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Introdução às expressões numéricas: de quem é a prioridade?

 

18/07/2014

Autor e Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como desenvolver a habilidade H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos, são propostos para essa aula os seguinte objetivos:

  • Revisar e/ou avaliar as quatro operações básicas envolvendo os números naturais.
  • Introduzir, interpretar e explicar o sentido de se estudar expressões numéricas.
  • Promover a interação entre os alunos.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Resolver as quatro operações básicas envolvendo números naturais.
  • Acessar sites de busca.
  • Procurar e identificar palavras no dicionário.
Estratégias e recursos da aula
  • Dicionários
  • Laboratório de informática
  • Data show
  • Cópia das atividades propostas

 

Professor (a),  para essa aula, espera-se que os alunos já saibam as operações adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo os números naturais.

 

Primeiro Momento – Conhecendo significados

 

Peça aos alunos que procurem em seus dicionários o significado de prioridade e/ou preferência. Permita que socializem as respostas encontradas e crie um significado coletivo.

 

Figura 1 - Exemplo de resposta encontrada

1

Fonte: Disponível em http://www.lexico.pt/prioridade/. Acesso em 17 jun. 2014.

 

 

Segundo Momento – dando preferência a vida!

 

Em seguida, com o auxílio de um computador conectado a um data show, ou um cartaz, ou uma folha A3, inicie a aula expondo algumas figuras na lousa (figura 2).

 

Figura 2 - Prioridades

2

Fonte: Disponível em http://migre.me/jSmfj. Acesso em 17 jun. 2014.

 

 

Em seguida questione:

 

  • Vocês conhecem esses símbolos?
  • Em quais lugares estão?
  • O que significa cada um deles?

 

Professor (a), permita que os alunos socializem suas respostas e que discutam a importância de se respeitar os assentos e/ou atendimentos preferenciais, visando às dificuldades de cada um. Leve a turma à produção de uma resposta coletiva finalizando a discussão.

 

PADRÃO DE RESPOSTAS ESPERADAS

  • As pessoas idosas, gestantes, portadoras de deficiência física e as pessoas acompanhadas por crianças de colo têm atendimento prioritário em empresas e instituições.
  • As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo devem reservar assentos, devidamente identificados, aos idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
  • Os logradouros e sanitários públicos, bem como os edifícios de uso público, devem obedecer às normas de construção, para efeito de licenciamento da respectiva edificação, baixadas pela autoridade competente, destinadas a facilitar o acesso e uso desses locais pelas pessoas portadoras de deficiência.

 

Finalize o segundo momento, ressaltando também a importância de respeitar e dar preferências aos pedestres (figura 3).

 

 

Figura 3 - Preferência aos pedestres

3

Fonte: Disponível em http://migre.me/jSpyU. Acesso em 17 jun. 2014.

 

“Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.” Disponível em http://migre.me/jSpIk. Acesso em 17 jun. 2014.

 

Terceiro Momento – introdução às expressões numéricas

 

Explique aos alunos que nas expressões numéricas não será diferente, iremos dar prioridade a alguns símbolos e operações para, então, resolver algumas situações problemas.

Depois, defina “expressão numérica” e proponha alguns exemplos práticos e teóricos, onde os alunos poderão verificar a necessidade de priorizar os elementos de uma expressão numérica.   

 

Uma expressão numérica é composta de alguns elementos que deverão ser observados atentamente antes do início de sua resolução. Da ordem das operações matemáticas dispostas na expressão, deveremos sempre resolver primeiro produtos e os quocientes, para somente após operar com as adições e subtrações. (Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/matematica/expressao-numerica/. Acesso em 16 jul. 2014).

 

Em relação aos elementos de uma expressão, podemos destacar os PARÊNTESES ( ), os COLCHETES [ ], as CHAVES { }, os NÚMEROS e os SÍMBOLOS DE OPERAÇÃO. Entre os parênteses, colchetes e chaves também existem uma sequência resolutiva a ser seguida. Primeiro resolvemos a parte interna dos parênteses, em seguida os colchetes e, logo após, as chaves.

Veja os esquemas na figura abaixo:

 

Figura 4 - Prioridades

4

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Comentário: Esta aula é proposta para alunos do Ensino Fundamental inicial, desta forma é importante ressaltar que alguns destes não terão conhecimento de potenciação e radiação, sendo assim, basta informá-los que serão conteúdos futuros e que terão prioridade dentre as expressões numéricas.

 

Professor (a), as atividades de 1 a 6, foram adaptadas do arquivo, disponível no site http://migre.me/jTjRz. Acesso em 18 jun. 2014.

 

 

 Atividade 1 – Comprei 10 livros a R$15,00 cada um. Paguei com 2 notas de R$100,00. Qual a expressão numérica que permite encontrar o troco que sobrou nessa compra?

5

Imagem: Disponível em http://migre.me/jTjFn. Acesso em 18 jun. 2014.

 

Resposta: 2 x 100 - 10 x 15

 Atividade 2 – Na padaria de Eduardo são produzidos diversos pães diariamente. Hoje foram produzidos 3 cestos, com 47 pães cada, mas 25 pães estão queimados e foram retirados do cesto. Qual expressão numérica representa o número de pães que Eduardo poderá vender hoje?

 

Imagem: Disponível em http://migre.me/jTkNx. Acesso em 18 jun. 2014.

 

Resposta: 3 x 47 - 25

 Atividade 3 – Comprei uma caixa de chocolate, com 5 barras. Cada barra de chocolate possui 30 pedaços. Já comi 23 e dei 10 para minha irmã. Quantos pedaços de chocolate me restam?

Imagem: Disponível em http://migre.me/jTles. Acesso em 18 jun. 2014.

 

Resposta: 5 x 30 – 23 - 10 = 150 – 33 = 117.

 Atividade 4 - Na fazenda do vovô Arthur tem três galinheiros, em cada galinheiro temos 34 galinhas. Sabendo-se que cada galinha põe 2 ovos por dia e que 5 galinhas já não botam mais ovos. Qual a expressão que representa o número de ovos colhidos por dia na fazenda do vovô Arthur?

Imagem: Disponível em http://migre.me/jTlBQ. Acesso em 18 jun. 2014.

 

Resposta: 3 x (34 - 5) x 2 

 Atividade 5 - Samara foi caminhando de sua casa até a escola. Da casa de Samara até a escola tem cinco quadras, e cada quadra mede 450 metros. Quando Samara estava a 400 metros da escola, pegou carona de bicicleta com Maria Fernanda. Qual a expressão numérica que representa a distância que Samara percorreu a pé?

Imagem: Disponível em http://migre.me/jTm1S.  Acesso em 18 jun. 2014.

 

Resposta: 5 x 450 - 400 = 2250 – 400 = 1850

 Atividade 6 - Edwiges resolveu reformar o quarto de suas filhas nas férias. Contratou uma firma especializada em reformas. A firma cobrou R$ 730,00 para pintar, R$ 850,00 para trocar o piso e R$ 3200,00 pelos móveis novos. Edwiges vai pagar o total cobrado pela reforma em 9 prestações iguais. Qual o valor de cada prestação?

Imagem: Disponível em http://migre.me/jTmxf. Acesso em 18 jun. 2014.

 

Resposta: (738 + 850 + 3200): 9 = 4788: 9 = 532

 

 

 

Professor (a), nas atividades 4 e 6 reforce a importância do uso dos símbolos, questionando:

  • Qual o resultado da expressão se não inserirmos os parênteses?
  • E quando inserimos, qual será o resultado?
  • Os resultados obtidos são iguais? Qual deles é o correto?

 

Nas atividades seguintes, faça os mesmos questionamentos. Espera-se que os alunos concluam que em uma expressão numérica a ordem em que as operações são efetuadas deve obedecer algumas regras, pois não podemos ter uma expressão numérica com mais de um resultado.

 

Professor (a), as atividades de 7 a 16, foram adaptadas do arquivo, disponível em http://migre.me/jTovx. Acesso em 18 jun. 2014.

 

Atividade 7 - Um tanque tinha 120 litros de água. Dele foram retirados seis baldes de 10 litros cada um e seis vasilhames com capacidade para 4 litros cada. Quantos litros de água restaram no tanque?

Resposta: 120 - 6 x 10 - 6 x 4 = 120 - 60 - 24 = 36

ou 120 – 6 x (10 + 4).

 

Atividade 8 - Num restaurante, mensalmente há um estoque disponível de 46 latas de 2 litros de óleo. Sabendo que neste mês o dono já gastou 13 dessas latas e emprestou 5 litros ao seu irmão, que é dono de uma pastelaria, quanto óleo ainda há disponível no restaurante?

Resposta: 46 x 2 -13 x 2 - 5 = 92 - 26 - 5 = 61

 

Atividade 9 - Um ônibus saiu do ponto com 34 passageiros. Na primeira parada desceram 15 pessoas e subiram 19. Na 2ª parada desceram 7 e subiram 8. Quantos passageiros ficaram no ônibus após a segunda parada?

Resposta: 34 - 15 + 19 - 7 + 8 = 39

 

Atividade 10 - As três turmas do 6º ano de uma escola estão fazendo uma campanha para juntar latinhas de refrigerantes. A turma 61 conseguiu juntar 120 latinhas, a 62 à metade dessa quantidade e a 63 trinta latinhas a menos do que a 61. Quantas latinhas as três turmas já conseguiram juntas?

Resposta: 120 + 120 : 2 + 120 - 30 = 120 + 60 + 90 = 270

 

Atividade 11 - Na bilheteria de um teatro, o responsável pela venda de ingresso começou o seu trabalho com 153 reais em caixa. Vendeu 48 ingressos para estudantes que custam 15 reais cada e mais 35 ingressos a 30 reais cada. Depois dessas vendas, com quantos reais ele ficou em caixa?

Resposta: 153 + 48 x 15 + 35 x 30 = 153 + 720 + 1050 = 1923

 

Atividade 12 - Dois irmãos trabalham como garçons no mesmo restaurante. Certa noite, um deles recebeu 130 reais de gorjeta e o outro R$ 186,00. Eles sempre dividem igualmente a quantia que recebem. Com quantos reais cada um deles ficou?

Resposta: (130 + 186) : 2 = 316 : 2 = 158

 

Atividade 13 - Um livro tem 160 páginas e eu já li 92. Quero completar a leitura em 4 dias, lendo o mesmo número de páginas em cada dia. Quantas páginas preciso ler por dia?

Resposta: (160 - 92) : 4 = 17

 

Atividade 14 - João tinha R$ 28,00. Sua irmã tinha R$ 17,00. João deu certa quantia para sua irmã, que ficou com o total de R$ 36,00. Depois de ter dado o dinheiro a irmã, com quantos reais João ficou?

Resposta: 28 - (36 - 17) = 9

 

Atividade 15 - Dona Jurema está preparando saquinhos com guloseimas para distribuir na festa de aniversário de seu filho. Ela pretende fazer 50 desses saquinhos. Em cada saquinho vai colocar 2 bombons de chocolate branco e 3 de chocolate ao leite. Quantos bombons (ao todo) Dona Jurema pretende distribuir?

Resposta: 50 x (2 + 3) = 250

 

Atividade 16 - Dona Jurema está preparando saquinhos com guloseimas para distribuir na festa de aniversário de seu filho. Ela pretende fazer 50 desses saquinhos. Em cada saquinho vai colocar 2 bombons de chocolate branco. Quando foi comprar os bombons para colocar nos saquinhos, Dona Jurema estava com seus três filhos, que lhe pediram para comprar mais 3 bombons de chocolate ao leite (um para cada filho). Quantos bombons (ao todo) Dona Jurema comprou?

Resposta: 2 x 50 + 3 = 103

 

Comentário: Professor (a) é importante ressaltar que as expressões acima podem variar, dependendo da interpretação dos alunos, porém a resposta final será a mesma. Desta forma, permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para resolver as situações problemas.

 

A atividade 17 servirá para os alunos treinarem a prioridade dos sinais:

 

Atividade 17 - Qual é o valor de cada expressão abaixo? Em cada passo não se esqueça de seguir as regras.

 

a) 15 + (3 x 9 - 7) =

b) 30 + 2 – {6 : 3 + [9 x (5 - 5)]} =

c) 94 + 36 – [ 120 – (73 + 18) – 4] + 15 =

d) 84 – (3 x 2 - 6) – 15 =

e) 19 – [ 2 x (5 + 2)] =

f) 400 : [ (3 x 5 - 4) + (8 x 3 + 5)] – 5 =

g) 36 + 2 x{25 + [ 18 – (5 – 2) x 3]} =

h) 8 + [(6 + 4) + (3 – 2 – 1)] =

i) 35 + 45 – 5 x 3 + 3 =

j) 9 x 7 – 30 +  109 – {14 – [30 – (12 + 13)]} + 20 =

k) [(25 – 6 x 4) x 3 + 36 : 3] : 5 + 101 =

l) 40 : 10 + 4 x 7 – 2=

m) (20 + 21 : 7) x (36 : 9 - 1) =

EXEMPLO:

a)    15 + (3 x 9 - 7) =

 = 15 + (27– 7) =

 = 15 + 20 =

 = 35.

b) 30 + 2 – {6 : 3 + [9 x (5 - 5)]} =

= 30 + 2 – {6 : 3 + [9 x 0]} =  

= 30 + 2 – {6 : 3 + 0} =  

= 30 + 2 – {2 + 0} =  

30 + 2 – 2 =

32 – 2 =

30.  

OU

b) 30 + 2– {6 : 3 + [9 x (5 - 5)]} =

32 – {2 + [9 x 0]} =

= 32 – 2 =

= 30.  

 

Para finalizar proponha uma atividade computacional (jogo), denominada “Expressões Numéricas” (figura 4) disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/20540/enumerica.swf>. Acesso em 02 jul. de 2014. A atividade deve ser proposta em um laboratório de informática, podendo ser, em dupla ou individual.

 

 

Figura 4 - Tela inicial do jogo

10

Fonte: Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/20540/enumerica.swf>. Acesso em 02 jul. 2014.

 

O jogo instrui o aluno indicando o que deve ser resolvido primeiro. O aluno tem que apenas preencher os espaços (figura 5), desta forma é importante utilizar o jogo apenas como uma atividade e não como um avaliador do aprendizado.

 

 

Figura 5 - Início do jogo

11

Fonte: Arquivo da autora

 

Solicite aos alunos que anotem em seus cadernos as 10 primeiras expressões numéricas verificando os erros e acertos (figura 6).

 

 

Figura 6 - Executando o jogo

12

Fonte: Arquivo da autora

Recursos Complementares

Jogo Expressões Numéricas. disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/20540/enumerica.swf>. Acesso em 02 jul. 2014.

KISHIMOTO, Tizuko (org.).  Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. SP: Cortez, 2000. (p. 72-87).

Portal do Professor: Expressões numéricas envolvendo adição e subtração, disponível em  <http://migre.me/keo5P>. Acesso em 02 jul. 2014.

Portal do Professor: Expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação nas séries iniciais, disponível em  <http://migre.me/kenJW>. Acesso em 02 jul. 2014.

Portal do Professor: Expressões Numéricas no CAp, disponível em <http://migre.me/kenDn>. Acesso em 02 jul. 2014.

Portal do Professor: Expressões numéricas no dia a dia, disponível em <http://migre.me/kenUm>. Acesso em 02 jul. 2014.

Vídeo Expressões numéricas Aula 1, disponível em <http://migre.me/kenwF>. Acesso em 02 jul. 2014.

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Sugere-se, ainda, que o professor avalie os registros das atividades propostas durante o jogo “Expressões Numéricas”. Por meio deles, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias e os cálculos efetuados pelos alunos, além de possíveis erros uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente cada momento proposto, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para resolver as situações problemas.

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