                                                     at

 

at

Imagem disponível em: http://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson.htm (Acesso em: 15.07.2014)

 

Nesse momento da aula, os alunos deverão ser divididos em duplas para elaborar três charadas, conforme as dicas/pistas das tabelas abaixo  as quais  correspondem ao gênero, cenário, atores, enredo e ao final do filme. Em seguida, deverão ler suas charadas para o grupo o qual deverá tentar adivinhar o nome do filme. Todas as 5 dicas deverão ser lidas antes de o outro grupo falar o nome do filme que está sendo descrito.  Projete a lista de vocabulário apresentada na Atividade 1 que poderá auxiliar com o vocabulário requerido para a atividade. 

 

 

MOVIE 1

 

(Movie title: keep this a secret)

Clue 1

It´s a …………..

(genre)

Clue 2

It´s take place ………….

(setting)

Clue 3

…………. Is/are in it

(actors)

Clue 4

It´s about ……….

(plot)

Clue 5

In the end …………….

(climax)

 

 

 

MOVIE 2

 

(Movie title: keep this a secret)

Clue 1

It´s a …………..

(genre)

Clue 2

It´s take place ………….

(setting)

Clue 3

…………. Is/are in it

(actors)

Clue 4

It´s about ……….

(plot)

Clue 5

In the end …………….

(climax)

 

 

MOVIE 3

 

(Movie title: keep this a secret)

Clue 1

It´s a …………..

(genre)

Clue 2

It´s take place ………….

(setting)

Clue 3

…………. Is/are in it

(actors)

Clue 4

It´s about ……….

(plot)

Clue 5

In the end …………….

(climax)

 

Adaptado do sitehttp://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson2.htm (Acesso em: 18.07.2014)

 

 

Atividade 7

 

Role-play: distribua o diálogo a seguir e solicite aos alunos que, em duplas, dividam-se em A e B para a encenação. Chame a atenção dos alunos para a linguagem e o vocabulário utilizado no diálogo para falar de filmes. Durante a leitura, observe a pronúncia e a entonação correta das sentenças.  

 

 

A: I’m bored. Do you want to do something tonight?

 

B: Sure. What do you feel like doing?

 

A: Well, the film festival is in town. And I’m in the mood for seeing a movie. How does that sound?

 

B: I could go for a movie.  What’s playing?

 

A:‘Attack from Planet Q’ is playing at the Odeon theatre.

 

B: What’s that about?

 

A: It’s a sci-fi about aliens who invade China.

It takes place along the Great Wall during the Ming Dynasty.

 

B: Who’s in it?

 

A: It’s starring Will Smith.He plays a palace guard who uncovers an alien plot to kill the Emperor.

 

B: What do the critics say about it?

 

A: The critics say it’s frightening and entertaining. It won ‘Best Film’ at the Cannes Film Festival.

 

B: OK. Let’s see that. What time does it start?

 

A: Show times are at 6:45and 8:30.

 

B: Why don’t we catch the 8:30 so that we can have a bite to eat before we go?

 

Após cada dupla ter lido o diálogo em voz alta, peça para que preencham o quadro a seguir, com informações sobre o filme discutido no diálogo, qual seja: Attack from Planet Q

 

Title/

Genre

Plot

Setting

Actor/

Character

Show times/

Theatre

Critics/

Awards

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Disponível em: http://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson2.htm (Acesso em: 18.07.2014)

 

 

 

Atividade 8

 

Projete e distribua os seguintes pôsteres para duplas ou trios de alunos. Como na atividade anterior, eles deverão elaborar um diálogo, utilizando-se das informações em cada pôster e, ainda, deverão preencher o quadro. Distribua os pôsteres de forma que todos  eles possam ser utilizados pelos alunos. Se tiver acessos a pôsteres reais, leve-os para a sala de aula e realize a mesma atividade. Peça para que cada dupla ou trio apresente o seu diálogo para os demais, momento em que deverão ser feitas as correções quanto à pronúncia e entonação.   

 

 

 

             at                at

               at                at

 

               at             at

Imagens disponíveis em: http://www.bogglesworldesl.com (Acesso em:18.07.2014)

Recursos Complementares

Sugestões de vídeo: 

http://www.youtube.com/watch?v=Gb87bAkFkYc  (Acesso em: 15.07.2014);

http://www.engvid.com/vocabulary-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 15.07.2014)

 

Para vocabulário, acesse:

http://englishwithatwist.com/2014/02/21/how-to-talk-about-movies-in-english/ (Acesso em: 15.07.2014)

 

Para atividades de compreensão auditiva:

http://www.englishandculture.com/blog/bid/98480/How-to-Talk-About-a-Movie-in-English (Acesso em: 15.07.2014)

Avaliação

Todas as atividades propostas na aula deverão ser avaliadas. 

 

Para uma avaliação quantitativa, os alunos deverão procurar filmes que estejam em cartaz e confeccionar pôsteres sobre eles. Em seguida, deverão elaborar um diálogo, que poderá ter como modelo o da Atividade 7.  

 

O professor deverá ficar atento à pronúncia e entonação correta das palavras, assim como a correta utilização do vocabulário e expressões introduzidos na aula. As produções escritas, assim como os pôsteres deverão ser afixados na sala de aula ou em um espaço que possibilite a visualização pelos demais grupos e funcionários da escola. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.