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A relação cidade/campo sob a influência do meio técnico-científico-informacional

 

15/07/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Ensino Fundamental Final Geografia Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Diferenciar o conceito geográfico cidade/campo da definição político-administrativa de zona urbana e zona rural.

- Reconhecer a interdependência entre campo e cidade formando uma unidade dialética.

- Reconhecer a influência da industrialização da agricultura como unificadora dos espaços urbanos e rurais.

- Identificar a relação cidade/campo no cotidiano de quem vive tanto na cidade quanto no campo.

- Identificar as alterações provocadas pelo meio técnico-científico informacional na clássica interdependência entre o campo e a cidade.

 

 

- Diferenciar o conceito geográfico cidade/campo da definição político-administrativa de zona urbana e zona rural.

- Reconhecer a interdependência entre campo e cidade formando uma unidade dialética.

- Reconhecer a influência da industrialização da agricultura como unificadora dos espaços urbanos e rurais.

- Identificar a relação cidade/campo no cotidiano de quem vive tanto na cidade quanto no campo.

- Identificar as alterações provocadas pelo meio técnico-científico informacional na clássica interdependência entre o campo e a cidade.

 

 

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divisão do trabalho:conceituação

Industrialização da agricultura: conceituação e histórico 

Estratégias e recursos da aula

Aula indicada para as séries intermediárias do ensino fundamental: entre 3ª e 6ª série.

Os professores de Biologia e de Química deverão ser convidados a participar desta aula.

 

 

Atividade 1: Sensibilização

 

Esta atividade tem o objetivo de sensibilizar os alunos para o desenvolvimento do tema proposto, chamando a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, o professor deverá criar uma situação provocativa, levando os alunos às primeiras percepções. Considerando a diversidade das escolas brasileiras podem-se identificar algumas situações:

Situação 1. Se a turma faz parte de uma escola urbana, em que todos os alunos residem na cidade, o professor poderá perguntar: Embora residindo na cidade, todos nós precisamos do campo. Como podemos observar essa necessidade?

Situação 2. Se a turma faz parte de uma escola rural, em que todos os alunos residem no campo, o professor poderáperguntar: Embora residindo no campo, todos precisamos da cidade. Como podemos observar essa necessidade?

Situação 3.Turmas mistas, principalmente em escolas urbanas que recebem alunos residentes no campo, o professor poderá perguntar: Cidade e campo se completam. Como é possível observar essa interdependência?

 

Em qualquer dos casos, as respostas deverão ser orais, respeitando a percepção de cada um. O professor deverá anotar na lousa algumas respostas interessantes e solicitar que os alunos as registrem no caderno.

 

Com a intenção de garantir que a percepção inicial dos alunos acerca do tema em estudo não sofra interferência dos colegas, não poderá haver qualquer tipo de comunicação entre eles. A interação ocorrerá apenas mais tarde.

 

Feita a parte introdutória da aula (estimulação dos alunos com uma das três provocações sugeridas anteriormente), o professor deverá colocar no centro de uma mesa uma cesta ou bandeja previamente preparada, contendo alguns produtos básicos, tais como:

- algumas frutas de fácil acesso: banana, laranja, abacate etc.

- alguns recipientes transparentes com arroz e feijão crus.

- embalagens vazias “tetra Pak” de produtos de origem agrária (leite, suco de fruta etc.).

- outros produtos de consumo popular, acondicionados na embalagem original ou em frascos transparentes (fubá, farinha de mandioca, massa de tomate, mel etc.)

 

A fim de estimular a participação e diversificar os itens de observação, algumas questões (Quadro 1) deverão ser respondidas em grupo, cuja formação seguirá o número de ordem de chamada dos alunos. Considerando, por exemplo, uma turma com trinta alunos, propõe-se que as questões sejam respondidas da seguinte forma:

questão l – alunos de número 1 a 6

questão 2 - alunos de número 7 a 12 

questão 3 - alunos de número 13 a 18 e assim sucessivamente. Essas respostas deverão ser escritas em tiras de papel previamente distribuidas pelo professor aos alunos.

 

 

 

Observações:

 

1. Para esta atividade cada aluno usará duas tiras de papel com tamanho médio de 12 cm X 5 cm – folha A4. (É interessante fazer uso de papeis descartados pela secretaria ou pela máquina de xerox da escola destacando a importância da formação do hábito do uso consciente dos recursos. Pequenos gestos incorporados ao cotidiano podem ter grande significado pedagógico.)

 

2. O professor deverá solicitar as folhas descartadas na secretaria da escola e distribuí-las previamente aos alunos para que as recortem, conforme o tamanho estipulado no item l, para uso no momento oportuno.

 

 

 

 

As perguntas do Quadro 1 deverão ser apresentadas na lousa (ver modelo abaixo) ou em uma das paredes da sala de aula (com uso de cartolina ou papel pardo), onde os alunos fixarão (com durex ou fita crepe) as tiras contendo as suas respostas. Cada grupo (formado como sugerido anteriormente) fixará as tiras de papel (escritas pelos alunos, após discussão e consenso entre os membros) no espaço correspondente à pergunta. Quando a lousa estiver completa com as perguntas e respostas, o resultado final proporcionará um ambiente interessante para a identificação de algumas categorias de análise fundamentais (Natureza, trabalho, produção, circulação, consumo, técnica, tecnologia) para a compreensão geográfica da relação cidade/campo.

 

 

Quadro 1. Disposição das questões na lousa para fixação das tiras com as respostas

 

Relação cidade/campo sob influência do meio técnico-científico-informacional

 

Quais produtos da cesta são consumidos in natura?

 

 

 

 

Em relação ao conjunto dos alimentos selecionados, quais deles foram produzidos

a) no campo?

b) na cidade?

c) É possível inverter os locais de produção? Por que?

 

 

3. Qual é a função do solo

a) na cidade?

b) no campo?

 

 

 

 

4. Responda:

a) por que a cidade precisa do campo?

b) por que o campo precisa da cidade?

 

 

 

 

5. Se campo e cidade são unidades distintas, quem faz a ligação entre ambos?

 

 

 

 

Quando a lousa (ou o quadro na parede) estiver completa o professor deverá estipular um tempo (dez minutos, aproximadamente) para que os alunos analisem o ambiente temático criado, com a preocupação de identificar os elementos que caracterizam a relação cidade/campo.

 

Essa reflexão deverá ser induzida pelo professor por meio de um diálogo dirigido para que as palavras chave que caracterizam a relação cidade/campo sejam identificadas. Nesse momento deverá ser entregue a segunda tira de papel a cada um dos alunos para que escrevam suas respostas. Desta vez, as tiras escritas deverão ser entregues ao professor, que selecionará algumas, com os conceitos geográficos eleitos para esta aula. Ele deverá fixa-las (com durex ou fita crepe) em canetas do tipo “bic” ou lápis, que se transformarão em hastes, para serem espetadas nos produtos selecionados e apresentados na cesta (descritos no início desta atividade). O número de hastes corresponderá à quantidade de conceitos priorizados pelo professor.

 

Ao final, a cesta contendo produtos reais se transformará numa síntese das categorias geográficas de análise da temática denominada relação cidade/campo. Se os alunos não conseguirem identificar algumas delas o professor deverá reforçar ou repetir individualmente os procedimentos ou comando para garantir que ocorra o aprendizado.

 

 

 

Atividade 2: Decodificação do tema proposto

 

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou imprimir o Quadro 2. As repostas deverão ser anotadas no caderno.

 

 

Quadro 2. A relação cidade/campo em imagens

 

Imagem 1

CP1

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/rs/agronegocio/ noticia/100000674042/maquinas-agricolas-nao-precisarao -ser-emplacadas.html.html.html.html

 

Imagem 2

CP2

http://www.emater.go.gov.br/w/3982  

  

 

Imagem 3

CP3

  http://georreferenciamentoincra.com.br/georreferen

 ciamento-de-imoveis-rurais/

 

Imagem 4

CP4

http://gramadomagazine.com.br/revista/revista1.php?c=86

 

Imagem 5

CP5

http://blogs.estadao.com.br/divirta-se/flor-ou-verdura/

 

Imagem 6

CP6

http://www.gpsbrasilia.com.br/1973/Noticias

/BigCity_219712/

 

 

 

Use as imagens selecionadas e a matéria As relações campo-cidade na visão da Geografia, disponível em http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=712 para responder as questões propostas.

 

1.Observe as imagens relacionadas no Quadro 2. Em qual(is) dela(s) é possível identificar a presença direta ou indireta

a) da cidade no campo?

b) do campo na cidade?

c) da produção?

d) da circulação?

e) do consumo?

f) do transporte?

g) da ciência?

h) do trabalho?

 

2. Identifique algumas profissões e profissionais que ajudam a promover a interdependência entre a cidade e o campo.

 

3. Quais atividades econômicas são consideradas tipicamente urbanas? Quais são consideradas tipicamente rurais? É possível inverter os locais de seu desenvolvimento: as urbanas acontecerem no campo e as rurais acontecerem na cidade? Justifique sua resposta.

 

4. Identifique algumas características que diferenciam o modo de vida no campo e na cidade.

 

5. Diferencie:

a) zona urbana e zona rural.

b) meio urbano e meio rural.

c) cidade e campo.

 

6. A industrialização estendeu-se a todos os ramos das atividades econômicas. Assinale os itens em que os processos industriais se tornaram imprescindíveis ao desenvolvimento da agropecuária moderna.

(   ) produção de sementes para plantios em grande escala.

(   ) estocagem de grãos em armazéns gerais.

(   ) frigorificação de carnes.

(   ) sistema de irrigação por pivô central.

(   ) produção de sementes crioulas.

(   ) criação artesanal de pequenos animais.

(   ) uso da agroquímica para fertilização do solo e controle de pragas agrícolas.

(   ) produção de hortaliças para autoconsumo.

(   ) extração de frutos, folhas e cascas em áreas de vegetação nativa.

(   ) produção de mel em apiários comerciais.

(   ) coleta de mel em áreas de vegetação nativa.

(   ) produção de embriões em laboratórios para reprodução de animais em escala comercial.

(   ) controle natural de pragas agrícolas.

(   ) compostagem natural para fertilização do solo.

(   ) sistemas elétricos em agroindústrias utilizados para transformação de matérias primas.

(   ) pesquisa científica para estudos do impacto do aquecimento global sobre a produção de alimentos.

(   ) uso do marketing para criação e divulgação de marcas e produtos de origem agropecuária, com alto valor agregado.

(   ) automação em portos para facilitar o embarque de produtos agropecuários destinados à exportação.

(   ) troca oral de receitas culinárias caseiras.

 

7. Qual é o papel da ciência nas atividades agropecuárias?

 

8. Qual é o papel do senso comum (o chamado conhecimento empírico) nas atividades agropecuárias?

 

9. Há várias décadas os censos demográficos do IBGE comprovam o esvaziamento populacional do campo. Identifique motivos que explicam esse fato. Que nome se dá a esse fenômeno?

 

Observação: Os professores de Biologia e de Química poderão introduzir outras perguntas.

 

 

 

 

 

Na socialização dos resultados os alunos deverão formar um único grupo, que mediado pelo professor, e, por meio de diálogo dirigido, deverá garantir que todos os alunos apresentem suas respostas.

 

 

Atividade 3. Sistematização e recodificação do tema proposto

 

A atividade 3 deverá representar uma oportunidade para que os alunos percebam a interdependência entre a teoria e a prática. As questões do Quadro 3 deverão ser respondidas em grupo (os mesmos formados na Atividade 1) e anotadas no caderno e socializadas ao final.

 

 

Quadro 3. As refeições vão além dos alimentos que comemos

 

Observação: Sugere-se que as questões sejam respondidas ao final de uma refeição, considerando a merenda oferecida pela escola, o lanche que trazem ou uma refeição servida em casa. As respostas deverão surgir a partir da própria observação, tendo como base o conhecimento adquirido nas atividades anteriores.

 

1.Observe os alimentos servidos nesta refeição e identifique os ingredientes de origem

a) vegetal.

b) animal.

c) mineral.

 

2. Que nome se dá às atividades econômicas responsáveis pela produção de alimentos de origem

a) vegetal?

b) animal?

c) mineral?

 

3. Identifique a contribuição nutricional dos alimentos que você está ingerindo hoje.

 

4. Uma refeição servida corresponde à etapa final do processo produtivo. Que nome se dá à etapa final de um processo produtivo?

 

5) Na refeição que você está comendo hoje, identifique a presença da/o

a) natureza.

b) indústria.

c) transporte.

d) comércio.

e) trabalho.

f) ciência.

 

6) Observe atentamente a sua refeição.

a) Para que ela seja servida, houve algum tipo de impacto ambiental? Justifique.

b) Você pode provocar algum tipo de impacto ambiental em relação a ela? Justifique.

 

7. Identifique as principais etapas até que essa refeição possa estar em seu prato. Quais segmentos sociais estão envolvidos nesse processo? Quanto tempo deve ter demorado entre a produção inicial dos ingredientes até o momento do consumo?

 

8. Em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu a primeira carta ao rei de Portugal, anunciando a chegada dos colonizadores na nova terra, que viria a ser o Brasil. Em um dos trechos ele diz: “(...) a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados (...) Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.

a) Quais elementos da natureza são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura?

b) Qual é a importância da água, luz e calor no desenvolvimento das plantas?

 

8. A ciência moderna muito tem contribuído para o aumento da produtividade agrícola e pecuária brasileira. Por que, então, existem pessoas desnutridas por falta da ingestão de alimentos básicos?

 

9. Identifique iniciativas brasileiras para erradicação da fome no país.

 

Obs: Os professores de Biologia e de Química poderão incluir outras questões.

 

 

Propõe-se que a socialização dos resultados seja feita por meio de apresentações, tendo como referência os temas sugeridos no Quadro 4. Por sorteio os temas serão repassados aos grupos (os mesmos formados desde a atividade 1), que poderão optar entre duas formas de apresentação:

a) elaboração de cartaz em cartolina;

b) elaboração de slides para apresentação virtual.

 

Cada grupo apresentará suas conclusões (como sugerido anteriormente) e o professor poderá fotografar ou escanear alguns trabalhos para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

 

Os trabalhos deverão apresentar: a) título; b) fontes de pesquisa; c) um desenho esquemático que represente o tema desenvolvido; d) uma legenda que sintetiza os conceitos que permeiam a representação.

 

Alguns exemplos de desenhos esquemáticos podem ser encontrados em

Ebenezer Howard e a cidade-jardimhttp://urbanidades.arq.br/2008/10/ebenezer-howard-e-a-cidade-jardim/

Cartografia antiga da cidade de Macau, C. 1600-1700: confronto entre modelos de representação europeus e chineses: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-218-53.htm

 

Quadro 4. Temas sugeridos para os trabalhos conclusivos desta aula

 

1. Importância dos alimentos para a saúde

2. Nossa merenda: do campo à cozinha da escola

3. A influência da natureza na produção agrícola e pecuária

4. As profissões e os profissionais envolvidos na produção da merenda escolar

5. Transportes e comércio no consumo alimentar

6. O saber popular e a produção de alimentos

7. A ciência e a produção de alimentos

8. Segurança alimentar: o que é?

9. A desnutrição infantil num país de terras abundantes

10. A relação cidade/campo sob a visão geográfica

 

Recursos Complementares

Apontamentos para uma abordagem dialética das relações cidade-campo: do modelo clássico aos novos desafios. Disponível em http://www.revistas.usp.br/agraria/article/viewFile/110/110

 

A telemática e o meio técnico-científico-informacional: um olhar sobre o urbano. Disponível em http://cumincades.scix.net/data/works/att/4dcc.content.pdf

Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a argumentação. 

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