Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos conhecer Brasília?

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da construção de Brasília.
  • Conhecer os monumentos de Brasília.
  • Reconhecer a função da capital do país. 
  • Identificar, no mapa político do Brasil, a localização de Brasília.
  • Avançar no processo da escrita. 
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

 

brasília

 

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Montagem_Bras%C3%ADlia.jpg. Acesso em 15/08/2014. 

 

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012), tais como: identificar dados governamentais sobre a localidade (rua, bairro e ou Município): origem do nome, data de criação, localização geográfica. Espera-se com essa aula que o aluno possa compreender como se deu o projeto da construção da capital federal Brasília e conhecer um pouco dessa cidade, bem como, relacionar esse acontecimento com a história da sua cidade.

 

Primeiro momento

 

Professor, para iniciar o estudo da temática sobre a construção da cidade de Brasília, organizar a sala em círculo, em seguida, propor um debate sobre a cidade em que os alunos moram, para depois conhecer os motivos históricos que se deu a fundação da capital federal, Brasília. Algumas questões motivadoras deverão ser levantadas para estimular o debate e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

 

Sugestões de questões para debate sobre sua cidade:

  • Qual o nome da sua cidade?
  • Quando sua cidade foi fundada?
  • O que você mais gosta na sua cidade?
  • Quais os pontos turísticos da sua cidade?
  • Cite quais são os principais problemas de sua cidade?
  • Que sentimento você tem pela sua cidade?
  • Em qual estado sua cidade está localizada?
  • Qual a capital do seu estado?
  • Qual é a função da capital do estado?

 

Após a apresentação das questões sugira que cada aluno exponha sua opinião. É importante que todos respondam e apreciem a fala dos demais alunos, para perceberem que pode haver semelhanças e diferenças nas respostas sobre a cidade em que eles moram. Isso poderá ser mediado pelo professor alertando que o modo como cada um se insere na sua cidade se dá de maneira diferente. Cada aluno deverá registrar suas respostas no caderno de História. Em seguida, apresente questões motivadoras para iniciar o tema da cidade de Brasília.

    

  • Qual o nome da capital do nosso país?
  • Onde ela está localizada?
  • Alguém já visitou essa cidade?
  • Alguém tem alguma informação sobre a cidade de Brasília?
  • Alguém sabe quando ela foi fundada? E por quem foi fundada?
  • Alguém sabe qual é a função da capital do Brasil?

 

Professor, a partir das respostas dos alunos, é importante fazer algumas intervenções com informações sobre o tema. Nesse momento, reforçar que o nome da capital do Brasil é Brasília, que ela está localizada na região Centro Oeste e foi inaugurada em 1960, pelo então presidente da república, Juscelino Kubitschek. Em seguida apresentar a imagem do mapa do Brasil. Essa imagem deverá ser projetada em sala de aula por meio do data show.

 

Mapa Político do Brasil

 

Mapa Brasil Político

 

 

Imagem disponível em: http://sociologomes.files.wordpress.com/2010/09/brasil-politico1.jpg. Acesso em 11/08/2014.

 

.

Trabalhando com o mapa

 

Apresentar aos alunos, por meio da projeção no data show, o mapa político do Brasil, explicar que o nosso país está dividido em estados e o Distrito Federal, onde localiza-se a cidade de Brasília. Mediante visualização do mapa, converse com os alunos chamando a atenção para a localização de Brasília, que fica no  Distrito Federal. O Distrito Federal está dentro de um  estado - Goiás. A capital federal ocupa uma localização estratégica, ou seja, fica no centro do país.

Solicitar também que os alunos localizem no mapa a cidade e o estado em que moram identificando se estão próximos ou distantes de Brasília. 

 

 

Segundo momento

 

Apresentar aos alunos o projeto urbanístico da cidade de Brasília, por meio da projeção da imagem no data show. O Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, vencedor do concurso nacional, em 1957, para o projeto urbanístico de Brasília, lançado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek. A construção arquitetônica dos monumentos centrais foi designada a Oscar Niemeyer. 

   

Brasília

 

 

Imagem disponível em: http://www.viagemdeferias.com/mapa/plano-piloto-grande.gif. Acesso em 06/08/2014.

 

Sugestão de questões para auxiliar na discussão e reflexão sobre o projeto urbanístico de Brasília

 

  • O que lembra esse projeto urbanístico?
  • Como essa cidade foi dividida?
  • Se você fosse um arquiteto como você projetaria Brasília?
  • Que forma você daria a essa cidade?

Após o levantamento dessas questões, explicar aos alunos que popularmente as pessoas comparam o projeto urbanístico de Brasília a um avião, no entanto, o seu autor, Lúcio Costa, discordava dizendo que Brasília pode ser comparada a uma Borboleta. Nas asas estão localizadas as quadras residenciais, comerciais, entrequadras de lazer e ainda escolas. Na área central ficam os Monumentos tais como Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes entre outros.  Nesse momento, salientar que nem todas as cidades brasileiras são planejadas, a grande maioria começou a se constituir a partir de povoamento aleatório, e com o passar dos anos, ocorrem uma intervenção no intuito de ordená-las.  

 

 

Terceiro momento

 

Professor, na sala de informática da escola, organizar os alunos em duplas e convidá-los para fazer uma visita virtual à cidade de Brasília. Neste momento é importante que o aluno mais experiente faça par com menos experiente. Na sequência indicar o link do Museu Virtual de Brasília, para que todos acessem e iniciem o tour pela cidade. Museu Virtual de Brasília. Disponível em: http://www.museuvirtualbrasilia.org.br/PT/. Acesso em 11/08/2014.

Em função da especificidade da faixa etária, a sugestão é que as imagens sejam projetadas em um telão, para melhor acompanhamento dos alunos e orientação do professor.

É importante, também que as duplas fiquem atentas a cada monumento disponível no site tais como Catedral, Catetinho, Congresso Nacional, Pontão do Lago Sul, Ponte JK e Torre de Tv. Professor,  ao termino da visita solicitar que cada dupla fale qual monumento mais gostou e justificar a sua escolha. Reforce as reflexões sobre questões anteriores e permita que os alunos expressem verbalmente suas impressões promovendo a interação e troca de conhecimento entre todos.

 

 

Quarto momento 

 

 

desenho

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_CfPXhh8gAno/S8z9_fFiTLI/AAAAAAAAADg/0z3ac4_7TzE/s1600/desenhos.JPG. Acesso em 15/08/2014.

 

Continuando o trabalho com as mesmas duplas, propor que participem de um concurso de desenhos sobre a cidade de Brasília. As duplas poderão escolher um bairro, um monumento ou uma praça para, de modo ilustrativo, representar suas ideias. Nesse momento disponibilizar folhas A4, canetinhas, lápis de cor, réguas e compassos para as duplas criarem os seus desenhos. Após a realização dos desenhos, solicitar às duplas que elaborem um texto sobre Brasília, utilizando nesse momento, os registros feitos no caderno de História. 

 

 

Quinto momento

 

Convidar três servidores da escola para compor a banca de avaliação do concurso dos desenhos e textos. Solicitar previamente entre os alunos, o nome dos componentes da banca, os critérios que serão utilizados para avaliação dos desenhos. Solicitar às duplas que apresentem os seus textos e seus desenhos a banca e aos demais alunos. Oriente para que todos falem sobre o que desenharam e escreveram.

Ao término das apresentações, a banca apresentará o nome da dupla vencedora, o desenho campeão deverá ser publicado no site oficial da escola ou no blog da turma. 

 

Sugestão de critérios para a Banca:

 

 TEXTO: Critérios de avaliação:

  • Coerência do texto com o tema estudado.
  • Originalidade/criatividade.
  • Clareza e coesão no desenvolvimento das ideias.
  • Ortografia, pontuação e gramatica do texto.
  • Propriedade de variedade de vocabulário.
  • Apresentação: título, organização e capricho do trabalho.

 

DESENHO: Critérios de avaliação:

  • Coerência com o tema de estudo.
  • Vivacidade/Traçado/Colorido.
  • Originalidade/Criatividade.
  • Impacto Visual.
  • Apresentação: Título do desenho, organização e capricho do trabalho.    
Recursos Complementares

 

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. CPDOC. Brasília, 50 anos. Dossiê de Comemoração 1960 - 2010. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/brasilia. Acesso em 15/08/2014.  

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf. Acesso em 17/09/2014.

 

SCHNEIDER, Alberto Luiz. Brasília, 50 anos: um sonho no centro do Brasil. Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/brasilia_50_anos_um_sonho_no_centro_do_brasil.html. Acesso em 15/08/2014. 

Avaliação

A avaliação é processual e gradativa, o professor deverá observar o interesse dos alunos pelas atividades propostas, a organização e elaboração das respostas dadas aos questionamentos do professor. Avalie também o texto e o desenho produzido, observando se há coerência nas informações relatadas, observe também a organização das ideias durante a exposição oral sobre os desenhos realizados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.