18/07/2014
Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Esta aula busca desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é:
Mais especificamente, desenvolver as habilidades de:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Incentivar o uso da planilha construída em tablets ou smartphones;
Multiplicação e divisão.
É importante auxiliarmos na formação de pessoas conscientes e que utilizem a matemática como ferramenta para melhorar seu cotidiano. Essa aula terá um tema muito próximo ao dia a dia e, ao final, desenvolveremos um mecanismo que poderá facilitar alguns raciocínios que fazemos quando vamos ao supermercado.
Inicie a aula questionando sobre quem ali tem o costume de ir ao supermercado.
Resposta esperada: As respostas certamente serão variadas.
Pergunte sobre a utilização da matemática nesses momentos.
Resposta esperada: As respostas devem continuar variando, no entanto, certamente irão surgir comentários tais como: durante a soma para saber qual o valor da compra, para comparar preços e descontos, etc.
Destaque o fato de comparar os valores dos produtos e questione se alguém já teve dúvidas ao observar, por exemplo, um determinado preço para um saco de 1 kg de feijão e outro de 2 kg.
Resposta esperada: Essa resposta é muito relativa, no entanto, mesmo se ninguém se manifestar, ilustre com um exemplo.
Exemplo: Suponha que um saquinho de 1 kg de feijão custa R$ 5,34 e outro, de 2 kg, sai por R$ 10,28. Em termos de preço, qual o mais vantajoso para ser comprado?
Deixe que os(as) estudantes debatam, mas ratifique que esse é um exemplo simples, pois o “peso” de um é o dobro do “peso” do outro, sendo possível calcular mentalmente em alguns casos. Contudo, o processo para se verificar qual é mais vantajoso é, na verdade, transformar todos em uma apenas uma unidade de medida, nesse caso, utilize 1 kg. Portanto, para transformar os 2 kg de feijão em 1 kg, divida por 2, fazendo o mesmo para o seu custo, ou seja, R$ 10,28 / 2 = R$ 5,14. Logo, é mais vantajoso comprar o pacote com 2 kg, pois nele, cada quilograma custa R$ 5,14 frente aos R$ 5,34 do pacote que contém 1 kg.
COMENTÁRIO: Deixe que os(as) alunos elaborem os cálculos e concluam. Acompanhe e finalize socializando o raciocínio com todos(as). Ressalte que muitas vezes o preço não é suficiente para se decidir pela compra. Deve-se levar em consideração também, a validade, o valor em dinheiro disponível para a compra, etc. No entanto, nessa aula considera-se apenas as questões financeiras.
Dito isso, continue a discutir a respeito, no entanto, afunilando para um cálculo um tanto quanto complexo para ser feito mentalmente. Questione sobre os refrigerantes.
Resposta esperada: É provável que alguém se manifeste. Contudo, caso isso não ocorra, sugira algo diferente do refrigerante. Vamos compreender como poderíamos escolher o papel higiênico.
Resposta esperada: De fato existem diversas configurações de comprimento e quantidade. Rolos com comprimento de 30 m, 50 m, 60m que são vendidos em pacotes com 4, 8, 12, 20 rolos.
Suponha um exemplo, tal como foi feito para o feijão. Deixe que os(as) alunos(as) respondam.
COMENTÁRIO: Esse momento pode ficar mais produtivo caso seja possível providenciar, ou solicitar aos estudantes que tragam folhetos de propagandas. Caso tenha optado por esse último caso, é importante ter alguns folhetos em mãos para garantir que tenham folhetos e informações suficientes.
Resposta esperada: A ideia é ter o preço comum a uma unidade de medida, nesse caso, vamos adotar 1 metro. No primeiro caso tem-se 50 metros que multiplicados pelos 20 rolos totalizam comprimento igual a 1000 m. Dividindo então o preço em mil partes, obtendo aproximadamente R$ 0,026 por metro. Já no segundo caso tem-se 30 metros que multiplicados por 12 rolos totalizam comprimento de 360 m. De maneira análoga, ao dividir o preço em 360 partes iguais, resulta em aproximadamente R$ 0,029 por metro. Verifica-se então que a primeira opção resulta no metro de papel mais barato e, apesar de no exemplo a diferença não ser tão evidente, na prática e em quantidades variadas as situações podem se enfatizar.
O próximo passo é tentar generalizar essa ideia, tentar criar um algoritmo para encontrar o resultado sempre que for necessário. Para tanto, debata com os(as) estudantes sobre os passos que foram seguidos nos exemplos anteriores. Vá salientando a importância de comparar as mesmas unidades. A ideia final é de que se deve obter as unidades iguais para os produtos e depois dividir o preço de cada por essas quantidades.
Questione sobre quais são as variáveis envolvidas para o cálculo no caso do papel higiênico.
Resposta esperada: Preço do pacote, quantidade de rolos por pacote, comprimento de cada rolo.
Socialize isso com toda a turma para que todos possam acompanhar. Além disso, em comum acordo atribua símbolos para representar tais variáveis. Considere:
Relembre os passos questionando-os. Construa junto com os(as) alunos(as).
Com essa primeira etapa compreendida, é chegado o momento de utilizar o computador para que se possa criar uma planilha eletrônica para auxiliar esse cálculo. Atualmente as planilhas eletrônicas não ficam restritas ao computador e podem ser executadas em vários tablets e smartphones. Nesse caso, estaremos construindo uma ferramenta útil no cotidiano do(a) aluno(a). Utilize o Excel como exemplo, no entanto, podem ser utilizadas outras planilhas eletrônicas, inclusive aquelas que são oferecidas no modo online. Os recursos utilizados são básicos e certamente estarão presentes em todas, no entanto, salienta-se ao professor(a) que verifique antes qual software terá acesso no laboratório da escola. Caso não seja possível ir até o laboratório, pode-se utilizar um computador e projetor em sala e criar uma planilha coletivamente, para posteriormente compartilhá-la com todos(as) da turma.
Para a planilha considere 3 opções de pacotes, no entanto essa quantidade pode variar. Abra o software e comece a dividir as opções, como ilustra a figura 1.
Figura 1: Destacando as opções
Fonte: Arquivo do autor
Para melhor visualização, altere os tamanhos e cores das fontes conforme o gosto. Utilize também a opção “mesclar” para textos que ultrapassem o tamanho de uma célula da planilha. Em geral, basta selecionar a quantidade de células (na figura 1, observe que “PAPEL HIGIÊNICO” ocupa 3), clicar com o botão direito e escolher a opção mesclar. Caso ela não esteja disponível, procure em outros menus do software. Em nosso caso, a opção está disponível no menu “Página inicial” na parte superior da tela, observe:
Figura 2: Opção mesclar
Fonte: Arquivo do autor
Feito isso, é hora de designar os espaços para as variáveis que foram identificadas. Nesse caso insira uma coluna antes das que já utilizamos, mas você pode escolher outras maneiras. Clicando com o botão direito sobre a coluna A, escolha inserir.
Figura 3: Inserir coluna
Fonte: Arquivo do autor
Na coluna nova, designe as variáveis. É provável que aconteça como na figura 4, em que o texto ultrapassa o espaço de uma célula. Anteriormente sugerimos que fosse utilizada a opção “mesclar”, mas, repare que se a mesma for usada, ocupará espaços designados às opções.
Figura 4: Nomeando as variáveis
Fonte: Arquivo do autor
Nesse caso, ao invés de mesclar, aumente a largura da coluna, isso é possível colocando o mouse sobre o traço que divide a coluna A da coluna B, ao posicioná-lo o cursor mudará, bastando clicar e arrastar conforme desejar. Além disso, crie também o campo “Preço por metro” para exibir os resultados. Para facilitar a visualização utilize bordas nas células. Você pode encontrar essa opção no menu superior “Página inicial”, em alguns softwares, clicando com o botão direito sobre as células e acessando as “Propriedades”.
Figura 5: Preço por metro
Fonte: Arquivo do autor
Passe agora para os cálculos:
Primeiro para a “opção 1”. Selecione a célula da respectiva opção na linha que exibirá o “Preço por metro”, na figura 5, linha 8 coluna B (célula B8). Com a célula selecionada digite “=” (igual). Esse símbolo é o sinal para o programa que você entrará com alguma fórmula e não com um texto.
Daí, basta observar o raciocínio que foi construído anteriormente, ao generalizar o cálculo, ir selecionando as respectivas células e fazendo as devidas operações. Veja, é necessário multiplicar o comprimento de cada rolo (B6) pela quantidade de rolos por pacote (B5) (não se esqueça que estamos lidando apenas com a “opção 1” por enquanto). Então tem-se na célula B8, “=B6*B5”. No entanto, ainda temos fazer o “preço do pacote” dividido pelo resultado da multiplicação, resultando no final em “=B4/(B6*B5)”.
Figura 6: Construindo os cálculos
Fonte: Arquivo do autor
Aperte a tecla “Enter” e estará concluído. Caso esteja no laboratório com os(as) estudantes construindo individualmente, solicite que façam o mesmo para a “opção 2”. Se estiver construindo coletivamente, continue questionando sobre como repetir o método para a segunda opção.
OBSERVAÇÃO: Pode ocorrer uma mensagem de erro nas células que irão mostrar o resultado, uma vez que ainda não foram fornecidos os valores para os cálculos.
Agora é hora de testar, antes mesmo de repetir o método para a terceira opção, substitua os valores do exemplo que utilizamos e analise os resultados.
Figura 7: Testando
Fonte: Arquivo do autor
Deixe que os(as) alunos(as) percebam que os resultados foram diferentes. Repita o procedimento para a “opção 3”. Após apagar os dados inseridos, salve o arquivo e está pronto. Como foi dito anteriormente, é possível abri-lo em vários tablets ou smartphones, tornando possível verificar rapidamente qual a opção mais barata.
Como atividade complementar, solicite que os(as) alunos(as) estruturem cálculos, inicialmente no papel, para refrigerantes, levando em consideração, mini-latas, latas, garrafas de 600 ml, de 1 litro, 2 litros, 2,5 litros, 3 litros e 3,3 litros. Dessa vez ao invés de considerar o comprimento, considera-se o volume. Caso seja possível, solicite uma planilha eletrônica aos moldes da que foi feita em sala para o caso do refrigerante.
A ideia é que a planilha siga o mesmo padrão da que fora feita em sala (considerando que nesse caso estaremos tratando de volume ao invés de comprimento). Essa atividade pode ser considerada também como avaliativa, como sugere-se no tópico “Avaliação”.
O intuito dessa aula foi construir uma ferramenta que pudesse auxiliar os(as) estudantes e suas respectivas famílias a comprarem determinados produtos. Entendemos que essa foi uma maneira de tornar perceptível a utilidade da matemática para os(as) alunos(as), bem como mesclá-la a uma tecnologia muito utilizada pelos jovens atualmente.
Excel 2010 para iniciantes
http://www.youtube.com/watch?v=6PxGl2flg3w. Acesso 13 jul. 2014.
BrOfficeCalc
http://www.youtube.com/watch?v=_OXjlbHpoOY. Acesso 13 jul. 2014.
KingSoft Office
http://www.youtube.com/watch?v=XdyHnepCWMI. Acesso 13 jul. 2014.
Feita de maneira continua ao longo da aula, a avaliação deve envolver a participação dos(as) alunos(as). O(a) professor(a) deve recolher os registros dos cálculos e solicitar também a questão complementar, se possível com a planilha eletrônica. Caso considere avaliar os registros eletrônicos em forma de planilha verifique os cálculos da planilha e a formatação, tal como foi feito em sala de aula.
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