Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poetizando a vida com sílabas

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler, analisar e interpretar um texto poético.
  • (Re)conhecer jogos silábicos e vocabulares em um poema.
  • Identificar rimas.
  • Buscar palavras em dicionários.
  • Criar um texto poético com rimas e jogos silábicos e vocabulares.
  • Declamar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

Atividade 1

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-7WJshM94dvw/TjyL7RcChiI/AAAAAAAAAO4/0wGBzu12Vbs/s1600/leitura2.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Segundo Trevisan (1995, p. 20), "o exercício de leitura estética [deve] anteceder o momento da produção". Nesse sentido, esta primeira atividade propõe a leitura de um poema de Ruth Rocha no qual encontramos jogos silábicos e vocabulares.

Professor, prepare, com antecedência, cópias do poema transcrito abaixo e entregue uma cópia para cada aluno. Em seguida, peça que façam uma leitura atenta e silenciosa. Terminada a leitura silenciosa, solicite que dois ou três alunos façam a leitura em voz alta, de forma enfática e ritmada. Chame a atenção dos alunos para a estrutura do poema que tem como recurso estético a repetição de palavras que começam com uma sílaba formada pela letra M e uma vogal (ma / me / mi ).

 

Um Macaco

Tão maluco

Mete medo

No matuto

 

Um Macaco

Tão matreiro

Mete medo

No mineiro

 

Um Macaco

Tão manhoso

Mete medo

No medroso

 

RCHA, Ruth. Palavras, muitas palavras. São Paulo: Quinteto/Palmares, 1985. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 61-62.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-4vduCM3JqvU/UnwJ-XJ2sAI/AAAAAAAAH60/lUkQWsdHwBg/s1600/dicionario.gif. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Esta é uma atividade que deve ser desenvolvida com muita alegria e prazer, pois leva os alunos a descobertas incríveis. Providencie vários dicionários e organize a sala em grupos pequenos, de 4 a 5 alunos. Disponibilize  os dicionários para cada grupo. A tarefa é completar um quadro com nome de animais, adjetivos, verbos e substantivos que comecem com a mesma letra e rimem entre si. Explique aos alunos que, posteriormente, eles deverão criar poemas com essas palavras, seguindo o modelo do poema de Ruth Rocha.

Incentive os alunos a participarem de forma ativa, preenchendo o quadro com o maior número possível de nomes de animais e as outras palavras correspondentes. Com certeza, vocês farão descobertas singulares e divertidas!!!

Veja, abaixo, alguns exemplos: 

 

ANIMAL ADJETIVO VERBO (AÇÃO) SUBSTANTIVO
cavalo cabeludo cria caso com Caruso
  cabeçudo   com o marujo
  carinhoso   com o manhoso
  cansadinho   com o mudinho
coruja corajosa caminha sobre a carroça
  ciumenta   entre as pimentas
  cansada   pela calçada

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/--D0usReuciU/UGnDh5n0PZI/AAAAAAAAA4c/doBjo5_rCGE/s1600/escrever.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Nesta atividade, a partir do quadro preenchido na Atividade 2, os alunos deverão produzir seus poemas, considerando o poema de Ruth Rocha como modelo.

Veja, abaixo, uma sugestão de poema criado para o cavalo:

 

Um cavalo

Cabeludo

Cria caso

Com Caruso

 

Um cavalo

Cabeçudo

Cria caso

Com o marujo

 

Um cavalo

Cansadinho

Cria caso

Com o mudinho

 

Um cavalo

Carinhoso

Cria caso

Com o manhoso

Poema criado pela formadora.

 

Módulo 2

Atividade 1

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-1TAQiD0ufJg/UVJkq8KGWsI/AAAAAAAAA28/JmYY9eBxNYs/s1600/ilustra_leitura.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Ainda trabalhando com poemas que apresentam jogos silábicos e vocabulares, prepare cópias impressas dos dois poemas sugeridos. Entregue as cópias aos alunos e deixe-os fazer uma primeira leitura silenciosa. Em seguida, solicite que alguns alunos façam uma leitura em voz alta. Verifique a compreensão do poema e chame a atenção dos alunos para o recurso estético utilizado pelos poetas, isto é, a repetição de sílabas e de palavras.

Sou o fá

do sofá

o so fugiu

e me deixou só

só fá.

 

CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 62.

 

L U Z I A

L U Z . .

L U .  .  A

L .   .  I  A

.   .   .  I  A

 

Luzia lia

na luz da lua.

Lia, lia,

... e ia!

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Diário de classe. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Veredas). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 63.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-TzX5gqx6P-c/UHSgZ9-3m2I/AAAAAAAAAEw/PneoxqBcYLo/s1600/redacao-perfeita-para-sites-e-blogs.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Esta atividade é chamada de brainstorming. Brainstorming significa tempestade de ideias. Na atividade de brainstorming, anotamos todas as ideias que surgem. Depois, selecionamos as ideias úteis. No caso desta atividade, o processo de brainstorming será utilizado para encontrar substantivos e nomes próprios que poderão ser utilizados na criação de poemas, seguindo os modelos de poemas estudados na Atividade 1.

Peça um aluno para ir ao quadro ou anote você mesmo todas as ideias que forem surgindo. Façam duas colunas, uma para os substantivos/adjetivos e outra para os nomes próprios. Ao final da atividade, selecionem as melhores ideias, isto é, as ideias que poderão ser utilizadas nos poemas.

 

SUBSTANTIVOS / ADJETIVOS NOMES PRÓPRIOS
   
   
   
   

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://www.letraria.net/site/wp-content/uploads/2014/08/escrever2.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Momento da criação poética. Os alunos deverão criar seus poemas a partir das palavras e nomes próprios encontrados na Atividade 2. Incentive os alunos a produzirem textos originais e criativos e, se possível, com um toque de humor. Não se esqueçam de brincar com as rimas.

Veja um exemplo criado com a palavra SOZINHO: 

 

Sou o zi

de sozinho

o so saiu

o nho dormiu

e fiquei só...

só zi nho.

Poema criado pela formadora.

 

Atividade 4

Imagem disponível em: http://38.media.tumblr.com/tumblr_m2h0edeMRF1rqwbfao1_500.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.

 

Prepare uma exposição com os poemas produzidos pelos alunos. Para essa exposição, peça aos alunos para copiar seus poemas em um pedaço de cartolina e fazer também uma ilustração  Procure um mural da escola ou faça cordões com os trabalhos e exponha-os no corredor, onde todos possam ler. Bom trabalho!!

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação qualitativa  será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão e nos momentos do uso do dicionário. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.