21/07/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
O aluno precisa conhecer as estruturas básicas da língua inglesa, como verbos, pronomes, adjetivos e advérbios.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TALKING+ABOUT+MOVIES&oq=TALKING+ABOUT+MOVIES&gs_l=img.3..0i24l4.745.3785.0.4668.
Atividade 1
Divida a turma em duplas e inicie a aula, propondo a discussão das perguntas apresentadas, a seguir. Circule pela sala, ajudando os alunos com vocabulário necessário. Não é necessária a utilização de todas as perguntas. Essas são apenas algumas sugestões de perguntas que podem auxiliar na introdução do tema da aula.
Outra dinâmica consiste em distribuir de três a quatro perguntas para cada dupla. Disponibilize um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a discussão. Proponha que os alunos abram a discussão de sua dupla com os demais alunos, que poderão colaborar com a discussão. Para uma melhor visualização, todas as perguntas poderão ser projetadas com a ajuda de um data show.
Adaptado do site: http://speaking24.com/conv/movies.html (Acesso em: 15.07.2014)
Atividade 2
Projete no data show a lista seguinte que contém o vocabulário necessário para se discutir sobre cinema. A lista deverá ser lida pelos alunos e o professor deverá exemplificar, utilizando, por exemplo, nomes de filmes que possam ser conhecidos pelos alunos e sobre os quais possam opinar.
Informe aos alunos que não precisam se preocupar em copiar o vocabulário projetado, uma vez que a lista será xerocopiado e entregue para cada um, a fim de compor seu arquivo pessoal.
Depois da leitura da lista, peça para que os alunos se organizem em duplas e descrevam um filme, utilizando o vocabulário introduzido.
What’s your favorite genre?
Romantic comedy (also called rom-com) Comedy Science Fiction (also called sci-fi) Horror Foreign language Chick Flick (movies of interest to women) Animated movies Documentaries Action Western Political Independent (also called indie) |
Why do you like this genre?
If it is because these movies are exciting you can say: They keep me at the edge of my seat. They are fast-paced and I am never bored. If it is because you like the music you can say: I generally like the soundtrack to these movies. If it is because you like to see the technology used to make them you can say: I think the special effects used to make these movies are very impressive. If you like the issues they raise you can say: I can relate to the subject-matter of these movies. Or I think the issues they raise are realistic. Or I like them because they are frequently controversial. If you like the movies that you can watch with your whole family, you can say: I like them because they are family-orientated. |
How did your favorite movie do at the box office?
Very well. It was a/an: - Major Blockbuster - An academy-award (Oscar) winner It was: - Critically-praised Not so well. It was a: - Flop - Straight to-DVD movie It was: - Critically-panned |
Who is your favorite actor?
Vocabulary to describe your favorite actors and actresses includes the following:
Handsome (or pretty is you are talking about a woman) Cute Attractive Good-looking Beautiful Glamorous Funny Humorous Quirky Versatile |
Vocabulary to describe your least favorite actors and actresses includes the following:
Plain Unattractive Silly Too extrovert Overrated Dull A one trick pony (the opposite of versatile) |
If you want to talk about the important actors in the film you can use the terms:
- Protagonist - Lead actor/actress - Villain - Bad-guy |
If you want to talk about the actors/actresses with smaller roles in the film you can use the terms:
Supporting actor/actress |
And, if the part is particularly small:
Extras |
Some useful vocabulary to describe character traits of protagonists and supporting actors/actresses is:
Ambitious Amoral Arrogant Childish Cruel Difficult Dizzy Domineering Feminine Foolish Hostile Indifferent Irresponsible Intense Loyal Manipulative Mean-spirited Needy Open-minded Over-bearing Pathetic Shy Social Sympathetic Trusting Unconventional Vulnerable |
Adaptado do site: http://www.skypeenglishclasses.com/skype-english-blog/ready-set-action-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 11.07.2014)
Atividade 3
Peça aos alunos que acessem o link: http://www.skypeenglishclasses.com/skype-english-blog/ready-set-action-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 11.07.2014) e assistam a um clip do filme Eternal Sunshine of The Spotless Mind com os atores Kate Winslet and Jim Carrey e façam a atividade, a seguir, utilizando o vocabulário introduzido na atividade anterior. Corrija a atividade, solicitando a resposta escrita no quadro pelos próprios alunos.
1. Describe the female protagonist
2. Describe the chief male character
What do you think is the genre of this movie?
What do you like/dislike about this movie?
How do you think it performed at the box office?
Disponível em: http://www.skypeenglishclasses.com/skype-english-blog/ready-set-action-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 11.07.2014)
Atividade 4
Reproduza para os alunos o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xs2NvtV697U (Acesso em: 15.07.2014). Pause o vídeo a cada informação que considerar importante, observando a compreensão dos alunos quanto ao seu conteúdo. Se necessário, reproduza o vídeo mais de uma vez.
Os alunos deverão ficar atentos aos seguintes tópicos apresentados no vídeo:
a) The types of the movies: verifique se conseguem caracterizar cada tipo de filme apresentado no vídeo. Escreva as palavras que julgar importante para o aprendizado do vocabulário pertinente à aula, por exemplo: action/ thriller movies: hero, chases, violence, suspense, excitement etc.
b) How was the movie? How we describe the movie? Foque nas expressões idiomáticas utilizadas para descrever um filme e, ainda, nos adjetivos usados na descrição.
c) Vocabulary related to movies.
Em seguida, valendo-se do vocabulário introduzido, os alunos deverão elaborar um parágrafo de, aproximadamente, 8 linhas em que deverão responder a duas perguntas:
What was the latest movie you watched?
How did you like it?
Professor, circule pela sala, auxiliando os alunos com possíveis dúvidas. Escolha de 3 a 4 alunos e peça para que socializem sua produção escrita com os outros colegas.
Essa atividade poderá valer como avaliação quantitativa. Observe a adequação do vocabulário introduzido na aula.
Atividade 5
A atividade deverá ser xerocopiada e entregue para cada aluno. Em um primeiro momento, deverão ler o texto, a seguir, atentando-se para as palavras que aparecem em negrito.
I went to see that new horror film that director Spike Lewis made. It was banned in some countries because it's so shocking. I've been waiting ages to see it so I'm glad it wasn't banned here. I did read that they had to cut some of the most gruesome scenes, though. I wasn't disappointed, it was terrific! The movie is set on a university campus and the plot centres on a small group of students who go there. The movie stars Hank Bushback as the hero of the film; although, he doesn't have much dialogue. In fact, there's not really that much talking in the whole film. I guess, whoever wrote the scriptwasn’t that interested in writing conversations! The film relies more on amazing special effectsthat look so real, and a scary atmosphere is created by the music that they use. The music was so good that I'm going to buy the soundtrack. My Spanish friend went to see it in Barcelona, but she didn't think it was that good. She said they ruined it when they dubbed it into Spanish from English. She said she would rather have seen it in English with Spanish sub-titles. I highly recommend it.
Após a leitura, deverão preencher as lacunas de acordo com a definição correta das 13 palavras em negrito. Os alunos poderão trabalhar em duplas.
The place or time where a movie's story happens:
Words shown at the bottom of a screen showing what is being said:
The talking in a movie:
The music that is used in a movie:
What happenes in a movie:
To act in a movie:
The written words of a movie that the movie is made from:
The person who makes a movie:
Something that the government has stopped people seeing:
To change the words of a movie into another language:
A piece of action in a film that was created by special equipment:
To remove a part of a movie or a book:
A part of a film in which the action stays for a length of time before moving to another:
Adaptado do site: http://www.ecenglish.com/learnenglish/lessons/how-talk-about-movies (Acesso em: 18.07.2014)
Atividade 6
Imagem disponível em: http://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson.htm (Acesso em: 15.07.2014)
Nesse momento da aula, os alunos deverão ser divididos em duplas para elaborar três charadas, conforme as dicas/pistas das tabelas abaixo as quais correspondem ao gênero, cenário, atores, enredo e ao final do filme. Em seguida, deverão ler suas charadas para o grupo o qual deverá tentar adivinhar o nome do filme. Todas as 5 dicas deverão ser lidas antes de o outro grupo falar o nome do filme que está sendo descrito. Projete a lista de vocabulário apresentada na Atividade 1 que poderá auxiliar com o vocabulário requerido para a atividade.
MOVIE 1 |
|
(Movie title: keep this a secret) |
Clue 1 |
It´s a ………….. |
(genre) |
Clue 2 |
It´s take place …………. |
(setting) |
Clue 3 |
…………. Is/are in it |
(actors) |
Clue 4 |
It´s about ………. |
(plot) |
Clue 5 |
In the end ……………. |
(climax) |
MOVIE 2 |
|
(Movie title: keep this a secret) |
Clue 1 |
It´s a ………….. |
(genre) |
Clue 2 |
It´s take place …………. |
(setting) |
Clue 3 |
…………. Is/are in it |
(actors) |
Clue 4 |
It´s about ………. |
(plot) |
Clue 5 |
In the end ……………. |
(climax) |
MOVIE 3 |
|
(Movie title: keep this a secret) |
Clue 1 |
It´s a ………….. |
(genre) |
Clue 2 |
It´s take place …………. |
(setting) |
Clue 3 |
…………. Is/are in it |
(actors) |
Clue 4 |
It´s about ………. |
(plot) |
Clue 5 |
In the end ……………. |
(climax) |
Adaptado do site: http://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson2.htm (Acesso em: 18.07.2014)
Atividade 7
Role-play: distribua o diálogo a seguir e solicite aos alunos que, em duplas, dividam-se em A e B para a encenação. Chame a atenção dos alunos para a linguagem e o vocabulário utilizado no diálogo para falar de filmes. Durante a leitura, observe a pronúncia e a entonação correta das sentenças.
A: I’m bored. Do you want to do something tonight?
B: Sure. What do you feel like doing?
A: Well, the film festival is in town. And I’m in the mood for seeing a movie. How does that sound?
B: I could go for a movie. What’s playing?
A:‘Attack from Planet Q’ is playing at the Odeon theatre.
B: What’s that about?
A: It’s a sci-fi about aliens who invade China. It takes place along the Great Wall during the Ming Dynasty.
B: Who’s in it?
A: It’s starring Will Smith.He plays a palace guard who uncovers an alien plot to kill the Emperor.
B: What do the critics say about it?
A: The critics say it’s frightening and entertaining. It won ‘Best Film’ at the Cannes Film Festival.
B: OK. Let’s see that. What time does it start?
A: Show times are at 6:45and 8:30.
B: Why don’t we catch the 8:30 so that we can have a bite to eat before we go? |
Após cada dupla ter lido o diálogo em voz alta, peça para que preencham o quadro a seguir, com informações sobre o filme discutido no diálogo, qual seja: Attack from Planet Q,
Title/ Genre |
Plot |
Setting |
Actor/ Character |
Show times/ Theatre |
Critics/ Awards |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Disponível em: http://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson2.htm (Acesso em: 18.07.2014)
Atividade 8
Projete e distribua os seguintes pôsteres para duplas ou trios de alunos. Como na atividade anterior, eles deverão elaborar um diálogo, utilizando-se das informações em cada pôster e, ainda, deverão preencher o quadro. Distribua os pôsteres de forma que todos eles possam ser utilizados pelos alunos. Se tiver acessos a pôsteres reais, leve-os para a sala de aula e realize a mesma atividade. Peça para que cada dupla ou trio apresente o seu diálogo para os demais, momento em que deverão ser feitas as correções quanto à pronúncia e entonação.
Imagens disponíveis em: http://www.bogglesworldesl.com (Acesso em:18.07.2014)
Sugestões de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Gb87bAkFkYc (Acesso em: 15.07.2014);
http://www.engvid.com/vocabulary-talking-about-movies-in-english/ (Acesso em: 15.07.2014)
Para vocabulário, acesse:
http://englishwithatwist.com/2014/02/21/how-to-talk-about-movies-in-english/ (Acesso em: 15.07.2014)
Para atividades de compreensão auditiva:
http://www.englishandculture.com/blog/bid/98480/How-to-Talk-About-a-Movie-in-English (Acesso em: 15.07.2014)
Todas as atividades propostas na aula deverão ser avaliadas.
Para uma avaliação quantitativa, os alunos deverão procurar filmes que estejam em cartaz e confeccionar pôsteres sobre eles. Em seguida, deverão elaborar um diálogo, que poderá ter como modelo o da Atividade 7.
O professor deverá ficar atento à pronúncia e entonação correta das palavras, assim como a correta utilização do vocabulário e expressões introduzidos na aula. As produções escritas, assim como os pôsteres deverão ser afixados na sala de aula ou em um espaço que possibilite a visualização pelos demais grupos e funcionários da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!