Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nelson Mandela: um caminho para a paz!

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história do líder Nelson Mandela;

- Entender a política do Apartheid;

- Reconhecer a importância de Mandela para o fim da política do Apartheid na África do Sul.  .

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender o o que são conflitos étnicos-raciais.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a a história de vida de Nelson Mandela, com destaque para sua importância política para a áfrica do Sul.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Nelson Mandela: uma vida de luta!

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o grande líder Nelson Mandela. Peça para observarem a seguinte imagem e problematize:

 

Figura 01: Nelson Mandela

 

 

Fonte: Disponível em <http://www.gazetadobrasil.com.br/2013/12/o-mundo-de-luto.html . Acesso em 07/07/2014.

  • O que você sabe sobre a vida e a luta deste grande líder?
  • Que questões estão relacionadas a este fragmento de texto?

 

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Nelson Mandela" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a importância de Nelson Mandela para o fim da política do apartheid na África do Sul.

 

Atividade 02

 

Nelson Mandela: um caminho para a paz!

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre a trajetória de vida de Nelson Mandela. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

  • Em que país do mundo nasceu e viveu Nelson Mandela?
  • Como foi a infância de Mandela?
  • Por que ele foi o primeiro membro de sua família a frequentar a escola? Em que profissão ele se formou?
  • Por que Mandela sofreu muita opressão e repressão?
  • Qual o principal motivo da prisão de Mandela?
  • Nelson Mandela foi uma pessoa importante para os negros e para a população que vive na África do Sul? Por quê?
  • Por que Mandela é considerado mundialmente como uma personalidade importante?
  • Em que dia é comemorado o dia internacional de "Nelson Mandela"? Por que essa data foi escolhida?
  • O que foi a política do apartheid?

 

- Para facilitar a compreensão destas e de outras questões por parte dos estudantes, entregue uma cópia dos artigos "Nelson Mandela", e "Apartheid" disponíveis na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE cujos endereços Web são, respectivamente, <http://escola.britannica.com.br/article/481822/Nelson-Mandela> e <http://escola.britannica.com.br/article/480627/apartheid>, (acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro deve ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Comentário: Ressalte que Nelson Mandela foi homenageado na página de busca do Google do dia 18 de julho de 2014 (Figura 02), dia em que o ex-presidente da África do Sul completaria 96 anos. Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid na África do Sul.

 

Figura 02: Homenagem do Google ao Nelson Mandela

Doodle tem imagem de Mandela nesta sexta (Foto: Reprodução/Google)

Fonte: Disponível em <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/no-dia-internacional-de-mandela-google-lembra-frases-do-ativista-em-doodle.html>. Acesso em 07/07/2014.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões, de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

  • Nelson Mandela foi um líder da África do Sul que ficou preso por quase trinta anos por combater o apartheid em seu país, uma política adotada pelo governo sul-africano que discriminava e segregava a população negra (maioria) do país, negando a ela os direitos políticos, econômicos e sociais. Após libertado da prisão, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro de seu país.
  • Nascido em 18 de julho de 1918, em Umtata, na África do Sul, ele cursou direito na Universidade da África do Sul, formando-se em 1941. Quando jovem, foi um advogado idealista que desejava a igualdade de direitos para todos, independente da cor.
  • Apesar de os negros serem maioria da papulação na África do Sul, o governo era controlado pelos brancos, e os primeiros tinham poucos direitos. Em 1944, Mandela entrou para o grupo do Congresso Nacional Africano (CNA), que que liderava a luta contra a segregação racial, tornando-se líder dessa organização em 1949.
  • Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA e, 1962, foi preso, acusado de ter viajado ao exterior sem autorização e ter incitado os trabalhadores a fazer greves reivindicatórias. Condenado inicialmente a cinco anos de prisão, em 1967 outra pena de prisão perpétua somou-se a essa. Durante os anos de prisão, ficou famoso mundialmente pela luta contra o apartheid e gente do mundo inteiro pedia sua libertação e o fim da segregação racial.

 

 

Figura 03: Placa do período do apartheid adverte que somente brancos podem frequentar uma praia.

Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/33/91833-050-C782BEE6.jpg>. Acesso em 07/07/2014.

 

  • Em 1990, Mandela foi libertado e, no ano seguinte, tornou-se presidente da CNA. Unindo-se a De Klerk, pôs fim ao apartheid e por esse esforço recebeu o prêmio Nobel da Paz EM 1993. Em 1994, Mandela foi eleito presidente da república.
  • Desde 2010, o líder africano foi se afastando da vida pública, e depois de sofrer várias complicações de saúde decorrentes de uma pneumonia grade, e morreu em 05 de dezembro de 2013.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.

ComentárioÉ importante ressaltar que todas as pessoas do mundo devem ter seus direitos respeitados, independentemente de sua fé, origem étnica, cultural ou social. E, o caminho mais justo e coerente é o da não violência, aquele que não se justifica por nenhuma moralidade, religiosidade ou código de ética, qualquer crime que se pratique contra a humanidade para reclamar seus direitos na Terra, priorizando sempre um convício de paz, e não de guerra.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/07/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/07/2014.

MandelaDisponível em: <http://veja.abril.com.br/cronologia/mandela/nelson-mandela-antes-da-prisao.shtml>. Acesso em 08/07/2014.

O que foi o apartheid na África do SULDisponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/foi-apartheid-africa-sul-533369.shtml>. Acesso em 08/07/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aline, Escola João Matias , Santa Catarina - disse:
    geoaline@hotmail.com

    31/07/2014

    Quatro estrelas

    Gostei de sua aula, são ideias muito boas para envolver nossos alunos. dá pra trabalhar com o professor de história. Valeu.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.