21/08/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Imagem disponível em: http://www.novidadediaria.com.br/wp-content/gallery/dicionario-online/dicionario-online-7.png. Acesso em: 20 ago 2014.
Professor, introduza o tema da aula trabalhando com os alunos o significado do verbo OPOR, do substantivo OPOSIÇÃO e do adjetivo OPOSITIVO.
Para isso, traga dicionários para a sala de aula e separe os alunos em grupos. Disponibilize pelo menos um dicionário para cada grupo.
Verifique a compreensão dos alunos sobre esses conceitos. Esclareça as dúvidas, se necessário.
Veja, abaixo, algumas concepções encontradas para essas palavras:
opor v.t. Pôr defronte de, colocar de modo a formar obstáculo.
Conceito disponível em: http://www.dicio.com.br/opor/. Acesso em: 20 ago 2014. |
oposição
Conceito disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=oposi%E7%E3o. Acesso em: 20 ago 2014. |
Opositivoadj. Que envolve oposição; oposto. Conceito disponível em: http://www.dicio.com.br/opositivo/. Acesso em: 2014. |
Imagem disponível em: . Acesso em: 20 ago 2014.
Escreva no quadro o título do poema de Cecília Meireles Ou isto ou aquilo.
Pergunte aos alunos se há alguma marca de oposição no título.
Em seguida, explique aos alunos o que é uma conjunção. Depois explique o que são Conjunções Alternativas (ou Disjuntivas).
Veja sugestões de dois slides para a explicação desses conceitos:
Conjunção é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o#Alternativas_ou_disjuntivas. Acesso em: 20 ago 2014. |
Conjunções alternativas ou disjuntivasAs alternativas ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente (ex.: ou, ou...ou, ora, já...já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez).Ora a criança chora, ora a criança ri. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o#Alternativas_ou_disjuntivas. Acesso em: 20 ago 2014. |
Entregue uma cópia impressa do poema Ou isto ou aquilo, de Cecília, Meireles, para cada aluno. Disponibilize alguns minutos para a leitura individual e silenciosa.
Em seguida, solicite que três a quatro alunos façam a leitura em voz alta, de maneira enfática e com boa pronúncia.
Cecília Meireles
Ou Isto Ou Aquilo Ou se tem chuva e não se tem sol, |
Texto disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia-cecilia-meireles.html. Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-w6FqOzVY28E/U0KcnNMLI_I/AAAAAAAAB3U/yaa7txYzNcg/s1600/sapos-divergencia_conflito.jpg. Acesso em: 20 ago 2014.
Terminada a leitura, faça uma tabela no quadro na qual vocês deverão anotar os pares opositivos do poema. Para isso, releiam o poema e anotem os pares à medida que eles aparecem.
Sugestão de tabela com os pares opositivos:
OU ISTO... | OU AQUILO... |
tem chuva | tem sol |
calça a luva | põe o anel |
sobe nos ares | fica no chão |
guardo o dinheiro | compro o doce |
brinco | estudo |
Imagem disponível em: http://files.bemexplicado.webnode.pt/200002333-5286853807/Produ%C3%A7%C3%A3o%20escrita.PNG. Acesso em: 20 ago 2014.
Para esta atividade, proponha aos alunos pensar em outros pares opositivos com os quais eles possam escrever um poema. Eles poderão fazer uma tabela com verbos no infinitivo que apresentam ideias ou ações opostas. Depois, na escrita do poema, eles poderão conjugar os verbos da maneira necessária para dar sentido ao poema. Durante a escrita, o professor poderá circular entre os alunos para ajudá-los em suas dúvidas e questionamentos. Terminada a atividade, o professor recolherá os textos para correção posterior.
Sugestões de alguns verbos que se opõem:
dormir cedo |
acordar tarde |
comer pouco |
comer muito |
divertir |
trabalhar |
subir |
descer |
gastar |
economizar |
ir |
voltar |
amar |
odiar |
Prepare, com antecedência, cópias impressas do poema A porta de Vinícius de Moraes. Entregue uma cópia para cada aluno e disponibilize alguns minutos para a leitura silenciosa e individual.
Em seguida, sugira que cada aluno leia dois versos do poema em voz alta, sucessivamente, promovendo uma roda de leitura. Peça aos alunos que repitam a leitura integral do poema, sempre dois versos para cada aluno.
Vinícius de Moraes
A Porta Eu sou feita de madeira Eu abro devagarinho Só não abro pra essa gente Eu sou muito inteligente! |
Texto disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia-vinicius-de-moraes.html. Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem disponível em: http://etiqueta-corporativa.com.br/wp-content/uploads/2012/07/gelo-pegando-fogo.jpg. Acesso em: 20 ago 2014.
Assim como os alunos fizeram para o poema de Cecília Meireles, peça-lhes que encontrem no poema de Vinícius de Moraes as ideias opostas, isto é, os pares opositivos.
A lista das ideias opostas presentes no poema:
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-LS96SrFNyhw/Tkz3wOH7q_I/AAAAAAAAAzM/LvcNC8hoEbU/s1600/aluno23.jpg. Acesso em: 20 ago 2014.
Nesse momento de produção escrita, os alunos deverão escrever um texto poético tendo como modelo o poema A porta de Vinícius de Moraes. Antes que eles comecem a escrever, façam uma lista no quadro de outras palavras que se opõem. Essas palavras podem ser verbos, adjetivos, substantivos. A tarefa de escrita do poema poderá ser realizada em duplas, caso o professor julgue mais conveniente.
Organize, com a ajuda dos alunos, uma exposição em cordel dos poemas produzidos pelos alunos.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_DwraUxHvzYQ/TJpABwZMuGI/AAAAAAAAACc/ahQ0gKvFKtQ/s1600/DSC01894.JPG. Acesso em: 20 ago 2014.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php. Acesso em: 20 ago 2014.
http://www.infoescola.com/portugues/conjuncoes/. Acesso em: 20 ago 2014.
http://www.portugues.com.br/gramatica/conjuncoes.html. Acesso em: 20 ago 2014.
http://www.brasilescola.com/gramatica/conjuncao.htm. Acesso em: 20 ago 2014.
A avaliação qualitativa será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão sobre o conceito de conjunção e também na compreensão das palavras buscadas no dicionário. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2014
Cinco estrelasmuito boa a aula vou fazer com minha turma