22/07/2014
Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Esta aula busca desenvolver as competências da área 3 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é:
Mais especificamente, busca avaliar as habilidades:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Transformação de unidades métricas;
Notação científica.
O laboratório de informática é muito importante para essa aula para que se possa fazer pesquisas na internet. Além disso, folhas em branco serão necessárias para o relatório.
PRIMEIRO MOMENTO: PESQUISA
Professor(a), essa aula visa despertar a consciência nos(as) estudantes acerca da dimensão da vida humana e busca utilizar a matemática para quantificar os raios de diversos planetas, inclusive o nosso, para sustentar a ideia de que, somos pouco perante a grandiosidade do universo. Contudo, temos a capacidade de raciocinar, imaginar e produzir ferramentas para estudar e admirar as maravilhas ao nosso redor.
Inicie a aula, no laboratório de informática, questionando sobre o que é raio, quando falamos de circunferências ou esferas.
Resposta esperada: Raio é a distância do centro da circunferência ou esfera até a linha ou superfície que caracteriza o seu contorno.
COMENTÁRIO: Entregue aos alunos(as) uma folha destacada para que possam redigir um relatório descrevendo a aula.
Com a ideia de raio estabelecida passe para um segundo questionamento para motivar uma pesquisa na internet.
Resposta esperada: Aproximadamente 6378 km. Deixe os(as) alunos(as) pesquisarem na internet. É claro que as respostas podem variar um pouco dependendo das fontes pesquisadas.
COMENTÁRIO: Lembre-se de pedir aos estudantes que transcrevam as fontes das informações encontradas.
Ilustre projetando uma imagem do Planeta Terra sobre a lousa e traçando o raio. Caso não seja possível projetar sobre a lousa, leve a imagem pronta (figura 1).
Figura 1: Raio do Planeta Terra
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABbXwAI/geologia-aplicada. Acesso 12 jul. 2014.
COMENTÁRIO: A Terra não é exatamente uma esfera, e possui raio polar e equatorial. No entanto, vamos considerar para essa aula, uma esfera.
Resposta esperada: Abra para debate, mas exponha o fato de que o “muito” depende de um referencial, tal como se observássemos uma formiga percorrendo 100 metros e comparássemos um humano adulto percorrendo a mesma distância.
A partir daí, diga que é hora de começar a expandirem os horizontes. Questione sobre quais os planetas do Sistema Solar são maiores que a Terra. A princípio faça uma lista informal com as opiniões de cada um, posteriormente, solicite a pesquisa na internet, apresentando a seguinte questão:
Resposta esperada: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
COMENTÁRIO: Socialize rapidamente os resultados entre os(as) alunos(as) para que todos(as) possam caminhar juntos(as).
Agora, estruture melhor com os(as) alunos(as) as informações que extraíram. Para isso, solicite o seguinte:
Resposta esperada: Tem-se então quadros semelhantes ao quadro 1.
Quadro 1: Planetas do Sistema Solar maiores que a Terra
PLANETAS (SISTEMA SOLAR) |
RAIO |
Terra |
6378 km |
Netuno |
49538 km |
Urano |
51108 km |
Saturno |
60268 km |
Júpiter |
71492 km |
Fonte: Arquivo do autor com raios encontrados em http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20061011-120632.inc. Acesso 11 jul. 2014.
Retome novamente a pergunta sobre o quão grande é o raio da Terra. Para enfatizar as dimensões coloque um sexto questionamento para o relatório:
Resposta esperada: Como o raio de Júpiter é de 71492 km, seu diâmetro é de 142984 km. O Planeta Terra, com raio igual a 6378 km, possui diâmetro de 12756 km. Portanto, basta fazer 142984 km / 12756 km. Obtem-se então, aproximadamente 11 planetas do tamanho da Terra, alinhados.
Figura 2: Proporção entre Júpiter e Planeta Terra
Fonte: Arquivo do autor
Busque também pelo raio do Sol e extrapole o Sistema Solar. Como sugestão, pode-se pesquisar sobre: Sirius, Pollux, Arcturus, Aldebaran, Rigel, Antares e WOH G64.
Resposta esperada: Espera-se um registro semelhante ao quadro 2.
Quadro 2: Planetas e estrelas maiores que a Terra
PLANETAS (SISTEMA SOLAR) |
RAIO |
Terra |
6378 km |
Netuno |
49538 km |
Urano |
51108 km |
Saturno |
60268 km |
Júpiter |
71492 km |
Sol |
695800 km |
Sirius |
1190000 km |
Pollux |
5564000 km |
Arcturus |
17870000 km |
Aldebaran |
30740000 km |
Rigel |
54250000 km |
Antares |
487 060 000 km |
WOH G64 |
1 391 600 000 km |
Fontes:
Disponível em: http://www.apolo11.com/escala_planetas.php, https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=raio+do+sol, https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=raio+de+sirius, https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=raio+de+pollux, https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=raio+de+arcturus, https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=raio+de+aldebaran, https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=raio+de+rigel, http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_maiores_estrelas_conhecidas. Acesso 17 jul. 2014.
COMENTÁRIO: Essa aula, até o momento, pode ser utilizada para trabalhar unidade de distância e divisão com alunos(as) de sexto e sétimo ano. A partir de agora seguiremos com a ideia de notação científica, que completará os objetivos dessa aula.
Professor(a), questione sobre a grandiosidade desses números e que começam a demandarem tempo e espaço para escrevê-los. Será que há alguma maneira de minimizar essa escrita? Deixe que os(as) alunos(as) debatam de maneira a chegarem no termo notação científica. Caso isso não ocorra, intervenha. Solicite aos alunos(as) que pesquisem utilizando a internet, caderno ou livro e que registrem em poucas linhas como defini-la.
Resposta esperada: Notação científica é uma forma de escrever um número demasiadamente grande ou pequeno de maneira a utilizar, em geral, menos algarismos, por meio de uma potência de base 10. Além disso, é muito útil para comparar tais números. (Adaptado de http://www.infoescola.com/matematica/notacao-cientifica/ Acesso 17 jul. 2014)
Após criar espaço para que os(as) estudantes pudessem socializar seus registros, introduza uma nova atividade.
Resposta esperada: O quadro deverá ser registrado de maneira semelhante ao quadro 3.
Quadro 3: Raio em notação científica
PLANETAS (SISTEMA SOLAR) |
RAIO |
RAIO EM NOTAÇÃO CIENTÍFICA |
Terra |
6378 km |
6,378 x 103 km |
Netuno |
49538 km |
4,9538 x 104 km |
Urano |
51108 km |
5,1108 x 104 km |
Saturno |
60268 km |
6,0268 x 104 km |
Júpiter |
71492 km |
7,1492 x 104 km |
Sol |
695800 km |
6,958 x 105 km |
Sirius |
1190000 km |
1,19 x 106 km |
Pollux |
5564000 km |
5,564 x 106 km |
Arcturus |
17870000 km |
1,787 x 107 km |
Aldebaran |
30740000 km |
3,074 x 107 km |
Rigel |
54 250 000 km |
5,425 x 107 km |
Antares |
487 060 000 km |
4,8706 x 108 km |
WOH G64 |
1 391 600 000 km |
1,3916 x 109 km |
Fonte: Arquivo do autor
COMENTÁRIO: Faça a observação de que nem sempre a notação científica reduz a quantidade de algarismos escritos, isso ocorre apenas quando o numero termina com zero. Apresente o quadro 3 projetado para ilustrar.
Agora, utilize a notação científica para fazer transformações nas unidades, tomando o metro como unidade. Questione os(as) estudantes acerca dessa transformação. É possível fazê-la por meio de uma regra de três simples ou, da mesma maneira, compreendendo que 1 quilômetro equivale a 1000 metros, bastando, portanto multiplicar os raios por 1000. Vá além, trabalhe com potências de base 10, e interprete 1000 como 103. Após comentar faça a transformação do raio da Terra de quilômetros para metros e posteriormente solicite aos alunos(as) que completem o restante. Para tanto, faça as primeiras duas linhas do quadro em conjunto com os(as) alunos(as). Em seguida, apresente a questão 10, de modo a completarem o quadro transformando os quilômetros em metros.
10 – Retome o quadro 3 transformando os raios dos respectivos planetas de quilômetros para metros.
Resposta esperada: Espera-se que utilizem a soma dos expoentes para as potências de mesma base.
Quadro 4: Raio em notação científica e em metros
PLANETAS (SISTEMA SOLAR) |
RAIO EM NOTAÇÃO CIENTÍFICA |
Terra |
6,378 x 106m |
Netuno |
4,9538 x 107m |
Urano |
5,1108 x 107m |
Saturno |
6,0268 x 107m |
Júpiter |
7,1492 x 107m |
Sol |
6,958 x 108m |
Sirius |
1,19 x 109m |
Pollux |
5,564 x 109m |
Arcturus |
1,787 x 1010m |
Aldebaran |
3,074 x 1010m |
Rigel |
5,425 x 1010 m |
Antares |
4,8706 x 1011m |
WOH G64 |
1,3916 x 1011m |
Fonte: Arquivo do autor
Passe agora para outro momento, o das comparações. Tome uma comparação entre o raio da Terra e o da estrela WOH G64. Para comparar, utilize um mesmo expoente para a potência de base 10. Logo, questione os(as) alunos(as) sobre como fazer a comparação entre esses raios.
Resposta esperada: Após debate, a ideia é chegar na transformação para potências com mesmo expoente. Caso isso não ocorra intervenha justificando que para que possa haver uma comparação direta, a unidade de medida e as potências, nesse caso de base 10, devem ter mesmos expoentes.
Resposta esperada: Observe a sequência de passos:
Isso dá uma ideia do quão menor o Planeta Terra é, se comparado a estrela WOH G64.
Pode-se criar uma razão que sugira a grandeza de uma em relação a outra. Faça isso juntamente aos alunos(as). Divida 1,3916 x 1011 m por 6,378 x 106 m. Isso resultará na quantidade de raios da Terra que cabem em apenas um raio da estrela WOH G64. Cerca de 0,22 x 105, ou em notação científica, multiplicando por 10/10, obtém-se (0,22 x 10) x (105/10), resultando em 2,2 x 104. Observe que 104 equivale 10000, que confirma a grandiosidade da estrela WOH G64 quando comparada ao Planeta Terra.
Resposta esperada: Por meio de pesquisas na internet encontramos no endereço http://mundoestranho.abril.com.br/materia/existem-mais-graos-de-areia-na-terra-ou-estrelas-no-ceu (Acesso 12 jul. 2014) que o diâmetro médio de um grão de areia é de 0,4 milímetros.
- A partir do diâmetro, obtenha o raio (metade do diâmetro) e transforme-o em metros.
Resposta esperada: o raio é de 0,2 milímetros, que equivale a 0,02 centímetros, que por sua vez é igual a 0,002 metros, ou ainda, 2 x 10-3 metros.
Resposta esperada: faça a divisão: (6,378 x 106) m / (2 x 10-3) m e obtenha 3,189 x 109 vezes.
Resposta esperada: Considerando o raio da bola sendo aproximadamente 11 centímetros, ou ainda, 0,11 metros, é possível escrevê-lo em forma de notação científica como 1,1 x 10-1 metros. Dividindo: (6,378 x 106) m / (1,1 x 10-1) m que resulta em aproximadamente 5,8 x 106. Retome a ideia da grandiosidade dos objetos e lugares.
No próximo encontro realize com os(as) alunos(as) a construção para a resposta da seguinte pergunta: Como representar a relação entre o raio da Terra de a estrela WOH G64 em uma escala, utilizando o Planeta Terra como a estrela citada?
Neste caso, a razão encontrada entre os raios foi igual a 0,22 x 105. Logo, tomando uma constante K como o raio menor e o raio da Terra representando o da estrela é possível determinar K tal que, (6,378 x 106)/K = 0,22 x 105. Faça os cálculos com os estudantes. K assume o valor de 289,9 metros. Isso equivale (variando de localidade) a aproximadamente à distância entre três esquinas. É como se essas três esquinas representassem o Planeta Terra se comparado a todo o planeta. Seria essa a ideia ao comparar o Planeta Terra à estrela WOH G64.
Star size comparison
http://www.youtube.com/watch?v=HEheh1BH34Q. Acesso 12 jul. 2014.
Universo em escala
http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/15019-site-mostra-universo-em-escala-de-maneira-impressionante.htm. Acesso 12 jul. 2014.
Feita de maneira continua ao longo da aula, envolvendo a participação dos(as)alunos(as). Recolha também os relatórios, bem como a atividade complementar.
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