21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, situações problemas, escrita e ordem dos números de um e dois algarismos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop.
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de jul. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem sobre dezena. Após os comentários convide a turma para ler a história: “... E eles queriam contar” de Luzia Faraco Ramos, para que compreendam melhor o conceito de dezena.
Fonte: Sítio: "Blogquest - 2º ano: sistema decimal". Disponível em: <http://blogquest2mat.blogspot.com.br/>. ( Neste sítio você encontrará a história “... E eles queriam contar!”.) Acesso em: 04 de jul 2014.
Professor, promova um diálogo sobre a história apresentada levantando os seguintes questionamentos:
· Quem eram as crianças Caio e Adelaide?
· No tempo em que a história aconteceu ainda não existiam números. Como Adelaide e Caio contavam suas ovelhas?
· Com o passar do tempo as cabras aumentaram. Qual foi a solução que inventaram para melhor contarem suas cabras?
· Quantos gravetinhos havia em cada montinho que eles formaram?
· O que as crianças usaram para contar as noites e descobrirem quantos dias tinha o ciclo da lua?
· Quantas dezenas há no algarismo 28?
Professor, como forma de registro realizem as seguintes questões no caderno de Matemática:
01- Observe o primeiro quadrinho da história.
a) Quantas cabras Adelaide e Caio possuíam no início da história? _______________________________________________________________________________
b) Com essa quantidade de cabras é possível formar um grupo de dez cabras?
_______________________________________________________________________________
c) Quantas cabras faltam para completar um grupo de dez? Resolva a situação problema utilizando desenhos ou uma adição.
02- Certo dia Adelaide e Caio encontraram esta quantidade de cabras:
Fonte : Sítio: "Álbuns da web do Picasa – Sempre feliz - ... E eles queriam contar". Disponível em: <https://picasaweb.google.com/101383107254722318490/EElesQueriamContar?noredirect=1#5453768634509692018 >. ( Neste sítio você encontrará a história e atividades relacionadas a ela.) . Acesso em: 04 de jul. 2014.
03- Caio e Adelaide tiveram a curiosidade de saber quantas noites são necessárias para a lua mudar de fase e começaram a juntar pedrinhas.
a) Quantas pedrinhas Caio e Adelaide juntaram ao todo?
___________________________________________________________________
b) Com essa quantidade de pedrinhas quantos grupos de dez eles conseguiram formar?
___________________________________________________________________
c) Sobraram pedrinhas? Quantas?
___________________________________________________________________
d) Quantas pedrinhas faltam para as crianças formarem mais um grupo de dez pedrinhas?
__________________________________________________________________
Atividade Complementar
Pesquisando
Que tal conhecer um pouco mais sobre as fases da lua?
Com a ajuda de um adulto, realize uma pesquisa e colete informações e fotos sobre as fases da lua. Levem as informações e as fotos pesquisadas para a sala de aula.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que pesquisem as informações e fotos das fases da lua. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:
Fonte: Sítio: "Canal kids – Astronomia O mundo da lua – Satélite de fases". Disponível em:<http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm> . (Neste sítio você encontrará informações sobre as fases da lua.). Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: "Escola kids – Fases da lua". Disponível em: <http://www.escolakids.com/fases-da-lua.htm>. (Neste sítio você encontra um texto informativo sobre as fases da lua.). Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: "Doki – Doki descobre as fases da lua". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=t673XU_MwdU>. (Neste sítio você encontra um vídeo divertido com Doki descobrindo as fases da lua.). Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: "Ciência hoje das crianças – As fases da lua e sua influência no dia a dia". Disponível em : <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/as-fases-da-lua-e-sua-influencia-no-dia-a-dia/>. ( Neste sítio você encontrará um texto sobre as fases da lua e sua influência no nosso dia a dia.). Acesso em: 04 de jul. 2014.
Levante alguns questionamentos a serem observados na pesquisa:
Professor, organize os alunos em pequenos grupos e oriente-os a produzirem um texto coletivo destacando as informações coletadas na pesquisa.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, pergunte para a turma o que os alunos aprenderam com a pesquisa realizada sobre as fases da lua e combinem a melhor maneira de apresentarem sua pesquisa.
Num segundo momento, retome a aula anterior com os alunos e relembre os tópicos principais trabalhados sobre a dezena e proponha a realização das atividades a seguir:
01- João é um garoto que gosta de fazer algumas economias. Ele costuma guardar as moedas que ganha em um cofrinho. Quando seu cofrinho está cheio vai até o supermercado para trocar suas moedas. Observe abaixo quanto ele recebeu com a troca que fez:
Fonte: Sítio: "Wikipédia – Real (moeda)". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Real_(moeda)>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o plano real.). Acesso em: 05 de jul. 2014.
a) Quantos reais João recebeu ao todo?___________________________________
b) Represente essa quantia utilizando uma adição:
c) Desenhando somente moedas de 1 real, represente a quantia que João possui:
02-Circule de 10 em 10 as moedas que você desenhou e responda:
a) Quantos grupos de 10 moedas foram formados?
___________________________________________________________________
b) Sobraram moedas fora dos grupos? Quantas?
___________________________________________________________________
03- Podemos decompor números utilizando a adição de números menores. Veja:
28 = 20 + 8
28 = 10 + 5 +3 + 2 + 4 + 4
Agora, invente dois modos de decompor esse número:
28:________________________________________________
28:________________________________________________
04- Escolha duas formas diferentes de decompor as quantidades abaixo:
05- Agora escreva por extenso os números que você decompôs:
15-______________________________________________________________
20-______________________________________________________________
37-______________________________________________________________
43-______________________________________________________________
0 06- Observe as fichas coloridas, nelas aparecem números decompostos. Pinte no quadro abaixo o número que compõe a resposta certa de acordo com a cor correspondente de cada ficha.
07- Decomponha três dos números que você não pintou no quadro.
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
08- Observe que está faltando alguns números nas decomposições abaixo. Complete com os números que estão faltando.
a) 23 = 20 + _____
b) 56 = 30 + 20 + ______
c) 30 = _____ + 0
d) 44 = _____ + 4
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para esta aula disponibilize um momento para conversarem sobre o que os alunos aprenderam sobre as dezenas. Em seguida convide-os para jogarem utilizando material de contagem ( palitos, tampinhas, botões , bolinhas, material dourado). Para isso, peça aos alunos que sentem em duplas, distribua o material que será usado e explique as regras do jogo.
Fonte: Acervo da própria autora.
Agora, realize as atividades propostas:
01- Agrupe de 10 em 10 as bolinhas e registre a quantidade de grupos formados e das bolinhas que sobraram.
a)
Quantidade de grupos:______________________________
Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________
O total de bolinhas contém quantas dezenas?___________________
b)
Quantidade de grupos:______________________________
Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________
O total de bolinhas contém quantas dezenas?________________
c)
Quantidade de grupos:______________________________
Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________
O total de bolinhas contém quantas dezenas?________________
d)
Quantidade de grupos:______________________________
Quantidade de bolinhas que sobraram:_____________________
O total de bolinhas contém quantas dezenas?________________
Fonte: Imagens adaptadas pela autora.
Professor, explique aos alunos que existe um sistema de escrever números em que cada algarismo ocupa uma posição ou ordem e que eles conheceram duas ordens desse sistema. São elas as dezenas e as unidades.
Depois, apresente para os alunos o Quadro Valor de Lugar - QVL, em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel Kraft para que eles entendam melhor esse sistema.
O número 1 deve ser registrado na ordem das dezenas e o 5 na ordem das unidades. O número 15 tem 1 dezena mais 5 unidades.
O número 3 deve ser registrado na ordem das dezenas e o 1 na ordem das unidades. O número 31 tem 3 dezenas mais 1 unidade.
02- Observe as imagens e depois registre no quadro valor de lugar a quantidade de palitos. Cada grupo é formado por 10 palitos.
a)
Quantos grupos de palitos?___________________________
Quantos palitos soltos?______________________________
Quantos palitos no total?_____________________________
D |
U |
|
b)
Quantos palitos soltos?______________________________
Quantos grupos de palitos?___________________________
Quantos palitos no total?_____________________________
D |
U |
|
|
c)
Quantos palitos soltos?______________________________
Quantos grupos de palitos?___________________________
Quantos palitos no total?_____________________________
D |
U |
|
|
APRENDENDO E JOGANDO
Professor , apresente o jogo da soma aos alunos ou auxilie-os jogarem em duplas acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: "Lúdicas - jogos educativos – soma 10". Disponível em: <http://www.ludicas.com.br/jogos-educativos/soma-10/>. ( Neste sítio você encontrará o jogo soma 10, no qual deverá somar os números cuja a soma é 10.). Acesso em: 07 de jul. 2014.
Professor, segue abaixo outras sugestões de jogos.
· Sítio: "Cuca Flex. Jogo da velha com soma 10". Disponível em:<http://www.cucaflex.pro.br/atividade/jogo-da-velha-com-soma-10/>. (Neste sítio você encontrará o jogo da velha e atividades, cuja a soma é 10.). Acesso em: 07 de jul. 2014.
· Sítio: "Racha Cuca. Jogo Canhão numérico". Disponível em: <http://rachacuca.com.br/jogos/canhao-numerico/>. (Neste sítio você encontrará o jogo online canhão numérico.). Acesso em: 07 de jul. 2014.
Como registro, proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo:
01- O que você achou mais interessante no jogo? ___________________________________________________ ___________________________________________________ 02- Quais os números que você juntou para formar 10 unidades? Escreva as somas no quadro abaixo:
03- E o seu adversário? Registre no quadro abaixo.
04- Quem fez mais somas, você ou seu adversário? ___________________________________________________ ___________________________________________________ |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, prepare um momento no final do jogo para conversar com a turma sobre as facilidades e dificuldades enfrentadas durante a realização do jogo.
Sugestões de links para os alunos:
. Sítio: "Jogo da memória das dezenas". Disponível em: <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/anap/dezenas.htm>. (Neste sítio você encontrará um jogo da memória das dezenas.). Acesso em: 07 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: "Desafiando a criatividade". Disponível em: <http://desafiandoacriatividade.blogspot.com.br/2012/09/blog-post_26.html>. (Neste sítio você encontrará sugestão de bingo sobre a decomposição e composição.). Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; construir o significado do conceito de dezena e identificar algumas de suas funções; identificar números em diferentes contextos em que se encontram; compreender a ideia de dezena; entender as classes: unidade e dezena; formar números com dois algarismos; agrupar, compor e decompor números de dois algarismos em dezenas e unidades; perceber diferentes possibilidades de se compor uma mesma quantia; relacionar dez unidades a uma dezena; reconhecer a composição e decomposição de números; compreender o critério utilizado na formação de grupos (dezena); utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade; comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/03/2015
Cinco estrelasÓtimas aulas!!! Criativas, diferentes para os alunos. Um jeito de que a aprendizagem se torne significativa para eles.