20/09/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Primeiro Momento
Estudar os povos Maias permite compreender o quanto essa civilização tinha uma cultura extremamente rica e complexa. Dessa forma, objetivamos, com essa aula, desconstruir o pensamento eurocêntrico do século XV, baseado na noção de que as populações americanas eram atrasadas e primitivas e possibilitar que os alunos conheçam a história dos primeiros grupos humanos que habitaram a América.
Imagem disponível em: http://turismo.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/03/31.jpg. Acesso em 14/09/2014.
Professor, organizar a sala em círculo e propor aos alunos a visualização do documentário Os Maias, da Série Grandes Civilizações, uma produção da TV Escola. O documentário está dividido em duas partes, dessa forma é importante que o professor baixe-os previamente em seu computador. Essa série é uma narrativa sobre as civilizações antigas da América, importantes para a humanidade tais como os Maias, Incas e Astecas. Acesse primeiro vídeo em " "Série Grandes Civilizações ": Os Maias parte (1/2) - TV Escola. Duração 11min21seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b3ls7fvfO1s, acesso em 17/08/2014. Acesse o segundo vídeo Os Maias parte 2 Série Grandes Civilizações TV Escola. Duração de 11min05seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=v4wasMpo_ok. Acesso em 17/08/2014.
Após a exibição dos dois documentários, propor aos alunos um debate sobre o que assistiram. Durante o debate é importante reforçar a importância histórica da civilização Maia para outras culturas americanas, pois desenvolveram habilidades em varias áreas do conhecimento como a arquitetura, arte e escrita extremamente complexas.
Sugestão de questões para o debate:
Após o debate sobre o vídeo, solicitar aos alunos que anotem em seus cadernos as informações que julgarem mais relevantes sobre o documentário e o debate realizado.
Segundo momento
O fenômeno religioso na civilização Maia era muito forte. Eles acreditavam em vários Deuses, por isso eram considerados politeístas. Portanto, propor aos alunos conhecer alguns dos Deuses Maias e a simbologia que os cercavam. Projetar, por meio do data show, imagens de alguns Deuses (as) da Civilização Maia, em seguida fazer uma breve apresentação dessas divindades.
Deusa Ixchel
Imagem disponível: http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2013/12/deusa-maia-ixchel.jpg. Acesso em 18/09/2014.
Esposa de Itzamna, Ixchel era uma deusa da fertilidade, da gravidez e do parto. Idosa de grande poder, Ixchel podia prever acontecimentos futuros e era a protetora das tecelãs. Contudo, ela possuí um lado obscuro. No lugar de cabelos ela tinha serpentes, as quais agitava quando estava insatisfeita.
Deus Itzamna
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_neqIs0THaGc/TEZXg0dpe7I/AAAAAAAAKFI/rFSkRibYW44/s1600/God_D_Itzamna.jpg. Acesso em 17/08/2014.
Itzamna - ("Casa do iguana ou crocodilo") era o senhor dos céus, deus do dia e da noite, criador da humanidade e patrono das ciências e da escrita. Era retratado como um velho desajeitado e bondoso, de nariz avermelhado e bulboso, sem dentes, utilizando um chapéu florido. Ás vezes aparecia como uma serpente plumada (Kukulcán) - identificado com Quetzalcoatl dos astecas -, um crocodilo ou uma iguana e, por isso, era chamado de Dragão Celeste.
Deus Chac
Imagem disponível em: http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2013/12/chac-deus-maia.jpg. Acesso em 18/09/2014.
Representado por um guerreiro que, quando chora, derrama as lágrimas sobre a terra, Chac era conhecido como o deus da chuva. Como as chuvas são essenciais para o plantio, ele se tornou também o deus da agricultura. Era adorado como quatro entidades diferentes - cada uma representa um dos pontos cardeais.
Após apresentação das imagens e das informações sobre os Deuses Itzamna, Chac e a Deusa Ixchel levante as seguintes questões:
Nesse momento, é importante que todos expressem seu ponto de vista sobre o assunto e compreendam que as diferenças religiosas não fazem uma civilização melhor e nem pior do que a outra. É necessário que haja a compreensão de que os Maias era uma cultura diferente da nossa, portanto devemos conhecê-la e respeitá-la. É importante, esclarecer para os alunos as diferenças entre uma religião politeísta e monoteísta. Isso deverá ser feito a partir de uma pesquisa em dicionários levados para a sala de aula pelo professor. Essa pesquisa poderá ser mediada pela explicação do professor e dos alunos.
Terceiro Momento
Na sala de informática, organizar a turma em duplas e propor que realizem uma pesquisa sobre os Deuses Maias. Para tal atividade, disponibilizar alguns sites e solicitar as duplas que pesquisem sobre os vários Deuses e em seguida, escolham um para escrever um texto informativo e apresentá-lo oralmente para os colegas. Solicitar que os alunos selecionem imagens relacionadas ao tema dos textos produzidos.
Para saber mais sobre textos informativos acesse 1ª fase Texto informativo investigando caminhos. Disponível em: http://sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/repository_data/SESIeduca/ENS_MED/ENS_MED_F01_PORT/551_POR_ENS_MED_01_12/investigando_caminhos.html. Acesso 17/08/2014.
Sugestão de sites para o aluno pesquisar:
DISCOVERY. Maia Religião - Os Deuses. Disponível em: http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_maia/religiao_maia/deuses_maia/index.shtml. Acesso em 17/08/2014.
HISTÓRIA DO MUNDO. Religião Maia - História da Religião Maia. Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/maia/religiao-maia.htm. Acesso em 17/08/2014.
FENRIR. Os deuses Maias. Disponível em: http://www.doismiledoze.com/os-deuses-maia/. Acesso em 17/08/2014.
MOURET, STEFAINE. Deuses Maias. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/deuses-maias/. Acesso em 17/08/2014.
Quarto Momento
Organizar com os alunos a elaboração de um acervo digital, contendo os textos informativos, sobre os Deuses Maias. Propor aos alunos, uma correção ortográfica dos textos, para isso, solicitar o auxílio do professor de Língua Portuguesa, em seguida, publicar esse acervo no blog da escola.
Orientações para organizar o acervo digital:
SÓ HISTÓRIA. Maias. Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/maias/. Acesso em 17/08/2014.
GUTKOSKI, Cris. Tulum e Chichén Itzá mostram as maravilhas da cultura maia no México. Disponível em: http://viagem.uol.com.br/guia/mexico/cancun/roteiros/tulum-e-chichen-itza-mostram-as-maravilhas-da-cultura-maia-no-mexico/index.htm. Acesso em 17/08/2014.
A avaliação deve ser gradativa, processual e abranger todas as etapas do ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor deverá acompanhar e avaliar se o aluno conseguiu identificar a importância da civilização para Maia população americana e a complexidade da sua cultura religiosa, diferenciar as religiões monoteísta e politeísta. Utilize para isso as produções dos alunos e a qualidade da suas intervenções no debate. Avaliar também a participação das duplas na pesquisa realizada e na elaboração do texto.
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