Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Agrupar, Compor e Decompor a Dezena

 

21/07/2014

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Construir o significado do conceito de dezena e identificar algumas de suas funções;
  • Identificar números em diferentes contextos em que se encontram;
  • Compreender  a ideia de dezena;
  • Entender as classes: unidade e dezena;
  •  Formar números com dois algarismos;
  • Agrupar, compor e decompor números de dois algarismos em dezenas e unidades;
  • Perceber diferentes possibilidades de se compor uma mesma quantia;
  • Relacionar dez unidades a uma dezena;
  • Reconhecer a composição e decomposição de números;
  • Compreender o critério utilizado na formação de grupos (dezena);
  • Utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade;
  • Comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, situações problemas, escrita e ordem dos números de um e dois algarismos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop. 

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de jul. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de jul. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem sobre dezena. Após os comentários convide a turma para ler a história:  “... E eles queriam contar”  de Luzia Faraco Ramos, para que compreendam melhor o conceito de dezena.

slides

Fonte: Sítio: "Blogquest - 2º ano: sistema decimal". Disponível em: <http://blogquest2mat.blogspot.com.br/>.  ( Neste sítio você encontrará a história “... E eles queriam contar!”.) Acesso em: 04 de jul 2014.

Professor, promova um diálogo sobre a história apresentada levantando os seguintes questionamentos:

·         Quem eram as crianças Caio e Adelaide?

·         No tempo em que a história aconteceu ainda não existiam números. Como Adelaide e Caio contavam suas ovelhas?

·         Com o passar do tempo as cabras aumentaram. Qual foi a solução que inventaram para melhor contarem suas cabras?

·         Quantos gravetinhos havia em cada montinho que eles formaram?

·         O que as crianças usaram para contar as noites e descobrirem quantos dias tinha o ciclo da lua?

·         Quantas dezenas há no algarismo 28?

Professor, como forma de registro realizem as seguintes questões no caderno de Matemática:

01-  Observe o primeiro quadrinho da história.

cabras

 

a)      Quantas cabras Adelaide e Caio possuíam no início da história? _______________________________________________________________________________

b)      Com essa quantidade de cabras é possível formar um grupo de dez cabras?

        _______________________________________________________________________________

c)      Quantas cabras faltam para completar um grupo de dez? Resolva a situação problema utilizando desenhos ou uma adição.

02-  Certo dia Adelaide e Caio encontraram esta quantidade de cabras:

montinhos de cabras

Fonte : Sítio: "Álbuns da web do Picasa – Sempre feliz - ... E eles queriam contar". Disponível em: <https://picasaweb.google.com/101383107254722318490/EElesQueriamContar?noredirect=1#5453768634509692018 >. ( Neste sítio você encontrará  a história e atividades relacionadas a ela.) . Acesso em: 04 de jul. 2014.

03-  Caio e Adelaide tiveram a curiosidade de saber quantas noites são necessárias para a lua mudar de fase e começaram a juntar pedrinhas.

 

caio e adelaide

a)      Quantas pedrinhas Caio e Adelaide juntaram ao todo?

___________________________________________________________________

b)      Com essa quantidade de pedrinhas quantos grupos de dez eles conseguiram formar?

___________________________________________________________________

c)      Sobraram pedrinhas? Quantas?

___________________________________________________________________

d)     Quantas pedrinhas faltam para as crianças formarem mais um grupo de dez pedrinhas?

        __________________________________________________________________

 

Atividade Complementar

Pesquisando

 

Que tal conhecer um pouco mais sobre as fases da lua?

Com a ajuda de um adulto, realize uma pesquisa e colete informações e fotos sobre as fases da lua.  Levem as informações e as fotos pesquisadas para a sala de aula.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que pesquisem as informações e fotos das fases da lua. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:

Fonte: Sítio: "Canal kids – Astronomia O mundo da lua – Satélite de fases". Disponível em:<http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm> . (Neste sítio você encontrará informações sobre as fases da lua.). Acesso em: 04 de jul. 2014.

Fonte: Sítio: "Escola kids – Fases da lua".  Disponível em: <http://www.escolakids.com/fases-da-lua.htm>.  (Neste sítio você encontra um texto informativo sobre as fases da lua.). Acesso em: 04 de jul. 2014.

Fonte: Sítio: "Doki – Doki descobre as fases da lua".  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=t673XU_MwdU>. (Neste sítio você encontra um vídeo divertido com Doki descobrindo as fases da lua.). Acesso em: 04 de jul. 2014.

Fonte: Sítio: "Ciência hoje das crianças – As fases da lua e sua influência no dia a dia". Disponível em : <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/as-fases-da-lua-e-sua-influencia-no-dia-a-dia/>. ( Neste sítio você encontrará um texto sobre as fases da lua  e sua influência no nosso dia a dia.). Acesso em: 04 de jul. 2014.

Levante alguns questionamentos a serem observados na pesquisa:

  • Por que ocorrem as fases da lua?
  • Quantas são as fases do ciclo lunar? Quais são elas?

Professor, organize os alunos em pequenos grupos e oriente-os a produzirem um texto coletivo destacando as informações coletadas na pesquisa.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, pergunte para a turma o que os alunos aprenderam com a pesquisa realizada sobre as fases da lua e combinem a melhor maneira de apresentarem sua pesquisa.

Num segundo momento, retome a aula anterior com os alunos e relembre os tópicos principais trabalhados sobre a dezena e proponha a realização das atividades a seguir:

01-  João é um garoto que gosta de fazer algumas economias. Ele costuma guardar as moedas que ganha em um cofrinho. Quando seu cofrinho está cheio vai até o supermercado para trocar suas moedas. Observe abaixo quanto ele recebeu com a troca que fez:

dinheiro  

Fonte: Sítio: "Wikipédia – Real (moeda)".  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Real_(moeda)>.  (Neste sítio você encontrará informações sobre o plano real.). Acesso em: 05 de jul. 2014.

a)      Quantos reais João recebeu ao todo?___________________________________

b)      Represente essa quantia utilizando uma adição:

balão comprido

c)      Desenhando somente moedas de 1 real, represente a quantia que João possui:

balão

02-Circule de 10 em 10 as moedas que você desenhou  e responda:

a)      Quantos grupos de 10 moedas foram formados?

___________________________________________________________________

b)      Sobraram moedas fora dos grupos? Quantas?

___________________________________________________________________

03- Podemos decompor números utilizando a adição de números menores. Veja:

28 = 20 + 8

28 = 10 + 5 +3 + 2 + 4 + 4

Agora, invente dois modos de decompor esse número:

28:________________________________________________

28:________________________________________________

04- Escolha duas formas diferentes de decompor as quantidades abaixo:

 dsecomposição

05-  Agora escreva  por extenso os números que você decompôs:

15-______________________________________________________________

20-______________________________________________________________

37-______________________________________________________________

43-______________________________________________________________

0   06-    Observe as fichas coloridas, nelas aparecem números decompostos. Pinte  no quadro abaixo o número que compõe a resposta certa de acordo com a  cor correspondente de cada ficha.

fichas de números                                                                                

07-  Decomponha três dos números que você não pintou no quadro.

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

08-  Observe que está faltando alguns números nas decomposições abaixo. Complete com os números que estão faltando.

a)      23 = 20 + _____                                           

b)      56 = 30 + 20 +  ______

c)      30 = _____ + 0

d)     44 = _____ +  4

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para esta aula disponibilize um momento para conversarem sobre o que os alunos aprenderam sobre as dezenas. Em seguida convide-os para jogarem utilizando material de contagem ( palitos, tampinhas, botões , bolinhas, material dourado). Para isso, peça aos alunos que sentem em duplas, distribua o material que será usado e explique as regras do jogo.

  • Um dos alunos escolhe uma quantidade maior que 10 e deverá representá-la usando o material de contagem, formando grupos de dez.
  • O outro na sua vez deverá estimar a quantidade representada. Se acertar ou ficar próximo da quantidade, marca um ponto.
  • Se acontecer da estimativa ficar bem longe da quantidade exata, o aluno deverá contar para conferir e encontrar a resposta.
  • Agora os alunos trocam as funções, o que formou a quantidade fará a estimativa e o que fez a estimativa formará uma nova quantidade.
  • Vence o jogo quem ao final de 5 rodadas fizer mais pontos.
  • A pontuação poderá ser registrada  na cartela abaixo:

tabela do jogo

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Agora, realize as atividades propostas:

01-  Agrupe  de 10 em 10 as bolinhas  e registre a quantidade de grupos formados  e das bolinhas que sobraram.

a)

bolas

Quantidade de grupos:______________________________

Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________

O total de bolinhas contém quantas dezenas?___________________

 

b)

 bolas 2


Quantidade de grupos:______________________________

Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________

O total de bolinhas contém quantas dezenas?________________

 

c)      

bolas 3

Quantidade de grupos:______________________________

Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________

O total de bolinhas contém quantas dezenas?________________

 

d)  

 bolas 4

 

Quantidade de grupos:______________________________

Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________

O total de bolinhas contém quantas dezenas?________________

Fonte: Imagens adaptadas pela autora.

 

Professor, explique aos alunos que existe um sistema de escrever números em que cada algarismo ocupa uma posição ou ordem e que eles conheceram duas ordens desse sistema. São elas as dezenas e as unidades.

Depois, apresente para os alunos o Quadro Valor de Lugar - QVL, em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel Kraft para que eles entendam melhor esse sistema.

O número 1 deve ser registrado na ordem das dezenas e o 5 na ordem das unidades. O número 15 tem 1 dezena  mais 5 unidades.

QVL

 

O número 3 deve ser registrado na ordem das dezenas e o 1 na ordem das unidades. O número 31 tem 3 dezenas  mais 1 unidade.

QVL

02- Observe as imagens e depois registre no quadro valor de lugar a quantidade de palitos. Cada grupo é formado por 10 palitos.

a)     

palitos

 Quantos grupos de palitos?___________________________

Quantos palitos soltos?______________________________

Quantos palitos no total?_____________________________

 

D

U

 

 

 

 

                                            

 

 

 

b)

palitos 2       

Quantos palitos soltos?______________________________

Quantos grupos de palitos?___________________________

Quantos palitos no total?_____________________________

 

D

U

 

 

 

 

 

 

 

 

 

c)

 palitos 3

Quantos palitos soltos?______________________________

Quantos grupos de palitos?___________________________

Quantos palitos no total?_____________________________

 

D

U

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRENDENDO  E JOGANDO

Professor , apresente o jogo da soma aos alunos ou auxilie-os jogarem em duplas acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

jogo

Fonte: Sítio: "Lúdicas  - jogos educativos –  soma 10".  Disponível em: <http://www.ludicas.com.br/jogos-educativos/soma-10/>. ( Neste sítio você encontrará o jogo soma 10, no qual deverá somar os números cuja a soma é 10.). Acesso em: 07 de jul. 2014.

Professor, segue abaixo outras sugestões de jogos.

·      Sítio: "Cuca Flex. Jogo da velha  com soma 10". Disponível em:<http://www.cucaflex.pro.br/atividade/jogo-da-velha-com-soma-10/>.  (Neste sítio você encontrará o jogo da velha e atividades, cuja a soma é 10.). Acesso em: 07 de jul. 2014.

·        Sítio: "Racha Cuca. Jogo Canhão numérico". Disponível em: <http://rachacuca.com.br/jogos/canhao-numerico/>. (Neste sítio você encontrará o jogo online canhão numérico.). Acesso em: 07 de jul. 2014.

Como registro, proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo:

             01-  O que você achou mais interessante no jogo?

___________________________________________________

___________________________________________________

               02-  Quais os números que você juntou para formar  10 unidades?

Escreva as somas no quadro abaixo:

balão comprido

03-  E o seu adversário? Registre no quadro abaixo.

balão comprido

04-  Quem fez mais somas, você ou seu adversário?

___________________________________________________

___________________________________________________

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Professor, prepare um momento no final do jogo para conversar com a turma sobre as facilidades e dificuldades enfrentadas durante a realização do jogo.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

. Sítio: "Jogo da memória das dezenas".   Disponível em: <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/anap/dezenas.htm>.  (Neste sítio você encontrará um jogo da memória das dezenas.). Acesso em: 07 de jul. 2014.

Sugestões de links para professores:

. Sítio: "Desafiando a criatividade". Disponível em: <http://desafiandoacriatividade.blogspot.com.br/2012/09/blog-post_26.html>.  (Neste sítio você encontrará sugestão de bingo sobre a decomposição e composição.). Acesso em: 04 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; construir o significado do conceito de dezena e identificar algumas de suas funções; identificar números em diferentes contextos em que se encontram; compreender a ideia de dezena; entender as classes: unidade e dezena; formar números com dois algarismos; agrupar, compor e decompor números de dois algarismos em dezenas e unidades; perceber diferentes possibilidades de se compor uma mesma quantia; relacionar dez unidades a uma dezena; reconhecer a composição e decomposição de números; compreender o critério utilizado na formação de grupos (dezena); utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade; comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Débora de Andrade, Escola Estadual Dr. Delfim Moreira , Minas Gerais - dijo:
    deborapll@uaivip.com.br

    01/03/2015

    Cinco estrelas

    Ótimas aulas!!! Criativas, diferentes para os alunos. Um jeito de que a aprendizagem se torne significativa para eles.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.