Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando poemas com pares opositivos

 

21/08/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de opor, oposição e opositivo.
  • Ler, analisar e interpretar poemas.
  • Rever o conceito de conjunção alternativa.
  • Reconhecer ideias opostas ou pares opositivos em um texto.
  • Produzir um texto poético.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

Atividade 1

Imagem disponível em: http://www.novidadediaria.com.br/wp-content/gallery/dicionario-online/dicionario-online-7.png. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Professor, introduza o tema da aula trabalhando com os alunos o significado do verbo OPOR, do substantivo OPOSIÇÃO e do adjetivo OPOSITIVO.

Para isso, traga dicionários para a sala de aula e separe os alunos em grupos. Disponibilize pelo menos um dicionário para cada grupo.

Verifique a compreensão dos alunos sobre esses conceitos. Esclareça as dúvidas, se necessário.

Veja, abaixo, algumas concepções encontradas para essas palavras:

 

opor

v.t. Pôr defronte de, colocar de modo a formar obstáculo.
Pôr em paralelo, contrastear.
Objetar.

 

Conceito disponível em: http://www.dicio.com.br/opor/. Acesso em: 20 ago 2014.

 

oposição 
o.po.si.ção 
sf (lat oppositione1 Ação de opor ou de opor-se. 2 Dificuldade, impedimento, obstáculo que se opõe à realização de alguma coisa. 3 Caráter ou natureza do que é oposto. 4 Posição de uma coisa em frente de outra. 5 Contraste entre duas coisas contrárias.

 

Conceito disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=oposi%E7%E3o. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Opositivo

adj. Que envolve oposição; oposto.

Conceito disponível em: http://www.dicio.com.br/opositivo/. Acesso em: 2014.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: . Acesso em: 20 ago 2014.

 

Escreva no quadro o título do poema de Cecília Meireles Ou isto ou aquilo.

Pergunte aos alunos se há alguma marca de oposição no título.

Em seguida, explique aos alunos o que é uma conjunção. Depois explique o que são Conjunções Alternativas (ou Disjuntivas).

Veja sugestões de dois slides para a explicação desses conceitos:

Conjunção é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral.

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.

 

 

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o#Alternativas_ou_disjuntivas. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Conjunções alternativas ou disjuntivas

As alternativas ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente (ex.: ou, ou...ou, ora, já...já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez).

Ora a criança chora, ora a criança ri.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o#Alternativas_ou_disjuntivas. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Atividade 3

Entregue uma cópia impressa do poema Ou isto ou aquilo, de Cecília, Meireles, para cada aluno. Disponibilize alguns minutos para a leitura individual e silenciosa.

Em seguida, solicite que três a quatro alunos façam a leitura em voz alta, de maneira enfática e com boa pronúncia.

 

Cecília Meireles

 

Cecília Meireles

Ou Isto Ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Texto disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia-cecilia-meireles.html. Acesso em: 19 ago 2014.

 

Atividade 4

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-w6FqOzVY28E/U0KcnNMLI_I/AAAAAAAAB3U/yaa7txYzNcg/s1600/sapos-divergencia_conflito.jpg. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Terminada a leitura, faça uma tabela no quadro na qual vocês deverão anotar os pares opositivos do poema. Para isso, releiam o poema e anotem os pares à medida que eles aparecem. 

 

Sugestão de tabela com os pares opositivos:

 

OU ISTO... OU AQUILO...
tem chuva tem sol
calça a luva põe o anel
sobe nos ares fica no chão
guardo o dinheiro compro o doce
brinco estudo

 

Atividade 5

Imagem disponível em: http://files.bemexplicado.webnode.pt/200002333-5286853807/Produ%C3%A7%C3%A3o%20escrita.PNG. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Para esta atividade, proponha aos alunos pensar em outros pares opositivos com os quais eles possam escrever um poema. Eles poderão fazer uma tabela com verbos no infinitivo que apresentam ideias ou ações opostas. Depois, na escrita do poema, eles poderão conjugar os verbos da maneira necessária para dar sentido ao poema. Durante a escrita, o professor poderá circular entre os alunos para ajudá-los em suas dúvidas e questionamentos. Terminada a atividade, o professor recolherá os textos para correção posterior.

Sugestões de alguns verbos que se opõem:

 

dormir cedo

acordar tarde

 comer pouco

comer muito

divertir

trabalhar

subir 

descer

gastar 

economizar

ir 

voltar

amar

odiar

 

Módulo 2

Atividade 1

Prepare, com antecedência, cópias impressas do poema A porta de Vinícius de Moraes. Entregue uma cópia para cada aluno e disponibilize alguns minutos para a leitura silenciosa e individual.

Em seguida, sugira que cada aluno leia dois versos do poema em voz alta, sucessivamente, promovendo uma roda de leitura. Peça aos alunos que repitam a leitura integral do poema, sempre dois versos para cada aluno. 

 

Vinícius de Moraes

 

Vinícius de MoraesA Porta

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu.

 

Texto disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia-vinicius-de-moraes.html. Acesso em: 19 ago 2014.

Atividade 2

Imagem disponível em: http://etiqueta-corporativa.com.br/wp-content/uploads/2012/07/gelo-pegando-fogo.jpg. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Assim como os alunos fizeram para o poema de Cecília Meireles, peça-lhes que encontrem no poema de Vinícius de Moraes as ideias opostas, isto é, os pares opositivos.

A lista das ideias opostas presentes no poema:

  • morta x viva
  • abrir devagarinho x abrir de supetão
  • burra x inteligente
  • fechar x abrir
  • mundo x céu

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-LS96SrFNyhw/Tkz3wOH7q_I/AAAAAAAAAzM/LvcNC8hoEbU/s1600/aluno23.jpg. Acesso em: 20 ago 2014.

 

Nesse momento de produção escrita, os alunos deverão escrever um texto poético tendo como modelo o poema A porta de Vinícius de Moraes. Antes que eles comecem a escrever, façam uma lista no quadro de outras palavras que se opõem. Essas palavras podem ser verbos, adjetivos, substantivos. A tarefa de escrita do poema poderá ser realizada em duplas, caso o professor julgue mais conveniente.

Atividade 3

Organize, com a ajuda dos alunos, uma exposição em cordel dos poemas produzidos pelos alunos.

 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_DwraUxHvzYQ/TJpABwZMuGI/AAAAAAAAACc/ahQ0gKvFKtQ/s1600/DSC01894.JPG. Acesso em: 20 ago 2014.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre conjunções, acesse:

http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php. Acesso em: 20 ago 2014.

http://www.infoescola.com/portugues/conjuncoes/. Acesso em: 20 ago 2014.

http://www.portugues.com.br/gramatica/conjuncoes.html. Acesso em: 20 ago 2014.

http://www.brasilescola.com/gramatica/conjuncao.htm. Acesso em: 20 ago 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa  será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão sobre o conceito de conjunção e também na compreensão das palavras buscadas no dicionário. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.