21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Identificar características de diferentes ambientes do Planeta Terra;
· Identificar os seres vivos que vivem nos diferentes ambientes da terra;
· Perceber que os diversos ambientes existentes no planeta é composto de elementos vivos e não vivos;
· Representar por meio de desenho as observações feitas durante uma excursão nos arredores da escola;
· Compreender como funciona um ambiente por meio de uma experiência;
· Conhecer o ambiente onde vive;
· Realizar a leitura de elementos em uma obra de arte;
· Perceber a importância da preservação para a manutenção da vida dos seres vivos;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.
Para a realização desta aula é necessário sondar os conhecimentos prévios dos alunos a cerca do que compreendem sobre as relações que envolvem os seres vivos, os elementos não vivos e os diversos ambientes que compõem o Planeta Terra.
INFORMAÇÃO AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de jul. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de jul. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conversando com a turma: explorando o tema
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Aguce a curiosidade dos alunos levando-os a revelarem o que já sabem sobre os ambientes que compõem o Planeta Terra.
Providencie a imagem do Planeta Terra e apresente-a para a turma em Data Show ou se preferir, em cartolina ou papel kraft. Peça aos alunos que localizem os diferentes ambientes presentes nela.
Fonte: Sítio: "SAS - Sistema Ari de Sá". Disponível em: <http://www.portalsas.com.br/index.php/colecoes/sistema-de-ensino-educacao-infantil >. (Neste sítio você encontrará pequenos textos explicativos sobre a metodologia de trabalho do sistema de ensino Ari de Sá.). Acesso em: 11 de jul. 2014.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a imagem.
Professor, explique aos alunos que os ambientes não são todos iguais, entretanto em todos eles podemos encontramos ar, água, solo, animais, plantas, luz e calor do Sol. Peça a eles que observem estas imagens que representam alguns dos diversos ambientes do nosso Planeta.
Cerrado
Fonte: Sítio: "Anabela Jardim. Cerrado: a beleza do bioma e o perigo dos incêndios". Disponível em: <http://anabelajardim.blogspot.com.br/2010/12/cerrado-beleza-do-bioma-e-o-perigo-dos.html>. (Neste sítio você encontrará imagens e textos informativos sobre o cerrado.). Acesso em: 12 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: "Anabela Jardim.Cerrado a beleza do bioma e o perigo dos incêndios". Disponível em:<http://anabelajardim.blogspot.com.br/2010/12/cerrado-beleza-do-bioma-e-o-perigo-dos.html>. (Neste sítio você encontrará imagens e textos informativos sobre as cidades médias e sua importância na divisão territorial do trabalho no Brasil.). Acesso em: 12 de jul. 2014.
Oceano
Fonte: Sítio: "Anabela Jardim.Cerrado a beleza do bioma e o perigo dos incêndios". Disponível em: <http://anabelajardim.blogspot.com.br/2010/12/cerrado-beleza-do-bioma-e-o-perigo-dos.html >.(Neste sítio você encontrará a imagem e uma entrevista com a bióloga Leandra Gonçalves.). Acesso em: 12 de jul. 2014.
Deserto
Fonte: Sítio: 'Culturamix.com – Como são formados os desertos'. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/como-sao-formados-os-desertos>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo e um vídeo sobre a formação do deserto.). Acesso em: 12 de jul. 2014.
Professor, peça aos alunos que observem as imagens e depois responda:
01- Qual é o elemento que existe em maior quantidade em cada ambiente? CERRADO:____________________________________________ CIDADE:______________________________________________ OCEANO:_____________________________________________ DESERTO:____________________________________________
02- Escreva o nome de alguns animais que vivem nesses ambientes? CERRADO:____________________________________________ CIDADE:___________________________________________________ OCEANO:__________________________________________________ DESERTO:_________________________________________________
03- Qual desses ambientes você escolheria para morar? Justifique sua resposta. ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
PESQUISANDO...
Com a ajuda de um adulto, escolha um animal ou planta e o ambiente em que vive. Realize uma pesquisa para descobrir algumas informações sobre esse lugar.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Observando o ambiente ao nosso redor
Professor, prepare o ambiente para os alunos exporem seus trabalhos e depois montarem um mural coletivo com as imagens e as informações pesquisadas.
Que tal agora, estudarmos o ambiente onde vivemos?
Se olharmos com muita atenção ao nosso redor, notamos que não existem apenas animais e plantas. Além deles há outros componentes importantes para manter a vida.
Professor, faça uma excursão com os alunos pelos arredores da escola, a fim de conhecerem e descobrirem o que existe nele. Lembre-se de enviar uma solicitação de autorização para os pais, pois toda atividade na qual saímos da escola, os pais devem autorizar. Solicite também a colaboração de outro profissional da escola para acompanhá-los.
Durante a excursão, eles deverão observar:
Professor, ao retornarem para a sala de aula, solicite aos alunos que representem por meio de desenhos e escrita às observações feitas durante o passeio. Os desenhos poderão ser expostos no mural da sala de aula.
Peça aos alunos que coloquem as amostras de solo sobre uma folha de papel, observem as características e depois comentem:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre o Planeta Terra. Comente que ele é formado por muitos ambientes. Alguns enormes como os mares e outros bem pequenos como um jardim de uma casa. Em todo tipo de ambiente é possível encontrar seres vivos como animais, plantas e micro-organismos; e elementos não vivos como a luz do sol, as rochas, solo, água, ar e construções feitas pelos seres humanos.
HORA DA EXPERIÊNCIA
Professor, para que o aluno compreenda como funciona um ambiente com seus elementos vivos e não vivos faça o seguinte experimento com a turma.
CONSTRUINDO UM AMBIENTE DENTRO DE UMA GARRAFA
Você já imaginou um jardim dentro de uma garrafa de refrigerante?
Vamos construir um? Então, reúna-se com seus colegas e providenciem os seguintes materiais:
1. Uma garrafa de plástico transparente, com tampa cortada ao meio;
2. Areia;
3. Carvão moído;
4. Terra de jardim ou terra preta;
5. Plantas e animais de pequeno porte, como samambaias, musgo, minhoca, tatuzinhos e caracóis;
6. Uma colher;
7. Água.
Sigam as orientações:
• Coloquem a areia, o carvão moído e a terra úmida dentro da garrafa;
• Ponham algumas plantas e alguns animais dentro da garrafa, deixando espaço entre eles;
• Molhem um pouco as plantas e fechem a garrafa;
• Deixem a garrafa num lugar iluminado.
Fonte: Sítio: "Construindo um ambiente dentro de uma garrafa". Disponível em: <http://www.apunilocairo.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/1/140/11/arquivos/File/construindo_um_ambiente.pdf >. (Neste sítio você encontrará a experiência.). Acesso e: 12 de jul 2014.
Após o término da montagem do ambiente, solicite aos alunos que represente por meio de desenhos o que acontece durante um mês de observação.
01- Preencha a ficha de observação de acordo com o que se pede:
FICHA DE OBSERVAÇÃO |
Dia do experimento
|
1ª Semana
|
2ª Semana
|
3ª Semana
|
4ª Semana
|
Fonte da imagem: Acervo própria da autora.
01- Depois de um mês de observação, responda as questões abaixo: a) O jardim construído por vocês pode ser considerado um ambiente? _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Quais seres vivos estão nesse ambiente? __________________________________________________________ __________________________________________________________ c) Quais elementos não vivos existem no jardim que vocês fizeram? __________________________________________________________ __________________________________________________________ d) O que você imagina que poderia acontecer se o jardim fosse colocado num lugar sem luz? __________________________________________________________ __________________________________________________________ e) Partindo das conclusões a que vocês chegaram, elaborem um texto coletivo sobre esse assunto. __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, comente com os alunos que alguns artistas representam elementos de diferentes ambientes em suas obras de arte. Apresente o quadro de Romero Britto, em Data Show ou se preferir poderá imprimir a imagem e colar em cartolina ou papel Kraft.
Atlantic Family Tree 2004 80" x 90" Acrylic on Canvas
Fonte: Sítio: "Romero Britto". Disponível em: <http://www.britto.com/portuguese/front/originals>. (Neste sítio você encontrará diversas obras de arte de Romero Britto.). Acesso em: 12 de jul. 2014.
Posteriormente, converse com os alunos sobre os elementos presentes na obra e responda no caderno:
01- Que tipo de ambiente o artista representou no seu quadro? ______________________________________________________________________________________________________________________________________ 02- Quais elementos ele usou em sua obra? _____________________________________________________________________________________________________________________________________ 03- Quais elementos não vivos aparecem nela? _____________________________________________________________________________________________________________________________________ 04- Quais elementos foram construídos pelo ser humano? _____________________________________________________________________________________________________________________________________ 05- Romero Britto representou em sua obra elementos vivos e não vivos do ambiente. Agora é a sua vez! Utilizando materiais de pintura represente o ambiente onde você vive. Depois mostre e comente sobre sua obra com seus colegas.
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor converse com os alunos sobre as transformações ocorridas na cidade e também no campo, com o passar dos anos.
As cidades são ambientes construídos pelo ser humano. Elas são consideradas ambientes transformados, pois o ser humano, ao ocupar um ambiente, corta árvores e cultiva o solo. Além disso, derruba montanhas e constrói pontes, estradas, ruas, casas e edifícios. Assim, com o passar do tempo, ele transforma a natureza, reorganiza os espaços e dá origem às cidades.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: "Escola Kids. Seres vivos e seres não vivos". Disponível em: <http://www.escolakids.com/seres-vivos-e-seres-naovivos.htm>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo com ilustração sobre seres vivos e não vivos.). Acesso em: 16 de jul.2014.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: "Canal Kids. Meio Ambiente em perigo". Disponível em:<http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/>. (Neste sítio você encontrará informações sobre como podemos cuidar do nosso planeta.). Acesso em: 11 de jul. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; identificar características de diferentes ambientes do Planeta Terra; identificar os seres vivos que vivem nos diferentes ambientes da terra; perceber que os diversos ambientes existentes no planeta é composto de elementos vivos e não vivos; representar por meio de desenho as observações feitas durante uma excursão nos arredores da escola; compreender como funciona um ambiente por meio de uma experiência; conhecer o ambiente onde vive; realizar a leitura de elementos em uma obra de arte; perceber a importância da preservação para a manutenção da vida dos seres vivos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!