26/08/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Em rodinha, apresente o tema às crianças e pergunte-lhes se aprendemos folclore apenas na escola.
Leve as crianças a perceberem que aprendemos folclore com nossos pais, avós, vizinhos, com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia.
Questione também o que é sabedoria popular.
Previamente, providencie, na sala, um espaço para montar um painel com o título "LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO"
Quatro lendas serão trabalhadas com as crianças:
Imprima as folhas abaixo e à medida que cada história for trabalhada, coloque a folha correspondente no painel.
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=458656&i=true&r=false&a=56672#passo4. Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem adaptada de: http://profmarcelaturmadamonica.blogspot.com.br/2011/08/lendas-brasileiras.html. Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem disponível em: http://profmarcelaturmadamonica.blogspot.com.br/2011/08/lendas-brasileiras.html. Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem disponível em: http://profmarcelaturmadamonica.blogspot.com.br/2011/08/lendas-brasileiras.html. Acesso em: 19 ago 2014.
Professor, comece pela história do Lobisomem, conte-a aos alunos.
Após contar a história, pergunte às crianças quantos irmãos elas têm. Pergunte também se é comum existirem famílias tão grandes como a da história do lobisomem.
Mostre que a configuração da família muda com o passar do tempo.
Ao trabalhar o tema Lobisomem, explore os números ordinais e aplique a atividade abaixo:
Imagem criada pela formadora no Paint.
Na história da Iara, trabalhe o conceito de animais e seu habitat, isto é, o lugar onde vive cada animal.
Explique que existem animais terrestres, aquáticos ou voadores.
Pergunte: a nossa personagem Iara vive em qual habitat?
Aplique a atividade abaixo:
Imagem adaptada de: http://www.portalescolar.net/2012/05/animais-aquaticos-e-terrestres-40.html . Acesso em: 19 ago 2014.
Agora, faça também um desenho livre sobre o fundo do rio.
Imagem criada pela formadora no Paint.
A história de hoje é do Curupira, o protetor dos animais e das florestas.
Converse com as crianças, explicando que também podemos ajudar o Curupira a cuidar do nosso planeta.
Aplique a atividade abaixo:
Imagem criada pela formadora no Paint.
A última história é a do Saci-Pererê.
Professor, trabalhe os conceitos de obediência com os alunos.
Pergunte a els: podemos ser levados como o saci, ou devemos obedecer às regras?
Para esta aula, prepare uma dobradura do gorro ou carapuça do saci.
Veja como fazer:
Imagem disponível em: http://annacrafts.files.wordpress.com/2011/08/educando-com-criatividade-folclore-12.jpg. Acesso em: 19 ago 2014.
Faça com as crianças a dobradura e cole-a na folha abaixo. Depois, peça que eles completem o desenho do Saci.
]
Imagem criada pela formadora no Paint.
Para leitura do professor:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/08/atividades-para-semana-do-folclore.html. Acesso em: 19 ago 2014.
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/10/dobraduras-do-folclore.html. Acesso em: 19 ago 2014.
http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/08/atividades-de-folclore-com-turma-da.html. Acesso em: 19 ago 2014.
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/08/folclorelendas-e-atividades.html. Acesso em: 19 ago 2014.
Professor, a avaliação deve ser realizada gradualmente durante o desenvolvimento das atividades. O professor deve observar se o aluno participa ativamente e se demonstra interesse nas atividades realizadas em sala.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/04/2015
Quatro estrelasÓtimas sugestões
16/09/2014
Cinco estrelasA equipe está de parabéns! Pena que não estou em sala de aula para ter desenvolvido esta com muito entusiasmo(...)
13/09/2014
Cinco estrelasótimas sugestões de aulas para serem trabalhadas. Parabéns!
10/09/2014
Cinco estrelasParabéns. Excelentetrabalho!!!!!!!!!!!!!!!
03/09/2014
Cinco estrelasÓtimo material e sugestões!! Parabéns!!!!
29/08/2014
Cinco estrelasEste espaço é fundamental para o professor pesquisador que procura inovar suas aulas, buscando aulas inovadoras e significativas para seus alunos . Esta aula por exemplo, muito criativa e propícia para o momento, adorei!