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Manual de instruções: brincadeiras da turma. TV ESCOLA – Série: Chico na Ilha dos Jurubebas

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação de letras, formas e tipos de letras;

·         Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;

·         Valorizar as brincadeiras, comparando-as no espaço e tempo;

·         Reconhecer as características do texto instrucional “Manual de Instruções”;

·         Elaborar um Manual de Instruções da turma sobre as regras das brincadeiras;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de jul. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de jul. 2014. 

Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho e reflexão, a partir do programa da “TV Escola – Série: Chico na Ilha dos Jurubebas – Episódio 5: Passo a Passo. Disponível em : <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

No episódio 5, Chico precisa usar um Manual de Instruções para montar uma casa na Ilha dos Jurubebas. Seguindo as instruções e com a ajuda do Vô Manu, o garoto consegue ajudar Anabela na montagem da casa de festas para a Festa da Colheita na Ilha.

 

chico na ilha

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Episódio 5: Passo a Passo

 Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>.

Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

 

A partir do trabalho sobre Manual de Instruções, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito, por exemplo, ao eixo: “Produção de textos escritos”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:

 

produção

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. MEC, SEB, 2012. p. 34.

 

BATE PAPO COM O PROFESSOR

 

Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Por isso, é necessário desenvolver atividades em que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.

 

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa para falar sobre o assunto que será tratado. Leve para a sala de aula uma caixa surpresa com vários Manuais de Instruções, dessa forma você contextualizará o tema a ser trabalhado, tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa. Este é um gênero textual muito importante, pois faz parte do cotidiano das crianças, tanto na escola como em casa, por isso ele tem um relevante papel na alfabetização e no letramento da criança.

Peça para os alunos tentarem descobrir o que tem dentro da caixa. Dê dicas do que possa estar lá dentro, fale algumas características para ajudar os alunos adivinharem.

 

        caixa    controle             maula brinquedo

Fonte das imagens:

Imagem 1 - Sítio: Blog Nany artes. Disponível em:<http://nanyartes.blogspot.com.br/2011/06/mais-uma-caixa-surpresa.html>.

            Imagem 2 - Sítio: Web Ar Condicionado. Disponível em:<http://www.webarcondicionado.com.br/controle-remoto-split-midea-estilo>.

                     Imagem 3 - Sítio: Blog Linguagem e afins. Disponível em:<http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/05/texto-instrucional-como-fazer-020512.html>.

Acessadas em: 18 de jul. 2014.

 

Após desenvolver a dinâmica da caixa surpresa, proponha aos alunos para assistirem ao vídeo Chico na Ilha dos Jurubebas – Passo a Passo, para depois conversarem sobre o assunto.

Você poderá utilizar um projetor de imagens para projetá-lo ou se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

passo a passo

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Episódio 5: Passo a Passo 

  Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>

Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma importância para consolidar as informações adquiridas, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou do vídeo?

·         De acordo com o vídeo: O que é um Manual de Instruções?

·         O manual facilitou ou dificultou a construção da casa festas? Por quê?

·         O que mais chamou a atenção?

 

Explique para os alunos, que Manual de Instruções é um tipo de texto instrucional que contêm informações acerca do modo de realizar uma atividade.

Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram. Essa atividade poderá ser realizada no laptop através do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.

 

ativ casa

 

Hoje estudamos, sobre textos instrucionais, pesquise na internet, livros ou revistas alguns exemplos destes textos e traga para a próxima aula, para compartilharmos o que aprendemos.

Professor, em roda de conversa proponha aos alunos que apresentem os textos que trouxeram, espalhe-os no meio da rodinha para que todos visualizem. Peça para cada aluno ler ou apresentar seu texto instrucional e cite a fonte em que foi encontrada. Após a apresentação construa um mural na sala de aula com todos os textos.

 

receita    instri 1    jogoss

Fonte das imagens:

Imagem 1 - Sítio: Blog Nany artes. Disponível em:<http://www.cage8.com/trends/br/apr-2014/receita.html>.

                                      Imagem 2 - Sítio: Web Ar Condicionado. Disponível em:<http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/08/como-lavar-as-maos-texto-instrucional.html>.

                                      Imagem 3 - Sítio: Blog Linguagem e afins. Disponível em:<http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2013/04/tipologias-textuais-textos-instrucionais.html>.

Acessadas em: 18 de jul. 2014.

 

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, após conversarem sobre os diversos tipos de textos instrucionais, diga à turma que vocês explorarão mais a fundo sobre o Manual de Instruções. Para tanto, é necessário associar o Manual de Instruções com alguma temática, no caso dessa aula, trabalharemos com brincadeiras, assunto que é totalmente inerente às crianças. Como motivação, apresente à turma o seguinte livro: Manual de brincadeiras da Mônica, do autor Maurício de Sousa.

 

monica 2

Fonte: Sítio: Livraria Cultura. Disponível em:

<http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=555743>.

Acesso em: 08 de Jul. 2014.

 

SINOPSE:

O Manual traz sugestões criativas de lazer ao ar livre ou em espaços limitados, que podem ser colocadas em prática nos dias de chuva, durante passeios e viagens e até mesmo em festas de aniversário. Em alguns capítulos, a brincadeira começa com uma história da Turma da Mônica. Dessa forma, a criança se diverte aprendendo novas brincadeiras. Veja o que o leitor encontrará no Manual de Brincadeiras da Mônica - Cabra-cega, mãe da rua, polícia e ladrão, amarelinha e outras brincadeiras; Como fazer bola de meia, casinha de bonecas, fantoches e outros brinquedos; Jogos tradicionais como pião e outros menos conhecidos como o Gomuku, uma espécie de Jogo da velha japonês; cantigas de roda com pautas musicais, versos populares e contos de fadas adaptados para o universo da Turma da Mônica; pequenos truques e mágicas simples.

 

A partir da leitura de algumas instruções de construções de brinquedos e/ou de como brincar, indague a turma:

 

  • Alguém já usou algum Manual de Instrução?
  • Para quê?

 

A seguir, proponha aos alunos o trabalho com essa ferramenta importantíssima no processo de alfabetização e letramento: Manual de Instruções.

 

  • “Que tal construirmos um Manual de Instruções sobre nossas brincadeiras preferidas?”

 

Para tanto, em um primeiro momento, peça para cada aluno listar três brincadeiras que mais gostam, para posteriormente montar uma lista geral das brincadeiras da turma.

 

VARIAÇÃO:

Se preferir, peça também para os alunos entrevistarem seus pais e/ou familiares sobre as brincadeiras do tempo deles, dessa forma elas ficariam com as brincadeiras atuais e de antigamente. Para tanto, elabore juntamente com as crianças um roteiro de entrevista para que pesquisem junto aos pais e familiares, as brincadeiras de seu tempo de infância. Essa pesquisa pode conter perguntas como: "Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança?", "Quais eram as regras dessas brincadeiras?" ou "Quantas crianças podiam participar?". Solicite que algumas leiam a pesquisa para a turma e que outras contem de memória o que os pais explicaram sobre suas brincadeiras de criança.

 

Se optar por essa variação, entregue, posteriormente, para cada aluno o seguinte quadro para preencherem e fazerem a comparação e dar mais visibilidade. Veja um exemplo:

 

   BRINCADEIRAS DOS PAIS E AVÓS

                 BRINCADEIRAS ATUAIS

Boca do Forno

Passa Anel

Bandeirinha Estourada

 

 

VARIAÇÃO: Se optar pela entrevista, faça cartazes com os alunos nos quais constem, de um lado, os nomes das brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a divulgação do cartaz na escola.

 

A partir da lista feita pelos alunos em sala de aula e/ou por meio das respostas das entrevistas, apresente a música Brincadeiras de Criança do compositor Flávio de Almeida Patrocínio. Faça a leitura da música e logo após apresente o vídeo com áudio para a turma cantar.

 

 

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA 
Tem sempre uma criança
brincando dentro da gente.
Sua lembrança aliança
entre passado e presente.

Par ou ímpar, estátua, totó,
pipa, aviãozinho de papel.
Corrida de saco, dominó,
amarelinha e passa-anel.

Adivinhas, jogo de botão,
cobra-cega e queimada.
Palitinhos, dama, pião,
morto-vivo e charada.

Quem um dia não brincou
não sabe o que perdeu.
Pela infância da vida passou,
só passou mas não viveu.


Danças, cantigas, patinete,
boca de forno, bilboquê.
Caça-palavras, detetive e bete,
barra-manteiga, bambolê.

Peteleco, mímica, carrinho
e chicotinho-queimado.

 Bolinha de gude, corda, trenzinho,
rolimã e marcha-soldado.

Quem um dia não brincou
não sabe o que perdeu.
Pela infância da vida passou,
só passou mas não viveu.

Quebra-cabeça, parlendas, peteca,
pelada de rua, escolinha.
Trava-língua, memória, boneca,
ioiô, salva-latinha.

Caça-tesouro, forca, casinha,
gol a gol, fincas no rio.
Caiu no poço, cozinhadinha
e telefone sem fio.

Quem um dia não brincou
não sabe o que perdeu.
Pela infância da vida passou,
só passou mas não viveu.


Faz-de-conta, polícia e ladrão,
perna-de-pau, rei e rainha.
Médico, visita, assombração,
prenda e ciranda-cirandinha.

Estilingue, dado, sô lobo,
pique de pegar e de esconder,
vaca-amarela, enganou o bobo...
Por que é que eu fui crescer?
Por que é que eu fui crescer?
Por que é que eu fui crescer?

 

Viva seu lado criança,
a pura felicidade,
enche a vida de esperança
e o coração de saudade.

Tem sempre uma criança
brincando dentro da gente,
brincando dentro da gente.

 

brincaeiras

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

Após a música indague-os:

 

·         Vocês conhecem essas brincadeiras?

·         Quais vocês conhecem?

·         Como vocês imaginam serem essas brincadeiras?

 

A partir da música, algumas atividades poderão ser realizadas. Veja algumas sugestões:

 

1)      Pesquisar na internet as brincadeiras que não conhecem, procurando descobrir como se brinca, brinquedos necessários, dentre outros.

2)      Dividir a turma em grupos para que possam representar uma estrofe da música apresentando as brincadeiras referentes a essa estrofe.

3)      Circular as brincadeiras na música e depois colocá-las em ordem alfabética.

 

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, a partir da listagem de brincadeiras da turma, vamos ao momento de construir as instruções do Manual. É de suma importância que neste Manual contenha pelo menos uma brincadeira de cada aluno. Outro procedimento indicado é a reescrita do texto até a versão correta de constar no Manual.

 

1º momento:

Solicite que cada aluno escreva a regra de sua brincadeira preferida.

manual 1

Fonte: Sítio: “Lalec - USP". Disponível em: <http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/index.php/publicacoes/numero-3/artigos/item/84-o-trabalho-com-regras-de-jogos-e-brincadeiras-em-classes-de-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-ler-aprender-brincar>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

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Fonte: Sítio: “Lalec - USP". Disponível em: <http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/index.php/publicacoes/numero-3/artigos/item/84-o-trabalho-com-regras-de-jogos-e-brincadeiras-em-classes-de-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-ler-aprender-brincar>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

Professor, essa sondagem inicial nos mostra o caminho a percorrer para cada aluno avançar, independentemente do nível de escrita que se encontra.

No primeiro exemplo, você poderá trabalhar atividades que visem à correspondência entre fonemas e grafemas devido às trocas de consoantes realizadas, por ainda não dominarem a escrita convencional, ou seja, ele ainda está transitando entre a fase silábica alfabética para a fase alfabética.

No segundo exemplo, a aluna já está transitando entre as fases alfabética e ortográfica.  É interessante notar que a aluna tem internalizado como devem ser os procedimentos da brincadeira, entretanto, mostra dificuldades para ordená-los em um texto escrito, pois, provavelmente, nunca leu ou foi solicitada a escrever esse tipo de texto.

 

2º momento:

 

Professor, crie juntamente com a turma uma tabela com as características principais do gênero trabalhado. Veja um exemplo:

 

Dicas para escrevermos as regras das brincadeiras:

 

Nome da brincadeira ou jogo.

Número de participantes.

     Idade para poder jogar.

     Pode ter desenho ou não.

     Objetivo.

     Coisas que podem ser feitas.

     Coisas que não podem ser feitas.

 

 

3º momento:

 

Apresente uma brincadeira escrita de acordo com a tabela apresentada no segundo momento. Disponibilize uma cópia para cada aluno. Se preferir, entregue a folha de papel em branco para os alunos preencherem juntamente com você.

Em seguida, realize uma atividade de leitura aplicada. Prepare um momento e organize um espaço para os alunos brincarem exatamente como as regras foram escritas. Enquanto um grupo lê as regras outro executa. Se alguma instrução não estiver clara, precisa ser reformulada. Dessa forma, retorne com a turma para modificar a escrita do texto e motive os alunos, a partir dos questionamentos:

 

·         As instruções estão claras?

·         Seguem o passo a passo da brincadeira?

·         Quais modificações devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficácia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas?

 

 

4º momento:

 

Apresente uma situação em que aparecem dois textos sobre regras de brincadeiras contendo erros ortográficos. Leia em voz alta para a turma. Os alunos deverão se manifestar apontando esses erros ortográficos ou uso de palavras inadequadas.

A partir desse momento, peça para os alunos recorrerem ao quadro do 2º momento e analisarem oralmente, de acordo com esse quadro, o está faltando em cada um dos textos lidos.

Logo após peça para reescreverem as regras da brincadeira, conforme as características elaboradas pela turma.

 

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Fonte: Sítio: “Lalec - USP". Disponível em: <http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/index.php/publicacoes/numero-3/artigos/item/84-o-trabalho-com-regras-de-jogos-e-brincadeiras-em-classes-de-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-ler-aprender-brincar>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

5º momento:

 

Para finalizar a sequência solicite a produção final. Entregue aos alunos suas produções iniciais para que analisem se cumpriram a função comunicativa de uma instrução. Faça algumas observações gerais e, a partir delas, com o apoio do quadro que foi construído os alunos deverão iniciar a reescrita.

 

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Fonte: Sítio: “Lalec - USP". Disponível em: <http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/index.php/publicacoes/numero-3/artigos/item/84-o-trabalho-com-regras-de-jogos-e-brincadeiras-em-classes-de-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-ler-aprender-brincar>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

Observação: Ofereça o mesmo tipo de folha de papel para os alunos, assim, o Manual de Instruções das brincadeiras ficará mais organizado. Se preferir, os alunos poderão digitar, utilizando o laptop Classmate.

 

4ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Momento de brincar

 

Estabeleça data, espaço e materiais necessários para que os alunos coloquem em prática as brincadeiras, sempre de acordo com as instruções dadas por escrito.

 

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Fonte das imagens:

                        Imagem 1 - Sítio: Blog Mundo feliz para gente pequena. Disponível em:<http://mundofelizparagentepequena.blogspot.com.br/2011/08/brincando-de-amarelinha.html>.

Imagem 2 - Sítio: Portal Vital. Disponível em:<https://www.portalvital.com/sua-vida/educacao-e-filhos/brincar-e-bom-demais>.

Imagem 3 - Sítio: Método self healing. Disponível em:<http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html>.

Acessadas em: 18 de jul. 2014.

 

5ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Divulgação e Socialização

 

Professor, o produto final é o Manual de Instruções com regras de brincadeiras para serem divulgadas na escola e em toda comunidade escolar. Disponibilize cópias para os alunos entregarem em casa. Dessa forma, a escrita cumpre um  papel social importantíssimo para a divulgação do conhecimento dos alunos.

Poderá também propor um momento para a comunidade criando “Oficinas do brincar”. Os alunos irão ensinar como realizam as brincadeiras da turma por meio do Manual de Instruções construído por eles.

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Recursos Complementares

Sugestão de link para o professor:

Projeto - Escrita de Textos Instrucionais: regras de brincadeiras. Sítio disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/escrita-textos-instrucionais-regras-brincadeiras-547507.shtml>. Acesso em: 08 de jul. 2014. 

 

Artigo - O trabalho com regras de jogos e brincadeiras em classes de alfabetização - ler, aprender, brincar. Sítio disponível em: <http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/index.php/publicacoes/numero-3/artigos/item/84-o-trabalho-com-regras-de-jogos-e-brincadeiras-em-classes-de-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-ler-aprender-brincar>. Acesso em: 08 de jul. 2014.



Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Professor, nesse sentido a avaliação deverá acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à produção de textos escritos que foram trabalhadas nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

 

Acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

 

Escola:____________________________________________________________

Aluno:____________________________________________________________

 

PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.

 

 

 

 

Produz textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.

 

 

 

 

Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.

 

 

 

 

Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.

 

 

 

 

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. MEC, SEB, 2012. p. 40.

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