19/08/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-7WJshM94dvw/TjyL7RcChiI/AAAAAAAAAO4/0wGBzu12Vbs/s1600/leitura2.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.
Segundo Trevisan (1995, p. 20), "o exercício de leitura estética [deve] anteceder o momento da produção". Nesse sentido, esta primeira atividade propõe a leitura de um poema de Ruth Rocha no qual encontramos jogos silábicos e vocabulares.
Professor, prepare, com antecedência, cópias do poema transcrito abaixo e entregue uma cópia para cada aluno. Em seguida, peça que façam uma leitura atenta e silenciosa. Terminada a leitura silenciosa, solicite que dois ou três alunos façam a leitura em voz alta, de forma enfática e ritmada. Chame a atenção dos alunos para a estrutura do poema que tem como recurso estético a repetição de palavras que começam com uma sílaba formada pela letra M e uma vogal (ma / me / mi ).
Um Macaco Tão maluco Mete medo No matuto
Um Macaco Tão matreiro Mete medo No mineiro
Um Macaco Tão manhoso Mete medo No medroso
RCHA, Ruth. Palavras, muitas palavras. São Paulo: Quinteto/Palmares, 1985. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 61-62. |
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-4vduCM3JqvU/UnwJ-XJ2sAI/AAAAAAAAH60/lUkQWsdHwBg/s1600/dicionario.gif. Acesso em: 14 ago 2014.
Esta é uma atividade que deve ser desenvolvida com muita alegria e prazer, pois leva os alunos a descobertas incríveis. Providencie vários dicionários e organize a sala em grupos pequenos, de 4 a 5 alunos. Disponibilize os dicionários para cada grupo. A tarefa é completar um quadro com nome de animais, adjetivos, verbos e substantivos que comecem com a mesma letra e rimem entre si. Explique aos alunos que, posteriormente, eles deverão criar poemas com essas palavras, seguindo o modelo do poema de Ruth Rocha.
Incentive os alunos a participarem de forma ativa, preenchendo o quadro com o maior número possível de nomes de animais e as outras palavras correspondentes. Com certeza, vocês farão descobertas singulares e divertidas!!!
Veja, abaixo, alguns exemplos:
ANIMAL | ADJETIVO | VERBO (AÇÃO) | SUBSTANTIVO |
cavalo | cabeludo | cria caso | com Caruso |
cabeçudo | com o marujo | ||
carinhoso | com o manhoso | ||
cansadinho | com o mudinho | ||
coruja | corajosa | caminha | sobre a carroça |
ciumenta | entre as pimentas | ||
cansada | pela calçada |
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/--D0usReuciU/UGnDh5n0PZI/AAAAAAAAA4c/doBjo5_rCGE/s1600/escrever.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.
Nesta atividade, a partir do quadro preenchido na Atividade 2, os alunos deverão produzir seus poemas, considerando o poema de Ruth Rocha como modelo.
Veja, abaixo, uma sugestão de poema criado para o cavalo:
Um cavalo Cabeludo Cria caso Com Caruso
Um cavalo Cabeçudo Cria caso Com o marujo
Um cavalo Cansadinho Cria caso Com o mudinho
Um cavalo Carinhoso Cria caso Com o manhoso Poema criado pela formadora. |
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-1TAQiD0ufJg/UVJkq8KGWsI/AAAAAAAAA28/JmYY9eBxNYs/s1600/ilustra_leitura.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.
Ainda trabalhando com poemas que apresentam jogos silábicos e vocabulares, prepare cópias impressas dos dois poemas sugeridos. Entregue as cópias aos alunos e deixe-os fazer uma primeira leitura silenciosa. Em seguida, solicite que alguns alunos façam uma leitura em voz alta. Verifique a compreensão do poema e chame a atenção dos alunos para o recurso estético utilizado pelos poetas, isto é, a repetição de sílabas e de palavras.
Sou o fá do sofá o so fugiu e me deixou só só fá.
CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 62. |
L U Z I A L U Z . . L U . . A L . . I A . . . I A
Luzia lia na luz da lua. Lia, lia, ... e ia! QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Diário de classe. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Veredas). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 63. |
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-TzX5gqx6P-c/UHSgZ9-3m2I/AAAAAAAAAEw/PneoxqBcYLo/s1600/redacao-perfeita-para-sites-e-blogs.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.
Esta atividade é chamada de brainstorming. Brainstorming significa tempestade de ideias. Na atividade de brainstorming, anotamos todas as ideias que surgem. Depois, selecionamos as ideias úteis. No caso desta atividade, o processo de brainstorming será utilizado para encontrar substantivos e nomes próprios que poderão ser utilizados na criação de poemas, seguindo os modelos de poemas estudados na Atividade 1.
Peça um aluno para ir ao quadro ou anote você mesmo todas as ideias que forem surgindo. Façam duas colunas, uma para os substantivos/adjetivos e outra para os nomes próprios. Ao final da atividade, selecionem as melhores ideias, isto é, as ideias que poderão ser utilizadas nos poemas.
SUBSTANTIVOS / ADJETIVOS | NOMES PRÓPRIOS |
Imagem disponível em: http://www.letraria.net/site/wp-content/uploads/2014/08/escrever2.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.
Momento da criação poética. Os alunos deverão criar seus poemas a partir das palavras e nomes próprios encontrados na Atividade 2. Incentive os alunos a produzirem textos originais e criativos e, se possível, com um toque de humor. Não se esqueçam de brincar com as rimas.
Veja um exemplo criado com a palavra SOZINHO:
Sou o zi de sozinho o so saiu o nho dormiu e fiquei só... só zi nho. Poema criado pela formadora. |
Imagem disponível em: http://38.media.tumblr.com/tumblr_m2h0edeMRF1rqwbfao1_500.jpg. Acesso em: 14 ago 2014.
Prepare uma exposição com os poemas produzidos pelos alunos. Para essa exposição, peça aos alunos para copiar seus poemas em um pedaço de cartolina e fazer também uma ilustração Procure um mural da escola ou faça cordões com os trabalhos e exponha-os no corredor, onde todos possam ler. Bom trabalho!!
http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia.html. Acesso em: 12 ago 2014.
A avaliação qualitativa será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão e nos momentos do uso do dicionário. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
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