Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ordering a meal at a restaurant

 

24/07/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e familiarizar-se com vocabulário e expressões relacionados ao tema da aula.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer um pouco do vocabulário relacionado a comida e bebida. 

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens veiculadas na internet;
  • atividades xerocopiadas;
  • diálogos;
  • atividade de compreensão auditiva;
  • discussões/debates orais.

 

 

                                           AT A RESTAURANT

 

                                                                                           at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=at+a+restaurant&oq=AT+A+RESTAURA&gs_l=img.1.0.0i19l4.842.2522.0.4335.13.6.0.5.5.0.

332.332.3-1.1.0....0...1ac.1.49.img..7.6.357.0vgatGhrz6s&gws_rd=ssl#facrc=_&imgrc=y0omKK7pwHeC_M%253A%3BLm1vRGEys_aS7M%3Bhttp%253A%252F%252

Fenglishwell.info%252Fuploads%252Ftaginator%252FDec-2012%252Fat-the-restaurant.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fenglishwell.info%252Fat-the-restaurant.html%3B1008%3B891 (Acesso em: 18.07.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

Professor, apresente o tema da aula, fazendo as seguintes perguntas aos alunos, revezando as suas participações. A mesma pergunta poderá ser feita a mais de um aluno e, se possível, os próprios deverão perguntar aos colegas. Para isso, projete as perguntas ou distribua uma cópia delas para cada um. 

 

1.     What kind of restaurant do you like?

2.     Do you like Italian food? Why? Why not?

3.     What do you prefer? Eating at home? Eating out? Going to a dinner party?

4.     How often do you eat fast food?

5.     What do you like to order at your favorite restaurant?

6.     When was the last time you went to a restaurant?

 

 

Atividade 2

 

Distribua o seguinte diálogo xerocopiado para os alunos. Eles deverão ler silenciosamente e, em seguida, três alunos apresentarão sua leitura para o grupo. Oportunize a leitura para todos os alunos, observando a pronúncia e entonação correta das palavras e expressões. Tire dúvidas quanto ao vocabulário. Após a leitura por todos os alunos, peça para que respondam às perguntas que se referem a compreensão do diálogo.  

 

Dialogue

 

Dave and Sarah decide to visit an American restaurant.

 

Waiter: Good afternoon. Table for two?
Dave: Yes, please.
Waiter: Smoking or non-smoking?
Sarah: Non-smoking.
Waiter: Right this way.

They walk to a table. Dave and Sarah sit down and the waiter gives them menus.

Waiter: I’ll be back in a few minutes to take your order.

After 7 minutes, the waiter returns.

Waiter: Are you ready to order?
Dave: I think so, but can I ask? What is Beef Stroganoff?
Waiter: It’s beef cut into small pieces and served in a sour cream and white wine sauce.
Dave: Ok, that sounds good. I’ll have that.
Waiter: Excellent. And that comes with your choice of French fries, fried mushrooms, or rice.
Dave: I’ll have rice.
Waiter: Anything to start?

Dave: I’ll have the French Onion soup.
Waiter. OK. And what can I get you?
Sarah: Is the Spaghetti and Meatballs very large?
Waiter: Yes, it’s a big portion.
Sarah: Oh, I’m not very hungry.

Waiter: Then can I recommend the Chicken with Mushrooms? That comes with noodles, but it’s not
too big.
Sarah: Ok. I’ll take Chicken and Mushrooms. And a salad to start.
Waiter: Very good. And what can I get you to drink?
Dave: A Coke, please.
Sarah: I’ll have orange juice.
Waiter: Oh, I’m afraid we’re out of orange juice. But we have pear, apple, grape, and kiwi-banana.
Sarah: Kiwi-Banana? That sounds interesting. I’ll try that.
Waiter: Excellent. I’ll be back with your drinks in a minute.

 

QUESTIONS: 

1. What does the waiter ask before seating Dave and Sarah?
2. How do Dave and Sarah say what they want to eat?
3. What do Dave and Sarah order for starters? For their main meal? To drink?
4. How does the waiter suggest a meal for Sarah?
5. What problems do the diners have?
6. Is the conversation formal or informal?

 

Fonte: http://www.englishadvantage.info/worksheet/at-the-restaurant/ (acesso em 23.07.2014)

 

Atividade 3

 

Introduza o conteúdo do vídeo pedindo para que os alunos descrevam o que acontece quando vamos a um restaurante. Por exemplo: primeiro o garçom nos cumprimenta e pergunta em quantas pessoas estamos. Em seguida, ele nos leva até a mesa e nos entrega um menu. Em seguida, o garçom... .

À medida que os alunos descrevem, escreva as frases no quadro. Por exemplo: First, the waiter says, "Hello. How may people in your party?" Then they seat you ...  Motive-os a produzir na língua inglesa, e, caso não seja possível, pelo menos algumas palavras deverão ser utilizadas. 

 

Feita essa introdução, reproduza para os alunos o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y5dkB_Bcb_M (Acesso em: 20.07.2014). Primeiramente, peça apenas para que eles acompanhem o diálogo introduzido no vídeo, observando as expressões utilizadas relacionadas ao tema em estudo.

 

Em um segundo momento, peça para que anotem todas as expressões utilizadas. Pause o vídeo, esclarecendo dúvidas quanto ao conteúdo ou à pronúncia das palavras. Depois de anotadas as expressões, os alunos deverão se dividir em grupos de 3 pessoas e encenar o diálogo. 

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo sugerido

 

MÓDULO 2

 

Atividade 4 - Dialogue

 

                                                                       at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=dialogues&oq=dialogues&gs_l=img.3..0j0i24l9.1041.2580.0.3652.9.8.0.0.0.0.565.1046.2-2j5-1.3.0....0...1ac.1.49.img..6.3.1042.iLm3qhQE94I&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=4iidy-3GspEhtM%253A%3BC0EFFiCn_mzRnM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-CkipS1SwoXM%252FTZaVqtaYL9I%252FAAAAAAAAAW4%252FywEp9KJq_2Y%252Fs1600%252FDialogue.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Flindzpagel.

blogspot.com%252F2011%252F04%252Fseven-deadly-sins-of-writing-bad.html%3B470%3B500 (Acesso em: 20.07.2014)

 

Considerando como modelo o vídeo da atividade anterior, os alunos deverão criar um novo diálogo em um restaurante. Observe se estão fazendo uso das expressões introduzidas no vídeo. O diálogo deverá ser encenado para todo o grupo.  Incentive-os a criar um ambiente real de restaurante, com mesas, cardápios, comidas, bebidas e roupas de garçom e de cliente. Essa atividade poderá contar como avaliação quantitativa. A criatividade deverá servir como critério para a avaliação. 

 

Atividade 5 - Listening activity: Ordering a meal

 

No laboratório de informática, os alunos ouvirão um diálogo disponível em: http://esl.about.com/library/listening/blrestorder.htm (Acesso em: 20.07.2014) em que um homem e uma mulher fazem um pedido em um restaurante. Os alunos ouvirão o pedido e escreverão as respostas para as perguntas abaixo, as quais deverão ser xerocopiadas e entregues a eles.

 

O diálogo deverá ser reproduzido duas vezes (ou mais). Pause o listening para que os alunos possam conferir suas respostas. Algumas expressões utilizadas ou vocabulário novo poderá ser escrito no quadro para uma melhor visualização e memorização pelos alunos.  

 

  1. What did the man have the last time?
  2. What would the woman like for her first course?
  3. What would the man like, but can't have, for a first course?
  4. What will the man have for a first course?
  5. What does the woman want for a main course?
  6. What would the woman like with her main course?
  7. What would the man like for a main course?
  8. What would the man like with his main course?
  9. What will they drink?
  10. Why can't the woman have dessert?
  11. What would the man like for dessert?
  12. Would they like some coffee?

 

 

 

Atividade 6

 

a

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1600&bih=775&q=menu+in+english&oq=menu+in+engli&gs_l=img.1.0.0i19j0i5i19l9.409.6389.0.8180.17.12.2.0.0.0.

669.1627.2-1j2j0j1.4.0....0...1ac.1.49.img..12.5.1329.vkIdoWy_sdw&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xDJnTQKlNzmX4M%253A%3BEpLY89LUqAixvM%3Bhttp%253A%25

2F%252F1.bp.blogspot.com%252F--Es5A6OHAWk%252FToUYof9OWhI%252FAAAAAAAAAEA%252FZRU7kfEh3w8%252Fs1600%252FEnglish%252BCafe%252BMenu%252BA4%252Bcolor%252BA.jpg%3

Bhttp%253A%252F%252Ftarget-english.blogspot.com%252Fp%252Fenglish-cafe-menu.html%3B1075%3B1517 (acesso em 23.07.2014)

 

Projete a imagem de um cardápio de restaurante escrito na língua inglesa (ou xerocopie e distribua uma cópia para cada dupla). Peça para que os alunos se distribuam em pares. O cardápio servirá para que os alunos produzam um diálogo em que deverão fazer um pedido de comida, de entrada, de sobremesa. Observe se os alunos estão explorando as diversas informações contidas no cardápio. Solicite que troquem de papeis, revezando-se entre cliente e garçom. Os diálogos formulados deverão ser apresentados para os demais alunos da turma.   

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades em que os alunos produzem diálogos poderão ser avaliadas qualitativamente, levando-se em conta o conteúdo introduzido na aula, bem como a criatividade e a pronúncia correta das palavras e expressões.

Os alunos deverão, também, criar seus próprios cardápios (com imagens, texto, preços) e, a partir dele, elaborar um diálogo, o qual deverá ser apresentado aos demais colegas. Selecione os melhores cardápios e as melhores encenações e convide outros professores, diretores e coordenadores da escola para assistirem. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.