18/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
- Conhecer a história do estado de Goiás;
- Entender a origem do nome deste estado;
- Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado de Goiás.
Os estudantes devem conhecer a organização política do Brasil, inclusive a regionalização do território.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais características do estado de Goiás, com destaque para suas riquezas naturais e culturais que constituem este estado.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o estado de Goiás, um dos estados que compõem a região Centro-Oeste do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/assembly/145933/null>, (acesso em 07/07/2014), e problematize:
Figura 01: Estado de Goiás
Fonte: Disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/145933/null> . Acesso em 07/07/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Goiás" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a história e as principais características deste estado.
Atividade 02
Goiás... como tudo começou?
PASSO A PASSO
- Agora, entregue aos estudantes uma cópia do Hino de "Goiás", disponível no endereço web <http://www.goias.gov.br/paginas/conheca-goias/simbolos/hino>, acesso em 07/07/2014.
Hino de Goiás (2001)
Letra: José Mendonça Teles
Música: Maestro Joaquim Jayme
Santuário da Serra Dourada
Natureza dormindo no cio,
Anhanguera, malícia e magia,
bota fogo nas águas do rio
Vermelho, de ouro, assustado,
foge o índio na sua canoa.
Anhanguera bateia o tempo:
- Levanta, arraial Vila Boa!
Terra querida
fruto da vida,
recanto da paz.
Cantemos aos céus,
regência de Deus,
louvor, louvor a Goiás!
A cortina se abre nos olhos
outro tempo agora nos traz.
É Goiânia, sonho e esperança,
É Brasília pulsando em Goiás.
O cerrado, os campos e matas,
a indústria, gado, cereais.
Nossos jovens tecendo o futuro,
poesia maior de Goiás!
A colheita nas mãos operárias,
benze a terra, minérios e mais:
- O Araguaia dentro dos olhos
me perco de amor por Goiás!
Terra querida
fruto da vida,
recanto da paz.
Cantemos aos céus,
regência de Deus,
louvor, louvor a Goiás!
- Ouçam a música e, posteriormente, peça aos estudantes para se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas, para conversarem entre seus pares sobre o que este hino revela sobre o estado de Goiás, em especial, relacionado aos aspectos:
- Permita que os grupos apresentem suas compreensões sobre as questões anteriores. Resumidamente, ressalte as principais características dos relevo goiano, bem como as riquezas minerais encontradas no estado desde o "ciclo da mineração" até os dias atuais. A exploração em grande escala de diversos minerais iniciou o processo de interiorização do território brasileiro, intensificada a partir da década de 1950 pela construção de Brasília, a capital de nosso país.
- Ressalte, também, que existem duas versões do Hino de Goiás. A primeira, criada em conjunto com a bandeira e as armas estaduais, em 1919, com letra de Antônio Eusébio de Abreu e música de Custódio Fernandes Góis, promulgada pela Lei nº 650 de 30 de julho daquele mesmo ano. Em 2011, foi promulgada a Lei 13.907 de 21 de setembro, instituindo uma nova versão de autoria de José Mendonça Teles e melodia de Joaquim Jayme.
Atividade 03
Goiás... terra de muitas riquezas!
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o estado de "Goiás". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Questões:
Figura 02: Bandeira do estado de Goiás
Fonte: Disponível em: <http://www.goias.gov.br/paginas/conheca-goias/simbolos/bandeira>. Acesso em 07/07/2014.
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Goiás", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/483268/Goias>,(acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Indique, também, como fonte de pesquisa, o Portal do Governo de Minas Gerais, disponível no endereço web <http://www.goias.gov.br/paginas/conheca-goias/>, acesso em 08/07/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 04
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Vegetação típica do bioma Cerrado, no Parque Nacional das Emas, em Goiás.
Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/39/163639-050-C27FF853.jpg>. Acesso em 07/06/2014.
Figura 04: Rua calçada com pedras na cidade de Goiás Velho, no estado de Goiás.
Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/36/141736-050-C2BA2D15.jpg>. Acesso em 07/07/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre as diferentes manifestações culturais presentes no estado de Goiás; em Ciências podem fazer estudos sobre os principais impactos ambientes decorrentes da apropriação do espaço em diferentes épocas no território goiano; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/07/2014.
Conheça Goiás. Disponível em: <http://www.goias.gov.br/paginas/conheca-goias>. Acesso em 08/07/2014.
Goiás. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s>. Acesso em 08/07/2014.
História de Goiás. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/go/historia_goias.htm>. Acesso em 08/07/2014.
História de Goiás. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/historia-goias.htm>. Acesso em 08/07/2014.
História de Goiás. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/historia-de-goias/>. Acesso em 08/07/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Cinco estrelas 1 classificações
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17/09/2014
Cinco estrelasMuito boa esta aula, gostei.