Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias para nossa vida: trabalhando com fábulas

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer os gêneros textuais: fábulas;
  • Recriar fábulas;
  • Fazer a releitura de um texto trabalhado;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos;
  • Fazer os registros nos cadernos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2014. 

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de jul. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que, ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de Crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de jul. 2014

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado.

Explique aos alunos que as fábulas foram inicialmente criadas não para serem contadas às crianças, mas aos adultos, como uma forma de aconselhá-los e instruí-los. Pelo fato de utilizar animais como personagens que falam e agem como pessoas, as crianças começaram a encantar-se por essas histórias. Dessa forma, essas narrativas passaram a não serem histórias exclusivas de adultos, mas sim de pessoas de todas as idades.

Esse gênero é um dos que mais retrata a essência do comportamento humano. Por meio dessas histórias, é possível aprender o que precisamos para viver em sociedade. Assim, além do trabalho com um gênero literário bastante interessante, objetiva-se refletir com os alunos sobre as virtudes e os defeitos humanos.

Professor, após comentar sobre o tema, proponha aos alunos assistirem um vídeo de fábulas. Use como exemplo a fábula: “A cigarra e a formiga”, você poderá apresentá-la em vídeo, caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.

 

 

Fonte: Sítio: “YouTube. A cigarra e a formiga”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY>. Acesso em: 12 de jul. 2014.

 

 

Professor, após os alunos assistirem ao vídeo converse com eles sobre o que acharam da história. Comente que esta fábula foi adaptada para os desenhos animados, e que ela foi escrita pela primeira vez por Esopo, mas já foi reescrita por outros escritores como: La Fontaine e Monteiro Lobato, com versões diferentes.

Proponha a leitura de duas fábulas: A cigarra e a formiga (La Fontaine) e A formiga boa (Monteiro Lobato).

 

 

]

 

Fonte: Sítio: “Slide Share. Fábula A cigarra e a formiga”. Disponível em: <http://www.slideshare.net/carlosgoncalvs/fabula-la-fontainecigarraformiga>. Acesso em: 12 de jul. 2014.

 

 

Professor, converse com os alunos sobre a fábula que leram, questione-os se eles viram diferenças na história contada no filme e a história do texto lido.

Proponha como atividade inicial a interpretação do texto, passe na lousa para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.

 

 

Interpretando o texto

 

1.      Nas fábulas, geralmente há personagens animais que apresentam características humanas. Eles agem e pensam como se fossem pessoas. Sabendo disso, escreva algumas características de pessoas, que os personagens abaixo relacionados apresentam.

 

a.       Cigarra.______________________________________________________ 

b.      Formiga: _____________________________________________________

 

 

2.      Toda fábula traz moral, isto é, um ensinamento. Algumas vezes, essa moral nos é apresentada no final do texto, por meio de uma frase. Copie, da fábula que você leu a moral da história.

         ______________________________________________________________________________________________________________________

 

3.      Se você estivesse no lugar das formigas, teria agido da mesma forma como elas agiram ou de outro modo?

 

        _____________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Trabalhando em grupo, comparando textos

 

 

Professor, divida a turma em pequenos grupos e  distribua  cópias da  fábula “A  formiga  boa”. Peça  que os  grupos  façam a  leitura  com  muita  atenção  e observe se há  diferença com a fábula  que leram  anteriormente.

 

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini.  A escola é nossa. Português. 5º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 124, 125. (Coleção: A escola é nossa.). 

 

 

Professor, após o grupo, analisar as fábulas, proponha uma discussão sobre as análises feitas. Distribua um roteiro de perguntas para nortear a discussão. Veja exemplo abaixo:

 

 

Que há de semelhante entre essas fábulas?

 

  •  Em que parte elas são diferentes?

 

  • As duas fábulas transmitem a mesma lição?

 

  • De qual delas vocês mais gostaram?

 

Professor, após os grupos analisarem e discutirem seguindo o roteiro proposto reúna toda a turma e peça para os alunos comentarem sobre o que encontraram de diferente ou parecido nas fábulas.

 

Professor, após esta atividade proponha aos alunos que em casa pesquisem outras fábulas e tragam para a próxima aula, para apresentar os ensinamentos para os colegas.

 

 

Hoje estudamos sobre as fábulas, assistimos a um vídeo e fizemos a leitura e a comparação de uma mesma fábula reescrita por escritores diferentes.

Em casa, pesquise outras fábulas, veja os ensinamentos que elas querem passar para o leitor e traga na próxima aula.

 

 

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa e peça para cada aluno fazer a leitura da fábula que pesquisou em casa para os colegas. Aproveite este momento para os alunos compartilharem o que mais gostaram nas leituras das fábulas.

Logo após, distribua folhas de papel em branco e peça para os alunos escreverem os ensinamentos que as fábulas que pesquisaram transmitem. Peça para que, após escreverem os ensinamentos, façam a ilustração e identifiquem de qual fábula retiraram tal ensinamento. Veja o exemplo:

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Professor, após os alunos confeccionarem os cartazes, proponha que eles exponham suas atividades nos murais da escola para visualização de todos.

Professor, após esta atividade comente com os alunos que eles irão ler duas outras fábulas escrita por Esopo e reescrita por La Fontaine, aproveite este momento para falar sobre estes dois autores.

 

Quem foi Esopo

 

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem.

 

Quem foi La Fontaine?

 

O francês Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um dos maiores divulgadores dos textos de Esopo. Ele recriava essas fábulas com o objetivo de "educar" o homem de sua época. Conforme suas próprias palavras: "Acho que deveríamos colocar  Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições".

Fonte: Sítio: "Janelas da alma. Esopo e La Fontaine". Disponível em:  <http://dilti.blogspot.com.br/2011/08/esopo-e-la-fontaine.html>.  Acesso em: 12 de jul. 2014.

Professor, após falar sobre os dois escritores, proponha a leitura de dois textos escritos por eles. Distribua cópias das fábulas para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa, para as atividades que irão realizar posteriormente.

 

GARCIA, Eliana. Língua e Linguagem. Português.  3º Ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 99. 102.

Professor, comente com os alunos que existem várias formas de ver e de contar a mesma história: são as versões de um mesmo texto. Proponha agora que eles façam um quadro analisando e comparando os textos lidos. Registre na lousa o roteiro que os alunos terão que seguir para montar o quadro de comparações.

 

Comparando textos

Após fazermos a leitura das duas fábulas, confeccione um quadro fazendo uma comparação entre a versão de Esopo e La Fontaine. Siga o roteiro abaixo para montar o quadro de comparações.

 

Assunto

Versão de Esopo

Versão de La Fontaine

Expressão do texto que explica a fome da cegonha

 

 

Forma que a cegonha utilizou para convidar a raposa.

 

 

Recipiente usado para comer

 

 

 

Moral da história

 

 

 

 

 

Professor, após os alunos construírem um quadro com as comparações de um texto para o outro. Proponha que eles, em duplas, recriem uma fábula. Peça para escolherem uma das fábulas que já estudaram em sala de aula e façam a reescrita.

 

Comente com os alunos que quando forem recriar as fábulas, não se esqueçam de que:

 

  • As fábulas costumam ser narrativas curtas;

     

  • A versão deles devem apresentar pontos comuns com o original;

     

  • Nas fábulas, os animais comportam-se como se fossem seres humanos;

     

  • É preciso colocar no final da fábula uma lição de moral, um ensinamento referente à vida das pessoas.

     

Professor, depois que o texto estiver pronto, peça para os alunos trocarem os textos com as outras duplas. Peça que os colegas deem sugestões que possam acrescentar no texto. Logo após, peça para as duplas reescreverem os textos fazendo as correções necessárias e ilustrarem a fábula que recriaram.

Após os alunos fazerem as correções necessárias e ilustrarem as fábulas, peça para as duplas apresentarem seus textos para os demais colegas.

 

Sugestão

Professor, você pode propor aos alunos, após eles recriarem e apresentarem as fábulas, que montem o livro das fábulas recriadas por eles, para ser exposto na escola.

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor,  inicie a aula propondo aos alunos para assistirem um vídeo da fábula “O sapo e o boi”, escrita por  Esopo e recriada por La Fontaine. Peça para eles observarem o ensinamento que a fábula quer passar.

 

Fonte: Sítio: “YouTube. Quintal da Cultura. Momento fabuloso. O sapo e o boi”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=fzZ4kKqyh5I>. Acesso em: 12 de jul. 2014.

 

Professor, caso você prefira, faça a contação de história, reúna a turma na roda de conversa e conte a fábula. Lembre os alunos de que a fábula é um dos modos mais antigos de contar histórias.

 

O sapo e o boi

O sapo coaxava no brejo quando viu um boi se aproximar do rio para beber água.
Cheio de inveja, ele disse para os amigos:
- Querem ver como eu fico do tamanho desse animal?
- Impossível! – respondeu o pato.
- Absurdo! –comentou a coruja.
- Esqueça! – disse a garça.
Então, para espanto de todos, o sapo estufou a barriga e aumentou de tamanho.
-Viram só ? Eu não disse que conseguiria? – gabou-se o sapo.
- Pois fique sabendo que você não conseguiria alcançar nem as patas dele! – comentou a garça.
Inconformado, o sapo continuou a estufar.
E agora, já estou do tamanho dele? – perguntou novamente.
Só se for do tamanho de um bezerro – respondeu o pato. – E é bom você parar com isso antes que se machuque.
-Só vou parar quando ficar maior do que o boi!
Sem dar ouvidos aos amigos, o sapo estufou tanto que explodiu como um balão de gás.
É nisso que dá não se conformar com o que se é... – disse a coruja, que não pensava em outra coisa a não ser continuar sendo ela mesma.
Não tente imitar os outros!
Seja sempre você mesmo.

                                                                     Fábulas de Esopo e de Jean de La Fontaine

Professor, após os alunos ouvirem a história, ou assistirem ao vídeo, converse sobre o que eles acharam desta fábula. Instigue-os a opinarem sobre o que eles acham de não imitarmos os outros e sermos nós mesmos? Aproveite este momento para trabalhar a autoestima dos alunos.

Proponha aos alunos para fazerem a interpretação da fábula, registrando as atividades que serão propostas no caderno de Língua Portuguesa para terem com registro. Passe na lousa a interpretação para os alunos fazerem.

 

1) Responda às questões abaixo.

a) Qual o título da fábula? ______________________________________________________________________
b) Quem são os personagens da fábula que você leu? ______________________________________________________________________
c) Em que ambiente aconteceu a história? ______________________________________________________________________

2) No final da fábula, aparece a moral da história. A moral mostra a ideia principal do texto e transmite um ensinamento.

 

Qual a moral da fábula “O sapo e o boi”?

_____________________________________________________________________

 4) Numere os acontecimentos na sequência da história.

(  ) O sapo estufou a barriga e aumentou de tamanho.
(  ) O sapo explodiu como um balão de gás.
(  ) O sapo coaxava no brejo quando viu um boi.
(  ) O sapo continuou a estufar.

3) Faça um desenho ilustrando a fábula.

 

 

 

 

 

 

Professor, após os alunos responderem a interpretação da fábula, faça a correção coletiva. Aproveite este momento para esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Proponha os alunos para montarem uma peça de teatro com a fábula que foi estudada, ou escolha outra fábula, para encenação.

 

Fazendo arte

 

Professor, comente com os alunos que fazer teatro é fazer de conta, imitar, representar uma história e que o teatro põe frente a frente o ator e o público.

Explique que as fábulas são muito exploradas no teatro. São representadas nas ruas, nas casas de espetáculos, nas escolas.

Proponha aos alunos que escolham uma das fábulas lidas no decorrer da aula para representá-la junto com os colegas. Comente que é preciso escolher quem fará o papel de cada personagem. Em seguida, distribua as falas de cada aluno.

Organize os alunos para ensaiarem a peça, explique que é importante observar que o tom de voz deve ser alto o suficiente para que todos da plateia possam escutar.

Lembre os alunos de que tudo o que é contado pelo narrador deve ser representado em cena. Para isso, eles deverão criar novos diálogos!

Organize a turma e escolha a equipe que cuidará:

. Do cenário, usando caixas de papelão, tecidos, plásticos, sucatas;

. Do figurino, aproveitando roupas velhas das famílias dos alunos;

. Da confecção das máscaras dos personagens.

 

Professor, proponha que os alunos construam cartazes para espalharem pela escola fazendo a propaganda da peça, informando: local, data e hora da apresentação, para que os alunos da escola assistam, a consolidação do trabalho realizado em sala de aula.

Escolha um local para a apresentação e junto com os alunos organize o cenário. Utilize este momento para que os alunos expressem o que aprenderam em sala de aula.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Fonte: Sítio: "Mundo encantado. Atividade com fábulas 3º Ano". Disponível em:  <http://tiaivanete.blogspot.com.br/2013/04/atividades-relacionadas-fabulas-3-ano.html>.  Acesso em: 10 de jul. 2014. 

Fonte: "Revista Nova Escola. Vídeo Reescrita de fábulas".  Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/video-jandira-reescrita-fabulas-604882.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2014. 

Fonte: "UOL Crianças. Histórias Fábulas de Esopo". Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/esopo.jhtm>. Acesso em: 10 de jul. 2014. 

Sugestões de links para os alunos: 

Fonte: "Jogos educacionais. A raposa e as uvas". Disponível em:  <http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=185>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades  propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer o gênero textual fábula; recriar fábulas; representar por meio de dramatização as fábulas trabalhadas; fazer os registros nos cadernos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.