Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo figuras geométricas nas bandeiras dos estados brasileiros

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 2 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela, bem como identificar características de figuras planas ou espaciais (H7), são propostos para esta aula os seguintes objetivos:

 

  • Identificar figuras geométricas planas.

  • Reconhecer as formas geométricas encontradas nas bandeiras dos estados brasileiros.

  • Identificar no mapa do Brasil a localização de cada estado. 

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Relações entre retas.

  • Polígonos

  • Características dos polígonos

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, é apresentada uma atividade investigativa composta por situações-problemas. Além disso, nessa atividade, os alunos terão que mobilizar conhecimentos já adquiridos e estratégias para resolver cada um dos problemas propostos.

 

Recursos materiais

  • Mapa do Brasil com a divisão de seus estados (Mapa político).
  • Bandeiras de todos os estados brasileiros.
  • Tesoura.
  • Cola.
  • Folha de papel A4 branca.
  • Estudo dirigido elaborado previamente.
  • Projetor multimídia conectado ao computador. 

 

Comentário: Professor (a), para atingir os objetivos propostos, essa aula busca estabelecer relações entre a Matemática, a Geografia e a Arte, desse modo, o ensino da Geometria torna-se mais significativo, em particular quando envolve conteúdos e conceitos estão presentes nas três disciplinas, tais como: figuras geométricas, localização, mapas, entre outros.

 

Inicialmente, propõe-se que o professor (a) divida a turma em grupos de dois a quatro componentes. A presente proposta de aula prevê três atividades (de 1 a 3) a serem executadas em momentos distintos.

 

Para agilizar o processo, recomenda-se que os roteiros das atividades sejam preparados previamente pelo professor, para que os alunos realizem-nas nos momentos oportunos. Além disso, esses roteiros podem ser apresentados aos alunos usando o projetor multimídia conectado ao computador.

 

INTRODUÇÃO 

 

Professor (a), após a composição dos grupos, suscite o seguinte questionamento:

 

Vocês conhecem o mapa do Brasil? Conhecem todos os estados brasileiros, sabem quantos são? Já viram a bandeira de algum estado brasileiro?

 

Permita que os alunos conversem entre si, além disso, pode ser sugerido o uso da Internet como fonte de busca.

 

Em seguida, entregue a atividade 1 e enfatize a ideia do trabalho coletivo, para que o estudo, a investigação e as respostas sejam construídas pelo grupo sob a orientação do professor.

 

Comentário: Sugere-se, ainda, que os questionamentos apontados e destacados ao longo da presente proposta de aula possam ser utilizados na construção prévia de um roteiro a ser impresso, para que os alunos acompanhem as atividades e expressem suas respostas de forma escrita. É aconselhável não entregar todas as atividades juntas, para que os alunos foquem apenas na que está sendo trabalhada, espera-se assim, que as atenções dos discentes não se dispersem para as atividades subsequentes. Vale ressaltar que o roteiro pode ser recolhido ao final da aula como instrumento do processo avaliativo para saber se os objetivos pretendidos foram alcançados.

 

Atividade 1 – Apresentando o mapa do Brasil e seus estados.

 

 A primeira atividade é a apresentação do mapa do Brasil com a divisão de seus estados.

 

Professor(a), cada grupo deverá ter um mapa do Brasil conforme ilustrado a seguir (figura 1).

 

 

Figura 1 – Mapa do Brasil e seus estados

1

Fonte: Disponível em <http://migre.me/kjuax>. Acesso em 10 jul. 2014.

 

 

Levante as seguintes questões:

 

1)   Em qual estado você mora?

Padrão de resposta esperado:

“Resposta pessoal”.

 

Comentário: O professor(a) pode aproveitar o momento e contar uma breve história sobre o estado em que vivem. Já existem aulas disponíveis no Portal do Professor que exploram cada estado, são elas:

 

Ø  Minas Gerais... quem te conhece não esquece, disponível em <http://migre.me/kuIwP>. Acesso em 10 jul. 2014.

Ø  Bahia... onde começou o Brasil!, disponível em <http://migre.me/kuINy>. Acesso em 10 jul. 2014.

Ø  São Paulo: o estado mais rico do Brasil, disponível em <http://migre.me/kuIOU>. Acesso em 10 jul. 2014.

 

2)   Quais estados fazem fronteira com o que você mora?

Padrão de resposta esperado:

“Resposta Pessoal”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar ou apresentar o significado de fronteira.

 

3)   Você conhece a bandeira de algum estado brasileiro? Caso conheça, descreva-a observando os elementos seus elementos, como cor e forma.

Padrão de resposta esperado:

“Resposta pessoal”.

 

Atividade 2 – Apresentando as bandeiras de cada estado e identificando polígonos.

 

A segunda atividade consiste na apresentação das bandeiras de todos os estados brasileiros, inclusive do Distrito Federal para que, posteriormente, se possa identificar diversas figuras geométricas.

 

Professor(a), apresente aos alunos as figuras das bandeiras dos estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sem identificá-las por estado, através do projetor. Cada grupo deverá ter a ilustração das bandeiras conforme sugestão abaixo (figura 2).

 

 

Figura 2 – Bandeiras dos estados brasileiros

2

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

 

Questione os alunos sobre o reconhecimento das figuras geométricas que aparecem nas bandeiras e suas características.

 

Padrão de resposta esperado:

“Existem várias figuras geométricas, como retângulos, triângulos, losangos, paralelogramos. Essas figuras são planas, formadas por segmentos de retas (que recebem o nome de lado), apresentam vértices e ângulos internos”.

 

Levante as seguintes questões:

 

Comentário: Professor(a) lembre-se de entregar o roteiro abaixo para os alunos e também  utilize um data show para projetá-lo.

 

1)   Nas bandeiras a seguir, classifique os polígonos e identifique-os pelas suas respectivas cores.

 

Figura 3 – Bandeiras de quatro estados brasileiros

       3

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

Padrão de respostas esperado:

a) “Nessa bandeira pode-se identificar um triângulo na cor vermelha”.

b)“Podemos identificar um losango amarelo no centro da bandeira com um símbolo ao meio e se caso considerarmos que as faixas vermelhas e brancas são listras, pode-se também identificá-las como retângulos”.

c)“Podemos identificar dois retângulos ao fundo da bandeira, um azul e outro branco. Também se identifica duas semicircunferências nesta bandeira, uma vermelha e outra amarela”.

d)“Identifica-se um losango branco ao centro da bandeira, em que no seu centro existe um círculo na cor verde”.

 

Comentário: Professor(a), aproveite o momento para retomar algumas características dos polígonos identificados.

 

2)   Considere a bandeira a seguir e responda:

 

Figura 4 – Bandeira do Estado do Acre

4

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

  • Quantos triângulos podemos observar nessa bandeira?

Padrão de resposta esperado:

Podemos observar dois triângulos, um amarelo e um verde”.

 

  • Quais são as características dos triângulos?

Padrão de resposta esperado:

“Triângulo é uma figura geométrica limitada por três segmentos de reta que concorram , dois a dois, em três pontos diferentes chamados vértices, formando três lados e três ângulos internos” Fonte: Disponível em <http://migre.me/kxxQr>. Acesso em 10 jul. 2014.

 

  • Se juntarmos esses dois triângulos, qual polígono é formado?

 Padrão de resposta esperado:

 “Os dois triângulos juntos formam um paralelogramo, que neste caso é um  retângulo” ou “Os dois triângulos juntos formam um retângulo, que é um paralelogramo, cujos lados formam ângulos retos entre si e possui  lados opostos paralelos e congruentes”.

 

  • Podemos dizer que os triângulos são congruentes? Por quê? 

Padrão de resposta esperado:

“Sim, os triângulos amarelo e verde são congruentes, pois considerando que se formaram a partir da divisão de um retângulo pela sua diagonal, então podemos dizer que seus lados possuem as mesmas medidas”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar as características dos triângulos, a definição de diagonal e de congruência.

 

3)   Se considerarmos nas bandeiras a seguir as listras com sendo retas, o que podemos dizer sobre elas?

 

Figura 5 – Bandeiras de quatro estados brasileiros

5

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

Padrão de resposta esperado:

“Podemos considerar as listras como sendo retas paralelas, pois não se cruzam em nenhum ponto”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar o conceito de retas paralelas.

 

4)   Você consegue identificar alguma figura geométrica em comum nas bandeiras abaixo? Qual? Descreva suas características.

 

Figura 6 – Bandeiras de dois estados brasileiros

6

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

Padrão de resposta esperado:

“A figura geométrica presente nas duas bandeiras é o trapézio, mais especificamente, o trapézio retângulo, pois apresenta dois ângulos retos”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar as características dos trapézios.

 

5)   Na bandeira abaixo, podemos visualizar facilmente o losango amarelo ao centro. Se posicionarmos esse losango de uma forma diferente poderíamos identificar um outro polígono, qual?

 

Figura 7 – Bandeira do Estado do Ceará

7

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

Padrão de resposta esperado:

“Podemos identificar um paralelogramo, que é um quadrilátero de quatro lados, cujos lados opostos são iguais e paralelos”.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar as características dos paralelogramos e mostrar aos alunos que o losango é um “paralelogramo especial”.

 

6)   Na bandeira abaixo, podemos visualizar dois retângulos azuis e dois brancos ao fundo do escudo. O que se pode dizer desses retângulos?

 

Figura 8 – Bandeira do Estado do Rio de Janeiro

8

Fonte: Adaptada de http://migre.me/kjw7y. Acesso em 10 jul. 2014.

 

Padrão de resposta esperado:

“Podemos dizer que esses retângulos são congruentes, uma vez que foram construídos dividindo os lados da bandeira ao meio. Pode-se dizer também que cada retângulo menor, é &frac14; do retângulo que forma toda a bandeira”.

 

Atividade 3 – Identificando a bandeira de cada estado brasileiro.

 

A próxima etapa é a identificação das bandeiras dos estados brasileiros (figura 3).

 

Figura 9 – Bandeiras dos estados brasileiros

9

Fonte: Disponível em http://migre.me/kjw7y. Acesso em jul. 2014.

 

Comentário: Professor(a), pode-se propor aos alunos que pesquisem nos livros de geografia, ou mesmo na Internet, a bandeira de cada estado e assim, identifique-as em seus roteiros de estudo. Essa atividade pode ser proposta em conjunto com os professores de história e geografia. 

Recursos Complementares

O professor pode aproveitar a oportunidade e analisar também a bandeira do Brasil e sua história.

Pode ser proposta a leitura do artigo Ordem e Progresso: origem e significado dos símbolos da Bandeira Nacional Brasileira de Wolf Paul disponível em <http://migre.me/kuIWn>, acesso em 15 jul. 2014. O autor detalha os significados dos símbolos existentes na bandeira brasileira.

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Aconselha-se que o professor considere as hipóteses levantadas e os questionamentos dos alunos durante a aula. Sugere-se, ainda, que o professor recolha o roteiro das atividades. Por meio dele, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias, além de possíveis erros para uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • TATIANA AGENOR MANZINI, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    agemanzini@gmail.com

    03/12/2016

    Cinco estrelas

    Maravilhosa aula! Elaborei meu PA (plano de aula) da faculdade inspirado por essa sua criatividade da aula!! Parabéns!! Sucesso


  • Chirlam, Escola Municipal , Goiás - disse:
    chirlamjr@hotmail.com

    13/06/2015

    Quatro estrelas

    Ótima aula!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.