Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero Textual: enviando carta

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Ler e interpretar cartas;

·         Perceber e comparar a finalidade de uma carta;

·         Reconhecer diferentes tipos de cartas;

·         Relacionar o assunto principal da carta com histórias infantis;

·         Identificar as características e as partes do gênero textual carta;

·         Produzir o gênero textual carta, de acordo com a proposta;

·         Perceber a função do envelope no envio de uma correspondência;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos –3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas histórias infantis, tais como: Branca de Neve e os Sete Anões, Cachinhos de Ouro e os Três Ursos; João e o Pé de Feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola. Chico nas Ilhas das Jurubebas. Jogo online: A Carta Enigmática. Disponível em: < http://tvescola.org.br/jurubebas/?random=1404905913749>. (Neste sítio da TV Escola Chico nas Ilhas das Jurubebas você encontrará uma carta enigmática, na qual os alunos poderão decifrar o enigma.). Acesso em: 08 de jul. 2014.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para esta aula, sugerimos que você apresente a história online “O Carteiro Chegou” de Janet e Allan Ahlberg. Utilize data show ou leve os alunos ao laboratório de informática. Mas, se preferir utilize fantoches ou dramatize.

 

historia

 

Fonte: Sítio: "Slideshare: O Carteiro Chegou". Disponível em:  <http://pt.slideshare.net/carlaferreira3785/o-carteirochegoujaneteallanahlberg>. (Neste sítio você encontrará a história acima digitalizada para contar aos alunos.). Acesso em: 08 de jul.  2014.

Posteriormente, levante os questionamentos:

·         Qual foi a encomenda que todos receberam?

·         Quantas cartas o carteiro entregou?

·         Você conhecia os personagens citados na história?

·         Por que a história tem esse título?

·         Qual a tarefa do carteiro?

·         Na sua cidade existe carteiro? Qual meio de transporte ele utiliza para entregar as cartas?

·         Qual a carta lhe chamou mais atenção? Por quê?

·         O que é remetente e destinatário de uma carta?

·         Você ou alguém de sua família costuma receber cartas? De que tipo? Em quais situações?

Professor, essa história infantil contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza sua profissão entregando cartas para destinatários que são personagens de vários contos infantis tradicionais.

Organize os alunos em pequenos grupos, onde cada grupo deverá reescrever a carta recebida pelo carteiro num cartaz, usando cartolina, canetinhas e lápis de cor. Logo após, apresente para a turma a carta. Exponha as cartas da história no mural da sala de aula.

Professor, se preferir os alunos poderão utilizar o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos), peça aos alunos que digitem as cartas. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no varal na sala de aula para apreciação de todos.

Converse com a turma sobre as cartas entregues pelo carteiro, comente que as mesmas são apresentadas em vários tipos de gêneros textuais, com diferentes propósitos comunicativos: convite, pedido de desculpas, panfletos de propaganda, cartão postal, publicação de um livro, carta de despejo, cartão de aniversário.

Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Sendo que ao final do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfabética e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspondências entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortográficas. Portanto, como registro segue algumas sugestões de atividades.

Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, p. 45. 2012.

 

Resolva as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

 

1.       Leia a carta enviada ao Sr. Gigante pelo Joãozinho aos seus familiares.

 

CARTÃO

Fonte: Sítio: "Slideshare: O Carteiro Chegou". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/carlaferreira3785/o-carteirochegoujaneteallanahlberg>. (Neste sítio você encontrará a carta ao Sr. Gigante enviada pelo Joãozinho.). Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

2. Responda:

a)      Qual é o gênero textual da correspondência enviada pelo Joãozinho?

b)      Qual o assunto que tratado na correspondência?

c)      Qual o nome da cidade que Joãozinho passeava?

d)      Qual o nome da história desses personagens?

e)      Você sabe quem é o “cara” comparado com o Gigante?

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, apresente as características de uma carta, converse sobre os  tipos de correspondências que existem: carta informal, formal, cartão postal. Para isso, disponibilize o texto aos alunos.

 

Carta

A carta é um documento enviado por alguém (REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Os textos de uma carta servem para expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado assunto.

Existem cartas informais (destinadas aos familiares e amigos) e formais (instituições, entidades oficiais) sendo essas mais impessoais e cerimoniosas.

Para as cartas chegarem aos destinatários é necessário preencher corretamente os dados no envelope.

carta

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

Informações adaptadas de:

Fonte: Sítio: "Slideshare. Estrutura da Carta. A Carta". Disponível em: <http://www.slideshare.net/gifamiliar/a-estrutura-da-carta>. (Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre a estrutura que devem compor uma carta.). Acesso em: 09 de jul. 2014.

 

Professor, dialogue com a turma sobre a estrutura que deve compor uma carta: local e data, saudação, introdução, corpo da carta, despedida e assinatura.

Em seguida, apresente alguns cartazes com as cartas da história escolha uma informal e outra formal. Veja abaixo:

·         Carta Formal enviada a Cinderela

MODELO CARTA

 

Fonte: Sítio: "Slideshare: O Carteiro Chegou". Disponível em: < http://pt.slideshare.net/carlaferreira3785/o-carteirochegoujaneteallanahlberg>. (Neste sítio você encontrará a carta à Sra. Cinderela enviada pelo Públio.). Acesso em: 08 de jul. 2014.

·         Carta Informal enviada

MODELO CARTA

 

Fonte: Sítio: "Slideshare: O Carteiro Chegou". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/carlaferreira3785/o-carteirochegoujaneteallanahlberg >. (Neste sítio você encontrará a carta ao Sr. e Sra. Urso e Ursinho e enviada pela Cachinhos de Ouro.). Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

Professor, disponibilize uma ficha aos alunos para que escrevam, a partir  da leitura das duas cartas, as informações que se pede.

 

FICHA DE OBSERVAÇÃO

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Professor, após a apreciação dos tipos de cartas, peça aos alunos que elaborem uma carta respondendo alguma história infantil conhecida de contos infantis. Você poderá organizá-los em grupos. Realize um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.

Prepare um momento para os grupos apresentarem suas produções e depois exponha as cartas na sala de aula.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Que tal investigar uma carta diferente?

O menino Chico vai desvendar o mistério da carta diferente.

Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: A Carta Enigmática da TV Escola. De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.

 

  EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem ao vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.

·         O que você achou do vídeo?

·         O que levou Chico a investigar a carta enigmática?

·         Como o menino desvendou o mistério?

Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

 

TV ESCOLA

Fonte: Sítio: "TV Escola. Chico nas Ilhas das Jurubebas. Jogo online: A Carta Enigmática". Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/?random=1404905913749>. (Neste sítio da TV Escola Chico nas Ilhas das Jurubebas você encontrará uma carta enigmática, na qual os alunos poderão decifrar o enigma.). Acesso em: 08 de jul. 2014.

Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem a carta descrevendo o pedido de socorro.

 

video

Fonte: Sítio: "TV Escola. Chico nas Ilhas das Jurubebas. Jogo online: A Carta Enigmática". Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/?random=1404905913749>. (Neste sítio da TV Escola Chico nas Ilhas das Jurubebas você encontrará uma carta enigmática, na qual os alunos poderão decifrar o enigma.). Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

Disponibilize o texto aos alunos e explore a linguagem escrita da carta. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.

  • Quais as letras estavam substituídas por figuras?
  • O que queria dizer a carta?
  • Quem enviou a carta?

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as diferenças que existe neste tipo de carta enigmática que podem apresentar várias formas ou figuras juntamente com as palavras, letras e outras podem representar o uso de apenas sílabas. É importante construir o conceito de carta enigmática juntamente com os alunos após as discussões. Esse tipo de carta representa uma brincadeira com as palavras, letras ou sílabas. Sendo, composto de símbolo, figuras e escritas que quando revelado, transforma a leitura de um texto.

Em seguida, peça aos alunos em duplas, que escrevam uma carta enigmática convidando seu colega para uma aventura na floresta, podendo utilizar o tablet, laptop Classmate ou mesmo o caderno de Língua Portuguesa.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que ilustrem seu texto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Prepare um momento para os alunos apresentarem suas produções aos colegas, depois exponha os textos no mural da escola.

Professor, ao terminar troque as cartas entre os colegas para os outros tentarem responder. Exponha as produções dos alunos no mural da sala de aula.

 

Atividade Complementar

Professor, construa uma caixinha de correio na sala de aula onde cada aluno poderá escrever correspondência para seus colegas da turma ou de outra turma. Oriente-os quanto à escrita e faça as correções necessárias. Por fim, analise a carta que  escreveu, veja se apresenta as informações (local, data, saudação, assunto, despedida e assinatura) de forma clara e objetiva.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

. Sítio: "Aprender a aprender. Gênero textual - Carta". Disponível em: < http://alessandrataelp.blogspot.com.br/2010/11/genero-textual-carta.html>. (Neste sítio você encontrará o conceito desse gênero textual – carta e um exemplo de uma carta.). Acesso em: 09 de jul. 2014.

Sugestões de links para os professores:

. Sítio: "Compartilhando Atividades Educativas. Gênero Textual Carta". Disponível em: <http://compartilhandoatividadeseducativas.blogspot.com.br/2011/11/genero-textual-carta_13.html >. (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades, a partir de uma carta.). Acesso em: 09 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar cartas; perceber e comparar a finalidade de uma carta; reconhecer diferentes tipos de cartas; relacionar o assunto principal da carta com histórias infantis; identificar as características e partes do gênero textual carta; produzir o gênero textual carta, de acordo com a proposta; perceber a função do envelope no envio de uma correspondência; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de  troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata Lima, Escola Municipal Oswaldo Ribeiro da Silva , Espírito Santo - disse:
    renata-nana-@hotmail.com

    09/09/2015

    Cinco estrelas

    Adorei sua elaboração de aula. Perfeito esse livro, não conhecia.


  • Paola, IST , São Paulo - disse:
    pgoussain@gmail.com

    09/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom! Ajudou bastante!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.