13/08/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Imagem disponível em: http://inglesagora.blog.br/wp-content/uploads/2014/05/dicionarios-desatualizados.jpg. Acesso em: 11 ago 2014.
Professor, aproveite que o tema "A Copa do Mundo" ainda está em evidência para trabalhar com seus alunos expressões que se originam no âmbito do futebol e fazem parte do nosso cotidiano.
Inicie a atividade pedindo aos alunos que busquem em dicionários o significado de gíria e de jargão. Deixe os alunos livres para procurarem em diferentes dicionários. Depois, peça-lhes para expor aos colegas as acepções encontradas. Ao final da atividade, verifique a compreensão dos alunos.
Veja, abaixo, as acepções para gíria e jargão, encontradas no dicionário eletrônico Houaiss (2009):
Gíria substantivo feminino 5 Rubrica: sociolinguística. |
Jargão substantivo masculino |
Proponha uma atividade de brainstorming aos alunos: desafie-os a elencarem frases ou expressões relacionadas ao futebol. Peça que um aluno vá ao quadro para anotar as frases ou expressões ditadas pelo colegas.
Imagem disponível em: http://wow-womenonwriting.com/assets/41-FE3-Brainstorming.gif. Acesso em: 11 ago 2014.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-qfJilJg1oT0/TsBwehhZEyI/AAAAAAAAAIM/maIY28m6vuc/s1600/lupa-da-pesquisa-na-internet-multi+busca+virtual-marcos+angelo.jpg. Acesso em: 11 ago 2014.
Terminada a atividade de brainstorming, leve os alunos ao laboratório de informática. Peça-lhes que façam uma pesquisa em diferentes sítios de pesquisa e anotem as expressões utilizadas no âmbito do futebol. Eles deverão anotar também o significado dessas expressões. Ao final da atividade, o grupo poderá fazer uma lista de expressões e gírias mais conhecidas e/ou utilizadas pelos alunos.
Veja sugestões de sítios para a pesquisa:
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=913%3Afutebol-brasileiro-giria-e-frases-feitas&catid=41%3Aletra-f&Itemid=1. Acesso em: 11 ago 2014.
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2002/06/26/543095/futebol-na-boca-do-povo.html. Acesso em: 11 ago 2014.
http://www.rotinadovale.uneb.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=155:a-lingua-do-baba-como-o-futebol-esta-presente-na-vida-de-todos&catid=5:comportamento&Itemid=12. Acesso em: 11 ago 2014.
http://www.cartafundamental.com.br/single/show/199/na-ponta-da-lingua. Acesso em: 11 ago 2014.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_UatGjGabFes/S-wTiQgqFVI/AAAAAAAAAac/z0KLAddY2SM/s320/Desenho-de-menino-de-semblante-feliz-escrevendo_01%5B1%5D.jpg. Acesso em: 11 ago 2014.
Nesta atividade, separe os alunos em grupos de 3 a 4 participantes. Cada grupo deverá escrever 5 a 6 frases ou pequenos textos utilizando as expressões encontradas. As frases poderão conter mais de uma expressão "futebolística". Eles deverão escrever essas frases em um folha avulsa. Ao final da atividade, cada grupo entrega sua folha ao professor.
Imagem disponível em: http://www.revistafantastica.com.br/imagens/materias/gerais/rescrita.jpeg. Acesso em: 11 ago 2014.
O professor deverá trocar entre os grupos as folhas com as frases ou pequenos textos escritos. Cada grupo recebe uma folha e a tarefa será reescrever as frases ou textos com expressões que correspondam, isto é, que tenham o mesmo significado da expressão utilizada no futebol. Nesta atividade, deixe livre o uso do dicionário.
Imagem disponível em: http://www.agapem.org.br/arquivos/pesquisa1.png. Acesso em: 11 ago 2014.
Proponha aos alunos a aplicação de um questionário com o objetivo de elencar, entre os participantes da pesquisa, a expressão mais conhecida e a expressão mais utilizada no seu dia a dia. Para isso, eles deverão escolher de 10 a 15 expressões do jargão do futebol para preparar uma tabela, que deverá ser apresentada ao participante da pesquisa e na qual ele deverá marcar sua resposta.. Cada aluno deverá aplicar o questionário a 10 pessoas ou, se julgarem possível, esse número de pessoas poderá ser maior.
Veja, abaixo, uma sugestão de tabela:
EXPRESSÃO "FUTEBOLÍSTICA" | CONHEÇO | NÃO CONHEÇO | UTILIZO | NÃO UTILIZO |
Cheio de gás | ||||
Jogar na retranca | ||||
Totó | ||||
Abrir o bico | ||||
Imagem disponível em: https://farm3.staticflickr.com/2760/4088187040_87d84ce9cf.jpg. Acesso em: 11 ago 2014.
Para encerrar as atividades, desafie os alunos a prepararem uma exposição com as frases ou textos escritos por eles e também com o resultado da pesquisa feita. Bom trabalho!!.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm. Acesso em: 11 ago 2014.
http://jangadabrasil.com.br/revista/junho91/al91006a.asp. Acesso em: 11 ago 2014.
http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2014/06/03/expressoes-do-futebol-brasileiro-foram-inspiradas-em-nomes-de-jogadores/. Acesso em: 11 ago 2014.
A avaliação qualitativa será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção das frases e/ou textos criados pelos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!