Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A mulher na copa do mundo: textos, profissões e opiniões

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Obter mais informações sobre a copa.
  • Constatar opiniões divergentes sobre a copa 2014 no Brasil, sobre os sentimentos dos brasileirose sobre o papel da mulher na copa.
  • Argumentar oralmente sobre a copa, sobre o texto de mulheres jornalistas e os sentimentos envolvidos, por meio de um debate regrado.
  • Opinar sobre a mulher na Copa do mundo , por meio de um texto  de opinião.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidade de leitura e escrita.

  • Gênero discursivo artigo de opinião.
  • Argumentação.
  • Gênero discursivo debate regrado.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura dos textos
  • Discussão oral
  • Debate sobre estilos de textos e sobre a participação das mulheres no mundo do futebol e jornalismo esportivo.
  • Produção de textos.

Recursos:

  • Computador
  • Internet
  • Textos impressos
  • Laboratório de informática
  • Folhas avulsas para produção textual.

 

  • O objetivo dessa sequência didática é contextualizar os jovens acerca dos textos sobre a copa do mundo e debater sobre os sentimentos dos brasileiros envolvidos em uma copa do mundo em casa, além de incitá-los a opinar sobre a atuação de mulheres na copa do mundo ou no futebol.

  • Os  dois textos trabalhados são escritos por mulheres de diferentes idades e diferentes formações e vertentes jornalísticas.

  • É importante constatar a mudança e abertura deste mundo esportivo para as mulheres.

 

Módulo 1

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DO TEMA

 

  • O professor iniciará a aula, perguntando:

 

  • Vocês acompanharam a copa do mundo aqui no Brasil?
  • Gostaram de torcer? O que acham da Copa ter sido aqui no Brasil?
  • Quais os sentimentos despertados na população pelo mundial?
  • O Brasil é mesmo o pais do futebol?

O professor deixará os alunos falarem à vontade a respeito do tema.

 

ATIVIDADE 2 - LEITURA DE TEXTOS

 

  • O professor proporá a leitura dos seguintes textos, transcritos abaixo. Solicitará que façam uma leitura individual silenciosa e outra coletiva.

 

         Texto 01

 

Polêmica
Copa do Mundo em 2014: O duplo desafio brasileiro
Sediar o campeonato mundial de 2014 significa, para o Brasil, demonstrar a superação da condição histórica do processo de expropriação, da condição de ex-colônia e de país "subdesenvolvido", e revelar-se um país moderno

Por Adriane Nopes*
 

 

·         A modernização tecnológica e o desenvolvimento econômico são os princípios norteadores do ideal da sociedade moderna. Entretanto, os séculos de exploração representaram e representam um obstáculo aos países colonizados no que se refere à possibilidade de propagação desse ideal. O Brasil, neste contexto histórico, como país sede da Copa do Mundo de 2014, encontra-se em um duplo desafio: primeiro criar condições estruturais para sediar o evento; segundo, apresentar uma excelente seleção para fazer jus à condição de país do futebol e receber o título de campeão mundial em casa.

·          Histórica e mundialmente, o Brasil é conhecido como o país do futebol; não somente por ser o único país com cinco títulos de campeão do mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), mas também por formar seleções que, em campo, sempre encantam com suas jogadas criativas, irreverentes e de muita técnica. A cada ano de Copa gera-se uma expectativa sobre qual será a melhor seleção; mas não há dúvida de que a principal rival é a seleção brasileira. No caso da Copa do Mundo de 2014, no entanto, o desafio vai além do campo - da busca de ser o melhor país nesta modalidade esportiva -, é preciso também cumprir a tarefa de oferecer infraestrutura adequada para sediar um evento dessa magnitude.

·         Na primeira copa do mundo sediada no Brasil, em 1950, o país ainda estava em construção, ou seja, as exigências em infraestrutura eram menores

·         Na primeira Copa do Mundo sediada pelo Brasil, em 1950, o país ainda estava em construção, ou seja, as exigências em infraestrutura eram menores, e os ideais da modernização ainda se delineavam até mesmo no âmbito mundial. Entretanto, hodiernamente, sediar a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil significa demonstrar a superação da condição histórica do processo de expropriação, da condição de ex-colônia e de país "subdesenvolvido", e revelar-se um país moderno. O grande desafio será modernizar o país seguindo os padrões exigidos pelo modelo hegemônico para sediar o maior evento esportivo mundial. O processo modernizador exige remodelação dos estádios, modernização de instalações, equipamentos e serviços; principalmente no que se refere à segurança e ao sistema de transporte terrestre e aéreo. Em última instância, esse cenário poderá simbolizar uma mudança em diversas dimensões sociais, políticas e econômicas do país, bem como no próprio imaginário de construção da identidade nacional.

·         O Brasil traz no âmago de sua história a necessidade da superação dos longos anos de exploração e estagnação política e socioeconômica, pois até o final do século XIX havia total dependência da coroa portuguesa, foi somente no início do século XX que surgiram os primeiros projetos de modernização do país. No entanto, a adoção da perspectiva hegemônica ditada por Europa e Estados Unidos como ponto de partida sempre representa um impasse para a consolidação dos países colonizados.

Texto disponível em:http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/43/artigo271724-1.asp e Acesso em 18 jun 2014.

 

Texto 2

PASSO 2

 

Por: Nyna Pafumi.

Nesta terça (17), Brasil dá mais um passo rumo ao Hexa Campeonato.

Abrindo a segunda rodada de jogos do grupo A, o Brasil enfrenta o México, na Arena Castelão em Fortaleza, um dos palcos preferidos do técnico Luiz Felipe Scolari. Os dois times ganharam o primeiro jogo, mas o Brasil é líder pelo saldo de gols.

A seleção Mexicana costuma dar muito trabalho, chegou a vencer a jovem Seleção Canarinho nas Olimpíadas de 2012, deixando-a com a Prata. Mas passou pela Copa das Confederações e o Brasil venceu o duelo por 2×0 com uma belíssima atuação do craque Neymar.

O México é um time que joga olhando para frente e está sempre buscando o gol. Para isso, conta com a dupla de ataque Giovanni dos Santos e  Oribe Peralta. Por ter laterais que apoiam muito, a defesa é bastante vulnerável. É bom ficar de olho em Carlos Peña (jogador do Léon). Não é nenhuma estrela, porém, tem um ótimo passe e pode ser a pimenta mexicana do jogo.

- “Nós confiamos muito uns nos outros, isso nos ajuda a fazer o melhor.” Disse o atacante Brasileiro Oscar.

A Seleção de Felipão conta com a evolução de Neymar nas cobranças de falta. Hulck  chegou a reclamar de dores novamente  e até deixou o treino de ontem e hoje foi submetido a uma ressonância magnética e não foi constatada nenhuma lesão muscular.

O trio de arbitragem que apitará a partida será o mesmo que apitou a final do mundial de 2012, onde o Corinthians foi campeão.

O comentarista Paulo Gabriel Mota tem a seguinte opinião sobre o jogo:

- “Brasil e México tem tudo pra ser um jogaço. Os dois países têm tradição ofensiva e vão buscar sempre o ataque. A partida tem tudo para ser recheada de gols, do jeito que o torcedor gosta. Meu palpite é 3×1 para o Brasil.”

- E você? Qual é seu palpite para o jogo?

Disponível em: http://sigasport.com/SPORT/?s=Passo+2 Acesso em: 16 julho 2014.

 

ATIVIDADE 3 - QUESTÕES 

 

Depois da leitura coletiva das duas notícias, o professor questionará:

 

  • O que acharam dos textos?
  • Quais as diferenças que notaram entre eles?
  • Qual o texto que você se identifica mais?
  • Quais os sentimentos envolvidos no texto 1? 
  • E quais os sentimentos percebidos no texto 2?
  • O que acharam de terem duas mulheres escrevendo sobre futebol?
  • Atualmente a mulher tem conseguido romper barreiras e entrar neste mundo esportivo. O que você acha e quais suas percepções sobre isso?


 

É importante deixar os estudantes responderem e, o professor com sua experiência, deverá complementar as informações.

 

ATIVIDADE 4 - DEBATES 1 E 2

 

DEBATE 1

  • Após as perguntas e discussões aferidas pelas perguntas do professor, deve-se propor um debate (ALUNOS separados em dois grupos):

Primeiro grupo 

Grupo constituído por alunos de ambos os sexos, dar para cada um a missão de defender um dos textos 

O grupo 1 ficará com o  texto 1 ( mais formal, histórico e informativo)

 

Segundo grupo 

Grupo constituído por alunos de ambos os sexos - defender o estilo de texto 2 ( informal, linguagem mais popular, identificação com o torcedor, e suscitador de paixão pelo futebol que busca e valoriza a opinião do leitor).

Neste debate, os alunos deverão defender os textos para uma banca (júri) formado por 3 pessoas que o professor  deverá convidar para um veredito imparcial. O professor também deverá ser o terceiro constituinte desta banca.

 

DEBATE 2

A ideia é o professor constituir um grupo  só de mulheres e o outro só de meninos.

O grupo das meninas defenderá a participação das mulheres no mundo do futebol e a nova visão e características que elas podem agregar.

O grupo masculino deverá defender a participação única e exclusiva dos homens, uma postura mais tradicional.

  • Em todas as situações, os alunos devem explicar:

Por quê?

Usar argumentos convincentes.

 

Após o debate 2, o júri (banca) deverá opinar dando um veredito ou fazendo uma análise da performance dos dois grupos.  

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 - PRODUÇÃO DE TEXTO

 

Depois de bastante explorado o tema, o professor deverá propor uma produção de texto aos alunos com o  tema:

 

  • A atuação das Mulheres no meio esportivo em todos os setores 

 

 

A MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA DE SITE

 

 

Repórter / Colunista Esportiva no Canal SigaSport 

DISPONÍVEL EM: http://new.tweettunnel.com/reverse3.php?b=&pgn=32&tz=-7200&bt=489431338739458048&st=473167686441398272&id=93296871&pn=2 aCESSO EM: 16 JULHO 2014.

 

A MULHER COMO JUIZA DE FUTEBOL

 

Resultado de imagem para IMAGEM DE MULHER JUIZ DE FUTEBOL

DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IMAGEM%20DE%20MULHER%20JUIZ%20DE%20FUTEBOL Acesso em: 16 julho 2014.

 

  • A MULHER COMO JOGADORA DE FUTEBOL

 

 

Resultado de imagem para IMAGEM DE MULHER JOGADORA DE FUTEBOL

DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IMAGEM+DE+MULHER+JOGADORA+DE+FUTEBOL Acesso em: 16 julho 2014.

 

  • A MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA DENTRO E FORA DO CAMPO

 

 

Resultado de imagem para IMAGEM DE MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA

DISPONÍVEL EM: http://IMAGEM DE MULHER COMO JORNALISTA ESPORTIVA Acesso em: 16 julho 2014.

 

  • A MULHER COMO BANDEIRINHA

 

 


Resultado de imagem para A MULHER COMO BANDEIRINHA DE FUTEBOL

DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=A+MULHER+COMO+BANDEIRINHA+DE+FUTEBOL+  Acesso em: 16 julho 2014.

  • DISCUTIR:

 

  • É valida  a participação da mulher em todas as instâncias no esporte ? Por quê?
  • Se não é válida. Por que não?
  • Quais as vantagens e desvantagens da atuação da mulher ?

 

ATIVIDADE 2 - PRODUÇÃO DE TEXTO DE OPINIÃO

 

  • Os alunos deverão escrever um texto de opinião, posicionando-se em relação ao tema.
  • A professora deverá recolher os textos, analisá- los e devolver para reescrita, se necessário.
Recursos Complementares
  • ARTIGOS ESCRITOS POR MULHERES SOBRE A COPA DO MUNDO:

 

1. Mulheres e copa do mundo. http://www.diariodoscampos.com.br/blogs/artigos/mulheres-e-copa-do-mundo-6219/ Acesso em: 15 julho 2014.

2. Turismo sexual e exploração de mulheres na copa do mundo. http://unisinos.br/blogs/ndh/2014/03/02/o-turismo-sexual-e-a-exploracao-de-mulheres-na-copa-do-mundo-de-2014/  Acesso em: 15 julho 2014.

3. Copa do mundo no masculino. http://comunicacaoeesporte.com/2014/07/04/copa-do-mundo-no-masculino/ Acesso em: 15 julho 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual, ou seja,  deverá ser feita durante o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes durante o desenvolvimento das tarefas. Para uma avaliação quantitativa, o professor deverá avaliar o texto de opinião escrito pelos estudantes e dar um feedback com vistas a uma refacção do texto, se necessário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.