Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Planeta Terra e seus ambientes

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Identificar características de diferentes ambientes do Planeta Terra;

·         Identificar os seres vivos que vivem nos diferentes ambientes da terra;

·         Perceber que os diversos ambientes existentes no planeta é composto de elementos vivos e não vivos;

·         Representar por meio de desenho as observações feitas durante uma excursão nos arredores da escola;

·         Compreender como funciona um ambiente por meio de uma experiência;

·         Conhecer o ambiente onde vive;

·         Realizar a leitura de elementos em uma obra de arte;

·         Perceber a importância da preservação para a manutenção da vida dos seres vivos;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.

Duração das atividades
Aproximadamente180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário sondar os conhecimentos prévios dos alunos a cerca do que compreendem sobre as relações que envolvem os seres vivos, os elementos não vivos e os diversos ambientes que compõem o Planeta Terra.    

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÃO AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de jul. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de jul. 2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com a turma: explorando o tema

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Aguce a curiosidade dos alunos levando-os a revelarem o que já sabem sobre os ambientes que compõem o Planeta Terra.

Providencie a imagem do Planeta Terra e apresente-a para a turma em Data Show ou se preferir, em cartolina ou papel kraft. Peça aos alunos que localizem os diferentes ambientes presentes nela.

meio ambiente

Fonte: Sítio: "SAS - Sistema Ari de Sá". Disponível em:  <http://www.portalsas.com.br/index.php/colecoes/sistema-de-ensino-educacao-infantil >. (Neste sítio você encontrará pequenos textos explicativos sobre a metodologia de trabalho do sistema de ensino Ari de Sá.). Acesso em: 11 de jul.  2014.

Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a imagem.

  • O que você já ouviu falar sobre os lugares que aparecem no Planeta?
  • Como você imagina a vida nesses lugares?
  • Você conhece algum deles? Qual?

Professor, explique aos alunos que os ambientes não são todos iguais, entretanto em todos eles podemos encontramos ar, água, solo, animais, plantas, luz e calor do Sol. Peça a eles que observem estas imagens que representam alguns dos diversos ambientes do nosso Planeta.

 

                                            Cerrado

cerrado

Fonte: Sítio: "Anabela Jardim. Cerrado: a beleza do bioma e o perigo dos incêndios". Disponível em:  <http://anabelajardim.blogspot.com.br/2010/12/cerrado-beleza-do-bioma-e-o-perigo-dos.html>.  (Neste sítio você encontrará imagens e textos informativos sobre o cerrado.). Acesso em: 12 de jul.  2014.

 

                        Vista da cidade de Uberlândia

uberlândia

Fonte: Sítio: "Anabela Jardim.Cerrado a beleza do bioma e o perigo dos incêndios". Disponível em:<http://anabelajardim.blogspot.com.br/2010/12/cerrado-beleza-do-bioma-e-o-perigo-dos.html>. (Neste sítio você encontrará imagens e textos informativos sobre as cidades médias e sua importância na divisão territorial do trabalho no Brasil.). Acesso em: 12 de jul.  2014.    

 

  Oceano

oceano

Fonte: Sítio:  "Anabela Jardim.Cerrado a beleza do bioma e o perigo dos incêndios". Disponível em: <http://anabelajardim.blogspot.com.br/2010/12/cerrado-beleza-do-bioma-e-o-perigo-dos.html >.(Neste sítio você encontrará a imagem e uma entrevista com a bióloga Leandra Gonçalves.). Acesso em: 12 de jul. 2014. 

 

                                          Deserto

deserto

Fonte: Sítio: 'Culturamix.com – Como são formados os desertos'. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/como-sao-formados-os-desertos>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo e um vídeo sobre a formação do deserto.). Acesso em: 12 de jul.  2014.

Professor, peça aos alunos que observem as imagens e depois responda:

01-  Qual é o elemento que existe em maior quantidade em cada ambiente?

 CERRADO:____________________________________________

 CIDADE:______________________________________________

 OCEANO:_____________________________________________

 DESERTO:____________________________________________

 

02-  Escreva o nome de alguns animais que vivem nesses ambientes?

CERRADO:____________________________________________

      CIDADE:___________________________________________________

        OCEANO:__________________________________________________

      DESERTO:_________________________________________________

 

03-  Qual desses ambientes você escolheria para morar? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

atividade de casa

PESQUISANDO...

Com a ajuda de um adulto, escolha um animal ou planta e o ambiente em que vive. Realize uma pesquisa para descobrir algumas informações sobre esse lugar.

  • Descreva como é o animal e o ambiente onde ele vive.
  • Responda as questões:
  • Em que lugar no ambiente essa planta ou animal vive?
  • Nele há muita ou pouca água?
  • Como esse ser consegue alimento?
  • Do que necessita para viver e se proteger?
  • O ambiente em que vive é quente ou frio?
  • Registre as informações numa folha de papel e leve para a sala de aula.
  • Não se esqueça das imagens para ilustrar sua pesquisa.
  •  

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Observando o ambiente ao nosso redor

Professor, prepare o ambiente para os alunos exporem seus trabalhos e depois montarem um mural coletivo com as imagens e as informações pesquisadas.

Que tal agora, estudarmos o ambiente onde vivemos?

Se olharmos com muita atenção ao nosso redor, notamos que não existem apenas animais e plantas. Além deles há outros componentes importantes para manter a vida. 

Professor, faça uma excursão com os alunos pelos arredores da escola, a fim de conhecerem e descobrirem o que existe nele. Lembre-se de enviar uma solicitação de autorização para os pais, pois toda atividade na qual saímos da escola, os pais devem autorizar. Solicite também a colaboração de outro profissional da escola para acompanhá-los.

Durante a excursão, eles deverão observar:

  • Se existem seres vivos e quais são eles;
  • Os tipos de cheiros podem sentir no ar;
  • Se o tempo está quente ou frio;
  • Como está o vento;
  • Se existem muitas construções feitas pelos seres humanos;
  • Se há nuvens no céu;
  • Coletar com o auxilio de uma colher algumas amostras do solo.

Professor, ao retornarem para a sala de aula, solicite aos alunos que representem por meio de desenhos e escrita às observações feitas durante o passeio. Os desenhos poderão ser expostos no mural da sala de aula.

Peça aos alunos que coloquem as amostras de solo sobre uma folha de papel, observem as características e depois comentem:

  • Como está a amostra de solo?
  • É possível notar a presença de restos de plantas?
  • E de pequenos animais?
  •  Existem objetos feitos pelo ser humano? Quais?

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, converse com os alunos sobre o Planeta Terra. Comente que ele é formado por muitos ambientes. Alguns enormes como os mares e outros bem pequenos como um jardim de uma casa. Em todo tipo de ambiente é possível encontrar seres vivos como animais, plantas e micro-organismos; e elementos não vivos como a luz do sol, as rochas, solo, água, ar e construções feitas pelos seres humanos.

HORA DA EXPERIÊNCIA

Professor, para que o aluno compreenda como funciona um ambiente com seus elementos vivos e não vivos faça o seguinte experimento com a turma.

CONSTRUINDO UM AMBIENTE DENTRO DE UMA GARRAFA

Você já imaginou um jardim dentro de uma garrafa de refrigerante?

Vamos construir um? Então, reúna-se com seus colegas e providenciem os seguintes materiais:

1. Uma garrafa de plástico transparente, com tampa cortada ao meio;

2. Areia;

3. Carvão moído;

4. Terra de jardim ou terra preta;

5. Plantas e animais de pequeno porte, como samambaias, musgo, minhoca, tatuzinhos e caracóis;

6. Uma colher;

7. Água.

 

Sigam as orientações:

• Coloquem a areia, o carvão moído e a terra úmida dentro da garrafa;

• Ponham algumas plantas e alguns animais dentro da garrafa, deixando espaço entre eles;

• Molhem um pouco as plantas e fechem a garrafa;

• Deixem a garrafa num lugar iluminado.

Fonte: Sítio: "Construindo um ambiente dentro de uma garrafa". Disponível em: <http://www.apunilocairo.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/1/140/11/arquivos/File/construindo_um_ambiente.pdf >. (Neste sítio você encontrará a experiência.). Acesso e: 12 de jul 2014.

Após o término da montagem do ambiente, solicite aos alunos que represente por meio de desenhos o que acontece durante um mês de observação.

01-  Preencha a ficha de observação de acordo com o que se pede:

FICHA DE OBSERVAÇÃO

Dia do experimento

 

 

 

 

1ª Semana

 

 

 

 

2ª Semana

 

 

 

 

 

3ª Semana

 

 

 

 

4ª Semana

 

 

 

 

Fonte da imagem: Acervo própria da autora.

01-  Depois de um mês de observação, responda as questões abaixo:

a)      O jardim construído por vocês pode ser considerado um ambiente?

_________________________________________________________

_________________________________________________________

b)      Quais seres vivos estão nesse ambiente?

       __________________________________________________________

       __________________________________________________________

c)      Quais elementos não vivos existem no jardim que vocês fizeram?

        __________________________________________________________

        __________________________________________________________

d)     O que você imagina que poderia acontecer se o jardim fosse colocado num lugar sem luz?

        __________________________________________________________

        __________________________________________________________

e)      Partindo das conclusões a que vocês chegaram, elaborem um texto

coletivo sobre esse assunto.

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

4ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, comente com os alunos que alguns artistas representam elementos de diferentes ambientes em suas obras de arte. Apresente o quadro de Romero Britto, em Data Show ou se preferir poderá imprimir a imagem e colar em cartolina ou papel Kraft.

Obra de arte

Atlantic Family Tree 2004 80" x 90" Acrylic on Canvas

Fonte: Sítio: "Romero Britto". Disponível em: <http://www.britto.com/portuguese/front/originals>.  (Neste sítio você encontrará diversas obras de arte de Romero Britto.). Acesso em: 12 de jul. 2014.

Posteriormente, converse com os alunos sobre os elementos presentes na obra e responda no caderno:

01-  Que tipo de ambiente o artista representou no seu quadro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

02-  Quais elementos ele usou em sua obra?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

03-  Quais elementos não vivos aparecem nela?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

04-  Quais elementos foram construídos pelo ser humano?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

05-  Romero Britto representou em sua obra elementos vivos e não vivos do ambiente.

Agora é a sua vez! Utilizando materiais de pintura represente o ambiente onde você vive. Depois mostre e comente sobre sua obra com seus colegas.

Quadro

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

Professor converse com os alunos sobre as transformações ocorridas na cidade e também no campo, com o passar dos anos.

As cidades são ambientes construídos pelo ser humano. Elas são consideradas ambientes transformados, pois o ser humano, ao ocupar um ambiente, corta árvores e cultiva o solo. Além disso, derruba montanhas e constrói pontes, estradas, ruas, casas e edifícios. Assim, com o passar do tempo, ele transforma a natureza, reorganiza os espaços e dá origem às cidades.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: "Escola Kids. Seres vivos e seres não vivos". Disponível em: <http://www.escolakids.com/seres-vivos-e-seres-naovivos.htm>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo com ilustração sobre seres vivos e não vivos.). Acesso em: 16 de jul.2014.

Sugestões de links para os professores:

Sítio: "Canal Kids. Meio Ambiente em perigo". Disponível em:<http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/>. (Neste sítio você encontrará informações sobre como podemos cuidar do nosso planeta.). Acesso em: 11 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; identificar características de diferentes ambientes do Planeta Terra; identificar os seres vivos que vivem nos diferentes ambientes da terra; perceber que os diversos ambientes existentes no planeta é composto de elementos vivos e não vivos; representar por meio de desenho as observações feitas durante uma excursão nos arredores da escola; compreender como funciona um ambiente por meio de uma experiência; conhecer o ambiente onde vive; realizar a leitura de elementos em uma obra de arte; perceber a importância da preservação para a manutenção da vida dos seres vivos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.