Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dialogando com textos sobre o mesmo tema

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a ideia central dos textos.
  • Retirar informações dos textos.
  • Produzir texto sobre o mesmo tema dos textos estudados.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura.
  • Texto de opinião.
Estratégias e recursos da aula
  • Laboratório de Informática.
  • Uso da internet.
  • Vídeo.
  • Música.
  • Produção de textos no computador.

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - MOTIVAÇÃO PARA ESTUDO DO TEMA

Image result for imagens de amigos
 
 
  1. Amizade é.. - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w
    05/03/2007 - Vídeo enviado por Nanda Pacheco
    Amizade é TUDO ;D Curta no face: http://facebook.com/angelababiesreborn. ... You need Adobe Flash Player to watch this video. Download it  ...

ATIVIDADE 2 - RODA DE CONVERSA

Professor, depois de assistido ao vídeo, faça uma roda de conversa com os alunos e procure estimulá-los a falar sobre o assunto.

Sugestões de questões para um pequeno debate:

 

1. Vocês acreditam em amizade verdadeira?

2. Vocês fariam qualquer coisa por um amigo?

3. Vocês têm um (ou mais) grandes amigos?

4. Como sabem que eles são seus verdadeiros amigos?

5. Eles já demonstraram? Como?

 

  • Deixe que os alunos falem e, conforme o que foram falando, você, professor, pode ir criando outras perguntas para complementar o assunto e fazer um belo e produtivo debate sobre o tema.

 

ATIVIDADE 3 - TEXTOS SOBRE O TEMA AMIZADE

 

  • Professor, reproduza  cópias dos textos abaixo para os alunos. Façam uma boa leitura dos textos, pedindo sempre a opinião dos estudantes. Peça aos alunos contraponham as informações dos dois textos.

 

TEXTO 1

 

SONETO DO AMIGO

VinÍcius de Moraes

Enfim, depois de tanto erro passado.

Tantas retaliações, tanto perigo.

Eis que ressurge noutro o velho amigo.

Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado.

Com olhos que contêm o olhar antigo.

Sempre comigo um pouco atribulado.

E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano Sabendo se mover e comover.

E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica.

Que só se vai ao ver outro nascer.

E o espelho de minha alma multiplica...

Disponível em: http://www.mensagenscomamor.com/poemas_e_poesias_de_amizade.htm Acesso em: 15 julho 2014.

 

TEXTO 2

 

AMIZADE VERDADEIRA

A amizade verdadeira é aquela que não te explora

Que está sempre ao seu lado

Que te procura em cada aurora

Que te apoia mesmo que você esteja errado

Que te aceita não pelo que tens

Mas simplesmente se doa como amigo

E se preocupa se tu não vens

Que te procura e te dá abrigo

Que nas horas difíceis te dá força

Depositando em ti toda a confiança

E pra fazer você feliz se esforça

Para que sua vida tenha mais esperança.

A verdadeira amizade é eterna e sincera

Contenta-se na mais pura simplicidade

Nasce, cresce, vive e prospera

Amizade verdadeira é transparente

Sabe guardar segredos

É linda, pura, eterna e decente.

Não te trata como um mero brinquedo.

Disponível em: http://www.mensagenscomamor.com/poemas_e_poesias_de_amizade.htm Acesso em: 14 julho 2014.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 - TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO

 

"A Verdadeira Amizade”

 
   Um homem, seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. Depois de muito andar esse homem se deu conta  de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. Muitas vezes, os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição. A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com sede. Precisavam desesperadamente de água. Numa curva do caminho, avistaram um portão todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita, guardava a entrada.
  -Bom dia, ele disse.
- Bom dia, respondeu o homem.
  -Que lugar é este, tão lindo? Ele perguntou.
  -Isto aqui é o céu, foi a resposta.
  -Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
  -O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
  - Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
  -Lamento muito, disse o guarda. -Aqui não se permite a entrada de animais.
  O homem ficou muito desapontado, porque sua sede era grande. Mas ele não quis beber e deixar seus amigos com sede. Assim, prosseguiu seu caminho. Depois de muito caminho acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era uma velha porteira velha semi aberta.  A porteira se abria por um caminho de terra, com árvores dos dois lados que faziam sombra.
   À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um pano, parecia que estava dormindo.
  -Bom dia, disse o caminhante.
  -Bom dia, disse o homem.
  -Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
  - Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem indicando o lugar.
  -Podem beber a vontade. O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
  - Muito obrigado, ele disse ao sair.
 -Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
  -A propósito, disse o caminhante,qual é o nome desse lugar?
  -Céu, respondeu o homem.
 -Céu? Mas o homem da guarita, ao lado do portão de mármore, disse que lá era o céu!
 -Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno. O caminhante ficou perplexo.
  -Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
  -De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor.
  -  Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus melhores amigos...
 
                                                       Interpretação do texto:
 
1- Numere os parágrafos do texto e depois complete:
 
O texto possui _______ parágrafos.
 
2- Quantos personagens o texto possui?Quais são eles?
_________________________________________________________________________________
3- Onde se passa a história e como os personagens foram parar lá?
_________________________________________________________________________________
 
4- Qual foi o desapontamento que o homem teve ao passar pelo portão de mármore?
________________________________________________________________________________
5- Por que foi que o homem conseguiu chegar realmente no céu?
_________________________________________________________________________________
6- Dê a sua opinião sobre o texto e sobre o tema AMIZADE VERDADEIRA.
 
_______________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
 
  • Professor, discuta as questões com seus alunos e converse novamente com eles sobre o verdadeiro valor da amizade.

 

ATIVIDADE 2 - MÚSICA 

 

  • Professor, coloque para os alunos a música "LISTA" de Oswaldo Montenegro. Deixem que eles a escutem livremente para depois trabalhá-la em sala. Os alunos, se quiserem, poderão cantar junto com o cantor.

 

 

 

  1. Lista - Oswaldo Montenegro - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=aV99ypbCidw
    11/07/2007 - Vídeo enviado por elditador

    Lista Oswaldo Montenegro 

     

ATIVIDADE 3 - TEXTO MOTIVADOR PARA PRODUÇÃO DE TEXTO

Lista

Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás...

Quantos você ainda vê todo dia ?

Quantos você já não encontra mais?

Faça uma lista dos sonhos  que tinha...

Quantos você desistiu de sonhar?

Quantos amores jurados pra sempre...

Quantos você conseguiu preservar?

Onde você ainda se reconhece, na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria?

Quantos amigos você jogou fora...

Quantos mistérios que você sondava, quantos você conseguiu entender?

Quantos defeitos sanados com o tempo, era o melhor que havia em você?

Quantas mentiras você condenava, quantas você teve que cometer ?

Quantas canções que você não cantava, hoje assobia pra sobreviver ...

Quantos segredos que você guardava, hoje são bobos ninguém quer saber ...

Quantas pessoas que você amava, hoje acredita que amam você?

Disponível em: http://www.mensagenscomamor.com/poemas_e_poesias_de_amizade.htm Acesso em: 14 julho 2014.

 

ATIVIDADE 3-  PRODUÇÃO DE TEXTO

 

  • Professor, peça aos alunos para listarem seus amigos mais queridos. Deverão escrever os nomes desses amigos no caderno. Poderão fazer um quadro. Exemplo- sugestão:

 

Meus grandes amigos Por quê?
   
   

 

  • Na sequência, ainda, no Laboratório de Informática, peça aos alunos que escrevam um texto sobre a amizade (no word). Importante que eles argumentem sobre as razões de terem amigos e de considerarem as pessoas como amigas. Você pode sugerir como títulos:

 

  • A amizade verdadeira

  • Amigos verdadeiros 

  • Por que ter amigos?

  • O amigo: um ser que a vida não explica

  • Amor de amigo, dentre outros

 

 

Professor, ao término da atividade, peça aos alunos para enviarem os textos para seu e-mail. Depois de lidos todos os textos, sugira aos estudantes que os publiquem no blog da turma.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+amigos&espv=2&tbm=isch&imgil=pqpLBLTrUycLYM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcR8YA9WsoZsVLt7aPEiBAdy6fM4eq8yj2VYtjResN9CjU0SeEojh

w%253B800%253B563%253BEEbpmaLep4P9gM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.idadecerta.com.br%25252Fblo

g%25252F%25253Fp%25

25253D33597&source=iu&usg=__KeU5bCLbiZU-ZEpap2cKwOqA05I%3D&sa=X&ei=HTfFU6CGGuON7Qas34DABA&sqi=2&ved=0CCoQ9QEwBg&biw=1366&bih=667#facrc=_&im

gdii=_&imgrc=pqpLBLTrUycLYM%253A%3BEEbpmaLep4P9gM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.idadecerta.com.br%252Fblog%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F04%252FAMIGOS-003.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.idadecerta.com.br%252Fblog%252F%253Fp%253D33597%3B800%3B563 Acesso em: 14 julho 2014.

Recursos Complementares

Para o professor:

Atividades pedagógicas para adaptação em salas de aula de todo o Brasil.

1. Atividades de interpretação de textos - http://atividadespedagogicas.com/2012/05/atividades-de-interpretacao-de-texto.html Acesso em: 14 julho 2014.

2. O urso e os viajantes -http://silescorsin.blogspot.com.br/2012/04/texto-e-interpretacao_604.html Acesso em: 14 julho 2014.

3. Companheiros até a morte.  http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2010/10/companheiros-ate-morte-atividades-de.html Acesso em: 14 julho 2014.

4. O importante da amizade. http://pt.scribd.com/doc/55687964/O-importante-da-amizade-ER-avaliacao Acesso em: 14 julho 2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar o interesse e a participação dos estudantes na realização das tarefas. Para uma avaliação qualitativa, o professor deverá optar pela leitura e análise dos textos produzidos pelos alunos. Um feedback é sempre importante para que os estudantes tenham a oportunidade de refazerem o texto ou se sentirem felizes se o professor elogiar o texto produzido por eles.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.