Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Folclore: Herança Cultural Brasileira

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Ler e interpretar os gêneros textuais: trava-língua e parlenda;

·         Conhecer e resgatar  algumas lendas;

·         Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;

·         Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

·         Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região;

·         Identificar o uso da linguagem formal e informal;

·         Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

·         Perceber e comparar finalidade de um texto;

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÃO AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de jul. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 05 de jul  2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com a turma

Professor, para esta aula, apresente o texto “Folclore Brasileiro”, em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel Kraft.

folclore

Fonte: Sítio: "Smartkids – Folclore Brasileiro". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-brasileiro.html>. (Neste sítio você encontrará o texto "O Folclore Brasileiro" na íntegra.). Acesso em: 05 de jul. 2014. 

FOLCLORE BRASILEIRO

Quem conhece a história do Saci Pererê?!?!?

E quem ainda não cantou e dançou em uma ciranda de roda?!?!?

E quem conhece a literatura de cordel?!?!

Tudo isso e muito mais faz parte de nosso folclore. A palavra “folclore” vem do idioma Inglês, folk, que significa  'povo, nação, raça' e lore, que significa 'ato de ensinar, instrução, educação, lição' (Houaiss, 2010). 
Assim, folclore significa ensinar a cultura de um povo através de lendas, músicas, literatura, etc.

Vamos agora conhecer algumas elementos importantes de nosso folclore: brinquedos, brincadeiras, cirandas de roda, trava-língua, danças populares, literatura de cordel, adivinhas, lendas, personagens folclóricos, parlendas, advérbios dentre outros.

Fonte: Sítio: "Smartkids – Folclore Brasileiro". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-brasileiro.html>. (Neste sítio você encontrará o texto "O Folclore Brasileiro" na íntegra.). Acesso em: 05 de jul. 2014. (Texto adaptado).

Professor, converse com os alunos sobre o que compreenderam sobre o significado da palavra folclore e os seus elementos e peça a eles para, se souberem, citarem exemplos de brincadeiras, textos, cantigas que pertencem ao folclore e que fazem parte do seu dia a dia.

A partir dessa conversa, providencie um mural com imagens de personagens folclóricos e uma caixa com fichas explicativas das características de alguns personagens folclóricos.  Coloque a caixa no meio da roda e enquanto toca uma cantiga cada aluno na sua vez deverá passar a caixa ao que está a sua direita. Enquanto a caixa circula, a qualquer momento você poderá parar a música e o aluno que estiver com a caixa nas mãos deverá, retirar uma ficha e ler para os colegas para que descubram qual personagem ele está descrevendo. Se o colega conseguir adivinhar deverá pegar a ficha e colocá-la no mural da sala de aula ao lado do personagem descrito. Segue abaixo exemplos de alguns personagens e fichas:

 

sacisada

Fonte: Sítio: “Folclore Brasileiro”. Disponível em: <http://bijmlobato.blogspot.com.br/p/historia-dos-personagens-do-folclore.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre personagens, cantigas e poemas folclóricos.). Acesso em: 05 de jul. 2014.

Após a brincadeira, convide os alunos para participarem do Quiz do folclore acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

texto lobo

Fonte: Sítio “Smartkids – Quiz folclore”. Disponível em : <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/folclore/folclore_quizz.swf>. (Neste sítio você encontrará o Quiz sobre o folclore.). Acesso em: 05 de jul. 2014.

PESQUISANDO...

Professor , para a realização da pesquisa faça um sorteio dos itens a serem pesquisados (cantigas, adivinhas, lendas, provérbios, brincadeiras, trava-línguas, brinquedos, danças populares, mitos, parlendas, quadrinhas populares). Em seguida, peça aos alunos que pesquisem juntamente com seus familiares  as informações dos itens sorteados e representem  em um cartaz as informações coletadas. Não esqueçam as ilustrações do trabalho.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, promova um momento para alunos compartilharem as informações pesquisadas sobre os elementos do folclore. Em seguida, deverão montar um painel no pátio da escola para as outras turmas apreciarem o trabalho.

 

BRINCADEIRAS EM FORMA DE PALAVRAS

Professor, para a presente aula comente com os alunos que as brincadeiras folclóricas certamente fizeram parte da infância de seus avós e de seus pais e agora vai fazer parte da deles. Para iniciar explique que as parlendas são textos literários com rimas infantis, escritas em versos recitadas para divertir, ajuda a memorizar ou escolher quem deve começar uma brincadeira. Elas pertencem à cultura popular brasileira e por serem passados de geração a geração não se sabe quem inventou.

Professor, providencie um cartaz com as parlendas a seguir  e realize a leitura com ritmo e entonação:

parlenda 1    parlenda 3

parlenda 1

Fonte: Sítio: “Alfabetização e letramento – Parlendas ilustradas”. Disponível em: <http://alfabetizacaoeletramentopc.blogspot.com.br/2011/08/parlendas-ilustradas.html>.  (Neste sítio você encontrará parlendas ilustradas.). Acesso em: 05 de jul. 2014.

Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre as parlendas:

·         Você já brincou com alguma dessas parlendas? Qual?

·         Se brincou, como era a brincadeira?

·         Você conhece outras parlendas? Apresente-as aos colegas.                   

Depois das apresentações dos alunos, apresente a eles esta outra parlenda. A leitura deverá ser realizada de acordo com a legenda: as meninas farão as perguntas e os meninos as respostas. Se preferir, poderão escolher um  aluno para representar as ações do "Seu Lobo".

texto seu lobo

texto seu lobo 3

Fonte: Sítio “Auxiliando Professores - Parlendas ilustradas”. Disponível em: <http://lela-lirio.blogspot.com.br/2010/08/creditos-httpwww.html>. (Neste sítio você encontrará vários exemplos de parlendas ilustradas.). Acesso em: 05 de jul. 2014.

Como forma de registro peça aos alunos que respondam as atividades de interpretação no caderno de Língua Portuguesa.

01-  Responda em seu caderno:

a)      No início da parlenda as meninas perguntaram se o lobo estava em casa.

          Qual foi a resposta que obtiveram?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

b)      O que elas decidiram fazer?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

c)      Quando Seu Lobo voltou, quais eram seus afazeres?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

       02-   Por que o Seu Lobo está na janela?

(  ) Por que ele gosta de espiar as meninas.

(  ) Por que ele quer pegar as meninas tagarelas.

03-  Que sinal de pontuação é usado para fazer as perguntas?_________________________________________________________________

        04- Que sinal de pontuação é usado para indicar as respostas?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

       05- O que significa tagarelar?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

PESQUISANDO

Pesquise com seus familiares em livros de histórias infantis, internet e revistas outra versão da parlenda “Seu Lobo” e registre em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, promova um momento para os alunos compartilharem as parlendas que coletaram em casa com a ajuda de um adulto.

 

CUIDADO PARA NÃO TRAVAR A LÍNGUA!

Além dos personagens folclóricos e as parlendas os trava-línguas também fazem parte da cultura folclórica.

Os trava-línguas são pequenos textos que brincam com as palavras com sons parecidos.

Professor, para iniciar a aula, sugerimos que projete os trava-línguas para os alunos em Data Show ou se preferir os textos poderão ser escritos em cartolina ou papel Kraft.

trava lingua

trava lingua 3

trava lingua 2

Fonte: Sítio: "A arte de ensinar e aprender. Quadrinha e trava língua ilustrado". Disponível em: <http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2010/08/quadrinhas-e-trava-linguas-ilustrados.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de trava línguas e quadrinhas ilustradas para trabalhar com os alunos de maneira criativa e divertida.). Acesso em: 15 de jul. 2014.

Agora, peça aos alunos para lerem os trava-línguas e tentarem ler cada vez mais rápido. Depois, responda as questões a seguir:

·         Foi fácil ou difícil recitar os textos?

·         Em sua opinião, por que houve dificuldade em pronunciar as palavras dos textos quando é falado rapidamente?

·         Você conhece outros trava-línguas? Recite-os para a turma.

·         Essa brincadeira é mais divertida brincar sozinho ou com um colega? Explique.

EXPLORANDO O TEXTO

1. Qual nome é dado aos textos como esses que você acabou de ler?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

02-  Como eles devem ser lidos?

(          ) com entonação                     (           ) rápido                      

(          ) devagar                                   (          ) muito rápido

03-  Por que os trava-línguas devem ser lidos assim?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

04-  No primeiro texto, quais são as palavras que faz o trava-língua ficar

mais  complicado?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

05-  Por que há mais palavras com a letra p no terceiro trava-língua?

        ____________________________________________________________

06-  Desenhe a personagem principal desse trava-língua.

balão

07-  Observe o texto do segundo trava-língua. Escreva as palavras que

em sua opinião faz a nossa língua travar.

________________________________________________________________

________________________________________________________________

08-  Qual é o animal que aparece neste texto? Escreva um pequeno texto contando como é esse animal: cor, de que é coberto seu corpo, quantidade de patas e outros detalhes que achar interessante escrever.

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

ORGANIZANDO UM RECITAL DE TRAVA-LÍNGUA

Professor, organize com a turma um recital de trava-língua e todos os alunos devem participar. Para isso, siga as instruções abaixo:

·         Pesquise um trava - língua e ensaie até decorar.

·         O aluno deverá falar o mais rápido possível sem gaguejar ou trocar letras.

Organize o ambiente escolar para que todos os alunos se sintam à  vontade para apresentarem seu trava-língua. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.

·         Ao término, do recital preencha a ficha de como foi sua apresentação. Veja a sugestão a seguir:

FICHA

Fonte das imagens disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/humor.htm >. (Neste sítio você encontrará piadas para crianças muito divertidas.). Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

Atividade complementar

Professor, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

turma do quintal

Fonte: Vídeo: "Youtube - Jornal do Quintal: Especial Folclore”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZddNECOH8Nw>.  (Neste sítio você assistirá uma contação de lendas folclóricas com a turma do Quintal da Cultura.). Acesso em: 05 de jul.  2014.

Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes ou escrevam textos sobre as lendas assistidas que mais gostaram.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem os personagens das lendas com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

Recursos Complementares

 Sugestões de links para os alunos:

Vídeo: "Youtube - Folclore brasileiro em animação”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eCLPV-uc5sw>.  (Neste sítio você assistirá uma explicação da existência das lendas.). Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Sítio: “Turma do Saci”.  Disponível em: <http://www.turmadosaci.com.br/index2.htm  >. (Neste sítio você irá ouvir histórias, conhecer a turma do Saci e muito mais.). Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Sítio: “UOL Crianças –Atividades – Folclore”.  Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/atividades/colorir/folclore.jhtm>.  (Neste sítio você encontrará atividades para colorir.). Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

 

Sugestões de links para os professores:

 

Sítio: “Escola kids – Dia do Folclore”.   Disponível em: <http://www.escolakids.com/dia-do-folclore.htm>.  (Neste sítio você encontrará texto informativo sobre o folclore.). Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Sítio: “Lendas do Folclore Brasileiro”. Disponível em: <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/folclore/conhecendo_folclore.swf >. (Neste sítio você encontrará várias lendas em animação.). Acesso em: 05 de jul.  2014. 

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar os gêneros textuais: trava-língua e parlenda; conhecer e resgatar  algumas lendas; conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro; identificar-se como parte integrante da cultura popular; pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore; identificar o uso da linguagem formal e informal; emitir opiniões sobre o nosso folclore e sobre personagens mitológicas; perceber e comparar finalidade de um texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos  e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.