22/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
- Conhecer a história do líder Nelson Mandela;
- Entender a política do Apartheid;
- Reconhecer a importância de Mandela para o fim da política do Apartheid na África do Sul. .
Entender o o que são conflitos étnicos-raciais.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a a história de vida de Nelson Mandela, com destaque para sua importância política para a áfrica do Sul.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o grande líder Nelson Mandela. Peça para observarem a seguinte imagem e problematize:
Figura 01: Nelson Mandela
Fonte: Disponível em <http://www.gazetadobrasil.com.br/2013/12/o-mundo-de-luto.html > . Acesso em 07/07/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Nelson Mandela" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a importância de Nelson Mandela para o fim da política do apartheid na África do Sul.
Atividade 02
Nelson Mandela: um caminho para a paz!
PASSO A PASSO
- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre a trajetória de vida de Nelson Mandela. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Para facilitar a compreensão destas e de outras questões por parte dos estudantes, entregue uma cópia dos artigos "Nelson Mandela", e "Apartheid" disponíveis na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE, cujos endereços Web são, respectivamente, <http://escola.britannica.com.br/article/481822/Nelson-Mandela> e <http://escola.britannica.com.br/article/480627/apartheid>, (acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro deve ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Comentário: Ressalte que Nelson Mandela foi homenageado na página de busca do Google do dia 18 de julho de 2014 (Figura 02), dia em que o ex-presidente da África do Sul completaria 96 anos. Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid na África do Sul.
Figura 02: Homenagem do Google ao Nelson Mandela
Fonte: Disponível em <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/no-dia-internacional-de-mandela-google-lembra-frases-do-ativista-em-doodle.html>. Acesso em 07/07/2014.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões, de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Placa do período do apartheid adverte que somente brancos podem frequentar uma praia.
Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/33/91833-050-C782BEE6.jpg>. Acesso em 07/07/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
Comentário: É importante ressaltar que todas as pessoas do mundo devem ter seus direitos respeitados, independentemente de sua fé, origem étnica, cultural ou social. E, o caminho mais justo e coerente é o da não violência, aquele que não se justifica por nenhuma moralidade, religiosidade ou código de ética, qualquer crime que se pratique contra a humanidade para reclamar seus direitos na Terra, priorizando sempre um convício de paz, e não de guerra.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/07/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/07/2014.
Mandela. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/cronologia/mandela/nelson-mandela-antes-da-prisao.shtml>. Acesso em 08/07/2014.
O que foi o apartheid na África do SUL? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/foi-apartheid-africa-sul-533369.shtml>. Acesso em 08/07/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/07/2014
Quatro estrelasGostei de sua aula, são ideias muito boas para envolver nossos alunos. dá pra trabalhar com o professor de história. Valeu.