19/08/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Recursos:
Para introduzir o tema da aula, comece perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma crônica. Se a resposta for positiva, peça aos alunos que citem alguns exemplos de crônicas que eles já leram ou já ouviram algum comentário sobre. Verifique se os exemplos dados correspondem realmente a esse gênero textual.
Imagem disponível em: http://www.germinaliteratura.com.br/imagens/cronica_tit.jpg. Acesso em: 18 ago 2014.
Em seguida, entregue aos alunos um texto sobre o conceito de crônica. Disponibilize alguns minutos para que os alunos façam uma leitura silenciosa. Após a leitura, peça aos alunos que apontem as principais características da crônica. Verifique a compreensão dos alunos sobre o conceito desse gênero textual. Esclareça as possíveis dúvidas.
CRÔNICA
A palavra crônica vem do latim
Chronica, cujo significado é “registro de fatos comuns, feitos em ordem cronológica”. Em épocas passadas, designava qualquer documento de caráter histórico. Por isso, a quem hoje se dá o nome de historiador, antigamente era chamado de cronista.
Hoje, crônica é um termo usado para definir um gênero narrativo ou reflexivo breve, episódico e comunicativo. A crônica se caracteriza por registrar, acima de tudo, um flagrante do cotidiano, em seus aspectos pitorescos e inusitados, com certa dose de humor e de reflexão existencial. Contém passagens líricas e comentários de interesse social e a linguagem é, quase sempre, coloquial e irreverente.
Texto disponível em: http://proflucimarlinguaportuguesa.blogspot.com.br/p/tudo-sobre-redacao.html. Acesso em: 18 ago 2014. |
Atividade 2
Imagem disponível em: http://mlb-s1-p.mlstatic.com/lingua-portuguesa-clarice-lispector-emergentes-do-idioma-14588-MLB2836815598_062012-F.jpg. Acesso em: 18 ago 2014.
Prepare, com antecedência, cópias da crônica Medo da Eternidade de Clarice Lispector. Antes de distribuir uma cópia para cada aluno, apresente-lhes a autora. Comente um pouco sobre a vida e a obra de Clarice Lispector. Veja, em Recursos Complementares, sugestões de sítios onde você poderá encontrar informações sobre Clarice Lispector.
Depois de entregar a crônica aos alunos, peça-lhes que façam uma primeira leitura silenciosamente. Em seguida, sugira que cada aluno leia um parágrafo em voz alta, promovendo uma roda de leitura. Se for necessário, façam uma segunda leitura em voz alta.
Medo da Eternidade - Clarice Lispector Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramático contato com a eternidade. Texto disponível em: http://claricelispectorclarice.blogspot.com.br/2008/02/medo-da-eternidade-clarice-lispector.html. Acesso em: 18 ago 2014. |
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-r0DAZImqOVM/TVbRZw4Bg3I/AAAAAAAABlw/-6kbOGqjKpQ/s320/ninos-leyendo.jpg. Acesso em: 18 ago 2014.
Para a compreensão do texto de Clarice, proponha uma pequena discussão a partir de questões como:
Imagem disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/img/logo_home.jpg. Acesso em: 18 ago 2014.
Para completar a interpretação da crônica, peça aos alunos que releiam o texto e façam o exercício sugerido abaixo. Você poderá preparar cópias impressas e distribui-las entre os alunos ou preparar o exercício em um slide para ser projetado e então, resolver o exercício com toda a turma, de forma oral.
1. "... quase não podia acreditar no milagre." | ( ) persistência |
2. "Perder a eternidade? Nunca." | ( ) surpresa, espanto |
3. "Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramático contato com a eternidade." | ( ) embaraço, constrangimento, |
4. "_ Como não acaba?" | ( ) incredulidade |
5. "_ Parei um instante na rua, perplexa." | ( ) temor, receio |
6. Mastigava, mastigava. Mas me sentia contrafeita." | ( ) intolerância |
7. "E a vantagem de ser bala eterna me enchia de uma espécie de medo, como se tem diante da ideia de eternidade ou de infinito." | ( ) decisão, firmeza |
8. "eu mastigava obedientemente, sem parar." | ( ) alívio |
9. "Até que não suportei mais..." | ( ) aflição, angústia |
10. "Sem o peso da eternidade sobre mim." | ( ) incerteza, perplexidade |
Tabela de exercícios criada pela formadora.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/--MJBi1f3TfA/TeVchYyGAjI/AAAAAAAAAEE/9Sb61A5PSeE/s1600/humanos%2B49.jpg. Acesso em: 18 ago 2014.
Para esta atividade, peça aos alunos para relembrar acontecimentos da infância. Entretanto, antes de iniciar a atividade, retome com eles alguns trechos do texto conceitual sobre crônica para ajudá-los a elencar esses acontecimentos.
Retome os seguintes trechos para reforçar as características de uma crônica:
Anote, ou peça um aluno para anotar, no quadro todos os acontecimentos relembrados e citados pelos alunos.
A partir da lista feita na Atividade 1, selecione, com a ajuda dos alunos, aqueles acontecimentos que vocês julgam ser interessantes para tema de uma crônica.
Faça, no quadro, uma tabela com três colunas. Na primeira coluna, vocês devem anotar o acontecimento da infância citado. Na segunda, anotem os adjetivos que podem qualificar esse acontecimento e na terceira coluna, anotem sentimentos que podem se relacionar com esse acontecimento. Essa tabela ajudará os alunos no momento da criação da crônica.
Veja uma sugestão de modelo para essa tabela:
ACONTECIMENTO | ADJETIVOS | SENTIMENTOS |
primeiro dia na escola | emocionante / triste / especial | alegria / medo / curiosidade / |
um passeio na fazenda | inesquecível / engraçado / alegre / divertido | alegria / prazer / cansaço |
Imagem disponível em: http://noticias.universia.com.br/br/images/imagenes%20especiales/m/me/mel/melhorar-textos-leitores-imaginarios-noticias-universia-brasil.jpg. Acesso em: 18 ago 2014.
Imagem disponível em: http://noticias.universia.com.br/br/images/imagenes%20especiales/d/di/dic/dicas-escrever-melhor-noticias.jpg. Acesso em: 19 ago 2014.
Divida os alunos em grupos pequenos, 2 a 3 elementos por grupo. Peça a cada grupo para escolher um dos acontecimentos anotados na tabela da Atividade 2. Cada grupo deverá escrever uma crônica sobre o acontecimento escolhido. Antes de começarem a produção textual, recorde com os alunos as características da crônica encontradas no texto conceitual:
Enquanto os alunos escrevem a crônica, o professor poderá circular entre os grupos para esclarecer dúvidas e responder questionamentos. Ao final da atividade, o professor deverá recolher os textos para correção posterior.
Terminada a correção dos textos, o professor os devolverá aos alunos que deverão preparar uma cópia corrigida e uma ilustração. Os textos poderão ser colados em um pedaço de cartolina. Depois, vocês poderão preparar uma bonita exposição no pátio ou no corredor da escola. É interessante também preparar um momento de leitura das crônicas por seus autores durante o período da exposição.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-TUzT0U9Z6UU/UnhM2BrTcXI/AAAAAAAADo8/KddO7c0NmaA/s1600/SDC10598.JPG. Acesso em: 18 ago 2014.
http://www.infoescola.com/livros/medo-da-eternidade/. Acesso em: 18 ago 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector. Acesso em: 18 ago 2014.
http://www.releituras.com/clispector_bio.asp. Acesso em: 18 ago 2014.
http://www.brasilescola.com/biografia/clarice-lispector.htm. Acesso em: 18 ago 2014.
A avaliação qualitativa será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão sobre o conceito de crônica e também na interpretação da crônica sugerida. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos criados pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/08/2014
Cinco estrelasExcelente! Parabéns!