21/07/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias:
Recursos:
|
O professor deixará os alunos falarem à vontade a respeito do tema.
Polêmica Por Adriane Nopes* |
· A modernização tecnológica e o desenvolvimento econômico são os princípios norteadores do ideal da sociedade moderna. Entretanto, os séculos de exploração representaram e representam um obstáculo aos países colonizados no que se refere à possibilidade de propagação desse ideal. O Brasil, neste contexto histórico, como país sede da Copa do Mundo de 2014, encontra-se em um duplo desafio: primeiro criar condições estruturais para sediar o evento; segundo, apresentar uma excelente seleção para fazer jus à condição de país do futebol e receber o título de campeão mundial em casa.
· Histórica e mundialmente, o Brasil é conhecido como o país do futebol; não somente por ser o único país com cinco títulos de campeão do mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), mas também por formar seleções que, em campo, sempre encantam com suas jogadas criativas, irreverentes e de muita técnica. A cada ano de Copa gera-se uma expectativa sobre qual será a melhor seleção; mas não há dúvida de que a principal rival é a seleção brasileira. No caso da Copa do Mundo de 2014, no entanto, o desafio vai além do campo - da busca de ser o melhor país nesta modalidade esportiva -, é preciso também cumprir a tarefa de oferecer infraestrutura adequada para sediar um evento dessa magnitude.
· Na primeira copa do mundo sediada no Brasil, em 1950, o país ainda estava em construção, ou seja, as exigências em infraestrutura eram menores
· Na primeira Copa do Mundo sediada pelo Brasil, em 1950, o país ainda estava em construção, ou seja, as exigências em infraestrutura eram menores, e os ideais da modernização ainda se delineavam até mesmo no âmbito mundial. Entretanto, hodiernamente, sediar a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil significa demonstrar a superação da condição histórica do processo de expropriação, da condição de ex-colônia e de país "subdesenvolvido", e revelar-se um país moderno. O grande desafio será modernizar o país seguindo os padrões exigidos pelo modelo hegemônico para sediar o maior evento esportivo mundial. O processo modernizador exige remodelação dos estádios, modernização de instalações, equipamentos e serviços; principalmente no que se refere à segurança e ao sistema de transporte terrestre e aéreo. Em última instância, esse cenário poderá simbolizar uma mudança em diversas dimensões sociais, políticas e econômicas do país, bem como no próprio imaginário de construção da identidade nacional.
· O Brasil traz no âmago de sua história a necessidade da superação dos longos anos de exploração e estagnação política e socioeconômica, pois até o final do século XIX havia total dependência da coroa portuguesa, foi somente no início do século XX que surgiram os primeiros projetos de modernização do país. No entanto, a adoção da perspectiva hegemônica ditada por Europa e Estados Unidos como ponto de partida sempre representa um impasse para a consolidação dos países colonizados.
Texto disponível em:http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/43/artigo271724-1.asp e Acesso em 18 jun 2014.
Por: Nyna Pafumi.
Nesta terça (17), Brasil dá mais um passo rumo ao Hexa Campeonato.
Abrindo a segunda rodada de jogos do grupo A, o Brasil enfrenta o México, na Arena Castelão em Fortaleza, um dos palcos preferidos do técnico Luiz Felipe Scolari. Os dois times ganharam o primeiro jogo, mas o Brasil é líder pelo saldo de gols.
A seleção Mexicana costuma dar muito trabalho, chegou a vencer a jovem Seleção Canarinho nas Olimpíadas de 2012, deixando-a com a Prata. Mas passou pela Copa das Confederações e o Brasil venceu o duelo por 2×0 com uma belíssima atuação do craque Neymar.
O México é um time que joga olhando para frente e está sempre buscando o gol. Para isso, conta com a dupla de ataque Giovanni dos Santos e Oribe Peralta. Por ter laterais que apoiam muito, a defesa é bastante vulnerável. É bom ficar de olho em Carlos Peña (jogador do Léon). Não é nenhuma estrela, porém, tem um ótimo passe e pode ser a pimenta mexicana do jogo.
- “Nós confiamos muito uns nos outros, isso nos ajuda a fazer o melhor.” Disse o atacante Brasileiro Oscar.
A Seleção de Felipão conta com a evolução de Neymar nas cobranças de falta. Hulck chegou a reclamar de dores novamente e até deixou o treino de ontem e hoje foi submetido a uma ressonância magnética e não foi constatada nenhuma lesão muscular.
O trio de arbitragem que apitará a partida será o mesmo que apitou a final do mundial de 2012, onde o Corinthians foi campeão.
O comentarista Paulo Gabriel Mota tem a seguinte opinião sobre o jogo:
- “Brasil e México tem tudo pra ser um jogaço. Os dois países têm tradição ofensiva e vão buscar sempre o ataque. A partida tem tudo para ser recheada de gols, do jeito que o torcedor gosta. Meu palpite é 3×1 para o Brasil.”
- E você? Qual é seu palpite para o jogo?
Depois da leitura coletiva das duas notícias, o professor questionará:
|
É importante deixar os estudantes responderem e, o professor com sua experiência, deverá complementar as informações.
Grupo constituído por alunos de ambos os sexos, dar para cada um a missão de defender um dos textos
O grupo 1 ficará com o texto 1 ( mais formal, histórico e informativo)
Neste debate, os alunos deverão defender os textos para uma banca (júri) formado por 3 pessoas que o professor deverá convidar para um veredito imparcial. O professor também deverá ser o terceiro constituinte desta banca.
A ideia é o professor constituir um grupo só de mulheres e o outro só de meninos.
O grupo das meninas defenderá a participação das mulheres no mundo do futebol e a nova visão e características que elas podem agregar.
O grupo masculino deverá defender a participação única e exclusiva dos homens, uma postura mais tradicional.
Em todas as situações, os alunos devem explicar:
Por quê?
Usar argumentos convincentes.
Após o debate 2, o júri (banca) deverá opinar dando um veredito ou fazendo uma análise da performance dos dois grupos.
Depois de bastante explorado o tema, o professor deverá propor uma produção de texto aos alunos com o tema:
A MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA DE SITE
![]() |
Repórter / Colunista Esportiva no Canal SigaSport |
DISPONÍVEL EM: http://new.tweettunnel.com/reverse3.php?b=&pgn=32&tz=-7200&bt=489431338739458048&st=473167686441398272&id=93296871&pn=2 aCESSO EM: 16 JULHO 2014.
A MULHER COMO JUIZA DE FUTEBOL
DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IMAGEM%20DE%20MULHER%20JUIZ%20DE%20FUTEBOL Acesso em: 16 julho 2014.
A MULHER COMO JOGADORA DE FUTEBOL
DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IMAGEM+DE+MULHER+JOGADORA+DE+FUTEBOL Acesso em: 16 julho 2014.
A MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA DENTRO E FORA DO CAMPO
DISPONÍVEL EM: http://IMAGEM DE MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA Acesso em: 16 julho 2014.
A MULHER COMO BANDEIRINHA
DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=A+MULHER+COMO+BANDEIRINHA+DE+FUTEBOL+ Acesso em: 16 julho 2014.
ATIVIDADE 2 - PRODUÇÃO DE TEXTO DE OPINIÃO
1. Mulheres e copa do mundo. http://www.diariodoscampos.com.br/blogs/artigos/mulheres-e-copa-do-mundo-6219/ Acesso em: 15 julho 2014.
2. Turismo sexual e exploração de mulheres na copa do mundo. http://unisinos.br/blogs/ndh/2014/03/02/o-turismo-sexual-e-a-exploracao-de-mulheres-na-copa-do-mundo-de-2014/ Acesso em: 15 julho 2014.
3. Copa do mundo no masculino. http://comunicacaoeesporte.com/2014/07/04/copa-do-mundo-no-masculino/ Acesso em: 15 julho 2014.
A avaliação deverá ser processual, ou seja, deverá ser feita durante o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes durante o desenvolvimento das tarefas. Para uma avaliação quantitativa, o professor deverá avaliar o texto de opinião escrito pelos estudantes e dar um feedback com vistas a uma refacção do texto, se necessário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!