Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendas do Folclore Brasileiro

 

26/08/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar tradições;
  • Valorizar o folclore brasileiro;
  • Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
  • Desenvolver a imaginação;
  • Praticar a leitura;
  • Desenvolver as artes manuais;
  • Trabalhar o respeito e o cuidado com o meio ambiente;
  • Aprender números ordinais.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos básicos de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

Material a ser utilizado:

  • Folhas impressas;
  • Folhas coloridas;
  • Cola;
  • Tesoura.
 
O folclore representa a maneira de agir, pensar e sentir de um povo, ressaltando as qualidades que lhe são próprias.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – na oralidade e na imitação. Ele é universal, embora aconteçam ajustes regionais.
 

Módulo 1

Atividade 1

Em rodinha, apresente o tema às crianças e pergunte-lhes se aprendemos folclore apenas na escola.

Leve as crianças a perceberem que aprendemos folclore com nossos pais, avós, vizinhos, com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia.

Questione também o que é sabedoria popular.

Previamente, providencie, na sala, um espaço para montar um painel com o título "LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO"

Quatro lendas serão trabalhadas com as crianças:

  1. Lobisomem;
  2. Iara;
  3. Curupira;
  4. Saci-Pererê.

Imprima as folhas abaixo e à medida que cada história for trabalhada, coloque a folha correspondente no painel.

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=458656&i=true&r=false&a=56672#passo4. Acesso em: 19 ago 2014.

 

iara

Imagem adaptada de: http://profmarcelaturmadamonica.blogspot.com.br/2011/08/lendas-brasileiras.html. Acesso em: 19 ago 2014.

 

FOLCLORE 3

Imagem disponível em: http://profmarcelaturmadamonica.blogspot.com.br/2011/08/lendas-brasileiras.html. Acesso em: 19 ago 2014.

 

FOLCLORE 4

Imagem disponível em: http://profmarcelaturmadamonica.blogspot.com.br/2011/08/lendas-brasileiras.html. Acesso em: 19 ago 2014.

 

Atividade 2 - Lobisomem

Professor, comece pela história do Lobisomem, conte-a aos alunos.

Após contar a história, pergunte às crianças quantos irmãos elas têm. Pergunte também se é comum existirem famílias tão grandes como a da história do lobisomem.

Mostre que a configuração da família muda com o passar do tempo.

Ao trabalhar o tema Lobisomem, explore os números ordinais e aplique a atividade abaixo:

 

lobisomem

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Atividade 3 - Iara

Na história da Iara, trabalhe o conceito de animais e seu habitat, isto é, o lugar onde vive cada animal.

Explique que existem animais terrestres, aquáticos ou voadores.

Pergunte: a nossa personagem Iara vive em qual habitat?

 

 Aplique a atividade abaixo:

 

ativ

 

Imagem adaptada de: http://www.portalescolar.net/2012/05/animais-aquaticos-e-terrestres-40.html . Acesso em: 19 ago 2014.

 

Agora, faça também um desenho livre sobre o fundo do rio.

 

FOLCLORE 7

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Atividade 4 - Curupira

A história de hoje é do Curupira, o protetor dos animais e das florestas.

Converse com as crianças, explicando que também podemos ajudar o Curupira a cuidar do nosso planeta.

Aplique a atividade abaixo:

 

curupira

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Atividade 5 - Saci-Pererê

 

A última história é a do Saci-Pererê.

Professor, trabalhe os conceitos de obediência com os alunos.

Pergunte a els: podemos ser levados como o saci, ou devemos obedecer às regras?

 

Para esta aula, prepare uma dobradura do gorro ou carapuça do saci.

Veja como fazer:

 

FOLCLORE 10

Imagem disponível em: http://annacrafts.files.wordpress.com/2011/08/educando-com-criatividade-folclore-12.jpg. Acesso em: 19 ago 2014.

 

Faça com as crianças a dobradura e cole-a na folha abaixo. Depois, peça que eles completem o desenho do Saci.

 

saci dobradura]

Imagem criada pela formadora no Paint.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve ser realizada gradualmente durante o desenvolvimento das atividades. O professor deve observar se o aluno participa ativamente e se demonstra interesse nas atividades realizadas em sala.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.