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Representação cartográfica: O tesouro está na utilização dos mapas. TV ESCOLA - Série: Chico na Ilha dos Jurubebas

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Observar, ler e interpretar o espaço vivido como possibilidade de representação;

·         Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido;

·         Construir mapas;

·         Refletir sobre a paisagem da cidade;

·         Representar a paisagem tendo como referência o lugar em que vive e a escola;

·         Criar símbolos e legendas;

·         Utilizar legenda na representação cartográfica;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de jul. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de jul. 2014. 

 

Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho e reflexão, a partir do programa da “TV Escola – Série: Chico na Ilha dos Jurubebas – Episódio 6: O mapa da ilha. Disponível em : <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

No episódio 6, Chico tem o auxílio de um mapa para chegar à Cachoeira da Ilha dos Jurubebas. Acompanhado por Anabela e Ocride, o garoto segue as indicações do mapa para descobrir o caminho.

 

chico na ilha

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Episódio 6: O mapa da ilha.  Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

A partir do trabalho sobre mapas, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns dos direitos gerais de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à Geografia, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:

 

geo

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: os diferentes textos em salas de alfabetização. MEC, SEB, 2012. p. 39.

 

BATE PAPO COM O PROFESSOR

 

Professor, algumas sugestões de atividades são importantes para que os alunos tenham oportunidades de compreender o espaço representado, se localizar nele e também conseguir representá-lo. Conhecer mapas, fazer uso de legendas, percorrer um espaço observando pontos de referência, desenhar individualmente e em grupo o espaço observado, localizar a escola no mapa, são alguns exemplos que contribuem para esse processo.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, como motivação para a temática da aula inicie apresentando o vídeo Chico na Ilha dos  Jurubebas – O mapa da ilha aos alunos.

Você poderá utilizar um projetor de imagens para projetá-lo ou se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

mapa ilha

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Episódio 6: O mapa da ilha.  Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma importância para consolidar as informações adquiridas, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou do vídeo?

·         De acordo com o vídeo: O que é um mapa?

·         Para que serve? Por quê?

·         O que mais chamou a atenção?

 

Após o diálogo, peça aos alunos para realizarem um jogo on-line sobre mapa. Esse jogo está disponível no site da TV ESCOLA e é desdobramento do vídeo apresentado. É uma ferramenta muito importante para consolidar os conhecimentos adquiridos.

 

jogo

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Episódio 6: O mapa da ilha.  Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.

 

Conhecer mapas, fazer uso de legendas, percorrer um espaço observando pontos de referência, desenhar individualmente e em grupo o espaço observado, localizar a escola no mapa, são alguns exemplos que contribuem para esse processo.

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, após o vídeo dialogue com a turma explicando o que são e para que servem os mapas.

Mapas são formas de representações do espaço. Eles são de muitos tipos e de complexidade variada. Os mapas exercem diferentes funções na vida social. Fazemos mapas para explicar um caminho para alguém, consultamos mapas para saber a localização de um lugar, para nos entender num determinado espaço, para chegar a algum lugar que está sendo visitado, entre outros. Parques, museus, eventos realizados em grandes espaços e cidades têm mapas para os visitantes se localizarem. Esses tipos de mapas apresentam legenda, desenhos, setas indicativas. São mapas mais esquemáticos, sem uma preocupação maior com a escala, que destacam alguns pontos de referência.

Fonte: Sítio: “TV ESCOLA”. Disponível em: <http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publications/1397742613406.pdf>.  Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

Apresente em um projetor de imagens ou providencie reprografias para cada aluno contendo o mapa de algum evento, parque da cidade, dentre outros e explore-o com a turma. Veja um exemplo:

 

rock

Fonte: Sítio: “Rock in Rio Lisboa”. Disponível em: <http://rockinriolisboa.sapo.pt/blog/vem-ao-rock-in-rio-de-transportes-publicos/>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

Com os alunos em duplas, peça para explorarem a legenda e identificarem os locais no mapa levando em consideração os seguintes questionamentos:

 

1)  Os símbolos representados no mapa podem ser compreendidos? Por quê?

2)  Se não tivesse legenda seria possível compreender o mapa? Justifique.

3)  Para vocês, qual o símbolo cujo significado foi mais fácil de ser identificado e o mais difícil? Por quê?

4)  Por qual motivo é importante ter legenda nos mapas?

 

 

DICA:

Sempre que tiver oportunidade de fazer um passeio com a turma, solicite o mapa do local para localizar o ponto onde se encontra e consultar os lugares que desejam conhecer. Há lugares que apresentam um mapa na entrada, que também pode ser explorado durante o passeio. Solicite sempre que possível, um “ponto de referência”, pois ele é fundamental  para os alunos se localizarem.

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, ao se construir um mapa é de suma importância entender os sinais gráficos que eles podem ter. Mais do que interpretar esses símbolos, os alunos podem e devem criar sinais. Nesse sentido, os alunos devem imaginar legendas, para que outras pessoas possam “traduzir” essa representação.

Converse com a turma instigando os alunos sobre o uso da legenda.

 

A legenda é um tipo de recurso usado para ajudar a explicar algo. Por exemplo:

 

  • Quando assistimos a um filme, para que serve a legenda?
  • Qual é a utilidade da legenda de fotos?
  • E nos mapas? Qual será a utilidade da legenda?

 

Explique que há muitas formas de usar as legendas em mapas, mas sempre têm a mesma função. Nessa aula, abordaremos sobre a legenda feita de ícones.

Ícone é um pequeno desenho, bem simples, que mostra a localização de algo no lugar. Geralmente vemos em shoppings ou lugares públicos uma imagem que representa os sanitários, por exemplo. Esta forma de representação é chamada legenda.

     Observe os ícones abaixo:

 

legendad

Fonte: Sítio: Portal Geo. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/fig08b_simbolos.jpg>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

A partir da imagem, questione-os:

 

  • Pelas imagens, podemos nos lembrar do tipo de local que querem mostrar? Dê um exemplo.
  • A qual tipo de mapa você imagina que essas imagens de legenda pertencem? Justifique sua resposta.

 

A seguir, disponibilize a seguinte atividade:

 

1) Em nossa escola também há muitos lugares. Escreva abaixo o nome de 6 lugares que existem na escola e crie um ícone para cada tipo de lugar.

 

icones

 

2) Desenhe abaixo um mapa da escola no qual exista, pelo menos, três dos lugares que você escolheu. No lugar onde ficam os locais escolhidos, desenhe os ícones que você inventou.

 

 

4ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, outro ponto de partida é propor o mapa do percurso que os alunos fazem de casa até a escola. Os pontos de referência que cada um encontra pelo caminho, as ruas por onde passam. Para tanto, os alunos deverão elaborar um texto com as seguintes características:

 

1 - contando sobre o trajeto percorrido, o que encontram no caminho como os vários comércios, área de lazer, parques, praças, dentre outros;

2 - comparar os lugares por onde cada aluno passa.

 

Em seguida, os alunos deverão criar símbolos para cada elemento encontrado no caminho. Exemplo:

 

POSTO DE GASOLINA                            SUPERMERCADO

supermercado                                                   SUPERMERCADO

Fonte das imagens:

Imagem 1 - Sítio: Freepik. Disponível  em: <http://br.freepik.com/icones-gratis/posto-de-gasolina_696630.htm>. Acesso em: 18 de jul. 2014

Imagem 2 - Sítio:Stockfresh. Disponível em: <http://br.stockfresh.com/image/517596/shopping-cart-icon-vector>. Acesso em: 18 de jul. 2014

 

Distribua para cada aluno uma folha de papel A4 e peça que desenhem o caminho percorrido de casa até a escola seguindo o texto produzido, colocando os pon­tos de referência que considerar importante.

Os alunos deverão utilizar símbolos tendo como ponto de partida a casa em que vivem e de chegada, à escola. Deverão representar, também, os diferentes elementos (comércios, praças, parques, dentre outros.) encontrados pelo caminho. Deverá ser feito uma legenda para facilitar o entendimento da representação do caminho percorrido: primeiro desenhando os símbolos para identificar os elementos e depois escrevendo o que os símbolos significam.

 

percurso

Fonte: Sítio: “Blog: Dudu Maranhense dm2”. Disponível em:<http://dudumaranhensedm2.blogspot.com.br/2011/05/nocoes-basicas-para-construcao-e.html>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

VARIAÇÃO:

1 -Outra atividade que pode ser reali­zada com o coletivo da turma é dar uma volta no quarteirão da esco­la. “O que se encontra na volta pelo quarteirão da escola?” Os registros podem ser feitos em grupos e de­pois podem comparar o que cada grupo colocou como referência, símbolos e como representou o espaço.

 

Sugestão de leitura para motivar a atividade:

(O livro “Em volta do Quarteirão”, de Ana Flora, mostra através de poemas, pessoas encontradas na volta ao quarteirão de uma cidade.).

em volta

Fonte: Sítio: Skoob. Disponível em: <http://www.skoob.com.br/livro/95902-em_volta_do_quarteirao>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

5ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, brincar com mapas reais e imaginários (mapa do tesouro) pode ser uma atividade lúdica e, ao mesmo tempo, uma atividade que amplia as noções espaciais, informações e conceitos geográficos. As crianças podem ser desafiadas a ler mapas e também a produzir mapas.

Nesse sentido, a partir de contações de histórias e momentos de leitura deleite, organize a turma em grupos e proponha a montagem de mapas que ainda não existam, com referenciais do mundo imaginário como, por exemplo:

 

·         O mapa do caminho percorrido pelos Sete Anões até à mina, na história da Branca de Neve;

·          O caminho que a Chapeuzinho Vermelho faz de sua casa até à casa da Vovozinha;

·         O mapa do tesouro da história de Ali Babá e Os Quarenta Ladrões.

 

mapsssssss

Fonte: Sítio: Cartografia escolar. Disponível em: <http://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2011/03/mapa-do-tesouro1.jpg>. Acesso em: 18 de jul. 2014

 

Usar as histórias infantis como tema para montar um mapa com os alunos, onde eles possam inserir seus desenhos, placas, indicações e legendas é, certamente, uma atividade em que o lúdico estará presente, assim como questões relacionadas à leitura e à escrita cartográfica.

 

6ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, há inúmeros jogos eletrônicos que apresentam percursos a serem seguidos por personagens e corridas em circuitos diversos. Alguns alunos que têm acesso a eles têm muitas oportunidade de fazer uso de mapas, de visualizar espaços representados, de se localizarem nesses espaços virtuais.

Os alunos deverão ir ao laboratório de informática ou se a sua escola participar do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, auxilie os alunos a acessarem o laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam jogar:

 

tesouro

Fonte: Sítio: “Mariana Caltabiano”. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/jogo-tesouro.html>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

Professor, as possibilidades são muitas, pois os mapas são representações do espaço e sua diversidade pode inspirar muitas outras ideias para além dos mapas políticos, lembrando que uma alfabetização cartográfica auxilia na leitura do mundo e que os textos apresentados aos alunos devem ter uma função além do ensino da leitura e da escrita, precisam fazer sentido para os alunos.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o professor:

Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/introducao-cartografia-629253.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à observação, leitura interpretação e representação do espaço vivenciado que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos; utilizaram as legendas na representação cartográfica e na construção dos mapas solicitados, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Frank medes, UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA , Pará - disse:
    frank.silveira@yahoo.com.br

    18/04/2016

    Cinco estrelas

    incrível a didática e o modo como as atividades vão se desenvolvendo. parabéns.


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